quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

estudar geografia : Geografia é uma daquelas matérias bem gratificantes e gostosas de estudar. Além de ser útil, envolve muito mais do que apenas ler, ler e ler... O que a torna tão especial é que a vivenciamos. “ SE FICAR O BICHO PEGA ,,, SE CORRER O BICHO COME “ : a Geografia está presente em todo o momento.





SE CORRER O BICHO PEGA ... SE FICAR O BICHO COME


                                                          Elaborado por  Marizete Cajaiba

     Geografia é uma daquelas matérias bem gratificantes e gostosas de estudar. Além de ser útil, envolve muito mais do que apenas ler, ler e ler... O que a torna tão especial é que a vivenciamos.
     O seu campo de estudo da ciência  é muito amplo, fato que possibilita a análise de diversos fenômenos que ocorrem no espaço. Sendo assim, a Geografia é responsável pela abordagem dos acontecimentos naturais, das modificações na natureza causadas pela relação homem-meio, organização espacial, interpretação da paisagem, descrição dos lugares, sociedade, análise geopolítica, economia, entre outros temas,
entretanto a Geografia acompanha o desenvolvimento do ser humano ao longo das décadas, sendo considerada uma das ciências mais importantes da atualidade.
      “ SE FICAR O BICHO PEGA ,,, SE CORRER O BICHO COME “ : a  Geografia está presente em todo o momento, seja na previsão do clima, na explicação de catástrofes como ocorreu em algumas cidades do Rio de Janeiro ( foi um grande aprendizado sobre o relevo e clima da região ) ou fenômenos naturais como terremotos ( como ocorreu no Haiti) , furacões, etc.
     Você vivencia a Geografia em muitos filmes de sucesso, em algumas  novelas como “Caminhos da Índia” ou “ O clone” foram  um verdadeiro álbum geográfico; você aprende Geografia nos telejornais com suas notícias sobre a economia nacional ou mundial, a vida nos grandes centros urbanos, as guerras, o terrorismo, catástrofes, etc .
     Portais de notícias como Estadão e G1 da Globo.com, ou as revistas semanais , como Veja e Época nada mais são que um extrato puro de Geografia.
      Na viagem de férias , a Geografia está sendo praticada quando se recorre aos guias turísticos para coletar informações, ao observar a diferença do relevo ao realizar o percurso até o local de destino , ao observar as  diferenças climáticas em decorrência da altitude. Quando você acessa o Google Earth, você viaja para qualquer lugar da Terra e pode ver imagens de satélite, mapas, terrenos e construções em 3D, desde galáxias do espaço ...
     Eventos mundiais como a Copa do Mundo ou Olimpíadas em Londres, se  transformam em grandes mecanismos para se aprender Geografia. 
    O que se pode afirmar é que, a Geografia influencia diretamente ou indiretamente no cotidiano de todas as pessoas do mundo, mesmo  que não se dêem conta disso.

A GEOGRAFIA NOS PERMITE COMPREENDER O MUNDO
    “ A ciência geográfica nos permite compreender as relações que nós, seres humanos, estabelecemos com o nosso lugar, com o espaço em que vivemos e construímos nossa vida , ou seja, com o nosso espaço de vivência.               É através da Geografia que podemos analisar e entender as transformações sofridas pelo espaço sob a ação das pessoas que nele vivem para que possamos gerenciar as mudanças futuras, fazendo com que elas sejam benéficas para as pessoas e a natureza. O espaço geográfico sofre transformações porque precisa ser adaptado às novas necessidades, às novas tecnologias.
      Atualmente, as alterações espaciais são rápidas e, em geral, bastante agressivas. O espaço geográfico é permanentemente transformado para atender aos anseios da sociedade na sua busca por soluções para tornar a vida mas confortável para a humanidade. Entretanto, nem sempre  essa busca produz uma vida qualitativamente confortável para todos.
     A GEOGRAFIA É A CIÊNCIA QUE LHE DARÁ FERRAMENTAS PARA COMPREENDER AS MUDANÇAS E OS FENÔMENOS QUE OCORREM EM SEU ESPAÇO DE VIVÊNCIA E OS BENEFÍCIOS OU DANOS QUE ESSAS MUDANÇAS PODEM TRAZER.”

GEOGRAFIANDO: ( responda no seu caderno)

1- Agora que você já sabe, descreva uma situação  que demonstre a presença da Geografia ( notícias da TV, internet, revistas , viagens, etc . COMENTE.
2- Explique a frase : “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come ... A geografia está presente no seu dia a dia.
3- Retire do texto, exemplos de como a Geografia faz parte do nosso dia a dia .
4- Qual a importância da Geografia em nossa vida?
    5- Pesquise e cole no seu caderno uma reportagem interessante envolvendo temas geográficos.(  comentar para a sua classe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário