Pular para o conteúdo principal

Sugestão de questões de prova de geografia com gabarito - tema : globalização / QUESTÕES CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO / LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO / ELIAN ALABI



GABARITO EM VERMELHO
QUESTÕES CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO

O “ENCOLHIMENTO” DO MAPA-MUNDI 
1)        EM 1950 ERAM NECESSÁRIAS 18 HORAS PARA UM AVIÃO COMERCIAL CRUZAR O OCEANO ATLÂNTICO, FAZENDO A ROTA   NOVA YORK - LONDRES ,  NA DÉCADA DE 90 ESSA ROTA ERA FEITA EM MÉDIA DE 8 HORAS; ATUALMENTE , POR UM AVIÃO SUPERSÔNICO (ATINGE MAIS DE DUAS VEZES A VELOCIDADE DO SOM ) ESSE TRAJETO É FEITO EM APENAS 3 HORAS , E A TENDÊNCIA É QUE ESSE TEMPO REDUZA AINDA MAIS.   

Os fatos citados acima, analisados juntamente com   ilustração na figura ao lado,  nos faz tirar algumas conclusões sobre o título “ O ENCOLHIMENTO DO MAPA-MUNDI”.
DESTA FORMA  , ENTRE AS AFIRMATIVAS FORNECIDAS,  ASSINALE APENAS A QUE NÃO É VERDADEIRA : ( 2,0)
(  x  ) Refere-se ao fato de que à medida que o tempo foi passando,  o planeta parece que está cada vez menor, devido a grande quantidade de pessoas que circulam pelo mundo.
(     ) Refere-se  ao fato de que o mundo  parece  estar cada vez menor devido à grande evolução tecnológica ,que vem encurtando as distâncias,  principalmente  graças à rapidez das telecomunicações.
(     ) Refere-se ao fato de como foi possível “diminuir”  as distâncias, aumentando a velocidade de locomoção, graças ao avanço tecnológico dos meios de transportes.

2) Na fase atual da globalização, sobre as empresas ou corporações multinacionais, NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE : ( ASSINALE A AFIRMATIVA INCORRETA) ( 2,0)
(     ) as multinacionais ampliaram seus mercados com negociação de produtos em praticamente quase todos os países do mundo.
(  X ) Aumentaram o número de filiais em todo o planeta e compraram muitas empresas em vários países, principalmente nos países ricos ou desenvolvidos.
(     ) Controlam boa parte da produção, são responsáveis pela maior fatia do comércio internacional e, sobretudo pelo desenvolvimento de novas tecnologias.

3)    ANALISE AS AFIRMATIVAS ABAIXO SOBRE  AS CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS MULTINACIONAIS :

I – Essas empresas assumiram o papel  de comando na economia mundial; algumas delas têm forte poder de decisão sobre alguns aspectos das políticas econômicas dos países onde estão instaladas.
II- A capacidade financeira dessas empresas é superior aos recursos( riqueza ou PIB) de diversos países.
III – As empresas multinacionais estruturam redes de produção e de distribuição de mercadorias, de circulação de informações, capitais e pessoas ao redor do mundoessa infra-estrutura está igualmente distribuída no espaço geográfico, principalmente na maior parte dos países do continente africano e em diversos países da Ásia e América Latina.
IV- O destino de boa parte dos lucros transferidos pelas filiais, as grandes decisões sobre investimentos e os centros de pesquisa para o desenvolvimento e tecnologia, permanecem concentrados nas sedes dessas empresas, ou seja, em seus países de origem.
                                                                                ( ESSA QUESTÃO CONTINUA NA PRÓXIMA PÁGINA ...    )
PÁG 01

PODEMOS AFIRMAR QUE:     ( 2,0)     
(    ) Todas as afirmativas estão corretas
(    ) Somente as afirmativas II e III estão corretas
(    ) Somente as afirmativas  I e IV estão corretas
( X ) Somente a afirmativa III é incorreta
(    ) Somente a afirmativa  II está incorreta


3)    GLOBALIZAÇÃO E NEOLIBERALISMO :
“O neoliberalismo é o conjunto de idéias econômicas surgidas na década de 1980 nos Estados Unidos e Reino Unido. Logo abaixo temos algumas afirmativas sobre o neoliberalismo.
ASSINALE APENAS A AFIRMATIVA COM INFORMAÇÕES CORRETAS : ( 2,0)

(     ) A ideia central do neoliberalismo é o  funcionamento do mercado, com o máximo de  controle do Estado ( governo) como um caminho para elevar a produção,o que gera emprego e renda.
(     ) Com a globalização neoliberal passou a haver maior controle do Estado ( governo) no funcionamento do mercado, cabendo ao governo o controle das empresas estatais ( do próprio governo) , como as de produções de energia elétrica, construção de estrada e até mesmo de interesse público como saúde e educação.
(  X ) De acordo com a concepção neoliberal, o livre comércio e a livre circulação de capitais são fundamentais ao desenvolvimento econômico e estimulam o desenvolvimento tecnológico.

4)    Porque a loja da rede Mc Donald’s  é um exemplo de como a globalização vem avançando em todo planeta desde as duas últimas  décadas do século XX ? ( 2,5 )
ESPERA-SE QUE O ALUNO DÊ UMA RESPOSTA DENTRO DESTE CONTEXTO
http://tbn1.google.com/images?q=tbn:IIkd_Q3lzBf9hM:http://2.bp.blogspot.com/_Ufi6UtxHZdg/SP9ngEEsVCI/AAAAAAAADnc/TicnhA-pIdE/s400/Mc_Donalds.jpgA Mc Donald’s é uma empresa transnacional que possui lanchonetes em quase todos os países do mundo ( 120) e milhões de pessoas todos os dias , nas mais diversas partes do mundo consomem seus produtos, em lanchonetes padrões, atendimentos padrões ( e somente com algumas adaptações nos lanches, devido ao aspecto cultural da população do país)
 ( letra legível, linguagem adequada, atenção à ortografia ou seja , escrita correta das palavras  - NÃO REPITA O ENUNCIADO DESTA QUESTÃO )




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO