Pular para o conteúdo principal

QUESTÕES DE PROVA - COM GABARITO - 8º ANO - PROJETO ARARIBA - GEOGRAFIA: UNIDADE 5 / TEMA 1 – ESTADOS UNIDOS : TERRITÓRIO E POPULAÇÃO - QUESTÕES TEMA 2 – ESTADOS UNIDOS : POTÊNCIA ECONÔMICA E MILITAR /PROJETO ARARIBÁ

                     


http://www.santaajudatecnicasdeestudo.com.br/home
#SANTAAJUDAESTUDAR
INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA : 

·   As questões de múltipla escolha OU DE COMPLETAR , quando rasuradas, serão anuladas.
·   Leia e interprete atenciosamente os enunciados das questões.
·   procedimento inadequado ( conversas, brincadeiras, comentários inadequados, etc ) durante a geoavaliação,  implicará em recolhimento ou anulação  da mesma.
·   Mantenha os celulares desligados ou guardados .

- ASSINALE AS RESPOSTAS NO CARTÃO -RESPOSTA.
- ENTREGUE APENAS O CARTÃO - RESPOSTA DEVIDAMENTE PREENCHIDO.

ATENÇÃO PROFESSORES: 
GABARITO EM VERMELHO

QUESTÕES : UNIDADE 5 / TEMA 1 – ESTADOS UNIDOS : TERRITÓRIO E POPULAÇÃO

1)     Sobre a origem da formação territorial dos Estados Unidos, NÃO É CORRETO AFIRMAR QUE :

( a ) Os Estados Unidos da América originaram-se das Treze Colônias Inglesas estabelecidas na costa oeste da América do Norte , a partir daí, seu território  se expandiu para o leste.
 ( b ) Na primeira metade do século XVIII, já estavam constituídas as Treze Colônias Inglesas da América do Norte, consideradas o princípio do  que viriam a ser os Estados Unidos da América.
(  c ) O espaço territorial dos Estados Unidos começou a ser delimitado no século XVI, com a chegada dos europeu ,que deram início à conquista e à colonização , processos que se prolongaram por todo o século XVII.

2)     Sobre os aspectos da colonização :  Como sabemos ,em  uma parte das colônias inglesas estabeleceu o processo de colonização de povoamento e na outra parte, a colonização de exploração.
Logo abaixo , temos afirmativas que explicam corretamente a implantação da COLONIZAÇÃO DE POVOAMENTOEXCETO :      ( assinale a afirmativa falsa )
( a ) As colônias do sul eram propícias ao plantio de culturas tropicais e por isso atraíram muitos imigrantes ingleses para trabalharem nas terras, caracterizando assim uma  “colonização de povoamento”.
 ( b ) Uma parte das colônias não eram propícias ( adequadas) ao plantio de culturas tropicais e não dispunham de recursos minerais valiosos, como ouro e prata. Com isso, a Inglaterra não conseguiu criar nessas colônias uma sociedade que servisse aos objetivos deixaram essas colônias quase abandonadas.
( c ) Suas terras estavam situadas em área de clima temperado, onde não podiam ser cultivados gêneros tropicais, valorizados na Europa, e também não encontraram jazidas de ouro ou prata, que eram muito valorizados, desta forma , não houve interesse da Inglaterra em explorar economicamente esta região.

3)    As colônias inglesas apresentaram  uma diferenciação nos processos de ocupação, nas atividades econômicas e nas relações com a Inglaterra.  Desta forma ,de acordo com as características citadas na coluna abaixo, assinale apenas a característica QUE NÃO SE REFERE À  COLONIZAÇÃO DE EXPLORAÇÃO:  
   

(  a ) Estabeleceram nas regiões que correspondem ao sul da costa leste.
(  b ) Prevaleceu o trabalho livre e assalariado ( pago) e a produção era voltada para o mercado interno.
(  c ) Estabeleceram-se colônias  baseadas nas grandes propriedades agrícolas monocultoras.
4)   OBSERVE AS SEGUINTES AFIRMATIVAS : 
I -  As relações com a Inglaterra eram de dependência, pois a maioria dos produtos destinava-se a abastecer o mercado inglês e, de lá, outros países europeus.
II -  Estabeleceram-se colônias  baseadas em pequenas e médias propriedades agrícolas policultoras .
III -  Prevaleceu o trabalho escravo e a produção era voltada para o mercado externo.
IV -  Ocorreram nas regiões que correspondem ao norte e ao centro da costa leste.
V -  Estabeleceram nas regiões que correspondem ao sul da costa leste.
VI -  Prevaleceu o trabalho livre e assalariado ( pago) e a produção era voltada para o mercado interno

SÃO SOMENTE CARACTERÍSTICAS  DA COLONIZAÇÃO DE POVOAMENTO :

( a ) As  afirmativas   I  e III             ( b ) As afirmativas  II e  IV e V                ( c ) As afirmativas  II , V e VI
 
5)   Após a independência , em 04 de julho de 1776, a população partiu  para a CONQUISTA DO OESTE dos Estados Unidos . Nesta “expansão territorial para o oeste” houve alguns  fatos interessantes que são citados abaixo:
                                  
I - A expansão para o oeste se caracterizou pela compra de terras, por tratados com a Inglaterra e guerras com o Canadá - principal prejudicado, que acabou perdendo grandes extensões de suas terras.
II - Esta conquista contou com a participação de muitos imigrantes europeus, pois o governo lhes garantia posse definitiva de uma propriedade agrícola  de 160 acres.
III -  A expansão para o oeste envolveu também guerras com o México, que acabou perdendo uma extensa área que vai do Texas à Califórnia

ENTRE AS AFIRMATIVAS CITADAS PODEMOS AFIRMAR QUE :
( a ) Apenas a afirmativa   I    está incorreta.
( b ) As afirmativas  II e  III   estão corretas.    
( c ) Todas estão corretas.

6)   Consolidada a conquista do oeste e os contornos do atual território, os Estados Unidos intensificaram a sua  política de expansão externa, com o intuito de ampliar sua influência sobre outras regiões. Assim entre as  afirmativas abaixo , assinale apenas  a opção que CONTENHA INFORMAÇÕES CORRETAS sobre a EXPANSÃO EXTERNA   DOS ESTADOS UNIDOS:

( a ) Desde 1823, o país já manifestava interesse em dominar o continente americano. Esse objetivo baseava-se  na “Doutrina Monroe”,segundo a qual o governo estadunidense deixava claro aos países europeus que qualquer tentativa de recolonizar a América, após a independência das colônias, seria considerada uma ofensa aos Estados Unidos.

( b   ) Desde 1823, o país já manifestava interesse em dominar o continente americano. Esse objetivo baseava-se na doutrina do “Destino Manifesto”, segundo a qual os estadunidenses haviam sido escolhidos por Deus para se apropriar das terras situadas entre o Atlântico e o Pacífico.

( c ) Desde 1823, o país já manifestava interesse em dominar o continente americano. Esse objetivo baseava-se  na “Doutrina Monroe”,segundo a qual os estadunidenses haviam sido escolhidos por Deus para se apropriar das terras situadas entre o Atlântico e o Pacífico

7)    Com cerca de 315 milhões de habitantes, a população dos Estados Unidos está distribuída de forma bastante irregular.OBSERVE AS AFIRMATIVAS ABAIXO:
I-  Seatle, São Francisco e Los Angeles têm as maiores concentrações populacionais da costa oeste do país.
II-  No nordeste do país estão as áreas de maior densidade demográfica, destacando-se a região compreendida entre as cidades de Boston ,  Nova York  e Washington.
 III- Há vastos espaços pouco povoados por causa das dificuldades naturais.  Esses são os casos do
Alaska, de Clima muito frio, do Arizona, de clima muito quente e desértico, ou da área de relevo mais acidentado, como as cadeias montanhosas do oeste ( Montanhas Rochosas).

ESTÃO CORRETAS AS SEGUINTES AFIRMATIVAS :   

(    a  )  II e III                 (   b  ) apenas a II              (    c  ) Todas estão corretas

8)     Ainda sobre a distribuição  da população americana , assinale APENAS A AFIRMATIVA VERDADEIRA :

 (   a  ) No oeste do país, na Costa do Pacífico,  estão as áreas de maior densidade demográfica, destacando-se a região compreendida entre as cidades de Boston  e Nova York .
 (  b  ) A megalópole ( extensa área urbanizada) Bos-Wash, compreendida entre as cidades de Boston, Nova York e Washington, está localizada no nordeste, a área de maior densidade demográfica dos Estados Unidos.
 ( c   ) Junto aos Grandes Lagos também há grande concentração populacional, com destaque para as cidades de  San Diego , São francisco e Los Angeles, localizados na Califórnia.

09)  Vivem hoje quase 30 milhões de pessoas de origem mexicana nos EUA. Estados próximos ao México, como ArizonaTexasNovo MéxicoCalifórnia e Flórida são, a cada ano, "inundados" com a entrada de novos imigrantes.  Cerca de 45 milhões de estadunidenses são, hoje, de origem latina. São mais numerosos que os negros e são o grupo étnico que mais cresce no País. OBSERVE AS AFIRMATIVAS ABAIXO :

I - Há nos Estados Unidos há dois graves problemas sociais : a discriminação racial  e a imigração ilegal. 
II -  A população dos Estados Unidos, é formada em sua maioria por brancos, que representam 75,1% do total.
III – Um dos graves problemas sociais que se manifesta no país, é que, negros, latino-americanos, asiáticos e indígenas são vítimas de discriminação racial, pois,se comparados à população branca, esses grupos étnicos detêm maiores taxas de desemprego, os trabalhos menos valorizados e as menores rendas.
PODEMOS DIZER  QUE :
(  a ) Apenas a afirmativa I é falsa     ( b ) Apenas a afirmativa III é verdadeira  ( c ) Todas as afirmativas são verdadeiras

QUESTÕES TEMA 2 – ESTADOS UNIDOS : POTÊNCIA ECONÔMICA E  MILITAR 
COSTUMA-SE DIVIDIR O TERRITÓRIO DOS ESTADOS UNIDOS EM CINCO REGIÕES GEOECONÔMICAS, NAS QUAIS ENCONTRAM-SE OS BELTS OU CINTURÕES.
ATENÇÃO :  NAS PRÓXIMAS QUESTÕES DE Nº 10 ATÉ A Nº 17, VOCÊ DEVERÁ ASSINALAR A QUE REGIÃO GEOECONÔMICA SE REFERE DE ACORDO COM A CARACTERÍSTICA  CITADA:

10) É  a região considerada o celeiro agrícola dos Estados Unidos, com destaque para a produção de milho e trigo
(  Wheat belt e   Corn   belt ) :          ( a ) SUL             ( b )   PLANÍCIES CENTRAIS         (  c ) OESTE

11)  Aí desenvolve-se a fruticultura, fruit belt (cinturão da fruticultura)  com destaque para a produção de laranja na Flórida :       ( a ) NORDESTE           ( b )  SUL          ( c ) COSTA DO PACÍFICO   

12)  Essa região de industrialização antiga e tradicional, é conhecida como manufacturing belt (cinturão industrial) devido à grande concentração de fábricas :      ( a ) NORDESTE           ( b )  SUL          ( c ) COSTA DO PACÍFICO

13) Possui  agricultura altamente mecanizada e emprega pouca mão-de-obra, com ciência e tecnologia disponível aos agricultores o permite alto rendimento e grande colheita. Conta com poucas indústrias, sobressaindo a química, a siderúrgica e a automobilística:     
           ( a ) SUL          ( b ) NORDESTE           ( c ) PLANÍCIES CENTRAIS         
14)       As principais indústrias dessa região são a petroquímica, a têxtil e a alimentícia que formam uma área de industrialização recente conhecida como  o cinturão do sol ( Sun belt) :
             ( a ) SUL        ( b )   OESTE               (  c ) NORDESTE
15)       É  onde se localiza  Nova York o principal centro financeiro do país e do mundo e a capital do país Washington :
            ( a ) PLANÍCIES CENTRAIS            ( b )   SUL            ( c ) NORDESTE 
16)       Nessa região, além de desenvolver a fruticultura irrigada e a extração de petróleo, a região detém um importante parque industrial, conhecido como Vale do Silício.
( a ) COSTA DO PACÍFICO        ( b )   PLANÍCIES CENTRAIS              (  c ) NORDESTE


17)       Essa região geoeconômica tem grande importância geoestratégica ( localidade importante) para os Estados Unidos, pois está mais próxima dos mercados asiáticos – os que mais crescem na economia global.
        ( a ) NORDESTE           ( b )  SUL          ( c ) COSTA DO PACÍFICO

18) Temos alguns aspectos geográficos sobre os Estados Unidos da América ,mas nem todas as afirmativas são verdadeiras. ASSINALE  A OPÇÃO COM A  AFIRMATIVA FALSA:

(  a ) Compreendendo grande parte da América do Norte, limita-se a norte com o Canadá, a leste com o oceano Atlântico, a sul com o golfo do México e México, e a oeste com o oceano Pacífico.
(  b ) Com 9.372.614 km  , é quarto maior país do mundo, depois da Rússia ,Canadá e China.
( c )  Situado no continente americano, os Estados Unidos são o quarto  maior país desse continente.

19) Sobre os  aspectos territoriais dos Estados Unidos, ASSINALE  A OPÇÃO COM A  AFIRMATIVA FALSA:

(  a ) Os   Estados Unidos possuem 48 estados  em seu  território contínuo.
(  b ) Os Estados Unidos possuem um total de 50 estados, sendo que dois destes, o  Alaska e  Havaí ,são estados localizados distantes do território contínuo do país.
( c ) Os Estados   Unidos possuem 50 estados,  em área contínua e mais dois estados distantes: O Alaska e o Havaí.

DEUS LHE DEU DONS PARA PODER SERVIR.”
VEJA O EXEMPLO DA ÁRVORE : NÃO SE FALA “ A ÁRVORE POSSUI FRUTOS” - TODOS DIZEM   “ A ÁRVORE DÁ FRUTOS”.
SER FELIZ, É UMA CONDIÇÃO DE QUEM PROCURA AJUDAR OU SERVIR AO PRÓXIMO.
PENSE NISSO ;


PÁG 04
CARTÃO RESPOSTA


ATENÇÃO:
- Marque apenas uma resposta para cada questão;
RASURA ANULA A QUESTÃO ;
- VALOR DE CADA QUESTÃO : 0,5 PONTO.

01-    ( A )    ( B )    ( C )
02-    ( A )    ( B )    ( C )
03-    ( A )    ( B )    ( C )
04-    ( A )    ( B )    ( C )
05-    ( A )    ( B )    ( C )
06-    ( A )    ( B )    ( C )
07-    ( A )    ( B )    ( C )
08-    ( A )    ( B )    ( C )
09-    ( A )    ( B )    ( C )
10-    ( A )    ( B )    ( C )
11-    ( A )    ( B )    ( C )
12-    ( A )    ( B )    ( C )
13-    ( A )    ( B )    ( C )
14-    ( A )    ( B )    ( C )
15-    ( A )    ( B )    ( C )
16-    ( A )    ( B )    ( C )
17-    ( A )    ( B )    ( C )
18-    ( A )    ( B )    ( C )

19-    ( A )    ( B )    ( C )



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO