Pular para o conteúdo principal

SUGESTÃO PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA com gabarito e cartão resposta :UNID 6 : AMÉRICA CENTRAL - ÍSTMICA E INSULAR / UNIDADE 7 – : AMÉRICA PLATINA : Aspectos gerais : Paraguai /Uruguai /Argentina - FONTE DE PESQUISA : GEOGRAFIA 8 º ANO - PROJETO ARARIBA -

INSTRUÇÕE




DICAS PARA REALIZAÇÃO DA PROVA : 
- As questões  rasuradas, serão anuladas.
- Leia e interprete atenciosamente os enunciados das questões.
- Procedimento inadequado ( conversas, brincadeiras, comentários inadequados, etc ) durante a geoavaliação,  implicará em recolhimento ou anulação  da mesma.
- Mantenha os celulares desligados ou guardados .

- ASSINALE AS RESPOSTAS NO CARTÃO -RESPOSTA.
- ENTREGUE APENAS O CARTÃO - RESPOSTA DEVIDAMENTE PREENCHIDO.
- CADA QUESTÃO VALE 0,5 PONTO
                        GABARITO EM VERMELHO
QUESTÕES : Unidade 6- TEMA 1 – AMÉRICA CENTRAL : ÍSTMICA E INSULAR

1)     Nas opções abaixo temos algumas afirmativas sobre as características geográficas da América Central Ístmica (continental) . ASSINALE ( V ) VERDADEIRO OU ( F ) FALSO :
(     ) A América Central ístmica ou continental corresponde a uma estreita faixa de terra que liga a América do Norte  e a América do Sul.
(     ) A América Central ístmica é formada no total, por vinte países , entre eles podemos citar : Nicarágua, Costa Rica , Cuba, Guatemala, Belize Jamaica, Porto Rico, Haiti, República Dominicana , Bahamas,etc.
(     ) A América Central ístmica é formada apenas por sete  países : Guatemala, Belize, Honduras, El  Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá.
(     )  A região da América Central ístmica é banhada pelos oceanos Pacífico, a oeste, e Atlântico, a leste.

                           A  OPÇÃO QUE PREENCHE CORRETAMENTE A COLUNA  É :   
    
                                     a) V,V,F, V               b) V,F,V , V        c)  F,F,V,F

2)     Sobre os aspectos populacionais da AM. CENTRAL ÍSTMICA ,  ASSINALE APENAS A AFIRMATIVA INCORRETA:

( a ) A maior densidade demográfica ocorre na costa do Pacífico, onde a presença de planaltos com solos férteis e clima tropical úmido favoreceu a concentração populacional; é  onde se encontram suas principais cidades.
( b ) De maneira geral a  composição étnica da população é resultante da miscigenação entre indígenas e espanhóis, que são os principais colonizadores da região.
( c) Panamá é o país mais populoso, com aproximadamente 11,2 milhões de habitantes( dados de 2002), cerca de um terço da população da América Central.

3)     Sobre as condições socioeconômicas da América Central Ístmica, ASSINALE APENAS A AFIRMATIVA FALSA :

( A ) É grande a forte dependência dos países da América Central ístmica em relação aos Estados Unidos.
( B ) Um aspecto marcante é o predomínio da população urbana,na maioria desses países.
( C ) A baixa qualidade de vida,expressa pelas altas taxas de mortalidade infantil e analfabetismo, os grandes desníveis sociais e a elevada concentração de renda são características marcantes desses países.

4)    Um conjunto de grandes e pequenas ilhas forma a América Central insular. As inúmeras ilhas estão reunidas em três grandes grupos: PEQUENAS ANTILHAS, GRANDES ANTILHAS e BAHAMAS

I-  As Pequenas Antilhas, na verdade, é um arquipélago com mais de 700 ilhas situado ao norte de Cuba.
II- As Pequenas Antilhas inclui as seguintes ilhas : Antígua e Barbuda, Dominica , Granada, Santa Lúcia, Barbados e Guadalupe, entre outras.
III- As Grandes Antilhas inclui Cuba, Jamaica, Porto rico e a Ilha hispaniola, onde se localizam o Haiti e a República Dominicana.
IV- As Grandes Antilhas inclui  em seu conjunto as seguintes ilhas : Dominica , Granada,Porto Rico, Cuba, Jamaica, Santa Lúcia, Barbados e Guadalupe.

                SÃO INCORRETAS AS AFIRMATIVAS:         ( a ) I e IV               ( b ) II e III       ( c ) I e III
PÁG 01


5)     Sobre os aspectos populacionais  da América Central Insular ( Caribe), podemos afirmar que :
I - As ilhas do Caribe foram colonizadas por espanhóis,franceses , ingleses e holandeses . Suas sociedades formaram-se portanto, da miscigenação de diversas etnias e culturas.
II – A composição étnica da população das ilhas se formou por brancos de origem européia, por uma minoria indígena, uma minoria de negros , mas a presença marcante é de brancos descendentes dos colonizadores europeus.
III - A presença do negro é marcante nas ilhas do Caribe, no Haiti, por exemplo, 90% da população é constituída por negros.
IV- As capitais dos países caribenhos, como Havana (Cuba), Kingston (Jamaica) ,São José (Costa Rica) e São Domingo (República Dominicana), são as principais cidades do Caribe, nas quais se concentra a maioria da população.
V- A  Jamaica é o país mais populoso, com cerca de 11 milhões de habitantes.     
  
SÃO CORRETAS  APENAS AS  AFIRMATIVAS:    ( a ) I , III e IV        ( b ) I e II      ( c ) III e V

6)         SOBRE OS ASPECTOS ECONÔMICOS DA AMÉRICA CENTRAL INSULAR OU CARIBE, ASSINALE APENAS A AFIRMATIVA INCORRETA :
( a ) A agricultura é a principal atividade do Caribe, com destaque para o cultivo da cana-de-açúcar,cujo maior produtor é Cuba.
( b ) A produção agrícola da América Central Insular está voltada para o mercado interno, o que beneficia a produção de alimentos para  o abastecimento da população caribenha.
( c ) O fato de a agricultura América central Insular estar voltada para o mercado externo, a torna muito dependente das oscilações dos preços internacionais , bem como , torna-se necessária a importação de alimentos para o consumo da população local .

7)      As atividades financeiras e bancárias também se destacam na região do Caribe. São Locais onde algumas fortunas de origem duvidosa buscam o anonimato. Há hotéis cinco estrelas, lojas de grife e locais de luxo .Há ilhas como: Ilhas Cayman, as Ilhas Virgens e as Bahamas, que possuem bancos onde grandes somas de valores podem ser depositados sem que seja necessário declarar a origem do dinheiro. Além disso oferecem facilidades na documentação e cobranças de baixos impostos. Os depósitos também são protegidos por rigorosas leis que beneficiam os sigilo o bancário. ESSE TEXTO ESTÁ SE REFERINDO : ( assinale a resposta)

       ( a ) aos  “paraísos fiscais”     ( b ) aos  “ paraísos bancários”      ( c ) aos paraísos tropicais” 

CONSULTE A NUMERAÇÃO DOS PAÍSES NO MAPA  DA AMÉRICA CENTRAL PARA RESPONDER AS QUESTÕES    8,9 e 10








8)     Os países de número 1, 6 e 9 são :

( a ) Costa Rica e Jamaica                    
( b ) Guatemala, Nicarágua e Cuba
( c ) Belize, Costa Rica e Cuba

9)     Os países de número 3,5 e 7  são :
( a ) Honduras, Nicarágua e Panamá
( b ) Guatemala , Honduras e Panamá
( c ) Nicarágua, Honduras e Panamá

10)  Os países de número 2, 4  e11  são :
( a ) Nicarágua , El Salvador e República Dominicana
( b ) Guatemala , El Salvador e Haiti
( c ) Guatemala, Nicarágua e Haiti
( a ) Belize, 




11)  Abaixo, 
QUESTÕES : UNIDADE 7 –  Tema 1  -  AMÉRICA PLATINA : Aspectos gerais
Tema 2 : O Paraguai     ,  Tema 3 : O Uruguai     e Tema 4 :  A Argentina


Pág
13)  Nas afirmativas abaixo , há características dos países platinos . ASSINALE  ABAIXO A OPÇÃO QUE PREENCHA  CORRETAMENTE o nome dos países respectivamente ( ou seja, na ordem)  :

1..................... : Na década de 1960, era conhecido como “a Suíça sul-americana” por apresentar perfil de país desenvolvido, com estabilidade política e indicadores sociais elevados.
2..................... : Os produtos gerados pela agropecuária representam a maioria em suas exportações, representando cerca de 57% de suas exportações, com destaque para a carne, lã e couro.
3..................... : A rivalidade com o Brasil  é uma característica marcante nas relações entre ambas as partes ( ou seja, entre os dois países)
4..................... : Com baixa industrialização, o consumo de energia no país é menor do que a quantidade gerada, assim esse país vende para o Brasil e para outros países da América do Sul o excedente de energia.
5..................... : O Pampa corresponde a cerca de 22% do seu território e tem a maior concentração urbana, populacional e industrial do país.
  ASSINALE A OPÇÃO QUE CONTENHA A RESPOSTA CORRETA:

( a ) 1-Argentina / 2-Paraguai / 3-Paraguai /4- Uruguai / 5- Paraguai
( b ) 1-Uruguai /  2-Uruguai / 3-Argentina / 4-Paraguai / 5-Argentina
( c ) 1- Uruguai/ 2- Paraguai /3-Argentina /4- Uruguai  / 5- Argentina

14)  Numere a coluna abaixo de acordo com as características de cada um dos Países  Platinos:
                ( 1 ) Uruguai     ( 2 ) Argentina     ( 3 ) Paraguai      

(     ) É o segundo maior país da América Latina, depois do Brasil.
(     ) É um dos países mais urbanizados do mundo,com cerca de 93,5% dos seus habitantes concentrados em cidades.
(     ) Suas principais cidades são Assunção e Ciudad del Este, esta última localizada na fronteira com Foz do Iguaçu ( Paraná).
(     ) O Balneário ( praias) de Punta del Este atrai muitos turistas dos países vizinhos.

A NUMERAÇÃO CORRETA É :   ( a ) 2, 1, 3, 1            ( b )  1, 2, 3, 3               ( c ) 2, 3, 1, 3

15)  Sobre as características gerais do  Paraguai, assinale apenas A AFIRMATIVA VERDADEIRA:

 (  A )   É  um dos países latino-americanos com a maior taxa de urbanização, pois a maior parte de sua população se encontra nas cidades, devido ao intenso comércio com produtos importados.
(  B ) Na fronteira com Foz do Iguaçu, o movimento de brasileiros é intenso, com grande comércio de produtos importados. Diariamente, milhares de pessoas atravessam a “Ponte da Fraternidade” para comprar mercadorias, que depois são revendidas no Brasil.
(  C   ) No que se refere ao comércio externo, o Paraguai depende do Brasil e da Argentina para escoar seus produtos e receber mercadorias.

PARA RE

16) 
RESPONDER AS PRÓXIMAS QUESTÕES,VERIFIQUE  A LOCALIZAÇÃO DOS PAÍSES DO AMÉRICA DO SUL DE ACORDO  COM A NUMERAÇÃO  FORNECIDA  NO MAPA  :



Os países de números 2, 8 e 10 são respectivamente

(  a  ) Venezuela, Peru e Paraguai
(  b  ) Colômbia, Equador e  Bolívia
(  c ) Venezuela, Equador e Bolívia

17)  Os países de números  1, 3 e 11  são respectivamente:

(  a ) Colômbia, Guiana e Paraguai
(  b ) Colômbia,  Guiana e Uruguai
(  c ) Venezuela, Suriname  e Uruguai

18)  Os países de números 9 e 10 visivelmente não
 tem saída para o mar  , são respectivamente:
( a  ) Bolívia e Paraguai
( b  ) Chile e Equador
( c  ) Bolívia e Uruguai






CARTÃO RESPOSTA

ATENÇÃO: MARQUE APENAS UMA RESPOSTA PARA CADA QUESTÃO . 
 RASURA ANULA A QUESTÃO.
DATA : ______/ ______/______
NOME:________________________________
Nº:_______    ANO______ / TURMA:_____

01-( A )    ( B )    ( C )
02-( A )    ( B )    ( C )
03-( A )    ( B )    ( C )
04-( A )    ( B )    ( C )
05-( A )    ( B )    ( C )
06-( A )    ( B )    ( C )
07-( A )    ( B )    ( C )
08-( A )    ( B )    ( C )
09-( A )    ( B )    ( C )
10-( A )    ( B )    ( C )
11-( A )    ( B )    ( C )
12-( A )    ( B )    ( C )
13-( A )    ( B )    ( C )
14-( A )    ( B )    ( C )
15-( A )    ( B )    ( C )
16-( A )    ( B )    ( C )




PÁG 03

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO