Pular para o conteúdo principal

05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente / CAMPANHA “SACO É UM SACO !” " QUANTAS SACOLAS DESCARTÁVEIS VOCÊ RECUSA POR DIA? / s sacolas descartáveis ocupam espaço considerável nos aterros sanitários e lixões, onde demoram cerca de 400 anos para se decompor e ainda entulham ruas e parques e poluem os oceanos, matando os animais - baleias, focas, golfinhos, tartarugas e aves / A MAIOR CAUSA PARA SUA PROLIFERAÇÃO É SEU USO PARA FORRAR LATAS DE LIXO :/ ATIVIDADE EM GRUPO : VAMOS COLOCAR O TEMA EM DISCUSSÃO NA SALA DE AULA


05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

CAMPANHA “SACO É UM SACO !”
" QUANTAS SACOLAS DESCARTÁVEIS VOCÊ     RECUSA   POR DIA?
A proposta é incentivar a discussão e a reflexão a respeito de um problema tão sério como a proliferação das sacolas descartáveis, a partir do seu uso indiscriminado e irresponsável.
     Precisamos, realmente, de tantas sacolas – feitas de plástico e de outros materiais igualmente nocivos ao meio ambiente? Será que precisamos delas para carregar qualquer produto que compramos ou, mesmo, para forrar latas de lixo? Por que não as substituímos por sacolas retornáveis – de pano, de lona vinílica (muito usada em banner promocionais) ou outros materiais recicláveis – que podem estar sempre à mão na bolsa ou no carro? Essa é a provocação que fazemos.
RECUSOU UMA SACOLA DESCARTÁVEL NO SUPERMERCADO, NA FARMÁCIA, NA PADARIA OU NUMA LOJA? ÓTIMO! DIVULGUE ESTA IDEIA EM CASA, PARA SEUS AMIGOS E COLEGAS DE TRABALHO OU DA ESCOLA, EM SEU CONDOMÍNIO, NO BAIRRO...

     É preciso um  incentivo para pensarmos na questão e colaborar para diminuir a utilização de sacolas descartáveis, sobretudo as que são feitas de plástico”.
Cada um que recusar uma sacola, com certeza vai ajudar a fazer uma grande diferença no processo de conscientização”.
     Há  urgência em eliminarmos - ou, pelo menos, reduzirmos - o uso das sacolas descartáveis .
Vale a pena o pequeno esforço de levar sacolas permanentes ou caixas de papelão para colocar as compras do supermercado ou recusar sacola para colocar apenas um livro ou um shampo, que podem ser colocados diretamente na bolsa.  O que importa é o resultado que se obtém da iniciativa: a redução da agressão ao meio ambiente.
O MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA LANÇOU A CAMPANHA “SACO É UM SACO”, FOCANDO DIRETAMENTE NO CONSUMO DAS SACOLAS PLÁSTICAS.
E a tendência é que esse tipo de manifestação cresça, cada vez mais. Afinal, as sacolas descartáveis ocupam espaço considerável nos aterros sanitários e lixões, onde demoram cerca de 400 anos para se decompor e ainda entulham ruas e parques e poluem os oceanos, matando os animais - baleias, focas, golfinhos, tartarugas e aves, só para citar alguns - que as engolem porque as confundem com alimento.
     Assusta pensar na quantidade de sacolinhas que circulam pelo planeta anualmente:  no mundo, são produzidas de 500 bilhões a 1 trilhão de sacolas plásticas - só no Brasil, são 12 bilhões.  As sacolas descartadas incorretamente entopem bueiros e poluem rios, lagos e mares. Dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) indicam que sacolas plásticas estão chegando a locais distantes, considerados paraísos ecológicos e turísticos. Em outras palavras, as sacolas plásticas estão em todo lugar! é o resíduo que mais polui as cidades. Prejudica a vida animal, entopem a drenagem urbana, rios, contribuindo para inundações.
      Hoje, a sacola descartável está presente no cotidiano de pessoas de todas as idades e classes sociais. Para quem vende ou para quem compra, tornou-se automático associar qualquer produto a uma sacola: não só em grandes compras, como também nas pequenas. Quem nunca carregou um simples livro, uma caixa de remédio, uma lata de refrigerante ou qualquer objeto solitário numa sacola descartável?
MAS O QUE O MMA APONTA COMO A MAIOR CAUSA PARA SUA PROLIFERAÇÃO É SEU USO PARA FORRAR LATAS DE LIXO :
 eja em casa, na escola, em banheiros, nos escritórios... ou então , apenas para ter sacolas em casa para caso haja necessidade de se carregar algo. Não é raro cenas em supermercados onde pessoas abocanham uma grande quantidade de sacolas às escondidas ( você já fez isso ou já viu alguém fazer?) Então, está na hora de alterar hábitos.
     VEJA MAIS NÚMEROS E ENTENDA PORQUE É IMPORTANTE RECUSAR O USO DE SACOLAS DESCARTÁVEIS : vamos supor que você use/aceite seis sacolas plásticas por semana. Isso representa cerca de: 24 sacolas plásticas/mês; 228 sacolas/ano; mais de 22 mil ao longo de sua vida.Já imaginou onde vai parar tudo isso?
  Por isso recuse, sempre, as sacolas descartáveis.  Recusou uma sacola descartável no supermercado, na farmácia, na padaria ou numa loja? Ótimo! Ponto para você e dez pontos para o meio ambiente .
     NOSSAS AVÓS NÃO SOBREVIVIAM SEM AS SACOLAS RETORNÁVEIS. Na época delas, as de plástico ou de papel não eram utilizadas. Hoje, com o conceito de responsabilidade ambiental, a sacola retornável é uma opção moderna para carregar as compras, de em média 35 quilos, e ainda com um custo ambiental muito baixo.
     Trocar a sacola de plástico pela retornável , além dos benefícios ambientais, diminui também o volume das sacolas plásticas em casa, e você ainda pode desfilar com uma sacola bonita que carrega o consumo consciente!  A moda ainda não pegou por aqui. Pelo resto do mundo, alguns países lutam freneticamente contra as sacolas plásticas: a Europa, por exemplo, cobra pelo uso delas há anos. Nos Estados Unidos e na Austrália, o governo tende a desestimular o uso das descartáveis.

MAS O QUE SERIAM ESSAS SACOLAS ECOLÓGICAS?

- SACOLA RETORNÁVEL : São as opções reaproveitáveis ou compostáveis, entre as quais estão as famosas ecobags (de lona, tecido, juta ou outro material de vida longa), as sacolas plásticas recicladas ;
- SACOLAS BIODEGRADÁVEL :  (compostáveis) são aquelas produzidas com matéria orgânica, geralmente amido de milho, que é de fácil decomposição. Esse material se degrada em até 180 dias pela ação de microorganismos presentes em ambientes de compostagem e de aterros sanitários. Transformam-se em um composto orgânico que pode ser usado como húmus na adubação.

ATENÇÃO : A SACOLA OXIDEGRADÁVEL (às vezes conhecida também por OXIBIODEGRADÁVEl ),é uma propaganda enganosa,  por ser feita exclusivamente a partir da química do petróleo, portanto não compostável, está proibida como a sacola plástica tradicional. 

INCENTIVE SEUS FAMILIARES E AMIGOS A PRESERVAR O PLANETA PARA AS FUTURAS GERAÇÕES. A NATUREZA AGRADECE.

saiba mais : 

 www.sacoeumsaco.gov.br       www.sacoeumsaco.gov.br/blog.
GEOGRAFIANDO :   PASSO A PASSO :

05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente
Projeto : “MEIO AMBIENTE “ – REDUÇÃO DOS USO DE SACOLAS DESCARTÁVEIS 

  REUNA EM GRUPO DE ATÉ _______ ALUNOS  - VALOR : ____________________  
 ESTARÃO SENDO OBSERVADOS :  a sua disciplina individual e o rendimento dos integrantes do grupo na elaboração do trabalho.
1º PASSO:
LEIA E ANALISE O TEXTO COM OS COLEGAS .
- RETIRE DADOS E INFORMAÇÕES INTERESSANTES
2º PASSO:     - VAMOS COLOCAR O TEMA EM DISCUSSÃO NA SALA DE AULA
VOCÊ JÁ CONHECIA O TEMA ? VOCÊ TINHA CONSCIÊNCIA DOS PROBLEMAS CAUSADOS PELAS SACOLAS DE PLASTICOS ?  O QUE VOCÊ ACHOU DAS INFORMAÇÕES ? VOCÊ JÁ PERCEBEU SE HÁ ESSE TIPO DE INICIATIVA NA SUA FAMÍLIA OU NA SUA CIDADE ? QUAL DEVERÁ SER A SUA ATITUDE A PARTIR DE AGORA? QUEM MAIS SE BENEFICIARÁ COM A ATITUDE DE RECUSAR OU DIMINUIR O USO DAS SACOLAS DESCARTÁVEIS ?
- CRIE FRASES SOBRE :
A) PROBLEMAS CAUSADOS PELAS SACOLAS PLÁSTICAS
B) INCENTIVOS PARA USAR AS SACOLAS RETORNÁVEIS

CADA GRUPO FALARÁ UMA  OU MAIS FRASES E FARÁ UM COMENTÁRIO PARA OS COLEGAS.
( IDÉIAS ORGANIZADAS, INFORMAÇÕES COERENTES )

3º PASSO  : CARTAZES OU FAIXAS ( DE PAPEL OU TNT) COM FRASES CONTRA O CONSUMO DE SACOLAS DESCARTÁVEIS ( DATA A SER MARCADA PELA )
4º PASSO :
CADA INTEGRANTE DO GRUPO DEVERÁ TRAZER PARA A CLASSE , O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE “SACOLAS RETORNÁVEIS” DOS MAIS VARIADOS TIPOS  ( TECIDOS, LONA, PAPELÃO , MATERIAIS RECICLADOS, ARTESANAIS OU NÃO , ETC )  . MOSTRE PARA OS COLEGAS.  COMENTE SOBRE O USO DAS SACOLAS PELOS FAMILIARES.
( A PROFESSORA IRÁ  VALORIZAR O EMPENHO DO GRUPO NA REALIZAÇÃO DESTA TAREFA  )

5º PASSO  :      lembre-se do objetivo desse trabalho :  Cada um que recusar uma sacola, com certeza vai ajudar a fazer uma grande diferença no processo de conscientização”.    Incentive seus familiares e amigos a preservar o planeta para as futuras gerações. A natureza agradece.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUGESTÃO PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA / REGIONALIZAÇÃO PELO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO / GABARITO / - FONTE: TEXTOS DO LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

VISITE TAMBÉM ESTE SITE DA PROFESSORA MARIZETE CAJAÍBA http://www.santaajudatecnicasdeestudo.com.br/home #SANTAAJUDAESTUDAR
QUESTÕES : UNIDADE 1 - Tema 2 – REGIONALIZAÇÃO PELO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO

GABARITO:  RESPOSTAS CORRETAS EM VERMELHO
QUESTÕES ELABORADAS POR MARIZETE CAJAIBA - FONTE: TEXTOS DO LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

1)  UMA CARACTERÍSTICA  QUE DIFERENCIA MUITO OS PAÍSES DESENVOLVIDOS DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS  É A CONCENTRAÇÃO DE RENDA. QUANTO A ESSA CARACTERÍSTICA, ASSINALE A AFIRMATIVAS FALSA :  (   A ) Os países subdesenvolvidos são marcados pela grande concentração de renda e a enorme desigualdade social, onde a maioria da população é constituída por pessoas de baixa renda. (   B  ) Nos países subdesenvolvidos, devido à grande concentração de renda ,  a maioria da população é constituída ( formada) por pessoas com uma renda elevada , desta forma , nesses países , os ricos formam uma maioria que detém  a maior parte da riqueza. (   C  ) Há uma pequena parcela da…

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA - QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA COM GABARITO - TEMAS : GLOBALIZAÇÃO , TRANSNACIONAIS E OS FINANCIADORES DA ECONOMIA MUNDIAL / UNIDADE 2 - TEMAS 1, 2,E 3 - FONTE : GEOGRAFIA - PROJETO ARARIBÁ - 8º ANO - EDITORA MODERNA

GEO-AVALIAÇÃO -   valor :10,0 obteve : ______Aluno(a): ____________________________________________________8º ano : ____nº: ____                                  (escreva o nome com letra legível e o número de acordo com o diário)Data: ______/_______/______ ATENÇÃO: -questões para completar ou assinalar, se forem rasuradas serão anuladas; -escreva com letra legível, pois caso esteja incompreensível a resposta será desconsiderada; -procedimento inadequado ( conversas, brincadeiras, comentários inadequados, etc ) durante a geo-avaliação implicará em recolhimento ou anulação  da mesma.

Questõesunidade II – TEMA   1  :    A ECONOMIA MUNDIAL ATUAL

1) “ Vivemos num período de globalização. Assim há uma certa transferência   ou  transplante de estilos de   comportamento social ou cultural e uma grande familiaridade com  “o diferente”  quando milhões de pessoas  em todo o globo   compartilham os mesmos hábitos  e  costumes mesmo sem se dar conta disso.” A seguir , observe os aspectos que compõem o p…

SUGESTÕES PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA COM GABARITO : UNIDADE 1 - TEMA 1 : O MUNDO DIVIDIDO : PAÍSES CAPITALISTAS E SOCIALISTAS - GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

 UNIDADE 1 -TEMA 1 : O MUNDO DIVIDIDO : PAÍSES CAPITALISTAS E SOCIALISTAS
(  GABARITO EM VERMELHO NO FINAL DA PROVA )
1)Desde o seu surgimento , o capitalismo passou por diferentes fases de aperfeiçoamento, assim,  considerando o seu processo de desenvolvimento, o capitalismo foi classificado em três fases :  capitalismo comercial , capitalismo industrial  , capitalismo financeiro.Desta forma , nas frases abaixo há características de cada fase do capitalismo , vocês deverão completá-las de acordo com cada fase do sistema capitalista :   ( 1,0)
CAPITALISMO COMERCIALCAPITALISMO INDUSTRIALCAPITALISMO FINANCEIRO
 _________________________________Nessa fase a acumulação  de capital e as crescentes exigências do consumidor levaram os donos das oficinas manufatureiras a introduzir inovações na forma de produzir mercadorias, foi caracterizada pela intensa utilização de máquinas movidas à vapor. _________________________________ Nessa fase ocorreu um grande aumento da produção de mercadoria, o que…