Pular para o conteúdo principal

SUGESTÃO PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA COM GABARITO : Questões unidade III – capítulo 6 - A COLONIZAÇÃO E A REGIONALIZAÇÃO DA AMÉRICA - FONTE: LIVRO DE GEOGRAFIA - 8º ANO - ELIAN ALABI

INSTRU

                         
INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA : 
·       As questões de múltipla escolha OU DE COMPLETAR , quando rasuradas, serão anuladas.
·       Escreva com letra legível,  pois caso a escrita esteja incompreensível a resposta será desconsiderada.
·       Leia e interprete atenciosamente os enunciados das questões.CONFIRA AS RESPOSTAS.
·       PROCEDIMENTO INADEQUADO ( conversas, brincadeiras, comentários inadequados, etc ) durante a geo-avaliação,  IMPLICARÁ EM RECOLHIMENTO OU ANULAÇÃO  DA MESMA.
·       Mantenha os celulares desligados ou guardados .




Questões unidade III – capítulo 6  -  A COLONIZAÇÃO E A REGIONALIZAÇÃO DA AMÉRICA

1)  Com uma população  de mais de 902 milhões de habitantes, corresponde a 8,3% da superfície total do planeta, ou 28,4% das terras emersas, e a 14% da população humana.Esse são dados do nosso Continente Americano.
LOGO ABAIXO, HÁ  AFIRMATIVAS SOBRE OS ASPECTOS GEOGRÁFICOS DO CONTINENTE AMERICANO, ASSINALE APENAS AS AFIRMATIVAS VERDADEIRAS:  1,0
(     ) O Continente americano  é separado dos demais por dois grandes oceanos :  a oeste , pelo Oceano Atlântico e a leste pelo o Oceano Pacífico.
(     )  O  continente americano é  maior continente do mundo.
(  x  )  Trata-se do continente de maior extensão territorial ao longo dos meridianos ( norte-sul)  : a distância em linha reta entre os seus dois pontos extremos  é superior a 15 mil quilômetros.
(  x  ) O continente americano  se estende no sentido latitudinal ( norte-sul)  desde o oceano Glacial Ártico, até quase 1000 mil quilômetros da Antártida.
2)         O continente americano, sendo muito extenso e  com uma diversidade cultural também muito grande, possui alguns tipos de regionalizações sob diferentes critérios PORÉM,  OS DOIS CRITÉRIOS MAIS USADOS PARA REGIONALIZAR OU DIVIDIR O CONTINENTE AMERICANO  SÃO DE ACORDO COM  PONTO DE VISTA FÍSICO OU NATURAL  / OU  CONSIDERANDO A LÍNGUA FALADA E A CULTURA IMPOSTA PELOS  COLONIZADORES . NAS AFIRMATIVAS A SEGUIR HÁ CARACTERÍSTICAS DE CADA UMA DESSES CRITÉRIOS , VOCÊ DEVERÁ ASSINALAR APENAS AS AFIRMATIVAS QUE CARACTERIZAM O CRITÉRIO DO PONTO DE VISTA FÍSICO OU NATURAL:
(     ) Esse critério leva em conta a colonização e o desenvolvimento econômico e social dos países.
( x ) De acordo com esse critério,  a configuração territorial do continente americano permite distinguir três Américas : a América do Norte, a América Central e a América do Sul.
(  x   ) Se refere à configuração territorial do continente americano, formado por duas grandes massas de terra unidas por uma outra estreita faixa de terra, desta forma, nos permite distinguir três divisões.
(     ) Essa regionalização divide o continente em duas Américas : a América Latina e a América Anglo-Saxônica.

3)     3)Nas afirmativas a seguir , há características  de acordo com a regionalização do continente americano, ASSINALE (V) PARAS VERDADEIRAS OU ( F ) PARA AS FALSAS:    1,0
   (   F  ) A América Anglo-saxônica é composta apenas por três países.
  (   V ) A América do Sul é formada por 12 países independentes e por uma possessão européia ( país dependente) , a Guiana Francesa, que é administrada pela França.
 (   V) A América do Norte inclui um país latino : o México.
(    F ) A  América Latina compreende somente  os países da América do Sul e da  América Central. 

4)        Nas opções seguintes , de acordo com a regionalização dos países no continente americano , você deverá ASSINALAR APENAS A OPÇÃO CORRETA :  1,5 ( 0,5 cada)

a)                SÃO PAÍSES QUE FAZEM PARTE DA AMÉRICA DO SUL :
(  X  ) Argentina, Colômbia, Chile       
(     ) Chile, Guatemala, Peru            
(     )  Panamá, Costa Rica, Equador  
   
b)       SÃO PAÍSES QUE FAZEM PARTE DA AMÉRICA CENTRAL :
(     ) Venezuela ,Costa Rica, Jamaíca       
(     ) Guatemala, Cuba, México     
(  X ) Nicarágua, Cuba, Haití  

c)        AMÉRICA DO NORTE COMPREENDE OS SEGUINTE PAÍSES :

(     ) Canadá e Estados Unidos        
(     ) Alaska, Canadá e Estados Unidos    
(   X ) Canadá, Estados Unidos e México
    
5) Quando estudamos o espaço americano com base nas formas da ocupação do território, identificamos grandes diversidades. A maior parte delas resulta do próprio processo de descoberta e colonização de suas terras. Porém, a colonização da América Latina foi diferente da colonização que se deu na América Anglo-Saxônica .
NAS AFIRMATIVAS A SEGUIR TEMOS CARACTERÍSTICAS DE DOIS TIPOS DE COLONIZAÇÃO.

a) Sobre as características da colonização de POVOAMENTO , ASSINALE  APENAS A AFIRMATIVA FALSA : ( 0,5)
(    ) Tinha como base o trabalho familiar livre e assalariado (pago)
(    ) Os colonizadores tinham como objetivo a busca de uma nova pátria, para morar permanentemente.
(    ) Ocorreu no Canadá e grande parte dos Estados Unidos.
(  X ) Extração abusiva de recursos minerais e vegetais e utilização de extensas propriedades.

b) Sobre as características da   colonização de EXPLORAÇÃO  , ASSINALE APENAS A AFIRMATIVA FALSA : ( 0,5)

( X   ) Produção voltada para o abastecimento do mercado interno ,ou seja, a própria colônia.
(    ) Ocorreu na América latina.
(    )  Foram organizadas apenas para atender o interesse das metrópoles.    
(    )  Abuso do trabalho indígena e escravização  dos negros africanos.

6) Sabemos que houve uma diferenciação no processo de colonização  das Treze Colônias Inglesas entre o “norte e o centro” da costa leste com   “o sul” dos Estados Unidos. Desta forma de acordo com as características citadas na coluna abaixo você deverá numerá-la :
                    ( 1 )  COLÔNIAS DO SUL ( 2 ) COLÔNIAS DO NORTE    
(....) De certa forma o modelo de colonização implantado nessa porção, não se diferenciou daquele que havia sido implantado na América Latina, pois prevaleceu o trabalho escravo e a produção era voltada para o mercado externo;
(....) Prevaleceu o trabalho livre e assalariado ( pago) e produção era voltada para o mercado interno;
(....) Houve um modelo de colonização permitiu a essas colônias uma autonomia maior em relação à Inglaterra e possibilitou a criação de bases pára do desenvolvimento.
(....) Estabeleceram-se colônias de exploração, baseadas nas grandes propriedades agrícolas monocultoras;
(....) O clima subtropical dessa região favorecia o desenvolvimento de culturas agrícolas, como a do algodão, tabaco e outras, que por sua vez atendiam aos interesses do mercado europeu.
(....)Estabeleceram-se colônias de povoamento baseadas em pequenas e médias propriedades agrícolas policultoras;

ATENÇÃO : para responder esta questão, apenas assinale a opção que esteja com a numeração correta:  1,0
           X   ( a ) 1, 2, 2, 1, 1, 2           ( b )  1,1, 2, 1, 2, 2           ( c ) 2 ,2, 1, 2, 1, 1  

Pág 02


7)     SOBRE AS RELAÇÕES DE DEPENDÊNCIA NA  AMÉRICA OBSERVE AS AFIRMATIVAS ABAIXO:
I – A política de influência dos Estados Unidos da América, manteve os países do continente americano organizados de acordo com os interesses dos países centrais ( ou desenvolvidos ) .
II – Fatores internos também contribuíram para a manutenção de fortes desigualdades sociais, da pobreza e da miséria nos países latino-americanos, como investimentos insuficientes em saúde e educação, tecnologia, etc
III – Mesmo tendo obtido independência política, muitos países da América  se submeteram à dominação financeira e econômica das potências mundiais.
IV – Apenas os processos de colonização  explicam as diferenças no nível de desenvolvimento entre os países da América.
V – É necessário levar em conta que no capitalismo mundial, as relações entre os países, em parte foram pautadas (estabelecidas)  pela exploração.
SOBRE ESSAS AFIRMATIVAS, PODEMOS DIZER QUE:           0,5

(    ) somente as afirmativas  I, III e IV estão corretas
(    ) somente as afirmativas III  e  IV estão incorretas
(  ) somente a afirmativa está IV  incorreta
(    ) todas as afirmativas estão corretas

8)     As afirmativas a seguir , contém informações sobre a organização espacial do continente americano conforme os critérios políticos e socieconômicos. ENTRE TAIS AFIRMATIVAS APENAS UMA É FALSA , ASSINALE-A :

(     ) Alguns fatores, como o tempo de colonização, o tipo de colonização, a forma como se desenvolveu esses processo, etc, acabaram provocando um processo de diferenciação de ordem econômica e social entre os países latino-americanos, podendo encontrar países muito avançados na produção industrial, como países com atividade industrial pouco diversificada.
(     ) Existem também diferenças em relação às condições de vida da população dos países capitalistas subdesenvolvidos latino-americanos, por exemplo, o Chile, Uruguai, Argentina e Costa Rica, tem indicadores sociais bem superiores aos da Bolívia, Paraguai e Haiti.
(  X ) A América Latina não é um conjunto homogêneo de países  desenvolvidos, existem países com atividade industrial diversificada e outros com atividade industrial pouco ou relativamente diversificada.

9)    Sobre as características da parte subdesenvolvida do continente americano : a América Latina, ASSINALE (V) PARAS VERDADEIRAS OU ( F ) PARA AS FALSAS:     1,0

(  V  ) Os países latino-americanos com indústria diversificada como o Brasil, a Argentina e o México apresentam, comparativamente uma dependência menor em relação aos países centrais do capitalismo ( ou desenvolvidos), sendo que o Brasil se destaca em termos tecnológicos, em setores, como a aeronáutica,o agropecuário e o de extração de petróleo.
(  V ) Na prática essa dependência é em parte, representada pela necessidade de investimentos realizados pelas empresas multinacionais, por empréstimos concedidos por governos pelos governos e bancos dos países desenvolvidos,  pelos importação de bens de alta tecnologia, entre outros.
(  F  ) Apenas uma pequena  parte dos países da América Latina, está subordinada aos interesses das potências econômicas mundiais ( países desenvolvidos )– dependendo de exportações de matérias-primas agrícolas e minerais.

(  F  ) Vários desses países da América Latina, como a Bolívia, Haiti, Peru, Nicarágua, entre outros, tem recursos financeiros suficientes para realizar os investimentos necessários nas atividades produtivas ( indústrias) e em setores sociais ( educação e saúde)

VISITE ESTE SITE
#SANTAAJUDAESTUDAR

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO