Pular para o conteúdo principal

GEO-PESQUISA – 8º ANO – 4º BIMESTRE - TEMA : NAS TRILHAS DA AMÉRICA DO SUL/ O QUE PESQUISAR? SOMENTE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS SOBRE OS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL, EXCETO O BRASIL MONTAGEM DO TRABALHO/ ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DA GEO-PESQUISA ( PASSO A PASSO ):/ PESQUISE SOMENTE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS QUE FORAM MENCIONADAS SOBRE OS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL ( NAS PESQUISAS JÁ VEM INDICANDO “GEOGRAFIA DO PAÍS) / SITES RECOMENDADOS :/ RECOMENDAÇÕES.

GEO-PESQUISA  – 8º ANO – 4º BIMESTRE - valor: _______ PONTOS

ASSUNTO : ASPECTOS GEOGRÁFICOS DOS PAÍSES DA AMÉRICA DOS  S



Professora Marizete Cajaíba

PESQUISA EM GRUPO  COM  ATÉ 6 ALUNOS
Data em que foi marcado ___ / 10 / 14        Data para entregar :___ / 11 / 14

TEMA : NAS TRILHAS DA AMÉRICA DO SUL

OBJETIVOS:
- Conhecer  dados, fatos e curiosidades sobre os países que serão estudados;

- Despertar o interesse pelo estudo do continente americano através de atualidades em outras fontes de informações.
O QUE PESQUISAR? SOMENTE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS SOBRE OS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL, EXCETO O BRASIL
 MONTAGEM DO TRABALHO:
1- CAPA COM O TÍTULO : GEO-PESQUISA – GUIA GEOGRÁFICO e  o nome dos integrantes do grupo na ordem da chamada, nome da escola e professora;
2- CONTRA-CAPA COM O TEMA: NAS TRILHAS DA  AMÉRICA DO SUL
3 – MAPA POLÍTICO  DA AMÉRICA DO SUL ( TAMANHO GRANDE, COLORIDO  E COM O NOME DE CADA PAÍS)
4- DESENVOLVIMENTO :
ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DA GEO-PESQUISA ( PASSO A PASSO ):
PESQUISA ESCRITA  SOBRE OS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL , ILUSTRADA COM FIGURAS DE MAPAS, PAISAGENS, CURIOSIDADES, DADOS, REPORTAGENS, ETC  .
 – OS PAÍSES DEVERÃO SER PESQUISADOS NA SEGUINTE ORDEM1- ARGENTINA, 2- PARAGUAI, 3- URUGUAI ,
 4 - VENEZUELA , 5- COLÔMBIA, 6-EQUADOR , 7- PERU, 8- BOLÍVIA, 9- CHILE, 10- GUIANA , 11- GUIANA FRANCESA , 12- SURINAME ( siga rigorosamente esta numeração)
- PARA CADA PAÍS PESQUISADO :  DEVERÁ HAVER UM  MAPA  COM A SUA LOCALIZAÇÃO E OS LIMITES DO MESMO  E BANDEIRA ;
- DISTRIBUA  OS ASSUNTOS RELACIONADOS PRIMEIRAMENTE AOS DADOS GERAIS ( nome oficial, população, moeda, presidente, etc) , logo depois outros temas  como  POLÍTICA, ECONOMIA, ASPECTOS NATURAIS (CLIMA, RELEVO, VEGETAÇÃO, HIDROGRAFIA), CULTURA, POPULAÇÃO, ETC .
- POR ÚLTIMO PESQUISE ATUALIDADES : À medida que for realizando a pesquisa vá acrescentando, curiosidades sobre o país, reportagens,  figuras de mapas, paisagens, dados , etc ( PODERÁ SER RETIRADO DA INTERNET , REVISTAS OU JORNAIS )
- ATENÇÃO : A GEO-PESQUISA  PODERÁ  SER MANUSCRITA ( ESCRITA A MÃO) OU IMPRESSA.
PESQUISE SOMENTE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS QUE FORAM MENCIONADAS SOBRE OS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL ( NAS PESQUISAS JÁ VEM INDICANDO “GEOGRAFIA DO PAÍS) – SOMENTE CONTEÚDO HISTÓRICO SERÁ DESCONSIDERADO.
- No final do trabalho coloque as fontes de sua pesquisa

ONDE ENCONTRAR: livros de Geografia do 8º ano ( encontram- se na biblioteca da escola ) , almanaque Abril  ,  edições atuais ou não de jornais diversos e revistas como:  Veja, Isto É,National Geografic, Viagem, Viagem e turismo , Geográfica Universal, Horizonte Geográfico, Eco-turismo,   etc ou outras revistas do seu conhecimento OU  SITES DE PESQUISA ( observando as recomendações abaixo:

    RECOMENDAÇÕES:  - PODE-SE USAR XÉROX  OU IMPRESSÕES , PARA FIGURAS, TABELAS, DADOS, MAPAS, ETC. ,porém,  a geo-pesquisa poderá ser desconsiderada  caso  seja comprovada que houve  xérox   de outros grupos , assim como ilustrações  ou reportagens dos mesmos.
-OBS :  NÃO HAVERÁ NECESSIDADE DE  ENCONTROS FORA DE CASA  PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO, pois haverá tempo destinado na sala de aula para divisão de tarefas  entre os integrantes do grupo, verificação do andamento do trabalho, troca de informações sobre os assuntos pesquisados; poderá  haver contato por telefone , e-mail , MSN , facebook ou WhatsApp ( SEMPRE COM CONSENTIMENTO OU CONHECIMENTO DOS PAIS).
Em caso de dúvida peça orientação ao seu ( sua)   professor (a)

GEO-PESQUISA FORA DOS CRITÉRIOS PRESCRITOS ACIMA SERÁ DESCONSIDERADA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO