quinta-feira, 29 de maio de 2014

SER JOVEM SER JOVEM É TER MUITA ENERGIA E DISPOSIÇÃO PARA REALIZAR SONHOS, É ACREDITAR QUE TUDO É POSSÍVEL E É ACIMA DE TUDO LUTAR POR MUNDO MELHOR! /JUVENTUDE É UMA FASE DE EXPERIMENTAÇÃO EM QUE VALORES E CONVENÇÕES ESTÃO EM JOGO.




     
SER JOVEM


SER JOVEM É TER MUITA ENERGIA E DISPOSIÇÃO PARA REALIZAR SONHOS, É ACREDITAR QUE TUDO É POSSÍVEL E É ACIMA DE TUDO LUTAR POR MUNDO MELHOR! JOVEM É AQUELE CHEIO DE EXPECTATIVAS, CHEIO DE ESPERANÇAS, QUE ESTÁ NA FASE DE SE LIBERTAR PARA DESCOBRIR O MUNDO.

Assim, todo jovem deve ser incentivado a participar da vida política, social e cultural de um país, de um estado ou da região ou cidade em que vive, pois como já diz uma máxima popular: “os jovens de hoje são o futuro de amanhã”. Os jovens precisam ter voz ativa para que possam traçar seu futuro e assegurar sua estabilidade emocional e profissional.
A população jovem do mundo hoje equivale a mais de um terço da população do planeta. Por isso, é necessário dar-lhes mais atenção oferecendo novas oportunidades e muitas melhorias, principalmente na educação. Em contrapartida para garantir os seus direitos, o jovem não deve jamais se esquecer que tem o dever de lutar por esses mesmos direitos: saber reivindicar o direito à educação, ao ingresso no mercado de trabalho, à saúde, à segurança nas ruas, à diversão.

PARA ISSO EXISTEM VÁRIOS GRUPOS JOVENS QUE TRABALHAM COM O PROTAGONISMO JUVENIL NA BUSCA DE CONQUISTAR MAIS ESPAÇO PARA SUAS REIVINDICAÇÕES A RESPEITO DAS QUESTÕES DE UM ESTADO, PAÍS OU MUNDO MELHOR.
Esses grupos têm desenvolvido muitas políticas afirmativas que atraem cada vez
mais jovens
que querem se movimentar e ajudar de alguma
forma a melhorar o país.
CABE À SOCIEDADE PREOCUPAR-SE COM OS PROBLEMAS DA JUVENTUDE :
uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis, alcoolismo, tabagismo, violências, desemprego, baixo rendimento escolar - soluções para diminuir ou eliminá-los.
Hoje, eles estão atravessando uma fase entre a infância e a idade adulta, entre o mundo da educação e o mundo do trabalho. Amanhã, estarão ocupando as cadeiras do governo, a direção das corporações, o mercado de trabalho.
Em vista disso, SE FAZ NECESSÁRIA AO JOVEM UMA FORMAÇÃO MORAL E INTELECTUAL QUE O FAÇA REFLETIR SOBRE OS VERDADEIROS PROBLEMAS DA VIDA EM SOCIEDADE, SOBRE O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E QUE, SOBRETUDO O AJUDE A ENCONTRAR UM SENTIDO PARA A VIDA.
A educação tradicional tem como principal objetivo a formação integral do educando, mas não oferece disciplinas que preparem os jovens para a vida em sociedade e para o exercício da cidadania. Para minimizar esses problemas, os jovens conscientes e a sociedade têm se engajado no movimento do "protagonismo juvenil", que se relaciona, basicamente, com a preparação do jovem para exercer a cidadania.

A JUVENTUDE É UMA FASE DE EXPERIMENTAÇÃO EM QUE VALORES E CONVENÇÕES ESTÃO EM JOGO. TODO JOVEM TEM O IDEAL DA AUTONOMIA, OU SEJA, SER RECONHECIDO COMO ALGUÉM CUJA VOZ E OPINIÃO PODEM, DEFINITIVAMENTE, AJUDAR A MUDAR
O ESTADO DAS COISAS.
AO ESTIMULAR ESSA AUTONOMIA INTELECTUAL E A PARTICIPAÇÃO NOS PRINCIPAIS PROBLEMAS DE SUA COMUNIDADE, A SOCIEDADE ESTARÁ FORMANDO PESSOAS CAPAZES DE AGIR E INFLUENCIAR NA VIDA POLÍTICA, SOCIAL E CULTURAL DE UM PAÍS, DE UM ESTADO OU DE UMA REGIÃO.
ESTARÁ, ENFIM, FORMANDO CIDADÃOS MAIS CONSCIENTES E PREPARADOS NA BUSCA DE UM FUTURO MELHOR PARA TODOS.


Fonte: www.paulinas.org.br
Fonte: Protagonismo Juvenil
http://www.pj.org.br/noticias/1581

Nenhum comentário:

Postar um comentário