Pular para o conteúdo principal

A IMPORTÂNCIA DE LER OS ENUNCIADOS - DINÂMICA PARA MEDIR O GRAU DE ATENÇÃO - SERVE TAMBÉM PARA DESCONTRAÇÃO / EXPLICANDO A DINÂMICA/ OS ALUNOS OU FUNCIONÁRIOS APRENDERÃO ESSA LIÇÃO : LER CALMAMENTE TODO O ENUNCIADO E PRESTANDO ATENÇÃO/ RELATO DA EXPERIÊNCIA AO PLICAR ESSA DINÂMICA/ CONCLUSÃO : DICAS - USE O ENUNCIADO A SEU FAVOR.

DINÂMICA PARA MEDIR O GRAU DE ATENÇÃO DE ALUNOS OU FUNCIONÁRIOS

ATENÇÃO : ESSE TESTE NA VERDADE É UMA PEGADINHA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL , ENSINO MÉDIO, CURSINHO, FUNCIONÁRIOS DE EMPRESAS ETC 
______________________________________________________




ESTE É UM TESTE PARA MEDIR O SEU GRAU DE ATENÇÃO E RAPIDEZ. VENCERÁ OS QUE PRIMEIRAMENTE TERMINAREM.

SIGA OS SEGUINTES COMANDOS:  

1- PEGUE UMA FOLHA EM BRANCO.
2- NÃO ESCREVA OU RASCUNHE NENHUMA QUESTÃO NESTA FOLHA DO TESTE..   
3- APÓS INICIAR O TESTE,  NADA PODERÁ  SER QUESTIONADO AO APLICADOR OU COLEGAS.( FEITO ISSO SERÁ AUTOMATICAMENTE DESCLASSIFICADO.2-  NÃO ESCREVA OU RASCUNHE NENHUMA QUESTÃO NESTA FOLHA DO TESTE.
4-SOMENTE RESPONDA EM VOZ ALTA AQUILO QUE FOR SOLICITADO NO TESTE.
5-DESLIGUE OU GUARDE CELULARES OU OUTROS ELETRÔNICOS.

6- PRIMEIRAMENTE LEIA ATENTAMENTE  E SILENCIOSAMENTE TODAS AS 20 QUESTÕES ANTES DE COMEÇAR A RESPONDER O TESTE.

1)  Escreva o seu nome completo / data de nascimento e sua idade
2) Escreva seu endereço completo ( rua, bairro, cidade, estado) sem abreviar de palavras.
3) Faça um desenho que melhor represente você
4) Precisamos saber quem está mais adiantado ou atrasado, por isso bata palma três vezes.
5) você se lembra a ordem do seu horário de aulas hoje/ escreva-o.
6) O pai de Monica tem cinco filhas:
- Lele , Lala ,  Lulu ,  Lolo  e  ???? .  Qual o nome da quinta filha?
7) Fale alto o nome da professora que está na sua sala no momento.
8) Escreva  somente os números ímpares contidos de 1 a 20.
9) Escreva o nome de seis professoras(es) que dão  aula para você (sendo professoras(es) substitutas(os) ou não) e suas respectivas matérias.
10) Escreva o nome do time de futebol que você torce ou que é simpatizante  e para descontrair o ambiente pronuncie-o bem alto e com raça.
11)  Precisamos saber quem está mais adiantado ou atrasado, por isso mostre sua felicidade, dando uma gargalhada ( não se intimide , a gargalhada pode alta pra valer).
12) Escreva o nome de 2 programas de televisão que você mais gosta ( filmes, novelas, documentários, etc)
13) Cite o nome de 2 estados brasileiros que comecem com a letra A.
14)Bata a caneta ou lápis três vezes na sua carteira .
15) Escreva o nome de qualquer colega  seu e o pronuncie bem alto.
16)  Escreva o nome do seu ídolo ou de uma pessoa por quem sente extrema admiração( amigo, parente ).
17) RESPONDA por escrito : Você participa de uma competição. Você ultrapassa o segundo colocado. Em que posição você está agora?
18) você está quase lá : dê um gritinho de vitória tipo “UHUUUU”.
19) CALCULE : Pegue 1000. Adicione 40. Mais 1000. Mais 30. Mais uma vez 1000. Mais 20 , Mais 1000. E mais 10 . Qual é a soma?
20) ATENÇÃO : Agora que você leu primeiramente todas as questões, você já passou no teste de atenção:  PARABÉNS !!!.VOCÊ É RÁPIDO E ATENCIOSO.  Não precisa responder nenhuma questão ... APENAS LEVANTE O BRAÇO E DIGA PARA O APLICADOR BEM ALTO “TERMINEI” e permaneça em silêncio ( CASO CONTRÁRIO  SERÁ  DESCLASSIFICADO)

________________________________________________________________

EXPLICANDO A DINÂMICA:

ATENÇÃO PARA QUEM VAI APLICAR O "TESTE" VEJA O ENUNCIADO LOGO ABAIXO NO TESTE  : "SIGA OS SEGUINTES COMANDOS:" 

 VOCÊ REPAROU QUE NO 6º COMANDO ESTÁ PEDINDO  PARA LER TODAS AS QUESTÕES ANTES DE COMEÇAR  O TESTE ?! 

POIS BEM , A ULTIMA QUESTÃO DO TESTE É A SEGUINTE:

20) ATENÇÃO : Agora que você leu primeiramente todas as questões, você já passou no teste de atenção:  PARABÉNS !!!.  Não precisa responder nenhuma questão ... APENAS LEVANTE O BRAÇO E DIGA PARA A PROFESSORA BEM ALTO “TERMINEI” e permaneça em silêncio ( CASO CONTRÁRIO  SERÁ  DESCLASSIFICADO).

PORTANTO, QUEM ATENDEU  O 6º COMANDO DO ENUNCIADO, NÃO PRECISOU "PAGAR MICO"  , FICAR GRITANDO NOME DE TIME, BATENDO NA CARTEIRA, DANDO RISADA ... 

ASSIM , OS ALUNOS  OU FUNCIONÁRIOS APRENDERÃO ESSA LIÇÃO :  

LER CALMAMENTE TODO O ENUNCIADO E PRESTANDO ATENÇÃO.

QUANDO  OS   ALUNOS  OU ATÉ MESMO FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA SE DESCUIDAM, NÃO LENDO O ENUNCIADO TODO DE UMA QUESTÃO OU AVISO, DE DOCUMENTOS OU NÃO PRESTA ATENÇÃO AOS COMANDOS , PODENDO SER NO  ENSINO FUNDAMENTAL OU MÉDIO, FACULDADE,  VESTIBULAR, ENEM, OUTROS CONCURSOS , OU ATÉ MESMO EM ATIVIDADES IMPORTANTES DE UMA EMPRESA,SE  NÃO LEREM TOTALMENTE OS COMANDOS OU INFORMAÇÕES INICIAIS , PODEM NÃO SE DAR BEM. 

RELATO DA MINHA EXPERIÊNCIA AO PLICAR ESSA DINÂMICA: 

1- APENAS UMA MÉDIA DE 2% DAQUELES EM QUE FIZ ESSE TESTE LERAM ATÉ O FINAL E  TERMINARAM RAPIDAMENTE, ENQUANTO OS OUTROS FICAVAM SEM ENTENDER E FAZENDO DE TUDO PARA TERMINAR RÁPIDO;

2- POSSO  AFIRMAR : É HILÁRIO VER OS ESTUDANTES OU FUNCIONÁRIOS GRITANDO O NOME DO TIME, BATENDO PALMAS, DANDO GARGALHADAS... CRIA UM CLIMA DE DESCONTRAÇÃO AGRADÁVEL, POIS TODOS FARÃO TUDO PARA TERMINAR RÁPIDO;

3- ANOTE O NOME DOS QUE TERMINAREM PRIMEIRO- PROVAVELMENTE SÃO ELES QUE CUMPRIRAM O COMANDO E LERAM TODAS AS QUESTÕES, POR ISSO NÃO PAGARAM "MICO";


3- NÃO É NECESSÁRIO ESPERAR QUE TODOS TERMINEM.... CHEGA UM MOMENTO QUE VOCÊ PERCEBE QUE ALGUNS JÁ CHEGARAM AO FINAL E COMEÇAM A FICAR "COM RAIVA", PERPLEXOS POR TER PAGADO MICO, FEITO TUDO EM VÃO ( É MUITO ENGRAÇADO);

4-  NÃO SE ESQUEÇA: ESSE TESTE FAZ O MAIOR SUCESSO, POIS OS ALUNOS OU FUNCIONÁRIOS SÃO COMPETITIVOS E QUEREM A TODO CUSTO VENCER, DEPOIS É A MAIOR ZOEIRA UNS COM OS OUTROS. TEM ALGUNS QUE FICARÃO SEM GRAÇA OU CHATEADOS POR NÃO TEREM LIDO, ETC. ANALISE CADA CASO.

6- VOCÊ QUE VAI APLICAR O "TESTE" PODE REELABORAR NOVAS QUESTÕES.


ENTÃO TRABALHE COM ELES SOBRE PRESTAR ATENÇÃO NAQUILO QUE ESTÁ SENDO SOLICITADO NUM ENUNCIADO DE QUESTÃO  DE PROVA, NUM AVISO DA ESCOLA,  NUM DOCUMENTO QUALQUER DA EMPRESA, ETC.




USE O ENUNCIADO A SEU FAVOR:
1- UMA COISA MUITO COMUM É NÃO PRESTAR ATENÇÃO AO COMANDO DE PROVAS , MAS ISSO TEM CONSEQUÊNCIAS... SE VOCÊ É APRESSADINHO, E TEM MEDO DE PERDER TEMPO LENDO TODO O ENUNCIADO , SAIBA QUE ISSO PODE SER UM PONTO NEGATIVO PARA SUA PONTUAÇÃO. É MESMO UMA ARMADILHA NÃO LÊ-LOS.
2- SE VOCÊ VÊ OS ENUNCIADOS   COM DESPREZO E NÃO PRESTA ATENÇÃO A ELE DA MANEIRA ADEQUADA., FIQUE SABENDO QUE  O TEXTO  DO ENUNCIADO CRIA CONEXÕES NA SUA MENTE PARA VOCÊ RELEMBRAR O ASSUNTO EM QUESTÃO. NÃO É À TOA QUE ELES EXISTEM.
3- LEMBRE-SE: MUITAS VEZES AS QUESTÕES SÃO VERDADEIRAS PEGADINHAS ... USE O ENUNCIADO A SEU FAVOR : FAZER O QUE O ENUNCIADO PEDE É FUNDAMENTAL. UM ENTENDIMENTO INADEQUADO, PODE GERAR CONFUSÃO E MESMO SABENDO A RESPOSTA  , MUITAS VEZES VOCÊ  ACABA ZERANDO A QUESTÃO... E O ARREPENDIMENTO DEPOIS?! E A CULPA?! POR QUE EU NÃO LI?! ERREI POR UMA COISA BOBA!!! LÁ SE VÃO PONTOS A MENOS NAS PROVAS...
4- POR ISSO , LEIA COM ATENÇÃO OS ENUNCIADOS, E ANOTE O QUE FOR  NECESSÁRIO PARA COMPREENDER A QUESTÃO ,RASCUNHE, RABISQUE, SUBLINHE, REFLITA , FAÇA OS CÁLCULOS,ETC. NÃO ENTENDEU? DEIXE A QUESTÃO DE LADO, PASSE PARA A PRÓXIMA E VOLTE DEPOIS. FIQUE CALMO,  VOCÊ TEM UM TEMPO DETERMINADO PARA RESOLVER CADA QUESTÃO; 

5- IDENTIFIQUE CLARAMENTE A SITUAÇÃO OU PROBLEMA PROPOSTO: O QUE É MESMO QUE A QUESTÃO ESTÁ SOLICITANDO ? PRESTE ATENÇÃO PARA O ENUNCIADO OU COMANDO: COMPARE, ANALISE, JUSTIFIQUE, CITE, EXEMPLIFIQUE, RETIRE DO TEXTO, EXCETO,ASSINALE A FALSA ,  ETC. 
VISITE ESTE SITE

#SANTAAJUDAESTUDAR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO