Pular para o conteúdo principal

sugestão de questões para avaliação de geografia -: México : ENTRE OS PAÍSES RICOS E OS PAÍSES POBRES / AMÉRICA CENTRAL : CONTINENTAL E INSULAR - fonte : projeto araribá - 8º ano




Tema 4 – México : ENTRE OS PAÍSES RICOS E OS PAÍSES POBRES

 O MÉXICO INCORPORA UMA PAIXÃO  PELA VIDA. ESSE PAÍS TEM RUÍNAS, PRAIAS BELÍSSIMAS, MONTANHAS, HISTÓRIA, CULTURA, TEQUILA E UM POVO MUITO ANIMADO, O MÉXICO VALE UMA VISITA , É  UM PAÍS CHARMOSO QUE SE EQUILIBRA ENTRE O MODERNO E O TRADICIONAL, O TURISMO DE MASSA E PRAIAS ISOLADAS .

1)              Nas  afirmativas a seguir temos algumas características sobre o território e a população mexicana . APENAS UMA É FALSA, ASSINALE-A:       
(  X ) A população mexicana, com cerca de 100 milhões de habitantes é formada predominantemente por descendentes de espanhóis.
(      ) É o quinto maior país da América e possui a terceira maior população do continente, apresenta uma economia com características bem distante dos Estados Unidos e do Canadá.
(      ) No Planalto Mexicano está localizada a Cidade do México, capital do país e principal cidade de uma das mais populosas regiões metropolitanas do mundo, com aproximadamente 19 milhões de habitantes.
(predominantemente formada pela miscigenação entre os ameríndios e os colonizadores espanhóis.
2) Todos os anos, centenas de milhares de imigrantes ilegais atravessam a fronteira do sul do México de forma a continuarem rumo aos Estados Unidos, por vezes sob condições desumanas . As estimativas variam muito no que diz respeito a quantos imigrantes ilegais estão vivendo nos EUA.
A  Polícia de Fronteira dos EUA captura muitas pessoas que tentam entrar sorrateiramente no país.
SOBRE A IMIGRAÇÃO ILEGAL, ASSINALE APENAS A AFIRMATIVA FALSA:
(     ) As remessas de dinheiro para as famílias que ficam no México, chegam a 16 bilhões de dólares por ano, mais do que o país arrecada com as exportações petrolíferas.
( X ) Pelas estatísticas oficiais, o México perde aproximadamente 1 milhão de emigrantes por ano.
(     ) A emigração para os Estados Unidos , legal ou ilegal, é um problema social com reflexos diretos na queda do índice de crescimento demográfico.

 3) O México apresenta uma estrutura produtiva diversificada, com várias atividades agropecuárias ,mineradoras e industriais. Nas afirmativas a seguir  há  características da economia mexicana, referindo-se apenas à agropecuária:

I -  Na agricultura predominam as propriedades extensas, conhecidas como haciendas, que empregam grande quantidade de mão-de-obra, pois são pouco mecanizadas.
II -  O território mexicano é pouco favorável  à agropecuária. A ocorrência de montanhas e climas áridos diminui a disponibilidade de áreas cultiváveis.
III-  Grande parte da produção agropecuária concentra-se nas planícies do norte do país , onde as temperaturas são amenas, as chuvas regulares e os solos férteis.
(concentra-se no Planalto do México)
IV- A pecuária é praticada no Planalto Mexicano e chega a ocupar 40% do território.

QUANTO AS AFIRMATIVAS SOBRE A AGROPECUÁRIA MEXICANA ,         
ESTÃO CORRETAS AS SEGUINTES AFIRMATIVAS :

(  X )  I, II e IV                 (     ) II, III  e IV                 (     )  I e II          (     ) todas estão corretas

4)               Em decorrência dos baixos salários e da concentração de terras, vários trabalhadores rurais mexicanos migram para os Estados Unidos com o intuito de trabalhar nas safras agrícolas. Alguns trabalhadores realizam uma migração para o país vizinho apenas durante a época da colheita, por exemplo, e regressam com o término do trabalho.
DE ACORDO COMO QUE FOI ESTUDADO EM SEU LIVRO, QUE DENOMINAÇÃO É DADA A ESSE TIPO DE MIGRAÇÃO E COMO SÃO CHAMADOS ESSES TRABALHADORES?          

(     )  migração de transferência / trabalhadores
(     )  migração de trabalhadores / ilegais
) migração de transumância / braceros

5)             A industrialização mexicana tem algumas características marcantes, mas,  a principal delas , são as INDÚSTRIAS “MAQUILLADORAS ( MAQUIADORAS) .

SOBRE ESSE TIPO DE INDÚSTRIA,   ASSINALE  ( V ) VERDADEIRO OU ( F ) FALSO):  

 (  V ) Na década de 1960, na região fronteiriça ( fronteira) com os Estados Unidos foi criada uma zona franca para atrair o capital estrangeiro. O objetivo era ampliar o parque industrial mexicano, com apoio de uma legislação  especial que garantisse menores impostos e facilidades para exportar a produção para os Estados unidos. Foi essa a origem das maquilladoras.
(   F ) As peças montadas nas indústrias  “maquilladoras” retornam aos Estados Unidos. Essas indústrias chegam a responder por quase metade das exportações de produtos de beleza e colocam o México como o principal exportador da América Latina. (vai desde artigos elétricos e eletrônicos; móveis, têxteis)
(   V ) As chamadas indústrias “maquilladoras”, situadas na zona franca, que recebem peças fabricadas nos Estados Unidos e apenas montam o produto final.
V ) A produção das maquilladoras  é  diversificada : vai desde artigos elétricos e eletrônicos; móveis, têxteis, empacotamento e enlatamento de alimentos, artigos de couro, etc.

6)             QUANTO À PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E O TURISMO NO MÉXICO ,
ASSINALE  APENAS A AFIRMATIVA FALSA :  

 (  X ) O México dispõe de extensas reservas de petróleo e está entre os maiores produtores  mundiais  -  sendo considerado de boa qualidade , pois é muito pesado e exige refinação especial para obtenção de subprodutos, como a gasolina e o diesel.
(      ) O petróleo é o principal produto de exportação,extraído de uma extensa área do Golfo do México.
(      ) O  México está entre os dez países do mundo que mais recebem turistas – cerca de 20 milhões por ano.
(      ) A maior parte dos turistas são os estadunidenses e europeus.


 AMÉRICA CENTRAL : CONTINENTAL  E INSULAR
LUGARES DE PARAÍSOS NATURAIS E FISCAIS. TAMBÉM, LUGARES DE MUITA POBREZA E ACENTUADO DESNÍVEL NA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA. A AMÉRICA CENTRAL SOBREVIVE BASICAMENTE DA AGRICULTURA E DO TURISMO.

7)             Nas opções abaixo , temos algumas afirmativas sobre as características gerais da AMÉRICA CENTRAL ISTMICA OU CONTINENTAL.    ASSINALE A AFIRMATIVA FALSA :  

(     )  A região da América central ístmica é banhada pelos oceanos Pacífico, a oeste, e Atlântico, a leste.
( X ) A América Central ístmica é formada apenas pelo seguintes países : Cuba, Jamaica, Porto Rico, Haiti, República Dominicana e Bahamas. ( Belize, Honduras, El  Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá).
(     ) A América Central ístmica ou continental corresponde a uma estreita faixa de terra que liga a América do Norte  e a América do Sul.
(     ) A América Central ístmica é formada apenas pelo seguintes países : Guatemala, Belize, Honduras, El  Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá.

8)             Sobre a divisão da AMÉRICA CENTRAL INSULAR (ILHAS) e países que a compõe  ,
ESTÁ  INCORRETA A SEGUINTE AFIRMATIVA :

(    ) É um conjunto de grandes e pequena ilhas também chama de Antilhas.
( X ) Costa Rica , Cuba  e Bahamas são algumas das ilhas que compõem as Grandes  Antilhas.(PORTO RICO)
(     ) As Grandes Antilhas inclui Cuba, Jamaica, Porto Rico, Haiti e República Dominicana.
(     ) São exemplos de países que compõem as Pequenas Antilhas : Dominica, Trinidad Tobago
                                                                                                                                            
9) Quanto à localização dos dois países  da AMÉRICACENTRAL , PODEMOS AFIRMAR QUE :
São países representam respectivamente um país da América Central Continental e um país da América Central Insular :
 ( ASSINALE A RESPOSTA CORRETA)   

(      ) Honduras e Costa Rica
(      ) Jamaica e Panamá
X ) Nicarágua e Cuba
(      ) Haiti e Guatemala

10)  Analise as seguintes afirmativas sobre os aspectos populacionais e étnicos da AM. CENTRAL   ÍSTMICA OU CONTINENTAL :
                                                                                                                

I – As ilhas do Caribe foram colonizadas por espanhóis,franceses , ingleses e holandeses . Suas sociedades formaram-se portanto, da miscigenação de diversas etnias e culturas
II -  As capitais dos países caribenhos, como Havana (Cuba), Kingston (Jamaica) ,São José (Costa Rica) e São Domingo (República Dominicana), são as principais cidades do Caribe, nas quais se concentra a maioria da população.
III - A maior densidade demográfica da América Central continental ocorre na costa do Atlântico, onde se encontram suas principais cidades. ( na costa do Pacífico,)
( IV)A população caribenha sofre com graves problemas sociais existentes na maioria dos países : altas taxas de mortaidade infantil, baixa renda per capita, elevados índices de analfabetismo e deficiência no atendimento médico-hospitalar.

PODEMOS DIZER  QUE  AS AFIRMATIVAS :  

(     ) II e III estão corretas.
(     ) I, II e III estão corretas.
X)  I , II e IV estão corretas

1 11) Sobre os aspectos econômicas da AMÉRICA CENTRAL ÍSTMICA não é correto a seguinte característica: (ASSINALE A OPÇÃO FALSA)      
(      ) A principal atividade econômica é a agricultura, com destaque para o cultivo da cana-de-açúcar, cujo maior produtor é Cuba.
(      ) A produção agrícola regional está voltada para o mercado externo.
( X ) A atividade industrial  está se desenvolvendo muito, através dos recursos obtidos com a prática do turismo .
12)          Em relação aos aspectos físicos DA AMÉRICA CENTRAL INSULAR
( das ilhas do Caribe),
 ASSINALE A AFIRMATIVA INCORRETA:     

(      ) Algumas ilhas apresentam relevo montanhoso, intercalado por estreitas planícies e planaltos que constituem as áreas mais densamente povoadas.
(      )  A região é marcada pela instabilidade geológica, o que a torna sujeita à atividade de vulcões e aos terremotos.
(  X ) O clima predominante é o equatorial, com ocorrência de florestas tropicais e algumas manchas de savanas.( tropical)

113)   “ As atividades financeiras e bancárias também se destacam na região do Caribe. Há ilhas como Ilhas Cayman, as Ilhas Virgens e as Bahamas que possuem bancos onde grandes somas de valores podem ser depositados sem que seja necessário declarar a origem do dinheiro. Além disso oferecem facilidades na documentação e cobranças de baixos impostos. Os depósitos também são protegidos por rigorosas leis que beneficiam os sigilo o bancário.  A que fato se refere este texto?   
      
X ) Aos  “paraísos fiscais”    (      ) Aos  “investimentos fiscais”       (      ) Às “ilhas fiscais “ 

__________________________________________________________________________________
O homem de boa vontade é bênção para si e para todos que o rodeiam,
pois o maior bem que podemos fazer a nós mesmos, é fazer bem aos nossos semelhantes.
 Aquele que serve com boa vontade, pelo prazer de ser útil,
                           encontrará em si mesmo mil recursos para ser feliz.

Pense nisso !

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO