Pular para o conteúdo principal

sugestão de QUESTÕES de prova de geografia com gabarito - SOBRE : PAÍSES EMERGENTES / os BRICS / DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (DIT) / NOVA DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO / FORMAS DE REGIONALIZAR O MUNDO É A PARTIR DO CRITÉRIO DE NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO/ PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS E PAÍSES DESENVOLVIDOS / o Índice de Desenvolvimento Humano

INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA : 
·       As questões de múltipla escolha OU DE COMPLETAR , quando rasuradas, serão anuladas.
·       Escreva com letra legível,  pois caso a escrita esteja incompreensível a resposta será desconsiderada.
·       Leia e interprete atenciosamente os enunciados das questões.
·       Procedimento inadequado ( conversas, brincadeiras, comentários inadequados, etc ) durante a geo-avaliação,  implicará em recolhimento ou anulação  da mesma.
·       Mantenha os celulares desligados ou guardados .
                    GABARITO EM VERMELHO
1)               Após a Seg. Guerra Mundial, vários países conquistaram grande desenvolvimento Industrial e se modernizaram em diversos setores, esses países ficaram conhecidos como PAÍSES EMERGENTES.
 Quanto aos aspectos desses países , marque apenas A  AFIRMATIVA QUE POSSUI A INFORMAÇÃO FALSA :   ( 1,0)
(     ) Esses países tiveram um crescimento econômico e social maior que os demais países subdesenvolvidos e são capazes de atrair investimentos internacionais em razão das vantagens competitivas que oferecem, como mão-de-obra e recursos naturais baratos, etc.
(     ) China, Índia, México, Argentina, Brasil, áfrica do Sul, Cingapura, Tailândia, etc, são alguns  exemplos de países subdesenvolvidos industrializados, também chamados de  países emergentes.
(     ) Além do crescimento econômico verificado, principalmente nas últimas décadas do século XX e no início do século XXI, os países emergentes conseguiram solucionar os  problemas sociais característicos dos países pobres: altas taxas de desemprego, analfabetismo, mortalidade infantil elevada, carência de moradias, etc.

2)               ENTRE OS PAÍSES EMERGENTES A CHINA É CONSIDERADA UM CASO ESPECIAL:

I- Em 2010 , a China se tornou a segunda maior economia do mundo, compondo o G2 – grupo formado pelos dois maiores PIBs mundiais – ao lado dos Estados Unidos.
II-               A China, em termo de capacidade produtiva e consumo de recursos minerais e o acúmulo de reservas internacionais, é o país que mais se sobressai dentre os emergentes.
III-              Sua influência financeira e econômica vem crescendo em todos os continentes: em 2010, os chineses consumiam cerca de 30% do cobre, 45% do alumínio, 40% do níquel e 55% do minério de ferro do mundo
IV-             A China é o país que vem alcançando grande projeção no cenário econômico mundial, tendo atualmente, um papel determinante no desempenho da economia global.

DE ACORDO COM AS INFORMAÇÕES FORNECIDAS NAS AFIRMATIVAS ACIMA,
PODEMOS AFIRMAR QUE :   ( assinale apenas uma opção)   (1,0)
(      ) APENAS A AFIRMATIVAS I ESTÁ  INCORRETA.
(      ) APENAS A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA
(      ) APENAS A AFIRMATIVA II e IV  ESTÃO CORRETAS.
(      ) TODAS AS AFIRMATIVAS ESTÃO CORRETAS.


PÁG 01



3)                O peso econômico dos BRICS é certamente considerável. Em paridade de poder de compra, o PIB dos BRICS já supera hoje o dos EUA ou o da União Europeia. Para dar uma ideia do ritmo de crescimento desses países, em 2003, os BRICs respondiam por 9% do PIB mundial e, em 2009, esse valor aumentou para 14%. Em 2010, o PIB conjunto dos cinco países totalizou US$ 11 trilhões ou 18% da economia mundial.
SOBRE OS BRICS ESTÁ INCORRETA APENAS A AFIRMATIVA :( 1,0)

(     ) Brasil, Rússia, Índia, China e Suécia são os países de “economia emergente”, cujo a letra inicial deu origem ao  grupo “BRICS”. Esta sigla é formada com a letra inicial de cada país em inglês.
(     ) O BRICS é um grupo de cinco países que tem mais expressão ( poder) entre os países emergentes; essa  expressão BRICS surgiu para designar um grupo de países emergentes que vêm ganhando relativo destaque no cenário internacional.
(     ) Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul são os países de “economia emergente” que formam o grupo BRICS, cuja a sigla é formada com a letra inicial de cada país em inglês.

4)               A divisão de atividades e serviços entre os inúmeros países do mundo iniciada nos séculos XV e XVI recebe o nome de DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (DIT). Os diferentes papéis assumidos pelos países inauguraram a Divisão Internacional Do Trabalho.
Dentro deste contexto, nas afirmativas a seguir , ASSINALE  (V) VERDADEIRO OU   ( F ) FALSO : ( 2,0)

(     ) A Divisão Internacional Do Trabalho (DIT) foi inicialmente caracterizada pela exportação de manufaturas pelas metrópoles e pela produção de matérias-primas pelas colônias.
(     ) As colônias da América, a África e a Ásia passaram a organizar suas economias segundo suas próprias necessidades, em prejuízo dos interesses de suas metrópoles.
(     ) A Divisão Internacional do Trabalho, iniciada nos séculos XV e XVI correspondeu nesse período aos seguintes papéis no contexto econômico : coube às colônias o fornecimento de produtos agrícolas( cana-de-açúcar, tabaco, algodão ,etc) especiarias e metais preciosos, comercializados pelas metrópoles com grandes lucros.
(     ) A Div. Internacional do Trabalho ( DIT) , iniciada nos séculos XV e XVI, correspondeu inicialmente à delineação ( determinação) do papel das metrópoles e das colônias no contexto da produção de comércio internacional.

PÁG 02



5)               A partir do século XX, com a Revolução Técnico-Científica e a consolidação do Capitalismo Financeiro, temos a expansão das grandes multinacionais pelo mundo. Isso acarretou na mudança da DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO, que passou a ser conhecida também por NOVA DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO . OBSERVE AS SEGUINTES AFIRMATIVAS:

I-     O desenvolvimento dos meios de transporte e das telecomunicações acrescentou novas características à Nova Div. Internacional do Trabalho (DIT), pois atualmente ela está organizada em redes de produção, pela qual uma empresa multinacional contrata empresas de outras partes do mundo para realizar a atividade produtiva ou a distribuição de seus produtos.
II-   As empresas multinacionais instalaram filiais em diversas partes do mundo, particularmente nos países desenvolvidos, em virtude de algumas vantagens especiais: matérias primas, mercado consumidor, mão de obra barata e baixos impostos.
III-                         Uma  característica marcante da Nova Div. Internacional do Trabalho é que alguns países subdesenvolvidos, além de produzir e exportar matérias-primas, transformaram-se também em produtores e exportadores de produtos industrializados.
IV-  Com essa Nova Div. Internacional do Trabalho os países centrais ou desenvolvidos concentram apenas  a fabricação de produtos de tecnologias mais sofisticadas, o desenvolvimento de novos produtos,o setor de marketing, etc, é o caso do Brasil, do México,e da Argentina na América latina: da África do Sul, no continente africano,etc.

PODEMOS AFIRMAR QUE : ( 1,0)
(     ) SOMENTE  AS AFIRMATIVAS   II e  IV ESTÃO INCORRETAS        
(     ) SOMENTE  A AFIRMATIVA  II  ESTÁ INCORRETA
(     ) SOMENTE  A AFIRMATIVA  III  ESTÁ INCORRETA
(     ) TODAS AS AFIRMATIVAS ESTÃO INCORRETAS

6) REGIONALIZAR significa organizar o espaço geográfico em áreas com  características semelhantes, de acordo com critérios preestabelecidos. Esses critérios podem considerar aspectos econômicos, políticos ou culturais dos países, a qualidade de vida de suas populações, entre outras possibilidades.  UMA DAS FORMAS DE REGIONALIZAR O MUNDO É A PARTIR DO CRITÉRIO DE NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO. NAS INFORMAÇÕES FORNECIDAS,OBRE A REGIONALIZAÇÃO DO MUNDO, HÁ  APENAS UMA AFIRMATIVA INCORRETA -  ASSINALE-A ( 1,0)
(     ) Os países desenvolvidos são aqueles países que além de ter um grande crescimento econômico e industrial, oferece para seu cidadão uma boa qualidade de vida, como saúde, boa renda pra maioria da população etc
(     ) Apesar das diferenças entre os próprios países desenvolvidos ou periféricos, algumas características se fazem comuns:  má distribuição de renda, dependência econômica, política, tecnológica e até mesmo cultural em relação aos países subdesenvolvidos. 
(     ) Na grande maioria os atuais países subdesenvolvidos foram colônias de exploração dominadas pelas potências européias (países ricos da Europa)
(     )  Qualidade de  vida  :  nos países desenvolvidos, a parcela da população pobre é reduzida.  A maior parte da população pertence à  classe média e tem elevado padrão de vida .  Há também uma classe constituída por pessoas muito ricas, mas a distribuição de renda nos países desenvolvidos não é tão desigual como nos países subdesenvolvidos.

PÁG 03
7) Nas afirmativas a seguir  temos alguns aspectos da regionalização  do mundo em países desenvolvidos e subdesenvolvidos:  Numere a coluna abaixo de acordo com a característica de cada grupo de países  : 

( 1 ) PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS         ( 2 )  PAÍSES DESENVOLVIDOS    

( ...) Em geral , neste grupo estão os países  com alta concentração renda e péssima qualidade de vida para a maioria da população.
( ...) Esses países são grandes pólos financeiros e tecnológicos mundiais e dominam as grandes decisões políticas, econômicas e internacionais.
( ...) Pertencem a esse grupo países onde apesar de haver diferenças sociais, existe uma melhor distribuição de renda e  boa qualidade de vida para a maioria de sua população
( ...) Pertencem a esse grupo ,  países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, Itália, Espanha , etc
( ...) Pertencem a esse grupo, países como Brasil, México, Haiti, Índia, Bolívia, Guatemala, Argentina, etc
( .. ) Uma minoria dos seus habitantes desfruta de boas condições de vida , enquanto há milhões de pessoas morando em habitações precárias, sem atendimento médico-hospitalar adequado, etc

A NUMERAÇÃO QUE PREENCHE CORRETAMENTE ESSA COLUNA É : ( 1,0)

        (      )  1, 2, 1, 2 , 1, 2              (      )  1,  2 , 2, 2, 1, 1          (     ) 1, 2, 2, 1, 2, 1

8)    Criado pela Organização das Nações Unidas( ONU )  , o  Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é utilizado para classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento econômico e social. É um indicador que avalia a qualidade de vida das pessoas em praticamente todos os países do mundo.

SOBRE ESSE TEMA , OBSERVE  AS AFIRMATIVAS ABAIXO:  ASSINALE ( V) PARA AS VERDADEIRAS OU ( F) PARA AS FALSAS:

(     ) Para ajudar na classificação do IDH,  consideram-se a expectativa ou esperança de vida ao nascer, a média de anos de escolaridade dos habitantes e a renda per capita ( por cabeça) , ou seja a média da renda individual por habitantes em determinado país .
(      ) O IDH varia de   0 a10. Quanto mais próximo de 10 é o índice, maior é o desenvolvimento humano do país. Por exemplo, um país com o IDH maior ou igual a 8 , possui um alto desenvolvimento humano, como é o caso dos Estados Unidos e do Canadá.
(     ) Há diversos países que tiveram crescimento econômico, mas não alcançaram um desenvolvimento social efetivo ( real), com melhorias estendidas a toda população nas áreas da saúde, educação, saneamento, etc.
(     ) Para classificar os países, o IDH leva em consideração três dimensões do processo de desenvolvimento econômico : industrialização elevada , PIB ( riqueza) elevado e desenvolvimento tecnológico avançado.
(     ) Quanto ao índice , existem três níveis de classificação: alto desenvolvimento humano,médio desenvolvimento humano e baixo desenvolvimento humano. Quanto mais próximo de 1 é o índice ,maior é o desenvolvimento humano do país.

A OPÇÃO QUE PREENCHE CORRETAMENTE ESSA COLUNA É : ( 1,0)

(     ) V, F, V, F, V          (      ) F, V, F, V, F     (     ) V, V, F, V, F

MEU QUERIDO DEUS
Não deixe que eu me esvazie, que me sinta triste e sem coragem. Não deixe que eu pare diante de situações difíceis... Que eu me distancie dos meus sonhos! Deus... Só o Senhor tem o poder de me iluminar, então, faça da minha vida uma claridade plena, faça que meu coração sinta a luz do Vosso amor. Deus... Lhe peço ainda:  que minhas esperanças se renovem a cada dia! Obrigado Senhor . AMÉM


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO