Pular para o conteúdo principal

Questões de prova de geografia sobre Relevo e hidrografia do continente americano / Clima e vegetação / com gabarito



gabarito em vermelho

QUESTÕES :  – Relevo e hidrografia do continente americano
1)    Atenção pessoal, vocês aprenderam que os aspectos do relevo do continente americano são bastante diversificados . Nas frase abaixo temos afirmativas sobre estas características , você deverá assinalar :  ( V ) PARA A(S ) VERDADEIRA(S)  OU  ( F ) PARA A(S) FALSA(S):



 ( ATENÇÃO :  assinale  abaixo entre  a resposta  que preencha corretamente a coluna  de V ou F )

(...) Na parte central encontramos grandes planícies e depressões como : Planícies Centrais, na América do Norte; as planícies e depressões na Amazônia, etc.
 (...) Destacam-se quatro grandes formas de relevo: as altas cordilheiras do leste, as planícies e as depressões do centro, e os planaltos e montanhas antigos desgastados do oeste.
(...) A costa do Pacífico, a oeste do continente, predomina um relevo montanhoso jovem com as cadeias montanhosas mais altas que estende-se desde o Alaska até o extremo sul do Chile.
(...) A costa do atlântico , a leste do continente, é constituída por planaltos e montanhas muito antigos como: as Montanhas Rochosas, Serra madre e Cordilheira dos Andes.

  ASSINALE A RESPOSTA COM A OPÇÃO QUE PREENCHE CORRETAMENTE A COLUNA DE ( V ) OU ( F ) :

      ( a) F, F, V, V               ( b ) V, V, F, V                   ( c) V, F, V, F  

2) Nesta questão , você deverá  numerar  a coluna  abaixo  de acordo com as  características das  formas de relevo  do continente americano : 
( 1 ) GRANDES PLANÍCIES E DEPRESSÕES      
( 2 ) PLANÍCIES LITORÂNEAS OU COSTEIRAS
( 3 ) COSTA DO PACÍFICO                                 
 ( 4 ) COSTA DO ATLÂNTICO

(    ) Suas montanhas possuem grandes altitudes, onde o frio intenso praticamente inibe a ocupação humana.
(    ) Suas formações rochosas recebem diferentes denominações locais: Montanhas Rochosas, no Canadá e Estados Unidos: Serra Madre, no México; e Cordilheira dos Andes na América do Sul
(    ) Existem tanto na Costa do Atlântico como na Costa do Pacífico, sendo que na Costa Oeste são estreitas e na Costa Leste mais largas.
(    ) Suas montanhas são antigas e possuem denominações locais como : Planalto Laurenciano, no Canadá; Montes Apalaches,nos Estados Unidos; Planalto da Guianas e Planalto Brasileiro, na América do Sul.
(    ) São encontradas na região central do continente.

A NUMERAÇÃO CORRETA É :
( a) 3 , 3, 2, 4, 1               ( b ) 3, 2, 3, 4, 1            ( c ) 4, 3, 1, 3, 1

3) Os cursos do rios do continente americano são agrupados em quatro vertentes. Vocês aprenderam que  “vertentes”são as formas de relevo de elevadas altitudes onde estão as nascentes dos rios, indicando para onde vertem ou fluem as águas de uma determinada área.

Nesta questão você vai numerar a coluna  abaixo de acordo com as características das vertentes
( 1 ) vertente do Ártico   
( 2 )  vertente do Pacífico                
     
( 3 ) Vertente do Golfo do México 
( 4 ) Vertente do Atlântico

(     ) Devido às vastas planícies, se caracteriza pelas grandes bacias hidrográficas, como a do Rio São Lourenço e a Amazônica.
(     ) Agrupam os rios que nascem nas montanhas do oeste, que devido à proximidade do litoral são curtos e de corredeiras.
(     ) Os rios permanecem congelados quase todo o ano devido ao frio polar.
(     )Forma a maior bacia hidrográfica da América do Norte, tendo como exemplo o rio Mississipi nos Estados Unidos.

A NUMERAÇÃO CORRETA É :
( a)  3, 2, 1,4               ( b ) 4, 2, 1, 3            ( c ) 4, 3, 1, 2


QUESTÕES :  – Clima e vegetação

4)    Vários fatores podem determinar o clima de uma região : a extensão em latitude, as diferentes altitudes e a influência dos ventos e das correntes oceânicas determinam uma grande diversidade climática no continente americano.  Explique como podem influenciar os seguintes fatores:

a) A latitude:________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) O relevo:________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

             ESPERA-SE UMA RESPOSTA COM PELO MENOS UMA PARTE DESTE CONTEXTO
                 a) LATITUDE
- As latitudes interferem diretamente no clima, pois os raios do sol, responsáveis por aquecer o nosso planeta, incidem de diferentes formas ao longo do eixo norte-sul, fazendo com que o clima apresente condições diferentes conforme alteramos as latitudes.
X- Assim, temos que: quanto mais as latitudes aproximam-se dos polos da Terra, menores são as temperaturas. Da mesma forma, quanto mais próximas as latitudes estão da Linha do Equador, maiores são as temperaturas.
X- Isso ocorre porque a região que abriga as áreas que estão mais ou menos próximas à Linha do Equador (chamada de região equatorial) recebe uma quantidade mais intensa de raios solares ao longo do ano, ao passo que as regiões polares (mais próximas dos polos sul e norte) recebem em menor intensidade o calor do sol.

                      B) RELEVO
Está associado diretamente com os fatores climáticos altitude e massas de ar, o relevo influência na temperatura e umidade, ao facilitar ou dificultar a circulação das massas de ar.
O relevo interfere em alguns casos no clima de uma região, quando  impede a passagem de massas de ar úmidas , deixando-as mais secas, é o caso do sertão nordestino.
Quando maior a altitude, menor a temperatura média do ar. Logo, em localidades de mesma latitude, porém em altitudes diferentes, apresentarão clima diferente, é o caso dos Andes com suas montanhas elevadas , frias e com neve ao lado da Amazônia, região ao nível do mar , uma floresta quente úmida .


5) Devido à longa extensão no sentido norte-sul, às enormes variações de altitude do seu relevo e as vastas massas de água, o continente americano apresenta grande variedade de climas e paisagens vegetais .
QUESTÃO : Você deverá numerar  a coluna de acordo com a característica de cada  tipo de clima :
( OBSERVE A OPÇÃO COM A  NUMERAÇÃO CORRETA  PARA SER ASSINALADA LOGO ABAIXO)

 ( 1 ) SUBTROPICAL      ( 2 ) EQUATORIAL         ( 3 ) TROPICAL          ( 4 ) FRIO        ( 5 ) TEMPERADO
(      ) A temperatura média anual é elevada, superior a 20ºC . As chuvas se concentram no verão e o inverno é seco.
(      ) Caracteriza-se pelas temperaturas médias anuais baixas; o verão é curto , o inverno é longo e a temperatura média anual não ultrapassa 10º C.
(      ) É o clima predominante no sul do Brasil, na Argentina, no Uruguai, no centro e no leste dos Estados Unidos.
(      ) As estações do ano são bem definidas e as chuvas são mais concentradas no verão e na primavera.
(      ) É muito quente e úmido ; as chuvas são bem distribuídas o ano todo.
(      )Tipo climático de transição entre as zonas temperada, mais fria, e a tropical, mais quente. Com invernos amenos e verões quentes, tem temperatura média anual em torno de 18º C.

A NUMERAÇÃO CORRETA É :
( a ) 3, 4, 1, 5, 2, 1    ( b ) 5, 1, 4, 5, 3, 2           (  c ) 3, 2 , 3, 5, 1, 1

6) O continente americano possui também uma grande variedade em suas formações vegetais,como tundra, floresta de coníferas, floresta temperada, pradaria, estepe,florestas pluviais, etc.

QUESTÃO : Numere as afirmativas de acordo com as formações vegetais citadas nas características dadas :  ( OBSERVE LOGO ABAIXO A OPÇÃO COM A NUMERAÇÃO QUE PREENCHE CORRETAMENTE A COLUNA)

(   1 ) DESERTOS    ( 2 )  TUNDRAS    ( 3 )   CONÍFERAS  

( 4 ) PRADARIAS    ( 5 ) TEMPERADA    ( 6 ) SAVANA

(... )   É a vegetação do extremo norte da América, onde predomina o clima polar. Trata-se de uma vegetação rasteira que aparece somente durante o verão polar.
(...)  É formada basicamente por gramíneas, podendo ocorrer alguns arbustos . No Brasil recebe o nome de campos, que ocorrem em maior quantidade no Rio Grande do Sul, embora seja encontrada em menor quantidade em outros estados.
(...)  As árvores desse tipo de floresta  eliminam as folhas antes da chegada do inverno. Sua diversidade de espécies não é muito grande.
(...) São áreas marcadas por intensa aridez, isto é , pela pouca ocorrência de chuva, onde as poucas plantas existentes são espinhosas ou com pequenas folhas e possuem raízes profundas.
(...) Apresenta campos com arbustos, plantas rasteiras e árvores esparsas(distantes) de troncos retorcidos e casca grossa. É uma vegetação característica de clima tropical semi-úmido, com uma estação chuvosa e outra seca.



:
(...) Também conhecida como Taiga ou floresta Boreal, é uma formação vegetal bastante homogênea, localizada em áreas de clima frio com baixas temperaturas e invernos longos e rigorosos.
A NUMERAÇÃO CORRETA É 

( a ) 2, 1, 5, 3, 6, 4
             
( b ) 2, 4, 5, 1, 6, 3
     
( c ) 3, 2, 5, 1, 4, 6

Comentários

  1. Acredito que a questão 1 esta incorreta, não ha opção correta a ser marcada, pq a frase do segundo parêntese esta errada na minha opinião,(...) as altas cordilheiras do leste? num seriam do oeste?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma questão de V ou F.
      Exatamente por ela ter colocado altas cordilheiras no Leste, q essa questão é falsa.
      Tem erro nenhum nela. Foi muito bem elaborada a prova toda. Só achei 3 questões apenas pra marcar simples demais. Fora isso, ótima prova.

      Excluir
  2. Ola carlos Eduardo na elaboração das afirmativas está tudo ok , mas ha um erro sim, na hora de marcar as opções de v ou f logo abaixo não havia nenhuma opção que se encaixava corretamente. Mas foi corrigida e agora está ok :
    ( c ) V,F,V,F - obrigada por me alertarem amigos.

    ResponderExcluir
  3. Gentee me ajudou muitooo sksksk amo vcs ❤

    ResponderExcluir
  4. Me ajudou muito,essa última questão tava massa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO