Pular para o conteúdo principal

SUGESTÃO PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA - 8º ANO / GABARITO/ FONTE : LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ


SUGESTÃO PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA


QUESTÕES ELABORADAS POR MARIZETE CAJAIBA - FONTE: TEXTOS DO LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

GABARITO:  RESPOSTAS CORRETAS EM VERMELHO

QUESTÕES – UNIDADE 3  O continente americano

TEMA 1: Localização e regionalização / TEMA  2 : Formação histórica do cont. Americano
1) Abaixo temos algumas informações sobre os aspectos geográficos do continente americano:

I-    Suas terras localizam totalmente no Hemisfério Ocidental, isto é, estão a oeste do Meridiano de Greenwich.
II-O continente é cortado pelos cinco  paralelos principais ( Circulo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Equador , Trópico de Capricórnio e círculo Polar Antártico).
III- Atualmente, a América é constituída por 35 países independentes e por  vários territórios que ainda pertencem a países europeus.
IV-  O continente americano limita-se ao norte com o Oceano Glacial Ártico, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com o Oceano Pacífico.

PODEMOSS AFIRMAR QUE :

(  A ) ESTÃO INCORRETAS AS AFIRMATIVAS I e IV
( B ) ESTÁ INCORRETA APENAS A AFIRMATIVA  II
( C ) TODAS AS AFIRMATIVAS ESTÃO CORRETAS

2) Assim como ocorre com o espaço mundial, há diferentes critérios de regionalização da América. Porém os dois critérios mais usados são o físico e o socioeconômico. NUMERE A COLUNA abaixo de acordo com as características de cada um destes critérios: ( 1 ) CRITÉRIO GEOGRÁFICO      ( 2 ) CRITÉRIO HISTÓRICO, CULTURAL OU  SOCIOECONÔMICO

(    ) Leva em conta a colonização e o desenvolvimento econômico e social dos países.
(    ) Leva em conta a localização das terras do continente.
(    ) Divide o continente em três Américas : a América do Norte, a América Central e a América do Sul.
(    ) Divide o continente em duas Américas : a América Latina e a América Anglo-Saxônica.

ASSINALE A OPÇÃO QUE PREENCHE CORRETAMENTE A COLUNA ACIMA:

( A ) 1 , 2, 2, 1      (   B  ) 2 , 2, 1, 1             ( C ) 2, 1, 1, 2

3)  NUMERE A COLUNA DE ACORDO COM AS CARACTERÍSTICAS DE CADA UMA DAS AMÉRICAS : 

( 1) América Anglo-Saxônica      ( 2 ) América Latina                       

(    ) Seus países foram colonizados principalmente pela Espanha e Portugal
(    ) Seus países pertencem ao grupo de países subdesenvolvidos
(    ) É formada pelos dois países mais ricos e desenvolvidos do continente.
(    ) O seu nome se deve ao fato de que seus países foram colonizados principalmente pela Inglaterra, embora também tenham recebido influência de outros povos europeus.

ASSINALE A OPÇÃO QUE PREENCHE CORRETAMENTE A COLUNA ACIMA:

 ( A  )  1 , 2, 2, 1  
 (  B )  2 , 2, 1, 1       

 ( C  )  2, 1, 1, 2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO