TEXTO MOTIVACIONAL PARA PROFESSORES RETIRADO DO LIVRO DE AUGUSTO CURY : FILHOS BRILHANTES, ALUNOS FASCINANTES : UMA ESCOLA EM CRISE -( Algumas pessoas jamais nos elogiarão, por mais que façamos um excelente trabalho, embora devessem pelo menos nos respeitar. Mas se não formos respeitados, que fazer? ) UMA ESCOLA EM CRISE - Havia uma certa escola apelidada de Escola dos Pesadelos. Trabalhar e estudar nela era um verdadeiro martírio. Os alunos viviam agitados, não se respeitavam, freqüentemente se agrediam. No semestre anterior, um aluno havia ferido outro, deixando-o paraplégico com uma bala na coluna. Muitos professores estavam ansiosos, deprimidos, amedrontados devido ao clima da escola. Os alunos viviam alienados, ansiosos e irritados. Para muitos, o último lugar em que queriam estar era dentro da sala de aula. Raramente alguém tinha interesse em aprender. Nada parecia mudar o caos dessa escola. ....... POR FIM , A ESCOLA DOS PESADELOS COMEÇOU A RECEBER OS RAIOS SOLARES DOS SONHOS, O SONHO DA SABEDORIA, DA GENEROSIDADE, DA FÉ NA VIDA. A DOR SE TRANSFORMOU NUM GOLPE DE AMOR NO PEQUENO E INFINITO MUNDO DE UMA SALA DE AULA. /
UMA ESCOLA EM
CRISE
Havia uma certa
escola apelidada de Escola dos Pesadelos. Trabalhar e estudar
nela era um
verdadeiro martírio. Os alunos viviam agitados, não se respeitavam,
freqüentemente
se agrediam. No semestre anterior, um
aluno havia ferido outro,
deixando-o paraplégico com uma bala na
coluna.
Muitos
professores estavam ansiosos, deprimidos, amedrontados devido ao
clima da
escola. Os alunos viviam alienados,
ansiosos e irritados. Para muitos, o último
lugar em que queriam estar era dentro da sala de aula. Raramente
alguém tinha interesse em aprender.
Estudar,
assimilar o conhecimento, fazer provas era uma chatice insuportável.
Os conflitos
eram tão graves que diariamente se chamava o policiamento.
A escola deixou de ser um canteiro de paz e se
converteu num canteiro de medo.
Nada
parecia mudar o caos dessa escola.
Certa vez, um
professor de física, que deu uma nota baixa para três alunos, foi
ameaçado de morte.
Temendo pela sua vida, abandonou a escola. Foi o décimo
professor a
desistir de trabalhar na escola no último ano.
UM NOVO
PROFESSOR DE FÍSICA FOI CONTRATADO, ROMANOV. TINHA APENAS 1,55 M DE ALTURA, ERA
FRANZINO, MAGRO E APARENTEMENTE TÍMIDO. AO VÊ-LO, ALGUNS ALUNOS, COM UM SORRISO
SARCÁSTICO, PENSARAM: "COITADO! ESSE NÃO DURA UMA SEMANA. SE O ANTIGO
PROFESSOR, QUE
TINHA 1,90 M E ERA MUSCULOSO, NÃO SUPORTOU A AMEAÇA, ESSE SERÁ FACILMENTE DOMINADO", IMAGINAVAM.
No primeiro dia de Romanov um grave
problema ocorreu. Um aluno agressivo e
autoritário,
apelidado de Gigante, colocou a lixeira da sala ao lado da porta para o
professor
tropeçar. Romanov entrou eufórico,
estava animado em se apresentar, nem olhou para o chão. O pequeno professor jamais sofreu uma queda
tão feia. Quase quebrou a perna.
A CLASSE NÃO CONTEVE O RISO, EMBORA ALGUNS
TIVESSEM PENA DO MESTRE. ROMANOV LEVANTOU-SE SERENAMENTE, TIROU O PÓ DA CALÇA E
MOMENTOS DEPOIS FITOU A FACE DE TODA A TURMA. NÃO DISSE PALAVRA ALGUMA,
MERGULHOU NUM PROFUNDO SILÊNCIO. NO COMEÇO, NINGUÉM SE AQUIETOU. OS MINUTOS SE
PASSARAM E A PLATÉIA COMEÇOU A FICAR INCOMODADA.
O SILÊNCIO DO NOVO PROFESSOR PENETROU POUCO
A POUCO NA MENTE DOS ALUNOS E OS INQUIETOU. NUNCA VIRAM UMA REAÇÃO COMO ESSA.
ESPERAVAM BRONCAS E SERMÕES, MAS FORAM INUNDADOS POR UM GRITANTE E PERTURBADOR
SILÊNCIO. QUINZE MINUTOS DEPOIS, TODOS ESTAVAM CALADOS.
A GRANDE LIÇÃO
Acalmada a platéia, Romanov a chocou,
soltou uns gritos incompreensíveis, que
assustaram a todos os alunos. Após o
choque, ele começou a fazer movimentos com as mãos, como se fosse um
catedrático em artes marciais. Os olhos dos alunos não
conseguiam
acompanhar seus movimentos.
De repente, o
professor virou uma cambalhota no ar. Os alunos, atônitos, não
acreditaram no
que viram, o espaço parecia tão curto para um movimento tão fantástico.
Parecia um
filme.
Finalmente entenderam que estavam diante de
um grande mestre do karatê, um
magnífico faixa preta. Romanov já
ganhara inúmeras medalhas em muitas competições.
Treinou os alunos a lutar e se dominar, era
valente, corajoso e admirado. MAS DEIXOU TUDO PARA SER UM PROFESSOR.
E, como professor, queria treinar seus
alunos a pensar sobre dois mundos, o
mundo em que estão (o físico) e o mundo de
que são (o psíquico). Após deixar a platéia
embasbacada com sua habilidade, bradou com voz poderosa:
— Quem colocou o
cesto do lixo para que eu tropeçasse?
Gigante se encolheu. Começou a tremer os
lábios. Sua insegurança o denunciou.
Aproximando-se
dele, olhou firmemente nos seus olhos e abalou-o:
— O poder de
um ser humano não está na sua musculatura, mas na sua
inteligência.
Os fracos usam a força, os fortes usam a sabedoria. Que tipo de força você
tem usado? —
perguntou o mestre.
Gigante não
respondeu. O professor perguntou qual era o seu nome. O jovem
falou
rapidamente. Perguntou se ele tinha apelido. Ao saber seu apelido, o professor
balançou a cabeça e fez uma pergunta
para a classe:
— QUEM AGRIDE OS
OUTROS É FRACO OU FORTE?
Romanov ensinava através da arte da
pergunta. A ARTE DA PERGUNTA ABRIA
AS JANELAS DA MENTE DOS ALUNOS E OS FAZIA PENSAR SOBRE VÁRIOS ÂNGULOS UM MESMO PROBLEMA,
DESENVOLVENDO ÁREAS NOBRES DA INTELIGÊNCIA.
QUERIA QUE ELES PENSASSEM DE MANEIRA AMPLA
E ABERTA.
Contrariamente ao
que sempre acreditaram, a turma respondeu:
— Quem agride é
fraco!
— Então aqueles que promovem guerras e atos
violentos são fracos. Quem usa a
agressividade e não a sua inteligência é
frágil. Em seguida, voltou para a classe e
acrescentou: — Todavia, para mim o Gigante não é fraco,
mas um grande ser humano. Tenho certeza de que ele tem um excelente potencial
intelectual. Ele precisa somente descobrir
esse potencial.
A platéia
ficou paralisada com suas palavras. Atônitos, os estudantes se
perguntavam:
"Como ele conseguiu elogiar um
aluno do qual todos os professores
procuram manter distância?"
E, dirigindo-se ao Gigante, abriu-lhe a mente.
Disse-lhe:
— Você me machucou,
mas para mim você não é um problema nem um inimigo. Saiba que você não é mais
um número na classe, mas um ser humano especial.
Se você me
permitir, gostaria de conhecê-lo melhor e ter a oportunidade de ser seu
amigo. — Em
seguida, estendeu-lhe a mão.
O PEQUENO PROFESSOR TORNOU-SE GRANDE NA
PERSONALIDADE DO ALUNO VIOLENTO, QUE NÃO
AMAVA NEM RESPEITAVA NINGUÉM. A IMAGEM DE ROMANOV FOI ARQUIVADA NOS SOLOS DO INCONSCIENTE
DE GIGANTE DE MANEIRA PRIVILEGIADA.
A partir daí, Gigante,
que detestava física, passou a curti-la.
QUEM AMA SEU MESTRE, AMA A MATÉRIA QUE ELE ENSINA.
QUEM NÃO AMA SEU PROFESSOR, DIFICILMENTE AMARÁ
SUAS IDÉIAS. ROMANOV ACREDITAVA NESSA TESE.
Vários alunos
também se comoveram com o episódio. Romanov não tinha
apenas conhecimento
lógico sobre física, ele conhecia o território da emoção, por isso era um
professor fascinante, sabia resolver conflitos em sala de aula. Rompeu o ciclo
da agressividade, começou a surpreender e tratar com gentileza seus agressores.
A ESCOLA DOS PESADELOS COMEÇOU A RECEBER OS
RAIOS SOLARES DOS SONHOS, O SONHO DA SABEDORIA, DA GENEROSIDADE, DA FÉ NA VIDA.
A DOR SE TRANSFORMOU NUM GOLPE DE AMOR NO PEQUENO E INFINITO MUNDO DE UMA SALA
DE AULA.
(TEXTO RETIRADO DO LIVRO DE AUGUSTO CURY : FILHOS BRILHANTES, ALUNOS FASCINANTES)
(TEXTO RETIRADO DO LIVRO DE AUGUSTO CURY : FILHOS BRILHANTES, ALUNOS FASCINANTES)
PARA REFLETIR :
TEXTO RETIRADO DO PREFÁCIO DO AUTOR AUGUSTO CURY:
trabalho,
embora devessem pelo menos nos respeitar.
Mas se não
formos respeitados, que fazer? Devolver a agressividade? Jamais!
Veremos que os frágeis usam a violência,
os fortes
as idéias. Devemos respeitar essas pessoas
e pensar
como o filósofo Nietzsche
pensou:
"Aquilo que não me mata, me torna mais forte".
Para mim,
as idéias são
sementes.
O maior favor que se faz a uma semente é enterrá-la...
Cada ser
humano, mesmo os alunos que tiram notas baixas na
escola, tem um potencial intelectual enorme
para ser explorado.
PARA
EXPLORAR ESSE POTENCIAL, DEVEMOS:
- Em primeiro lugar aprender a debater o
conhecimento e expressar sem medo o que pensamos e sentimos.
- Em segundo lugar, devemos ter em mente que a
grandeza de um ser humano está na sua humildade, na compreensão das suas
limitações e na capacidade de se fazer pequeno.
- Em terceiro lugar, precisamos explorar novos caminhos
com coragem. Como
sabiamente
disse Alexandre Graham Bell, o inventor do telefone: "Se andarmos apenas por
caminhos já traçados, chegaremos apenas
onde os outros chegaram".
- Em quarto lugar, devemos conhecer que a arte de
pensar em filosofia começa
quando
começamos a duvidar e criticar. Devemos aprender a duvidar das nossas falsas verdades
e criticar as promessas políticas, a imprensa, o ensino em sala de aula, os livros,
inclusive meus livros e minhas idéias.
Analisem
livremente tudo que lhes disserem e absorvam o que considerarem
útil.
Assim, não serão servos, mas líderes de si mesmos, verdadeiros pensadores que transformarão
o mundo, pelo menos o seu mundo.
É no fogo da dúvida e da crítica que
o ser
humano adquire sua estrutura.
TEXTOS RETIRADOS DO LIVRO : FILHOS BRILHANTES / ALUNOS FASCINANTES
AUTOR : AUGUSTO CURY
SLIDES COM RESUMO DE FRASES COM MENSAGENS IMPORTANTES :
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