quinta-feira, 9 de outubro de 2014

GEO-AVALIAÇÃO - 4º bimestre - QUESTÕES : UNIDADE 5 – Tema 4 – México : ENTRE OS PAÍSES RICOS E OS PAÍSES POBRES / UNIDADE 6- TEMA 1 – AMÉRICA CENTRAL : CONTINENTAL E INSULAR - fonte : projeto araribá - 8º ano




          GEO-AVALIAÇÃO -  4º bimestre  – valor : 8,0  obteve : ____________

Aluno(a):__________________________________________________ 8º ano : _________nº: _________
                                        (escreva o nome com letra legível e o número de acordo com o diário)
 ELABORADA PELA PROFESSORA : : Marizete Cajaiba           Data:  ----/ -------/--------
ATENÇÃO:
-                                 Questões para completar ou assinalar, se forem rasuradas serão anuladas;
-                                 Procedimento inadequado ( conversas, brincadeiras, comentários inadequados, etc ) durante a geo-avaliação implicará em recolhimento ou anulação  da mesma.
LEMBRETE : Mantenha os celulares desligados ou guardados .

QUESTÕES : UNIDADE 5 –
Tema 4 – México : ENTRE OS PAÍSES RICOS E OS PAÍSES POBRES
 O MÉXICO INCORPORA UMA PAIXÃO  PELA VIDA. ESSE PAÍS TEM RUÍNAS, PRAIAS BELÍSSIMAS, MONTANHAS, HISTÓRIA, CULTURA, TEQUILA E UM POVO MUITO ANIMADO, O MÉXICO VALE UMA VISITA , É  UM PAÍS CHARMOSO QUE SE EQUILIBRA ENTRE O MODERNO E O TRADICIONAL, O TURISMO DE MASSA E PRAIAS ISOLADAS .
1)        Nas  afirmativas a seguir temos algumas características sobre o território e a população mexicana . APENAS UMA É FALSA, ASSINALE-A:       ( 0,5 )
(       ) A população mexicana, com cerca de 100 milhões de habitantes é formada predominantemente por descendentes de espanhóis.
(      ) É o quinto maior país da América e possui a terceira maior população do continente, apresenta uma economia com características bem distante dos Estados Unidos e do Canadá.
(      ) No Planalto Mexicano está localizada a Cidade do México, capital do país e principal cidade , sendo uma das mais populosas regiões metropolitanas do mundo, com aproximadamente 19 milhões de habitantes.
2) Todos os anos, centenas de milhares de imigrantes ilegais atravessam a fronteira do sul do México de forma a continuarem rumo aos Estados Unidos, por vezes sob condições desumanas . As estimativas variam muito no que diz respeito a quantos imigrantes ilegais estão vivendo nos EUA.
A  Polícia de Fronteira dos EUA captura muitas pessoas que tentam entrar sorrateiramente no país.
SOBRE A IMIGRAÇÃO ILEGAL, ASSINALE ( V )  VERDADEIRA ou ( F ) FALSA:  (1,0)
(     ) As remessas de dinheiro paras famílias que ficam no México, chegam a 16 bilhões de dólares por ano, mais do que o país arrecada com as exportações petrolíferas.
(     ) Pelas estatísticas oficiais, o México perde aproximadamente 300 mil pessoas  por ano  _  a maioria jovens  em idade de ter filhos  .
(     ) A emigração para os Estados Unidos , legal ou ilegal, é um problema social com reflexos diretos na queda do índice de crescimento demográfico.
(     ) Como muitos dos  que partem do México , são ilegais, os números da emigração  são baseados nas remessas de dinheiro enviadas  para  as  famílias que permaneceram no país , nesse caso, alguns afirmam que chega a sair por mês cerca de 300 mil mexicanos .

Pág 01




 3) O México apresenta uma estrutura produtiva diversificada, com várias atividades agropecuárias ,mineradoras e industriais. Nas afirmativas a seguir  há  características da economia mexicana, referindo-se apenas à agropecuária:

I -  Na agricultura predominam as propriedades extensas, conhecidas como haciendas, que empregam grande quantidade de mão-de-obra, pois são pouco mecanizadas.
II -  O território mexicano é pouco favorável  à agropecuária. A ocorrência de montanhas e climas áridos diminui a disponibilidade de áreas cultiváveis.
III-  Grande parte da produção agropecuária concentra-se nas planícies do norte do país , onde as temperaturas são amenas, as chuvas regulares e os solos férteis.
IV- A pecuária é praticada no Planalto Mexicano e chega a ocupar 40% do território.

QUANTO AS AFIRMATIVAS SOBRE A AGROPECUÁRIA MEXICANA ,         ( 0,5)
ESTÃO CORRETAS AS SEGUINTES AFIRMATIVAS :

(      )  I, II e IV                 (     ) II, III  e IV                 (     )  I e II          (     ) todas estão corretas

4)           Em decorrência dos baixos salários e da concentração de terras, vários trabalhadores rurais mexicanos migram para os Estados Unidos com o intuito de trabalhar nas safras agrícolas. Alguns trabalhadores realizam uma migração para o país vizinho apenas durante a época da colheita, por exemplo, e regressam com o término do trabalho.
DE ACORDO COMO QUE FOI ESTUDADO EM SEU LIVRO, QUE DENOMINAÇÃO É DADA A ESSE TIPO DE MIGRAÇÃO E COMO SÃO CHAMADOS ESSES TRABALHADORES?          ( 0,5)

(     )  migração de transferência / trabalhadores
(     )  migração de trabalhadores / ilegais
(     ) migração de transumância / braceros

5)          A industrialização mexicana tem algumas características marcantes, mas,  a principal delas , são as INDÚSTRIAS “MAQUILLADORAS ( MAQUIADORAS) .

SOBRE ESSE TIPO DE INDÚSTRIA,   ASSINALE  ( V ) VERDADEIRO OU ( F ) FALSO):  ( 1,0)

 (      ) Na década de 1960, na região fronteiriça ( fronteira) com os  Estados Unidos foi criada uma zona franca para atrair o capital estrangeiro. O objetivo era ampliar o parque industrial mexicano, com apoio de uma legislação  especial que garantisse menores impostos e facilidades para exportar a produção para os Estados Unidos. Foi essa a origem das maquilladoras.
(      ) As peças montadas nas indústrias  “maquilladoras” retornam aos Estados Unidos. Essas indústrias chegam a responder por quase metade das exportações de produtos de beleza e colocam o México como o principal exportador da América Latina.
(      ) As chamadas indústrias “maquilladoras”, situadas na zona franca, que recebem peças fabricadas nos Estados Unidos e apenas montam o produto final.
(      ) A produção das maquilladoras  é  diversificada : vai desde artigos elétricos e eletrônicos; móveis, têxteis, empacotamento e enlatamento de alimentos, artigos de couro, etc.

6)          QUANTO À PODUÇÃO DE PETRÓLEO E O TURISMO NO MÉXICO ,
ASSINALE  APENAS A AFIRMATIVA FALSA :   ( 0,5)

 (     ) O México dispõe de extensas reservas de petróleo e estar entre os maiores produtores  mundiais de petróleo -  sendo considerado de boa qualidade , pois é muito pesado e exige refinação especial para obtenção de subprodutos, como a gasolina e o diesel.
(      ) O petróleo é o principal produto de exportação,extraído de uma extensa área do Golfo do México.
(      ) O  México está entre os dez países do mundo que mais recebem turistas – cerca de 20 milhões por ano.
(      ) A maior parte dos turistas que o México recebe são os estadunidenses e europeus.

PÁG 02


UNIDADE 6- TEMA 1 – AMÉRICA CENTRAL : CONTINENTAL  E INSULAR

LUGARES DE PARAÍSOS NATURAIS E FISCAIS. TAMBÉM, LUGARES DE MUITA POBREZA E ACENTUADO DESNÍVEL NA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA. A AMÉRICA CENTRAL SOBREVIVE BASICAMENTE DA AGRICULTURA E DO TURISMO.

7)   Nas opções abaixo , temos algumas afirmativas sobre as características gerais da AMÉRICA CENTRAL ISTMICA OU CONTINENTAL.    ASSINALE A AFIRMATIVA FALSA :  ( 0,5)

(     )  A região da América central istmica é banhada pelos oceanos Pacífico, a oeste, e Atlântico, a leste.
(     ) A América Central istmica é formada apenas pelo seguintes países : Cuba, Jamaica, Porto Rico, Haiti, República Dominicana e Bahamas.
(     ) A América Central ístmica ou continental corresponde a uma estreita faixa de terra que liga a América do Norte  e a América do Sul.
(     ) A América Central istmica é formada apenas pelo seguintes países : Guatemala, Belize, Honduras, El  Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá.

8)   Sobre a divisão da AMÉRICA CENTRAL INSULAR (ILHAS) e países que a compõe  ,
ESTÁ  INCORRETA A SEGUINTE AFIRMATIVA : ( 0,5)

(    ) É um conjunto de grandes e pequena ilhas também chama de Antilhas.
(    ) Costa Rica , Cuba  e Bahamas são algumas das ilhas que compõem as Grandes  Antilhas.
(    ) As Grandes Antilhas inclui Cuba, Jamaica, Porto Rico, Haiti e República Dominicana.
(     ) São exemplos de países que compõem as Pequenas Antilhas : Dominica, Trinidad Tobago
            
9) Quanto à localização dos dois países  da AMÉRICACENTRAL , PODEMOS AFIRMAR QUE :
São países representam respectivamente um país da América Central Continental e um país da América Central Insular :
 ( ASSINALE A RESPOSTA CORRETA)   ( 0,5)

(      ) Honduras e Costa Rica
(      ) Jamaica e Panamá
(      ) Nicarágua e Cuba
(      ) Haiti e Guatemala

10)  Analise as seguintes afirmativas sobre os aspectos populacionais e étnicos da AM. CENTRAL   ÍSTMICA OU CONTINENTAL :
                                                                                                                  MAPA DA AMÉRICA CENTRAL

I – No litoral voltado para o mar das Antilhas, há reduzida densidade demográfica, devido ao predomínio de furacões.
II - De maneira geral a  composição étnica da população é resultante da miscigenação entre indígenas e espanhóis.
 III – Há uma minoria indígena e  uma  presença do negro é marcante em todos os países.
IV - A maior densidade demográfica ocorre na costa do Pacífico, onde se encontram suas principais cidades.

PODEMOS DIZER  QUE  AS AFIRMATIVAS :   ( 0,5)

(     ) I e IV estão corretas.
(     ) II e IV estão corretas.
(     ) I e III estão corretas
(     ) I, II, III e IV estão corretas


PÁG
11) Sobre os aspectos econômicas da AMÉRICA CENTRAL ÍSTMICA NÃO É CORRETO AFIRMAR QUE :)      ( 0,25)
(      ) A principal atividade econômica é a agricultura, com destaque para o cultivo da cana-de-açúcar, cujo maior produtor é Cuba.
(      ) A produção agrícola regional está voltada para o mercado externo.
(      ) A atividade industrial  está se desenvolvendo muito, através dos recursos obtidos com a prática do turismo .

12)   Em relação aos aspectos físicos DA AMÉRICA CENTRAL INSULAR
( das ilhas do Caribe),
 ASSINALE A AFIRMATIVA INCORRETA:      ( 0,25)

(      ) Algumas ilhas apresentam relevo montanhoso, intercalado por estreitas planícies e planaltos que constituem as áreas mais densamente povoadas.
(      )  A região é marcada pela instabilidade geológica, o que a torna sujeita à atividade de vulcões e aos terremotos.
(      ) O clima predominante é o equatorial, com ocorrência de florestas tropicais e algumas manchas de savanas.


13)   SOBRE OS ASPECTOS POPULACIONAIS  DA AMÉRICA CENTRAL INSULAR, ASSINALE APENAS A AFIRMATIVA FALSA :      (05)


(      )  A presença do negro é marcante nas ilhas do Caribe, no Haiti, por exemplo, 90% da população é constituída por negros.
(      ) As ilhas do Caribe foram colonizadas por espanhóis,franceses , ingleses e holandeses.
(      ) Suas sociedades foram marcadas pela miscigenação entre diversas etnias e culturas, predominando nas ilhas a presença da etnia branca dos descendentes de espanhóis

14)  Sobre os aspectos populacionais  da AMÉRICA CENTRAL INSULAR ( CARIBE), PODEMOS AFIRMAR QUE :

I.   Suas sociedades foram marcadas pela miscigenação entre diversas etnias e culturas, predominando nas ilhas a presença da etnia branca dos descendentes de espanhóis.
II.  As ilhas do Caribe foram colonizadas por espanhóis,franceses , ingleses e holandeses.
III . A presença do negro é marcante nas ilhas do Caribe, no Haiti, por exemplo, 90% da população é constituída por negros.
IV . A América Central Insular (Caribe) foi colonizada somente por espanhóis.                                                           

                            SÃO CORRETAS AS AFIRMATIVAS:            ( 0,5)

                      (      ) I e II               (     )  II e  III                  (      ) I  e IV

15)  “ As atividades financeiras e bancárias também se destacam na região do Caribe. Há ilhas como Ilhas Cayman, as Ilhas Virgens e as Bahamas que possuem bancos onde grandes somas de valores podem ser depositados sem que seja necessário declarar a origem do dinheiro. Além disso oferecem facilidades na documentação e cobranças de baixos impostos. Os depósitos também são protegidos por rigorosas leis que beneficiam os sigilo o bancário.  A que fato se refere este texto?   ( 0,5)
      
(      ) Aos  “paraísos fiscais”    (      ) Aos  “investimentos fiscais”       (      ) Às “ilhas fiscais “ 
______________________________________________________________________________________

O homem de boa vontade é bênção para si e para todos que o rodeiam,
pois o maior bem que podemos fazer a nós mesmos, é fazer bem aos nossos semelhantes.
 Aquele que serve com boa vontade, pelo prazer de ser útil,
encontrará em si mesmo mil recursos para ser feliz.
Pense nisso !


                                           Zete     

Um comentário: