Pular para o conteúdo principal

sugestão para questões de prova DE GEOGRAFIA - com gabarito e cartão reposta - TEMA ESTADOS UNIDOS E CANADÁ : FONTE - GEOGRAFIA 8º ANO - ELIAN ALABI


                              prova DE GEOGRAFIA - com gabarito e cartão reposta 


                                     TEMA:  ESTADOS UNIDOS    E   CANADÁ 



ATENÇÃO :   procedimento inadequado (brincadeiras,comentários,contato com colega ou qualquer atitude suspeita,etc) implicará em recolhimento ou anulação da avaliação sem nova chance.
- TRANSCREVA COM ATENÇÃO SUAS RESPOSTAS PARA O CARTÃO RESPOSTA na última página.
- NÃO SERÁ PERMITIDO RASURA /CASO OCORRA A QUESTÃO SERÁ ANULADA.
- ENTREGUE AO PROFESSOR APENAS A ÚLTIMA FOLHA COM O  CARTÃO de RESPOSTAS PREENCHIDO. - PREENCHA  O SEU NOME , Nº E SÉRIE NO CARTÃO RESPOSTA
                                     GABARITO EM VERMELHO
QUESTÕES : CAPÍTULO 12 – ESTADOS UNIDOS – REALIDADE SOCIOECONÔMICA
 1)       Nas opções abaixo, há  três afirmativas sobre a capital dos Estados UnidosAPENAS UMA ESTÁ INCORRETA, ASSINALE- A:   
(  a  )  Washington, D.C. – muitos se esquecem que essa cidade é a capital do país - o centro do poder político ocidental
(  b  ) A cidade de Nova Iorque é a cidade mais populosa dos Estados Unidos e o centro da Região Metropolitana de Nova Iorque, uma das áreas metropolitanas mais populosas do mundo, porém, apesar de sua importância, não é a capital do país.
( c  ) Nova Iorque, é a cidade mais populosa do país  e atua como um dos maiores centros financeiros do mundo. A cidade exerce uma influência significativa em todo o planeta e   é oficialmente a capital dos Estados Unidos.

2)     Quanto aos limites geográficos do território dos Estados Unidos da América , ASSINALE  A OPÇÃO COM A  AFIRMATIVA FALSA:   
(  a   ) Compreendendo grande parte da América do Norte, limita-se a norte com o Canadá, a leste com o oceano Atlântico, a sul com o golfo do México e México, e a oeste com o oceano Pacífico.
(  b  ) Limita-se ao norte com o México, a leste com o oceano Atlântico, ao sul com Canadá e a oeste com o oceano Pacífico.
(  c  )  Os Grandes Lagos e o rio São Lourenço formam parte da fronteira norte; o rio Grande, faz parte da fronteira sul com o México


3)      Os Estados Unidos da América foram o país que recebeu os maiores contingentes de imigrantes.. Sobre o processo de imigração dos Estados Unidos , NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE:   

(  a  ) O número de imigrantes vivendo nos Estados Unidos atingiu 42,8 milhões, cerca de 14% da população norte-americana, sendo que provavelmente mais de 50% são da América Latina.
(  b ) A maioria dos imigrantes entrou ilegalmente no território e muitos acabaram se integrando ao mercado de trabalho de baixa qualificação como lavadores de carro,faxineiros,entregadores, jardineiros, engraxates, garçonetes, babás, camareiras, etc
(  c  ) Nas últimas décadas, houve mudanças na origem dos imigrantes, sobretudo, a partir da década de 1980, os Estados Unidos passou a receber pessoas provenientes principalmente do Canadá e da Europa.


4)      Analise as afirmativas abaixo e ASSINALE APENAS A FALSA :
( a ) Um grave problema da sociedade norte-americana ( estadunidense) é o racismo que atinge  principalmente  os imigrantes brasileiros.
( b ) Um grave problema social dos Estados Unidos é o racismo, que atinge os imigrantes ( hispânicos e asiáticos) e principalmente afrodescendentes.
( c ) Um grave problema da sociedade norte-americana ( estadunidense)  é o racismo , pois segundo o FBI, a polícia federal dos Estados Unidos , em cada dez crimes , três são motivados contra os imigrantes ( hispânicos e asiáticos) e principalmente afrodescendentes.

Pág 01


5)      Sobre a distribuição populacional no território dos Estados Unidos ,  ASSINALE A AFIRMATIVA CORRETA :  
(  a   ) Na faixa litorânea nordestina, desde  a cidade de Boston até Washington, existe enorme concentração urbana, praticamente contínua – é a megalópole Bos-Wash, que abrange uma área urbana de 900 km de comprimento.
(  b   ) Na região dos Grandes Lagos, é grande a concentração populacional. Essa região abriga várias áreas metropolitanas , trata-se da grande megalópe de San-San, San Francisco a San Diego na Califórnia , na Costa do Pacífico.
 (  c  ) A costa do Pacífico  abriga as áreas metropolitanas de Chicago e Milwauke, Búffalo, Detroit e Pittsburgh – trata-se da megalópole Chi-Pitts.

6)       SOBRE OS ASPECTOS DA POPULAÇÃO ESTADUNIDENSE, ANALISE AS AFIRMATIVAS ABAIXO:
I-        Em 2010 esse número de pessoas pobres nos Estados Unidos já atingia  quase 44 milhões de pessoas, aproximadamente 15% da população.
II-      pobreza é maior entre os americanos de origem branca, já que imigrantes  hispânicos e afrodescendentes, tem uma tendência a maior integração no mercado de trabalho, aceitando empregos de baixa qualificação, como lavadores de carro, camareiras,engraxates,entregadores, etc 
III-    Dados também afirmam que quase 10 milhões de americanos estão desempregados e atribuem esse fato à migração de empresas para a China,onde a mão de obra é mais barata.
IV-     A média de crescimento vegetativo ( nascimentos) é maior entre imigrantes  hispânicos e afrodescendentes , já os brancos têm taxas de crescimento próximas de zero.

PODEMOS DIZER QUE :  

(  a  )  APENAS AS AFIRMATIVAS    II   e   IV  ESTÃO CORRETAS.
(  b  ) APENAS A AFIRMATIVA   II  ESTÁ  INCORRETA.                   
(  c  ) APENAS AS AFIRMATIVAS   I   e   III   ESTÃO CORRETAS.       

7)      SOBRE O ESPAÇO ECONÔMICO DOS ESTADOS UNIDOS ,ESTÁ INCORRETA A SEGUINTE AFIRMATIVA:

( a ) Parte da riqueza dos do país provém de recursos originados de outros países : da comercialização ou exploração da indústria cultural ( filmes), lucros das multinacionais, etc.
( b ) Em período de supersafra,o governo garante um preço   mínimo aos produtos agrícolas ou paga os agricultores para não produzirem, a fim de manter a estabilidade dos preços no mercado.
( c ) Em toda a região central do país sobressai a industrialização, com uma elevada produção e centros de alta tecnologia

8)       Estados Unidos são os maiores produtores e consumidores mundiais de mercadorias e de serviços. PODEMOS ATRIBUIR O SUCESSO DA ECONOMIA DOS ESTADOS UNIDOS NO SETOR AGROPECUÁRIO AOS SEGUINTES FATORES, EXCETO :  

(  a  )  O amparo do Estado ( governo) à atividade econômica esteve sempre presente, não só na injeção de recursos de alta tecnologia, mas também na concessão de empréstimos a juros baixos aos agricultores.
(  b  ) A agricultura dos Estados Unidos  tem a mais extensa superfície cultivada do planeta , o país é o maior exportador agrícola mundial , onde  além de ser altamente mecanizada , a atividade agrícola emprega bastante mão de obra.
(  c  ) A agricultura dos Estados Unidos apresenta o melhor nível mundial de integração com a indústria e o comércio. Essa integração é o resultado da associação de grandes fazendeiros com as empresas comerciais e as indústrias multinacionais, que utilizam os produtos agropecuários como matéria-prima.

9)      Nos Estados Unidos  existem regiões agrícolas bem diferenciadas, especializadas no cultivo de determinado produto, essas regiões são chamadas de :

( a ) Vale da Califórnia         ( b ) Belts ou cinturões           ( c ) Megalópole

Pág 02

QUESTÕES -  CAPÍTULO 13  “ CANADÁ
10)    O Canadá conquistou no decorrer do Século XX O Canadá conquistou um alto grau de desenvolvimento econômico e social, DEVIDO AOS FATORES CITADOS ABAIXO, EXCETO:
( a ) Fortes investimentos dos  Estados Unidos  em educação e saúde;
( b ) Um ritmo de crescimento econômico bem superior ao populacional;
( c )  Bom aproveitamento dos numerosos recursos naturais presentes em seu extenso território.

11)   Observe as afirmativas  sobre o nível de vida e a intensa relação do Canadá com os Estados Unidos  e ASSINALE APENAS A AFIRMATIVA INCORRETA :
( a ) Cerca de 80% das exportações do Canadá são destinadas aos Estados Unidos, país do qual importa aproximadamente 60% de suas mercadorias.
( b ) As empresas canadenses dominam vários setores da economia dos Estados Unidos , os  investimentos vão desde a exploração de recursos do subsolo, como o petróleo, até a produção automobilística e  eletroeletrônica.
(c ) Há uma forte integração entre as economias canadense e norte-americana, ou seja, dos Estados Unidos.

12)     Seus 34,3 milhões de habitantes distribuem-se irregularmente pelo imenso território de 9.970.610 quilômetros quadrados, sobretudo por causa das condições climáticas. Sobre a distribuição da população sobre o território canadense , ASSINALE APENAS A OPÇÃO VERDADEIRA:

( a )  A maior concentração populacional do Canadá encontra-se ao longo da fronteira com os Estados Unidos, onde o clima é mais favorável à fixação humana.
( b ) As áreas mais povoadas do Canadá encontram-se numa pequena faixa  - de uma costa a outra, no norte do país.
( c ) Na porção sul do território, a ocupação é dificultada pelos rigores do clima, que é extremamente frio.

13)   OBSERVE AS SEGUINTES AFIRMATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO POPULACIONAL DO CANADÁ :

I - No país, há duas línguas oficiais, o inglês e o francês. A população de origem britânica(inglesa) é maioria.
II- Na província de Quebec, predominou a colonização francesa.
III- Devido às diferenças em relação ao restante do país, a província de Quebec está constantemente envolvida em questões de emancipação.
IV- No processo de colonização  do Canadá, os  ingleses e sobretudo franceses – que são a maioria -  determinou o idioma, a cultura e as tradições que a população preserva até hoje.

DADAS AS AFIRMATIVAS , PODEMOS DIZER QUE :  

(   a  )  APENAS AS AFIRMATIVAS  I  e  II  ESTÃO  INCORRETAS                    
(   b  ) APENAS AS AFIRMATIVAS I e III ESTÃO CORRETAS  
(   c  ) APENAS A AFIRMATIVA IV ESTÁ  INCORRETA

14)Em julho de 1988, o governo do Canadá criou uma legislação que reconhece a contribuição de vários povos na construção o país, que é :
( a ) O ATO DE MULTICULTURALISMO
( b ) O ATO  DA IMIGRAÇÃO
( c ) O ATO  CANADENSE

Pág 

15)   A capital do Canadá é a quarta maior cidade do país, com cerca de 1,4 milhão de habitantes em sua região metropolitana. A cidade está na Província de Ontário .Além de ser o centro político do país, é também um dos principais centros turísticos do Canadá.
A CAPITAL DO CANADÁ É :

( a ) Montreal
( b ) Quebec
( c ) Ottawa

16)   SOBRE A AGRICULTURA NO CANADÁ, ESTÁ INCORRETA APENAS A AFIRMATIVA:

( a ) Devido ao clima frio na maior parte do país, a agricultura no Canadá  ocupa poucas áreas, assim a produção agrícola é bastante prejudicada , apresentando  baixa produtividade.
( b ) Em função do predomínio de climas frios em grande parte do território canadense, a atividade agrícola é praticada em apenas algumas áreas do país: no sudeste, nas planícies centrais e no sudoeste.
( c ) O Canadá está entre os maiores exportadores mundiais de grãos, sendo um dos principais produtores de alimentos do mundo.


17)   Entre os aspectos da indústria no Canadá, ESTÁ INCORRETA A SEGUINTE AFIRMATIVA :

( a ) As Planícies centrais ( pradarias) constituem a mais importante região industrial do país
( b ) A Atividade industrial está concentrada na região dos Grandes Lagos e no Vale do Rio São Lourenço.
( c ) Entre as principais atividade industriais desenvolvidas no Canadá, destacam-se as que empregam a madeira como matéria- prima e transforma a bauxita em alumínio.


 PÁG 04
  

    
         

CARTÃO RESPOSTA
ATENÇÃO: MARQUE APENAS UMA RESPOSTA PARA CADA QUESTÃO .  RASURA ANULA A QUESTÃO.
DATA : ______/ ______/______
NOME:________________________________
Nº:_______    ANO______ / TURMA:_____

01-( A )    ( B )    ( C )
02-( A )    ( B )    ( C )
03-( A )    ( B )    ( C )
04-( A )    ( B )    ( C )
05-( A )    ( B )    ( C )
06-( A )    ( B )    ( C )
07-( A )    ( B )    ( C )
08-( A )    ( B )    ( C )
09-( A )    ( B )    ( C )
10-( A )    ( B )    ( C )
11-( A )    ( B )    ( C )
12-( A )    ( B )    ( C )
13-( A )    ( B )    ( C )
14-( A )    ( B )    ( C )
15-( A )    ( B )    ( C )
16-( A )    ( B )    ( C )
17-( A )    ( B )    ( C )

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO