Dicas para uma aula mais dinâmica e interessante - Use sua auto-crítica para corrigir o que achar que não está de acordo com o que seus alunos esperam de você. Não “pare no tempo”, procure sempre novos caminhos para atingir seus objetivos. Leia muito, pesquise na internet, cada aula deve ser uma descoberta. Seus alunos agradecerão e certamente apresentarão um rendimento muito melhor.
Uma aula
mais dinâmica e interessante
Fiz
uma vez um curso com um pedagogo e ao final tínhamos que dar uma aula que era
gravada, e depois assistíamos ao vídeo. Foi um pavor. Concluí que se eu fosse
minha aluna, iria antipatizar comigo mesma de cara.
Claro
que o conhecimento da matéria é importante, bem como todo o seu preparo para
ensinar. Mas como tudo na vida, a “roupagem” com que você apresenta tudo isso
também é muito importante.
Já vi professores sensacionais darem aulas
horrorosas, chatas e arrastadas, e em quinze minutos já estavam todos os alunos
bocejando.
Se
isso já aconteceu com você, talvez seja porque está deixando de lado um dado
muito importante, que é a forma com que você apresenta a matéria.
O
fator exterior ajuda muito, mas também pode botar tudo a perder. Por mais
saborosa que seja uma lasanha, ninguém irá querer provar se tiver aparência de
lavagem.
- Não
acredito em aulas com um professor estático e de fala monótona. O professor
deve transmitir entusiasmo aos alunos, não só na voz como em toda a sua
postura.
- Por
falar em postura, aproveite para ajeitar a sua, fique ereto, de cabeça
levantada e quando falar olhe nos olhos dos seus alunos, isso transmite
confiança e eles não vão questionar o que você explicar.
- Fale
com voz clara e varie a entonação porque uma voz monótona dá sono e faz a mente
dos alunos divagar por outros assuntos que certamente não têm nada a ver com o
que você está falando.
- Enquanto
explica, aponte alunos e faça perguntas para checar até que ponto eles estão
acompanhando o que explica. Isso também os mantém atentos porque a qualquer
momento podem ser solicitados.
- Quanto
mais eles participam da aula, mais se sentirão responsáveis pelo aprendizado.
- Não
dê broncas públicas em alunos que estão conversando, simplesmente escolha-os
para as suas perguntas. Em breve eles irão perceber que não é uma boa política
conversar durante a sua aula.
- Faça
gestos e dê exemplos que façam parte da vida de seus alunos. Procure
conhecê-los bem para adequar o que ensina à realidade que vivem e aos círculos
que frequentam, assim eles verão um uso prático para o que você ensina e
aprenderão com maior facilidade.
- Dê e
peça exemplos aos seus alunos. Olhando nos olhos deles você perceberá os que já
entenderam e poderá solicitá-los para que acrescentem seus pensamentos e
reflexões a respeito do tópico em pauta.
- Quando
terminar um assunto procure fazer com eles algum tipo de atividade que os faça
usar o que aprenderam.
Dê
tarefas criativas, onde eles tenham que acrescentar algo pessoal e não
exercícios puramente de repetição.
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Use sua auto-crítica para corrigir o que achar que
não está de acordo com o que seus alunos esperam de você.
Não
“pare no tempo”, procure sempre novos caminhos para atingir seus objetivos.
Leia muito, pesquise na internet, cada aula deve ser uma descoberta e não uma
sucessão de chatices intermináveis. Seus alunos agradecerão e certamente
apresentarão um rendimento muito melhor.
(zailda
coirano)
PARA VOCÊ REFLETIR :
DENTRO DELA MORA
UM ANJO
Ângela é professora de Ciências.
Poderia ser, também, de Inglês, Geografia,
Matemática, não importa.
Ângela está arrasada. Preocupa-a seu
filho, Rodrigo, com 14 anos, precisando de um pai sempre ausente e da mãe,
nunca com tempo. Desespera-se em pensar que pode estar usando drogas e sente-se
tristemente incapaz de conciliar seu carinho insubstituível com o sustento do
lar imprescindível.
Além de Rodrigo, preocupa-a sua mãe
diabética, desiludida e cansada e sua teimosia em não seguir as prescrições
médicas. Precisaria de mais tempo para a mãe. Deus do céu, como precisaria! Seu
casamento, em frangalhos, já apontava para pesada escuridão, quando teve ainda
aquele infeliz acidente em que bateu o carro, tornando o dinheiro mais curto e
o trabalho muito mais difícil.
Ângela descobre-se a última entre as
mulheres. Sente-se horrível.
Quando entra em aula, porém, alguma
coisa acontece. Mal acaba a chamada e sente-se envolvida por uma energia
estranha, por um toque mágico que a desprende de todos os seus pequenos dramas.
Envolve-se com seu ensino, fala, canta, ri, brinca, interage com os alunos e
constrói em cada um, dentro do universo mágico de sua individualidade, a
aprendizagem do que ensina.
Suas aulas são soltas, alegres,
interessantes e a disciplina flui pela gostosa espera com que cada classe a
recebe. Ninguém fica ausente de sua fala, ninguém está a salvo de seu olhar
carinhoso, meigo, atento. É agitada, buliçosa, vibrante. Suas aulas são assunto
de toda a escola e suas “tiradas”, o papo inegável de todo recreio.
É impossível não adorá-la!
Quando, vez por outra, precisa faltar,
a escola sente, os alunos reclamam, o dia torna-se murcho. Já ouviu dizer que
alguns, quando acordam, até murmuram:
- Que legal, hoje tem Ângela! Se na
sala de aula houvesse um espelho, Ângela
gostaria de se ver.
Ângela é a mais linda das mulheres.
CRÔNICA RETIRADA DO LIVRO MARINHEIROS E PROFESSORES -
Querida Marizete, muito obrigada pelas dicas e dinâmicas, aqui postadas, são muito boas e de grande valia. Que Deus te abençõe e faça muito sucesso em sua carreira profissional, que ´´e uma missão: ensinar.. Um abraço.
ResponderExcluirLuciana Cristina
Adorei as dicas!
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