Pular para o conteúdo principal

GEO-PESQUISA – 8º ANO – 4º BIMESTRE - TEMA : NAS TRILHAS DA AMÉRICA DO SUL/ O QUE PESQUISAR? SOMENTE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS SOBRE OS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL, EXCETO O BRASIL MONTAGEM DO TRABALHO/ ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DA GEO-PESQUISA ( PASSO A PASSO ):/ PESQUISE SOMENTE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS QUE FORAM MENCIONADAS SOBRE OS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL ( NAS PESQUISAS JÁ VEM INDICANDO “GEOGRAFIA DO PAÍS) / SITES RECOMENDADOS :/ RECOMENDAÇÕES.

GEO-PESQUISA  – 8º ANO – 4º BIMESTRE - valor: _______ PONTOS

ASSUNTO : ASPECTOS GEOGRÁFICOS DOS PAÍSES DA AMÉRICA DOS  S



Professora Marizete Cajaíba

PESQUISA EM GRUPO  COM  ATÉ 6 ALUNOS
Data em que foi marcado ___ / 10 / 14        Data para entregar :___ / 11 / 14

TEMA : NAS TRILHAS DA AMÉRICA DO SUL

OBJETIVOS:
- Conhecer  dados, fatos e curiosidades sobre os países que serão estudados;

- Despertar o interesse pelo estudo do continente americano através de atualidades em outras fontes de informações.
O QUE PESQUISAR? SOMENTE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS SOBRE OS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL, EXCETO O BRASIL
 MONTAGEM DO TRABALHO:
1- CAPA COM O TÍTULO : GEO-PESQUISA – GUIA GEOGRÁFICO e  o nome dos integrantes do grupo na ordem da chamada, nome da escola e professora;
2- CONTRA-CAPA COM O TEMA: NAS TRILHAS DA  AMÉRICA DO SUL
3 – MAPA POLÍTICO  DA AMÉRICA DO SUL ( TAMANHO GRANDE, COLORIDO  E COM O NOME DE CADA PAÍS)
4- DESENVOLVIMENTO :
ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DA GEO-PESQUISA ( PASSO A PASSO ):
PESQUISA ESCRITA  SOBRE OS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL , ILUSTRADA COM FIGURAS DE MAPAS, PAISAGENS, CURIOSIDADES, DADOS, REPORTAGENS, ETC  .
 – OS PAÍSES DEVERÃO SER PESQUISADOS NA SEGUINTE ORDEM1- ARGENTINA, 2- PARAGUAI, 3- URUGUAI ,
 4 - VENEZUELA , 5- COLÔMBIA, 6-EQUADOR , 7- PERU, 8- BOLÍVIA, 9- CHILE, 10- GUIANA , 11- GUIANA FRANCESA , 12- SURINAME ( siga rigorosamente esta numeração)
- PARA CADA PAÍS PESQUISADO :  DEVERÁ HAVER UM  MAPA  COM A SUA LOCALIZAÇÃO E OS LIMITES DO MESMO  E BANDEIRA ;
- DISTRIBUA  OS ASSUNTOS RELACIONADOS PRIMEIRAMENTE AOS DADOS GERAIS ( nome oficial, população, moeda, presidente, etc) , logo depois outros temas  como  POLÍTICA, ECONOMIA, ASPECTOS NATURAIS (CLIMA, RELEVO, VEGETAÇÃO, HIDROGRAFIA), CULTURA, POPULAÇÃO, ETC .
- POR ÚLTIMO PESQUISE ATUALIDADES : À medida que for realizando a pesquisa vá acrescentando, curiosidades sobre o país, reportagens,  figuras de mapas, paisagens, dados , etc ( PODERÁ SER RETIRADO DA INTERNET , REVISTAS OU JORNAIS )
- ATENÇÃO : A GEO-PESQUISA  PODERÁ  SER MANUSCRITA ( ESCRITA A MÃO) OU IMPRESSA.
PESQUISE SOMENTE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS QUE FORAM MENCIONADAS SOBRE OS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL ( NAS PESQUISAS JÁ VEM INDICANDO “GEOGRAFIA DO PAÍS) – SOMENTE CONTEÚDO HISTÓRICO SERÁ DESCONSIDERADO.
- No final do trabalho coloque as fontes de sua pesquisa

ONDE ENCONTRAR: livros de Geografia do 8º ano ( encontram- se na biblioteca da escola ) , almanaque Abril  ,  edições atuais ou não de jornais diversos e revistas como:  Veja, Isto É,National Geografic, Viagem, Viagem e turismo , Geográfica Universal, Horizonte Geográfico, Eco-turismo,   etc ou outras revistas do seu conhecimento OU  SITES DE PESQUISA ( observando as recomendações abaixo:

    RECOMENDAÇÕES:  - PODE-SE USAR XÉROX  OU IMPRESSÕES , PARA FIGURAS, TABELAS, DADOS, MAPAS, ETC. ,porém,  a geo-pesquisa poderá ser desconsiderada  caso  seja comprovada que houve  xérox   de outros grupos , assim como ilustrações  ou reportagens dos mesmos.
-OBS :  NÃO HAVERÁ NECESSIDADE DE  ENCONTROS FORA DE CASA  PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO, pois haverá tempo destinado na sala de aula para divisão de tarefas  entre os integrantes do grupo, verificação do andamento do trabalho, troca de informações sobre os assuntos pesquisados; poderá  haver contato por telefone , e-mail , MSN , facebook ou WhatsApp ( SEMPRE COM CONSENTIMENTO OU CONHECIMENTO DOS PAIS).
Em caso de dúvida peça orientação ao seu ( sua)   professor (a)

GEO-PESQUISA FORA DOS CRITÉRIOS PRESCRITOS ACIMA SERÁ DESCONSIDERADA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUGESTÃO PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA / REGIONALIZAÇÃO PELO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO / GABARITO / - FONTE: TEXTOS DO LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

VISITE TAMBÉM ESTE SITE DA PROFESSORA MARIZETE CAJAÍBA http://www.santaajudatecnicasdeestudo.com.br/home #SANTAAJUDAESTUDAR
QUESTÕES : UNIDADE 1 - Tema 2 – REGIONALIZAÇÃO PELO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO

GABARITO:  RESPOSTAS CORRETAS EM VERMELHO
QUESTÕES ELABORADAS POR MARIZETE CAJAIBA - FONTE: TEXTOS DO LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

1)  UMA CARACTERÍSTICA  QUE DIFERENCIA MUITO OS PAÍSES DESENVOLVIDOS DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS  É A CONCENTRAÇÃO DE RENDA. QUANTO A ESSA CARACTERÍSTICA, ASSINALE A AFIRMATIVAS FALSA :  (   A ) Os países subdesenvolvidos são marcados pela grande concentração de renda e a enorme desigualdade social, onde a maioria da população é constituída por pessoas de baixa renda. (   B  ) Nos países subdesenvolvidos, devido à grande concentração de renda ,  a maioria da população é constituída ( formada) por pessoas com uma renda elevada , desta forma , nesses países , os ricos formam uma maioria que detém  a maior parte da riqueza. (   C  ) Há uma pequena parcela da…

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA - QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA COM GABARITO - TEMAS : GLOBALIZAÇÃO , TRANSNACIONAIS E OS FINANCIADORES DA ECONOMIA MUNDIAL / UNIDADE 2 - TEMAS 1, 2,E 3 - FONTE : GEOGRAFIA - PROJETO ARARIBÁ - 8º ANO - EDITORA MODERNA

GEO-AVALIAÇÃO -   valor :10,0 obteve : ______Aluno(a): ____________________________________________________8º ano : ____nº: ____                                  (escreva o nome com letra legível e o número de acordo com o diário)Data: ______/_______/______ ATENÇÃO: -questões para completar ou assinalar, se forem rasuradas serão anuladas; -escreva com letra legível, pois caso esteja incompreensível a resposta será desconsiderada; -procedimento inadequado ( conversas, brincadeiras, comentários inadequados, etc ) durante a geo-avaliação implicará em recolhimento ou anulação  da mesma.

Questõesunidade II – TEMA   1  :    A ECONOMIA MUNDIAL ATUAL

1) “ Vivemos num período de globalização. Assim há uma certa transferência   ou  transplante de estilos de   comportamento social ou cultural e uma grande familiaridade com  “o diferente”  quando milhões de pessoas  em todo o globo   compartilham os mesmos hábitos  e  costumes mesmo sem se dar conta disso.” A seguir , observe os aspectos que compõem o p…

SUGESTÕES PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA COM GABARITO : UNIDADE 1 - TEMA 1 : O MUNDO DIVIDIDO : PAÍSES CAPITALISTAS E SOCIALISTAS - GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

 UNIDADE 1 -TEMA 1 : O MUNDO DIVIDIDO : PAÍSES CAPITALISTAS E SOCIALISTAS
(  GABARITO EM VERMELHO NO FINAL DA PROVA )
1)Desde o seu surgimento , o capitalismo passou por diferentes fases de aperfeiçoamento, assim,  considerando o seu processo de desenvolvimento, o capitalismo foi classificado em três fases :  capitalismo comercial , capitalismo industrial  , capitalismo financeiro.Desta forma , nas frases abaixo há características de cada fase do capitalismo , vocês deverão completá-las de acordo com cada fase do sistema capitalista :   ( 1,0)
CAPITALISMO COMERCIALCAPITALISMO INDUSTRIALCAPITALISMO FINANCEIRO
 _________________________________Nessa fase a acumulação  de capital e as crescentes exigências do consumidor levaram os donos das oficinas manufatureiras a introduzir inovações na forma de produzir mercadorias, foi caracterizada pela intensa utilização de máquinas movidas à vapor. _________________________________ Nessa fase ocorreu um grande aumento da produção de mercadoria, o que…