Pular para o conteúdo principal

questões de prova - projeto arariba - TEMA 3 : OS FINANCIADORES DA ECONOMIA MUNDIAL / QUESTÕES – UNIDADE 3 - O continente americano : 1: LOCALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO TEMA 2 : FORMAÇÃO HISTÓRICA DO CONT. AMERICANO /

elaborada pela professora MARIZETE CAJAIBA


INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA : 

·                As questões de múltipla escolha OU DE COMPLETAR , quando rasuradas, serão anuladas.
·                Dê respostas bem elaboradas e completas.
·                Escreva com letra legível,  pois caso a escrita esteja incompreensível a resposta será desconsiderada.
·                Leia e interprete atenciosamente os enunciados das questões.
·                procedimento inadequado ( conversas, brincadeiras, comentários inadequados, etc ) durante a geo-          avaliação,  implicará em recolhimento ou anulação  da mesma.
·                Mantenha os celulares desligados ou guardados .
                 
UNIDADE 2 – TEMA 3 :  OS FINANCIADORES DA ECONOMIA MUNDIAL

1)      Para  auxiliar na organização e no funcionamento da economia global a partir de 1944 foram criados   o Fundo Monetário Internacional ( FMI) e o Banco Mundial Nesta questão fornecemos características tanto do Banco Mundial, quanto do FMI . Vocês deverão assinalar ( V ) verdadeira ou ( F ) falso :        ( 1,0)
 (       )  O FMI  entre outras, tem como função principal conceder empréstimos para o crescimento econômico  dos países mais ricos , financiando projetos  de desenvolvimento nestes países.
(       ) O FMI  concede empréstimos aos países-membros com dificuldade financeira , em troca, exige que esses países implantem medidas de ajuste econômico( como o controle da inflação por exemplo).
(       ) O Banco Mundial Financia projetos de desenvolvimento nos países pobres, como construção de infra-estruturas, ou seja, rodovias, hidrelétricas,hospitais, etc.  visando o seu desenvolvimento.
(       ) o Banco Mundial Tem como função promover :  acordos monetários, estabilidade dos sistemas monetários , além de facilitar o comércio internacional.

2)  Ainda sobre as instituições mundiais ( FMI e Banco Mundial ) , observe as afirmativas abaixo :

I - Atualmente as ações do FMI e do Banco Mundial se concentram nos países emergentes  ( subdesenvolvidos industrializados que se destacam) , aos quais fornecem empréstimos e assessoria econômica
 II -  Na realidade, as políticas econômicas impostas pelos financiadores da economia mundial tem recaído sobre a maioria da população dos países endividados , trazendo maior  poder de compra, aumento  de emprego e dos investimentos do governo em políticas sociais para a eliminação da pobreza
III - Nos últimos anos tem aumentado os protestos populares contra o FMI nos países endividados, pois a população percebeu que honrar os compromissos da maneira imposta pelo FMI,  implica aprofundamento das desigualdades sociais
IV - A Conferência de Bretton Woods estabeleceu que a moeda  européia ( euro)  seria a principal moeda  internacional e que o FMI se ocuparia de controlar a disciplina econômica dos países associados.
      SOBRE ESSAS AFIRMATIVAS PODEMOS DIZER QUE :   ( ASSINALE APENAS UMA OPÇÃO)     ( 0,5)
 (      )  Apenas as afirmativas II e IV estão incorretas             (     ) Somente a afirmativa IV está incorreta
(      )  Todas as afirmativas estão corretas                             (     ) Todas as afirmativas estão  incorretas.    


Pág 01
    QUESTÕES – UNIDADE 3 -  O continente americano
                    ( questão 03 -  logo abaixo)

TEMA  1: LOCALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO
 TEMA  2 : FORMAÇÃO HISTÓRICA DO CONT. AMERICANO


VOCÊ SABIA QUE HÁ VIAJANTES QUE CORTAM TODO O CONTINENTE AMERICANO DE  CARRO, DE  MOTO, A PÉ OU DE BICICLETA?! É VERDADE ..... EXISTE UMA RODOVIA CHAMADA “PANAMERICANA” QUE POSSIBILITA TODA ESSA AVENTURA.
A RODOVIA PANAMERICANA  LIGA O SUL DA AMÉRICA ATÉ O ALASKA ,  CONECTANDO VÁRIOS DOS TERRITÓRIOS DAS NAÇÕES CONTINENTAIS AMERICANAS EM UM SISTEMA DE TRANSPORTE TERRESTRE DE DIMENSÕES VERDADEIRAMENTE CONTINENTAIS.
ULTRAPASSA VÁRIAS REGIÕES CLIMÁTICAS DISTINTAS E DIVERSOS TIPOS DE TERRENOS E DE SISTEMAS ECOLÓGICOS, COMO DESERTOS, FLORESTAS TROPICAIS, MONTANHAS FRIAS, ETC.
 POR FALAR NISSO, BOA PARTE DE VOCÊ SÃO “MOCHILEIROS” , AFINAL QUASE TODOS TRAZEM “MOCHILAS PARA A ESCOLA
 ( kkkk... )  . É, MAS A NOSSA VIAGEM VAI SER DIFERENTE ... VAMOS FAZER “A UMA OUTRA  VIAGEM”   PELO CONTINENTE AMERICANO : A VIAGEM DO CONHECIMENTO .    
   LÁPIS OU CANETA NA MÃO ...  VAMOS LÁ ?


3)       O continente americano, sendo muito extenso e  com uma diversidade cultural também muito grande, possui alguns tipos de regionalizações sob diferentes critérios . PORÉM,  OS DOIS CRITÉRIOS MAIS USADOS PARA REGIONALIZAR OU DIVIDIR O CONTINENTE AMERICANO , SÃO O GEOGRÁFICO E O  CRITÉRIO HISTÓRICO,CULTURAL E SOCIOECONÔMICO.
NAS AFIRMATIVAS A SEGUIR HÁ CARACTERÍSTICAS DE CADA UMA DESSES CRITÉRIOS.
 Você deverá  verificar quais afirmativas são falsas ou verdadeiras e  ASSINALAR  ABAIXO A OPÇÃO QUE PREENCHA CORRETAMENTE A COLUNA DE    ( V) VERDADEIRA OU ( F ) FALSA .
                          
1ª - (.....) De acordo com o CRITÉRIO GEOGRÁFICO  a configuração territorial do continente americano permite distinguir três Américas : a América do Norte, a América Central e a América do Sul.
2ª - (.....) O CRITÉRIO HISTÓRICO, CULTURAL OU SOCIOECONÔMICO se refere à configuração territorial do continente americano, formado por duas grandes massas de terra unidas por uma outra estreita faixa de terra, desta forma, nos permite distinguir três divisões.
3ª - (....) O CRITÉRIO GEOGRÁFICO  divide o continente em duas Américas : a América Latina e a América Anglo-Saxônica.
4ª - (.....) O CRITÉRIO  HISTÓRICO, CULTURAL OU SOCIOECONÔMICO leva em conta a colonização e o desenvolvimento econômico e social dos países.
5ª - (.....) O CRITÉRIO HISTÓRICO, CULTURAL OU SOCIOECONÔMICO divide o continente em três Américas : a América do Norte, a América Central e a América do Sul.
6ª - (.....) De acordo com o CRITÉRIO GEOGRÁFICO   , independentemente das diferenças entre as sociedades, elas podem ser agrupadas em dois grandes conjuntos, de acordo com a origem dos colonizadores, a cultura e o desenvolvimento econômico.
A OPÇÃO QUE PREENCHE CORRETAMENTE A COLUNA DE ( V) VERDADEIRA OU ( F ) FALSA  É :  ( 0,75)
(   a  ) F, V, V, F, V, V          (   b )   V , F , F , V , V , F         ( c )       V , F, F, V, F, F

PÁG 0
4)     O CONTINENTE AMERICANO OFERECE UMA VARIEDADE DE CARACTERÍSTICAS QUE CHEGA A NOS CONFUNDIR  _  A  SUA GRANDE EXTENSÃO TERRITORIAL AO LONGO DAS DIFERENTES LATITUDES (A NORTE E A SUL), É UM DOS SEUS TRAÇOS MARCANTES;  ESSE ALONGAMENTO TRAZ CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS  PRÓPRIAS AO CONTINENTE AMERICANO.

NESTA QUESTÃO HÁ AFIRMATIVAS SOBRE OS ASPECTOS GEOGRÁFICOS DO CONTINENTE AMERICANO:

I- O continente americano  é cortado por quatro paralelos principais ( Círculo Polar Antártico, Trópico de Câncer, Equador e Trópico de Capricórnio).
II - As  terras  do continente americano limitam-se ao norte com o Oceano Glacial Ártico, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com o Oceano Pacífico.
III - O  continente americano é o segundo maior continente do mundo.
IV- Atualmente, o continente americano constituído  por 35 países independentes e por  vários territórios que ainda pertencem a países europeus.
V- Suas terras localizam-se totalmente no Hemisfério Oriental.

PODEMOS AFIRMAR QUE ESTÃO CORRETAS:   ( 0,5)
(  a ) Apenas as afirmativas II, III e IV       (  b ) Apenas as afirmativas I, III e V       (  c ) Todas as afirmativas estão corretas

5)                 Nas afirmativas a seguir , há características  de acordo com a regionalização do continente americano,.
 VOCÊ DEVERÁ ASSINALAR APENAS  AS  AFIRMATIVAS  QUE CONTENHAM INFORMAÇÕES FALSAS: ( 0,5)

(      ) A América Anglo-saxônica é composta apenas por três países.
(      ) A América do Norte inclui um país latino : o México.
(      ) A  América Latina compreende somente  os países da América do Sul e da  América Central. 

(      ) A América do Sul é formada por 12 países independentes e por uma possessão européia, a Guiana Francesa, que é administrada pela França.
(      ) A América do Norte representa 55% do continente e como próprio nome indica, localiza-se totalmente no hemisfério Norte.
6)     Sobre a regionalização dos países no Continente americano assinale apenas a opção correta :
                                                                         

a)     São países que fazem parte da América Central : ( 0,25)
(     ) México, Guatemala, Panamá, Cuba
(     ) Guatemala, Panamá, Cuba, Venezuela                
(     ) Guatemala, Honduras, Cuba, Haití

b)    São países que fazem parte somente da América do Sul :
( 0,25)
(     ) Brasil,  Colômbia, Equador, Peru
(     ) Brasil,  Colômbia, Panamá, Chile
(     ) Brasil , Venezuela,  Nicarágua , Bolívia

c)     A América do Norte compreende os seguinte países :
( 0,25)
(     ) Canadá e Estados Unidos
(     ) Alaska, Canadá e Estados Unidos                                                 ( mapa apenas para consulta,se necessário) 
(     ) Canadá, Estados Unidos e México

Pág 03

7)      Quando estudamos o espaço americano com base nas formas da ocupação do território, identificamos grandes diversidades. A maior parte delas resulta do próprio processo de descoberta e colonização de suas terras. Porém, colonização da América Latina foi diferente da colonização que se deu na América Anglo-Saxônica .
NAS AFIRMATIVAS A SEGUIR TEMOS CARACTERÍSTICAS DE DOIS TIPOS DE COLONIZAÇÃO.

a) Sobre as características da colonização de povoamento , ASSINALE  APENAS A AFIRMATIVA FALSA : ( 0,5)
 (    ) Extração abusiva de recursos minerais e vegetais e utilização de extensas propriedades.
(    ) Tinha como base o trabalho familiar livre e assalariado (pago)
(    ) Os colonizadores tinham como objetivo a busca de uma nova pátria, para morar permanentemente.
(    ) Ocorreu no Canadá e grande parte dos Estados Unidos.

b) Sobre as características da   colonização de exploração  , ASSINALE APENAS A AFIRMATIVA FALSA : ( 0,5)
(    ) Ocorreu na América latina.
(    )  Foram organizadas apenas para atender o interesse das metrópoles.    
 (    )  Abuso do trabalho indígena e escravização  dos negros africanos.
(    ) Produção voltada para o abastecimento do mercado interno ,ou seja, a própria colônia.


8)         CADA UMA DAS AMÉRICAS,  OBTIVERAM UMA MARCA DEVIDO AOS POVOS QUE AS COLONIZARAM.
ABAIXO HÁ CARACTERÍSTICAS SOBRE CADA UMA DAS AMÉRICAS .  NUMERE-AS   :   

( 1 ) América Latina       ( 2 ) América Anglo-Saxônica     

(  .....) Seus países foram colonizados principalmente pela Espanha e Portugal 
(..... ) Seus países pertencem ao grupo de países subdesenvolvidos
( .... ) É formada pelos dois países mais ricos e desenvolvidos do continente.
(  ... ) O  nome se deve ao fato de seus países serem colonizados principalmente pela Inglaterra, embora também tenham recebido influência de outros países europeus.
(  ....) Refere também a países onde se fala inglês, como a Jamaica, ou holandês, como o Suriname.
( .... ) È onde se localiza os Estados Unidos, por exemplo.
                                    A  NUMERAÇÃO CORRETA É :    ( 1,0)
(      )  1, 1, 2, 1, 2, 2                  (      )    2, 2, 1, 1, 2, 1           (      ) 1, 1, 2, 2, 1, 2  

9) QUE PAÍS É ESSE ?!        ( SE NECESSÁRIO, CONSULTE O MAPA DA PÁGINA ANTERIOR) 

  ASSINALE O NOME DO PAÍS LOCALIZADO NO CONTINENTE AMERICANO DE  ACORDO COM A DICA FORNECIDA : ( 1,0)   ( 0,25 CADA)

a)      É VIZINHO DO BRASIL, ESTÁ ENTRE A ARGENTINA E BOLÍVIA:
(     ) Paraguai  (    ) Uruguai    (    ) Peru
b)    FAZ FRONTEIRA COM A COLÔMBIA AO NORTE; É BANHADO PELOS OCEANOS ATLÂNTICO E PACÍFICO:
 (     ) Equador      (     ) Venezuela   (     ) Panamá
c)     FAZ FRONTEIRA COM QUASE TODOS OS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL:
(     ) Brasil            (       )  Chile              (     ) Argentina
d)    NÃO  FAZEM FRONTEIRA COM BRASIL:
(     ) Bolívia, Chile        (     ) Chile e Equador         (     ) Equador e Colômbia

“ PESSOAS ESPECIAIS SÃO DÁDIVAS DE DEUS PARA ABENÇOAR OS CAMINHOS

DAQUELES QUE CRUZAM OS SEUS.”

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO