quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

DICAS PARA ESTUDAR - LEMBRE-SE QUE VOCÊ VIVE UM MOMENTO DE SUA VIDA EM QUE ESTUDAR É O QUE VOCÊ FAZ DE MAIS IMPORTANTE.





Estudar não é brincadeira não!!!
                                                                      
Elaborado por Marizete Cajaíba
 
    
                 Estudar vai exigir de você aluno ,esforço e determinação

Ter determinação é acima de tudo ter resistência para enfrentar obstáculos e transpor barreiras.Tomemos com exemplo uma corrida com obstáculos. 
No início o atleta cai em muitos deles e aos poucos vai conseguindo superar cada um, até que certo dia consegue competir a corrida inteira , sem se deixar derrubar por nenhum dos obstáculos que foram postos na competição.


 Assim,  nos estudos durante o ano você precisará ter determinação para obter êxito  ao final de cada etapa .
            Mas, você está buscando algum resultado em seus estudos? 
           O que você pretende fazer  para alcançá-los?
        Cada aluno é único e, em conseqüência, terá um modo seu e particular de estudar, porém só obterá  bons  resultado se  tiver determinação  e  estruturar bons hábitos de estudar.
 MAS HÁ DICAS QUE SÃO GERAIS E ATINGEM A TODOS, ASSIM VEREMOS ALGUMAS :
1-   Força de vontade  : afaste a preguiça ,o sono , a dor de cabeça, os  pretextos como :  “mais tarde”,  “amanhã eu estudo”,  “daqui a pouco”,  “estou cansado” ou” depois do filme” , etc  , a hora é agoooooora.
2-   Tenha um horário certo para estudar todos os dias, comece pontualmente, não espere ter vontade, assim com o tempo você  vai adquirir automaticamente este hábito.
3-   Quando não gostar de uma disciplina ou do professor,  tente superar e vencer este obstáculo, este pode ser o seu maior problema para alcançar bons resultados durante o ano. ( lembre-se da corrida de obstáculos)
4-   Seja organizado com seu material de estudo : livros, cadernos, textos, atividades... se faltar a aula, atualize a matéria com um colega ou consulte a professora.
5-   Durante as aulas, anote dicas do professor, faça rascunhos, pergunte, pois você não aprenderá se não se interessar. Sem interesse o estudo é uma tortura, que chato seria estudar a “América Latina” em Geografia ou a “Circulação sanguínea” em Ciências se você não tem interesse pelo assunto, de fato os 50 min. de aula seriam  uma tortura. Quanto maior o seu  interesse, maior será a satisfação com e o benefício para aprender o conteúdo
6-   Durma cedo, estabeleça um “horário limite” para ir  dormir . Programações em horários mais avançados da TV  e  internet deixe para os fins de semana. O preço de dormir tarde e acordar cedo é a falta de atenção durante as aulas , sonolência e desinteresse .... o preço é muito alto. Fique ligado : durma cedo.
7-   Tenha um local apropriado para os estudos, nunca estude deitado ou debruçado sobre a cama, nem em locais de pouca iluminação ou com muito barulho.
8-   Faça  suas tarefas e atividades com interesse  e responsabilidade ,pois será através delas que você terá maior oportunidade de reter o conhecimento e familiarizar-se com a matéria. Não deixe acumular atividades, não as faça somente para o professor dar visto, faça pelo benefício de apreender a matéria.
9-   As tarefas para o dia seguinte devem ser as primeiras a serem feitas, depois recapitule as matérias dadas e coloque as outras atividades em dia. Nunca deixe acumular tarefas ou trabalhos que foram marcados com antecedência.
10-                      Conquistar algo requer determinação. Quanto mais determinado você for, mais espetaculares serão suas conquistas.


RESUMINDO  em uma só dica: VOCÊ DEVE QUERER ESTUDAR. Ter ideal, buscar bons resultados. Quanto mais você dedicar-se, maior será o seu progresso. Estudar  é uma responsabilidade igual a de seus pais, em suas atividades profissionais: você deve ter responsabilidade, seguir regras e cumprir horários .  Além de aprender, você estará  se preparando para sua vida de adulto.

LEMBRE-SE QUE  VOCÊ VIVE UM MOMENTO DE SUA VIDA EM QUE ESTUDAR É O QUE VOCÊ FAZ DE MAIS IMPORTANTE.
“ESTUDAR É O SEU TRABALHO, NÃO É BRINCADEIRA NÃO”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário