AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA - QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA COM GABARITO - TEMAS : GLOBALIZAÇÃO , TRANSNACIONAIS E OS FINANCIADORES DA ECONOMIA MUNDIAL / UNIDADE 2 - TEMAS 1, 2,E 3 - FONTE : GEOGRAFIA - PROJETO ARARIBÁ - 8º ANO - EDITORA MODERNA
GEO-AVALIAÇÃO - valor :10,0 obteve : ______
Aluno(a): ____________________________________________________8º
ano : ____nº: ____
(escreva o nome com letra legível e o número
de acordo com o diário) Data: ______/_______/______
ATENÇÃO:
-
questões para completar ou
assinalar, se forem rasuradas serão anuladas;
-
escreva com letra legível, pois caso esteja incompreensível a resposta será
desconsiderada;
-
procedimento inadequado (
conversas, brincadeiras, comentários inadequados, etc ) durante a geo-avaliação
implicará em recolhimento ou anulação da
mesma.
Questões unidade II – TEMA 1
: A ECONOMIA MUNDIAL ATUAL
1) “
Vivemos num período de globalização. Assim há uma certa
transferência ou transplante de estilos de comportamento social ou cultural e uma
grande familiaridade com “o
diferente” quando milhões de
pessoas em todo o globo compartilham os mesmos hábitos e
costumes mesmo sem se dar conta disso.”
A seguir
, observe os aspectos que compõem o processo da globalização ( 1,0 )
QUESTÃO: Numere a coluna abaixo, de
forma que os processos da globalização sejam explicados adequadamente .
OBS: apenas 4 destes itens serão utilizados
( 1 ) mundialização da produção
( 2 ) inter-relação dos
países
( 3 ) crescimento do comércio
internacional
( 4 ) centros de poder da
economia global
( 5 ) rápida expansão dos fluxos
financeiro
( 6 ) sociedade global
( ) detêm as sedes de
muitas das principais empresas transnacionais
e é formado por um grupo de
países que mais se beneficia com o processo de globalização.
( ) caracterizada pela grande circulação de
informações, mercadorias e pessoas, fazendo surgir assim uma sociedade cada vez
mais igual no planeta.
( ) uma decisão política ou econômica tomada em qualquer
ponto do planeta, ou seja, em qualquer país,
pode provocar reações em cadeia em diversos países.
( ) grande parte das empresas dos países
desenvolvidos mantém filiais ( multinacionais) espalhadas pelos cinco
continentes, desta forma estas empresas controlam grande parte da produção e do
comércio mundiais e tomam decisões estratégicas sobre a produção: o que, quando
e onde fabricar.
RESPOSTA : 4 - 6 - 2 - 1
2) A ECONOMIA GLOBAL E O AUMENTO DO
DESEMPREGO: A globalização econômica está cortando os empregos em escala mundial
e num ritmo igualmente veloz. Na sociedade globalizada, há um mercado cada vez
mais exigente na qualidade da mão-de-obra . Os trabalhadores sem qualificação
são os mais prejudicados pelas inovações . Atualmente as causa do desemprego
podem ser de dois tipos : conjuntural e estrutural. ( 1,0)
QUESTÃO: Determine no espaço em branco qual é o tipo de desemprego em
cada afirmativa , escrevendo se é do
tipo ESTRUTURAL OU CONJUNTURAL
A)_________________________________ resulta de uma situação
temporária; ocorre quando um país enfrenta dificuldades econômicas.
B) _________________________________ é resultante da implantação de
tecnologias modernas nas empresas e outros setores de serviço.
C) _________________________________ um posto de trabalho substituído por uma máquina
simplesmente deixa de existir ; é o tipo de emprego que não se recupera jamais.
D) _________________________________ é o tipo de emprego que se
recupera após uma melhora na economia do país, ou seja, após o fim de uma
crise.
RESPOSTA: A) CONJUNTURAL B) ESTRUTURAL C ) ESTRUTURAL D) CONJUNTURAL
RESPOSTA: A) CONJUNTURAL B) ESTRUTURAL C ) ESTRUTURAL D) CONJUNTURAL
a) Explique
o que é a uniformização de hábitos ? (1,0)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
( letra legível, textos bem
esclarecidos e argumentados )
RESPOSTA (ESPERA-SE UMA RESPOSTA DENTRO DESTE CONTEXTO )Diante
disso tudo, os hábitos das pessoas mudaram, radicalmente. E mudaram no
sentido de levá-las a terem comportamentos cada vez mais parecidos em todo
o mundo. . . Hoje, no Japão, nos Estados Unidos, no
Brasil ou na Alemanha as pessoas comem alimentos semelhantes assistem programas
de TV semelhantes, vestem roupas semelhantes e usam linguagens semelhantes.
Isso quer dizer que as pessoas estão ficando cada vez mais semelhantes. Em
qualquer região do planeta, cada vez
mais pessoas comem os mesmos alimentos industrializados, vestem as mesmas
roupas, ouvem músicas semelhantes e assistem aos mesmos filmes, possuem os
mesmos ídolos, etc .
Observa-se essa evidente homogeneização ( uniformização) cultural ao analisarmos o
consumo de hambúrgueres, pizzas, sorvetes, iogurtes, refrigerantes, cigarros,
jeans, tênis, CDs, celulares, etc - em quase todos os países consomem-se os
mesmos produtos, das mesmas marcas e modelos iguais
b) Explique através de exemplos como um adolescente no seu dia a
dia , através do consumo de produtos, pode estar participando deste aspecto da
globalização , ou seja, da uniformização de hábitos: ( 1,0)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
( letra legível, textos bem
esclarecidos e argumentados )
RESPOSTA : QUANDO É DESPERTADO POR SEU CELULAR SANSUNG DE ORIGEM COREANA, FAZ UM LANCHE COM BISCOITOS NESTLÉ( ORIGEM SUIÇA), TOMA UM LEITE DA PARMALAT ( ORIGEM ILTALIANA, ARRUMA-SE PARA IR A ESCOLA AO SOM DE " BEYONCE ( CANTORA AMERICANA), VAI PARA A ESCOLA NUM CARRO DA FIAT ( FÁBRICA ITALIANA), , ETC
RESPOSTA : QUANDO É DESPERTADO POR SEU CELULAR SANSUNG DE ORIGEM COREANA, FAZ UM LANCHE COM BISCOITOS NESTLÉ( ORIGEM SUIÇA), TOMA UM LEITE DA PARMALAT ( ORIGEM ILTALIANA, ARRUMA-SE PARA IR A ESCOLA AO SOM DE " BEYONCE ( CANTORA AMERICANA), VAI PARA A ESCOLA NUM CARRO DA FIAT ( FÁBRICA ITALIANA), , ETC
4) O MUNDO SE MANTÉM INTERLIGADO : Telefones fixos e celulares , rádios, televisões e cada vez
mais pessoas fazem parte da rede de computadores, como a Internet.,
onde informações de todos os tipos são trocadas, produtos são vendidos, pessoas
se conhecem e mantém contato; os acontecimentos são transmitidos para qualquer
lugar do mundo no exato instante em que estão ocorrendo.
RESPONDA : QUE FATO POSSIBILITOU QUE TODO ESSE PROCESSO ACONTECESSE ? ( 1,0 )
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
RESPOSTA : A MODERNIZAÇÃO DOS SATÉLITES DE COMUNICAÇÃO ( A modernização dos satélites de telecomunicações possibilitou a circulação de informação em tempo real, ou seja, os acontecimentos são transmitidos para qualquer lugar do mundo no exato instante em que estão ocorrendo. Redes de televisão, como a norte-americana CNN ( Cable News Network), transmitem imagens do mundo inteiro, cobrindo os principais acontecimentos. Redes de rádio, como a Britânica BBC( Bristish Broadcasting Corporation ), também cobrem o mundo, emitindo seus programas – músicas, entrevistas, notícias , etc – em diferentes línguas., as TVs por assinatura com quase 200 canais colocam “o mundo” dentro de sua casa, tudo que é visto por outros milhões de telespectadores pode ser visto por você em qualquer lugar , basta ter uma antena como a SKY por exemplo ou TV a Cabo.
RESPOSTA : A MODERNIZAÇÃO DOS SATÉLITES DE COMUNICAÇÃO ( A modernização dos satélites de telecomunicações possibilitou a circulação de informação em tempo real, ou seja, os acontecimentos são transmitidos para qualquer lugar do mundo no exato instante em que estão ocorrendo. Redes de televisão, como a norte-americana CNN ( Cable News Network), transmitem imagens do mundo inteiro, cobrindo os principais acontecimentos. Redes de rádio, como a Britânica BBC( Bristish Broadcasting Corporation ), também cobrem o mundo, emitindo seus programas – músicas, entrevistas, notícias , etc – em diferentes línguas., as TVs por assinatura com quase 200 canais colocam “o mundo” dentro de sua casa, tudo que é visto por outros milhões de telespectadores pode ser visto por você em qualquer lugar , basta ter uma antena como a SKY por exemplo ou TV a Cabo.
E A
INTERNET ?! Essa rede mágica criada nos anos 90 aumentou a capacidade de
acessos e as informações não param mais de rodar o mundo.... )
5) A IMAGEM AO LADO ilustra
o “encolhimento” do mapa-mundi .
Analisando as imagens juntamente com as informações
podemos tirar algumas
conclusões sobre o que retrata .
Desta forma , logo abaixo , entre as afirmativas fornecidas,
ASSINALE APENAS A QUE NÃO É
VERDADEIRA : ( 1,0)
( ) trata
da evolução tecnológica dos meios de transporte e a velocidade que chegam a
alcançar na atualidade.
( x) refere-se ao fato de que o mundo está cada vez menor
devido
à grande quantidade de pessoas ( mais de 6 bilhões
atualmente) ,
que necessita dos meios de
transporte para se locomover.
( ) refere-se ao fato de
como foi possível “diminuir” as
distâncias, aumentando a velocidade de locomoção, graças ao avanço tecnológico.
6) Uma das características
atuais do processo de transnacionalização das empresas é a concorrência e, ao mesmo tempo, a
cooperação entre elas, por meio da formação de
trustes, holdings e cartéis.
Desta forma, complete cada afirmativa escrevendo do que se trata a
informação dada : ( 1,0)
COMPLETE COM : TRUSTE,
HOLDING OU CARTEL
( atenção : um dos nomes se repete )
( atenção : um dos nomes se repete )
_______________________ cada empresa conserva sua administração
independente. Um exemplo é a OPEP ( Organização dos Países
Exportadores de Petróleo) formada para definir o preço do petróleo no mercado
mundial.
_______________________empresa criada para administrar diversas
empresas. São exemplos, as grandes
corporações japonesas como a Mitsubishi e Mitsui.
______________________ fusão e incorporação de empresas para
dominar determinada oferta de produto.
______________________ é constituído por conjuntos de empresas que eliminam as suas independências legais e econômicas para constituir uma única organização. A forma que prevalece é a de combinações financeiras, que permitem concentrar, nas mãos de uma pessoa ou de um grupo, as ações de outras empresas, em número suficiente para controlar as decisões nas assembléias de acionistas.
RESPOSTA : CARTEL - HOLDING - CARTEL - TRUSTE
RESPOSTA : CARTEL - HOLDING - CARTEL - TRUSTE
7) A globalização do capital e da produção permitiu expandir e
consolidar a influência do poder das empresas transnacionais na economia
global. Sabemos que as transnacionais são empresas industriais, comerciais e de
prestação de serviços, cuja atuação ultrapassa as fronteiras de seu país de
origem.
Quanto aos aspectos destas empresas descritos abaixo, ASSINALE (
V) PARAS VERDADEIRAS
OU ( F ) PARA AS FALSAS: ( 1,0)
( V ) Com sede no Rio de
Janeiro e filiais em vários países do mundo como Estados Unidos, Argentina,
Angola, Bolívia, etc, a Petrobras, é uma grande transnacional, sendo uma das
quinze maiores petrolíferas do mundo.
( V ) na atualidade, há
cerca de 40 mil empresas transnacionais, incluindo coreanas, indianas ,
mexicanas e brasileiras.
( F) A expansão e
consolidação das transnacionais ocorreram principalmente no final do século XX,
quando as empresas que atuavam em países subdesenvolvidos passaram as atuar em
países desenvolvidos, os quais ofereciam vantagens para sua implantação.
( V ) O poder econômico das
transnacionais na economia global é tão grande, que fica cada vez mais difícil
para os governos dos países subdesenvolvidos estabelecer regras para a atuação
dessas empresas.
TEMA 3 : OS
FINANCIADORES DA ECONOMIA MUNDIAL
8) Duas instituições mundiais são apresentadas neste estudo :
Banco Mundial, FMI , com abordagem de seu funcionamento e de sua atuação na
economia dos país subdesenvolvidos e emergente .
Nesta questão fornecemos características tanto do Banco Mundial,
quanto do FMI , vocês deverão numerar da seguinte forma : ( 1 ) Banco Mundial ( 2 ) FMI
(1,0)
( 2 ) Tem como função
promover : acordos monetários,
estabilidade dos sistemas monetários.
( 1 ) Entre outras, tem como função conceder
empréstimos para o desenvolvimento dos países mais pobres.
( 2 ) Concede empréstimos
aos países-membros com dificuldade financeira (dívida externa), em troca esses
países implantam medidas de ajuste econômico
( 1 ) Financia projetos de desenvolvimentos nos países pobres, como construção de infra-estruturas, ou seja, rodovias, hidrelétricas,hospitais, etc. Para auxiliar na organização e no funcionamento da economia global a partir de 1944 foram criados o Fundo Monetário Internacional ( FMI) e o Banco Mundial.
( 1 ) Financia projetos de desenvolvimentos nos países pobres, como construção de infra-estruturas, ou seja, rodovias, hidrelétricas,hospitais, etc. Para auxiliar na organização e no funcionamento da economia global a partir de 1944 foram criados o Fundo Monetário Internacional ( FMI) e o Banco Mundial.
9) Ainda sobre as instituições mundiais ( FMI e Banco Mundial ) ,
observe as afirmativas abaixo :
I - A Conferência de Bretton
Woods estabeleceu que a moeda européia (
euro) seria a principal moeda internacional e que o FMI se ocuparia de controlar
a disciplina econômica dos países associados.
II - Na realidade, as políticas
econômicas impostas pelos financiadores da economia mundial tem recaído sobre a
maioria da população dos países endividados , trazendo maior poder de compra, aumento de emprego e dos investimentos do governo em
políticas sociais para a eliminação da pobreza
III - Atualmente as ações do FMI e do Banco Mundial se concentram nos
países emergentes
( subdesenvolvidos industrializados que se destacam) , aos quais
fornecem empréstimos e assessoria econômica . Em troca, os países auxiliados se submetem a duras
políticas econômicas impostas por essas instituições, tais como o rigoroso
controle da inflação e nos aumentos salariais,etc
IV - Nos últimos anos tem aumentado os protestos populares contra o
FMI nos países endividados, pois a população percebeu que honrar os compromissos
da maneira imposta pelo FMI implica aprofundamento das desigualdades sociais.
Sobre essas afirmativas podemos dizer que : ( Atenção
: assinale apenas uma opção) (1,0)
( ) estão corretas as
afirmativas I e III
( X ) somente a afirmativa
I está errada.
( ) as afirmativas I e
II estão erradas.
( ) somente a
afirmativa IV está correta.
( ) todas as afirmativas
estão corretas.
QUESTÕES DA PROVA ELABORADAS PELA PROFESSORA MARIZETE CAJAIBA BASEANDO-SE COMO FONTE CONTEÚDOS DO LIVRO :
GEOGRAFIA - PROJETO ARARIBÁ - 8º ANO - EDITORA MODERNA
QUESTÕES DA PROVA ELABORADAS PELA PROFESSORA MARIZETE CAJAIBA BASEANDO-SE COMO FONTE CONTEÚDOS DO LIVRO :
GEOGRAFIA - PROJETO ARARIBÁ - 8º ANO - EDITORA MODERNA
ResponderExcluirAmei seu blog é muito fofo e me ajudou bastante
Veja também:
Avaliação prova de Geografia - Ensino fundamental
Atividades de geografia 5° ano do ensino fundamental
Atividades de geografia 4° ano do ensino fundamental
Atividades de geografia 3° ano do ensino fundamental
Atividades de geografia 2° ano do ensino fundamental
Atividades de geografia 1° ano do ensino fundamental
Boa noite, professora Marizete
ExcluirAmei seu blog! Tem contribuindo muito com minhas aulas.
Obrigada, Deus abençoe!
Alguem tem o gabarito?
ResponderExcluirParabéns professora Marizete! Seu blog é excelente! Está sendo um grande subsidio nas minhas aulas de geografia! Abraço.
ResponderExcluirLegal Mônica, espero que ainda esteja contribuindo. è esse o meu objetivo. Um abraço.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirparabens professora marizete me ajudou muito
ResponderExcluirQue bom Lívia, é esse o meu objetivo. Sucesso.
ExcluirNa quinta questão. Por que, afinal, não poderia ser a letra "c" pois o mundo está diminuindo o seu espaço geografico graças aos avanços na tecnologia.
ResponderExcluirSim Ana clara, esta resposta está realmente correta, mas veja bem, a questão é "ASSINALE APENAS A QUE NÃO É VERDADEIRA, portanto a que não é verdadeirta é a letra C /é a questão tipo pegadinha.... ok. Obrigada pela observação.
ExcluirParabéns professora Marizete, tb sou professor de Geografia e especialista em avaliação. Achei sua avaliação muito bem diversificada. Parabéns
ResponderExcluirDesculpe o atraso em lhe responder Edmar. Obrigada pela observação e vindo de um especialista, fico muito lisonjeada. São provas realmente muito personalizadas, com empenho de horas e horas de muito trabalho na elaboração.Por isso mesmo resolvi publicar, sei da necessidade de muitos professores em obter provas desse tipo. Obrigada.
Excluirmuito boa prova
ResponderExcluirObrigada Stael, disponha
Excluirmuito boa prova
ResponderExcluirAmo suas atividades, muito criativas, parabéns e obrigada!
ResponderExcluir