TRANSMISSÃO
DO CONHECIMENTO PARA QUEM E PARA QUE?!
POR MARIZETE CAJAÍBA
Saber transmitir uma ideia de forma adequada
ao receptor e ao ambiente que se encontra É MUITO IMPORTANTE.
A forma correta de influenciar o
aluno, é saber “ quem é ele” – OU SEJA A FAIXA ETÁRIA E SUAS CARACTERÍSTICAS .
Bom mesmo é ler sobre a idade do seu
alunado, crianças ou adolescentes, tem suas fases, suas características, saiba
cada uma delas – estude a faixa etária para a qual você leciona – entre no
mundinho deles – saiba o que curtem, quais as músicas, quais os filmes, ídolos,
“gírias”, compre revistas que eles curtem, faça parte de suas redes sociais –
assim será mais fácil entendê-los e não condená-los diante de uma
determinada atitude que para aquela
criança ou adolescente é comum
Quase tudo que queremos depende, em
diferentes níveis, da atitude de outra pessoa – depende do grau de sintonia –
Muitos são aqueles que sabem a Geografia, a Matemática, a Ciências ... mas,
o mais importante não sabem : LIDAR COM A CRIANÇADA.
O professor ao entrar numa sala de
aula : ou ele encontra uma galera pronta
para contra atacar ou ele vai ter que aplicar métodos para se aproximar dos
baixinhos , se não for assim cada minuto da aula será uma tortura tanto para o
professor, quanto para o aluno.
O segredo é saber expressar para os
alunos segurança.
É mostrar de maneira clara suas metas,
seus objetivos, o que você espera construir com eles durante o ano letivo .
Aplicando corretamente estes princípios, é
possível engajar os alunos ao seu modelo particular de aula , ao seu tipo de personalidade como
educador e conduzir todos a buscarem o mesmo objetivo, reduzindo obstáculos e
resistências.
TEM LOGO ABAIXO ALGUMAS METODOLOGIAS BASEADAS EM EXPERIÊNCIA
PRÓPRIA QUE
DÃO CERTO :
CRIE UM
OBSERVATÓRIO NOS PRIMEIROS DIAS DE AULA : na primeira semana , nunca comece diretamente com conteúdos específicos da matéria : deixe
que o aluno o conheça, e conheça-os através de dinâmicas bem aplicadas e bem
conduzidas – estará criando aí um grande observatório logo de início, para
perceber : os alunos mais agitados, os mais solícitos, os mais participativos,
os mais tímidos, e os que nada querem, etc
CONVIVÊNCIA
HARMONIOSA :
O profissional precisa construir uma
imagem de pessoa agradável, que cumprimenta, que dá “bom dia”, e que convive
com seus alunos de maneira harmoniosa, que se importa com coisas do seu dia a
dia.
TÁTICA
DO ARGUMENTO. É
transmitir uma informação construindo, ao mesmo tempo, um raciocínio com
vantagens e consequências positivas para o aluno .
Durante as aulas, tente trazer o
assunto para a atualidade ou realidade do aluno, dê exemplos utilizando o nome
deles, acontecimentos da atualidade nomes do momento, etc
CONHEÇA
SEUS ALUNOS : há
alunos que você poderá utilizar como parceiros na sala de aula : parceiros para
dividir conhecimento, parceiros para dividir a alegria, parceiros para ajudar
na disciplina e assim por diante – entenda o tipo de personalidade ( para
isso caro amigo professor você deverá entender sobre inteligência emocional e
neurolinguística – mãos a obra amigo) e dê o “bote” – ou seja ganhe seus alunos
sem nunca precisar desafiá-los, gritar ou chamar a direção ou pais)
CUIDADO COM O SEU TOM DE VOZ : QUANTO MAIS VOCÊ GRITAR NO MEIO DA
BAGUNÇA – MENOS ELES VÃO TE VALORIZAR OU TE OUVIR. JAMAIS GRITE. Uma boa
técnica que uso é chamar pelo nome um por um que faz parte da indisciplina do
momento. UMA BOA TÈCNICA é criar um cantinho especial na próximo à sua mesa –
sempre que há um ou dois alunos
atrapalhando insistentemente – traga-os para perto da sua mesa – diga que você
os quer bem pertinho de você ....
RECIPROCIDADE: GENTILEZA GERA GENTILEZA – PRECISA DIZER ALGO MAIS ?! A sua
postura desde o início irá influencia a simpatia da turma com você . Não há
necessidade de se impor quando você é esperado pelo alunos na porta da sala,
quando os recebe bem, há reciprocidade – DEIXE TODOS OS SEUS PROBLEMA ANTES DE
ENTRAR NA ESCOLA – Quando não der ... vai ser difícil segurar a turma ... sua
emoção pode ficar a flor da pele e isso pode ter um desfecho negativo de
intolerância por uma mínima atitude do aluno .
SEJA
SOLÍCITO : MOSTRE O
QUANTO DESEJA QUE SEUS ALUNOS APRENDAM ... Ei, mas não precisa falar isso para
eles – NÃO PRECISA FAZER COMO OS FARISEUS - mostre-os com suas atitudes , com aulas
prazerosas e bem preparadas – com mais qualidade.
UTILIZE
O TEDIÔMETRO: melhor
dizendo – o “desconfiômetro” ele
serve para medir se sua aula está entediante, massante, chata, difícil de
engolir ... perceba pelas atitudes dos alunos – lance mão de um comentário que
nada tem a ver com o que você está dizendo ...(serve para acordar a galera), saia
para beber uma água, e reveja um novo jeito para aplicar aquele conteúdo.
( OMELHOR JEITO DE REVER OQUE ESTÁ
ACONTECENDO ESTÁ NO PRÓXIMO ÍTEM)
PRATIQUE A EMPATIA : COMO SERIA VOCÊ ASSISTINDO SUA
PRÓPRIA AULA POR LONGOS 50 MINUTOS?! Particularmente, quanto noto que está
havendo monotonia, que a aula está dando sono – faço algo para despertá-los ou
mudo a estratégia que preparei achando que seria “beleza”.
TRAGA
O ASSUNTO PARA O NÍVEL DO ALUNO – Quantas vezes ao preparar aulas, nos
deparamos com um conteúdo realmente “chato” até mesmo para preparar a aula –
então pesquise mais, traga atrativos, curiosidades – seja sincero – diga que
aquele assunto – é um pouco chato – mas é importante que eles saibam, por isso
vai precisar da compreensão deles – pois não será fácil passar para eles aquela
matéria.
Insira
curiosidades, traga figuras, etc
ORATÓRIA
: MANEJAR BEM A PALAVRA.
Antes de mais nada, é importante
dizer que, um bom professor é essencialmente um bom orador. Alguém que consciente ou inconscientemente,
faz uso de técnicas de oratória em suas aulas.
(
) VERDADE (
x ) MENTIRA
É impressionante como alguns
professores , conseguem articular bem suas aulas e manter a classe prestando
atenção por mais de 20 minutos seguidos de sua fala durante a explicação da
matéria, sem nunca terem estudado
oratória. Todos já ouviram dizer que
“alguém que possui o dom da palavra” – pois então , nem sempre é assim .
E O QUE
É O DOM DA PALAVRA ?
Penso que todos nós possuímos um
talento inato. Este dom quando descoberto, exercitado e bem
aproveitado, gerará frutos abundantes.
Poetas, escrevem e encantam corações. Músicos,
enchem de alegria qualquer lugar.
Dançarinos arrancam aplausos das
platéias, palhaços arrancam gargalhadas.
Os artistas podem fazem chorar , mas o
bom orador, pode fazer tudo isso, com o poder da palavra.
NO ENTANTO, RECONHECEMOS QUE NEM TODOS OS
PROFESSORES TEM O “DOM DA PALAVRA”
- é necessário dizer que este precisa ser bem orientado. Há uma metodologia
para conduzir bem um assunto para um determinado público , por é necessário Trabalhar
o aprimoramento de fala , isso depende de investimentos que
incluem estudos, treinamento, esforço, auto-conhecimento, objetividade e até
mesmo temos na internet dezenas de cursos
de oratória – que tal olhadinha?
SEGURANÇA
DURANTE AS AULAS. Uma
aula bem preparada, com bons argumentos, com métodos traçados - trará mais segurança ao professor – e o aluno
percebe a sua segurança - isso melhora a
auto-estima e conduz o professor a se
preparar cada vez mais.
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