quarta-feira, 12 de junho de 2013

ESTRATÉGIAS PARA O ALUNO “QUE NÃO GOSTA DE ESTUDAR” VENCER A "BATALHA" NA ESCOLA: SER APROVADO/ TENHA COMO OBJETIVO ESTUDAR / ESTUDAR É MESMO UMA OBRIGAÇÃO / há coisas na vida que são obrigações e temos que aprender a cumpri-las ou algo vai dar errado. ENQUANTO VOCÊ ACREDITAR,AS CHANCES ESTARÃO A SEU FAVOR.POR ISSO,ACREDITE SEMPRE. SUCESSO!!!

ESTRATÉGIAS  PARA O ALUNO  “QUE NÃO GOSTA DE ESTUDAR” VENCER  A "BATALHA" NA ESCOLA e SER APROVADO
                                            Marizete Cajaíba
Se você está pendurado em alguma matéria, está na hora de travar 
uma boa batalha :

1-   TENHA COMO OBJETIVO ESTUDAR : Pense  no seu objetivo ,  trace-o, escreva-o, deseje-o , queira-o como nunca quis algo na vida .... agora sim , com certeza era alcançá-lo.

              2-     ESTUDAR É MESMO UMA OBRIGAÇÃO – não pense que todos estudam              “morrendo de alegria”, é encarar a verdade e assumi-la : nem sempre vamos                    trabalhar por que queremos trabalhar, nem sempre acordamos cedo porque                          queremos acordar ... há coisas na vida que são obrigações e temos que aprender a               cumpri-las ou algo vai dar errado.
3 -  CUMPRIR OBRIGAÇÕES : todos nós em algum momento na nossa vida temos “obrigações”, que é aquilo que você faz por que “tem que fazer”, não pode ser adiado, não pode ser deixado para depois. Portanto, obrigação é mesmo uma “obrigação”, mais cedo ou mais tarde, você aprenderá o que é isso com a vida.
4-   TENHA O COMPROMISSO DE ESTUDAR : não vale inventar desculpas, você quer ou não  ser aprovado?!
5- PREPARE-SE PARA ALCANÇAR OS PONTOS NECESSÁRIOS PARA SER APROVADO APENAS NAQUELAS MATÉRIAS  QUE SÃO POSSÍVEIS : Se você está pendurado em  mais de uma matéria e tem uma que você sabe que já vai para a recuperação final , então deixe por enquanto essa matéria de lado e prepare-se para passar naquelas que são possíveis. Por quê?!  Porque se você dedicar muito tempo para essa matéria e já sabe que vai ser muito difícil, pode ser que aquelas outras em que você está se preocupando menos, não obtenha notas para passar e pronto ... mais recuperações finais .  Então alunos, encare essa estratégia : deixe de lado , por enquanto, e vá a luta com as possibilidades.
6-   ABRIR MÃO DE ... Pronto! VERIFIQUE QUAL TEM SIDO A PEDRA NO MEIO DO SEU CAMINHO : Topa esquecer algumas coisas que você ainda não foi capaz de abrir mão? Aquilo que te dá mais prazer, ao qual você está trocando as obrigações de estudar pelo prazer que elas  dão? ( Facebook, whatsapp, jogos, sono ,preguiça, desânimo , amizades, etc) O que você poderia abrir mão, pelo menos   provisoriamente ? Faça uma lista ,  fixe-a em um lugar visível e policie-se para não cair em tentação.
7 - REDES SOCIAIS:tomam muito tempo e você quando percebe, já se foram 2, 3 horas ... Deixe isso para o final de semana e com limite de tempo.
8 -  INTERNET : Quando você vai para a internet, não tem limites, então amigo : NÃO VÁ!!!!
9 - CELULAR : chega WHATSAPP a  todo instante, chega de ficar horas na internet só porque o plano cobre.
10 - VÍDEO-GAME: Isso não te pertence mais !!! Qualquer tipo de jogo eletrônico, afaste-se deles ... Jogos on line , principalmente , são verdadeiras armadilhas  ... se você acha que vai jogar somente meia-hora , numa boa: não vai não. È melhor não cair em tentação.deixe isso somente para o final de semana. Os jogos vão fazer você tirar notas na prova? Vão fazer a lição de casa? NÃO!!!
11 - AMIZADES : cuidado ! quem é amigo de verdade, te ajuda para a melhor. Numa boa: converse com seus amigos e peça-lhes um tempo. Ou melhor se tiver um amigo que está disposto a estudar contigo, beleza!
12 - TELEVISÃO : controle-se, nada de passar pela sala e dar só uma descansadinha e ficar a tarde toda, ou a noite toda na frente da tela... controle seu tempo de descanso.
13 - SONINHO DA TARDE : chegou da escola, almoce, descanse de 40 min a 1 hora, mais que isso, estragará sua tarde, você ficará desanimado para estudar. Coloque na sua cabeça  já “antes do soninho” que dormirá só um pouquinho e assim que o celular despertar ou a mãe chamar, pule da cama ou do sofá, tome um banho e comece o contra-ataque.
14 - SONINHO DA NOITE : Tenha um horário para dormir, nada de deixar  para estudar no fim da noite, depois de ter feito tudo aquilo que dá prazer ... seu cérebro já está cansado e não vai quere aprender mais nada !!! De boa, fixe um horário limite par dormir, no início vai ser um pouco difícil, mas rapidinho você verá que não será sacrifício nenhum e os resultados serão : você acordará mais disposto, você ficará mais esperto durante as aulas – muitas vezes – se você dorme bem a noite, o sonhinho da tarde nem surge.
15- LIMITES: Aprenda que tudo tem limite ... até não querer estudar.
16- OBEDEÇA REGRAS : 
Quem lhe impõe regras ? Pais, professores , tias, avós ?! Então, se há regras, se você é um pouco esperto , para o seu bem e o bem de todos , há de cumpri-las. Pense o que acontece quando você cria uma insatisfação com os pais ou seus responsáveis por não querer cumprir regras. Saiba que qualquer pessoa tem regras , eu tenho regras, o motorista no trânsito tem regras, o piloto de avião tem regras... o que aconteceria se todos resolvessem não cumpri-las?!
17 - Prepare-se para vencer, acredite em suas possibilidades :
ENQUANTO VOCÊ ACREDITAR,AS CHANCES ESTARÃO A SEU FAVOR.POR ISSO,ACREDITE  SEMPRE.
SUCESSO!!!


crie asas, voe longe – você pode, você deve!                            ACREDITE  E AJA !!!!
                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário