Pular para o conteúdo principal

SER JOVEM SER JOVEM É TER MUITA ENERGIA E DISPOSIÇÃO PARA REALIZAR SONHOS, É ACREDITAR QUE TUDO É POSSÍVEL E É ACIMA DE TUDO LUTAR POR MUNDO MELHOR! /JUVENTUDE É UMA FASE DE EXPERIMENTAÇÃO EM QUE VALORES E CONVENÇÕES ESTÃO EM JOGO.




     
SER JOVEM


SER JOVEM É TER MUITA ENERGIA E DISPOSIÇÃO PARA REALIZAR SONHOS, É ACREDITAR QUE TUDO É POSSÍVEL E É ACIMA DE TUDO LUTAR POR MUNDO MELHOR! JOVEM É AQUELE CHEIO DE EXPECTATIVAS, CHEIO DE ESPERANÇAS, QUE ESTÁ NA FASE DE SE LIBERTAR PARA DESCOBRIR O MUNDO.

Assim, todo jovem deve ser incentivado a participar da vida política, social e cultural de um país, de um estado ou da região ou cidade em que vive, pois como já diz uma máxima popular: “os jovens de hoje são o futuro de amanhã”. Os jovens precisam ter voz ativa para que possam traçar seu futuro e assegurar sua estabilidade emocional e profissional.
A população jovem do mundo hoje equivale a mais de um terço da população do planeta. Por isso, é necessário dar-lhes mais atenção oferecendo novas oportunidades e muitas melhorias, principalmente na educação. Em contrapartida para garantir os seus direitos, o jovem não deve jamais se esquecer que tem o dever de lutar por esses mesmos direitos: saber reivindicar o direito à educação, ao ingresso no mercado de trabalho, à saúde, à segurança nas ruas, à diversão.

PARA ISSO EXISTEM VÁRIOS GRUPOS JOVENS QUE TRABALHAM COM O PROTAGONISMO JUVENIL NA BUSCA DE CONQUISTAR MAIS ESPAÇO PARA SUAS REIVINDICAÇÕES A RESPEITO DAS QUESTÕES DE UM ESTADO, PAÍS OU MUNDO MELHOR.
Esses grupos têm desenvolvido muitas políticas afirmativas que atraem cada vez
mais jovens
que querem se movimentar e ajudar de alguma
forma a melhorar o país.
CABE À SOCIEDADE PREOCUPAR-SE COM OS PROBLEMAS DA JUVENTUDE :
uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis, alcoolismo, tabagismo, violências, desemprego, baixo rendimento escolar - soluções para diminuir ou eliminá-los.
Hoje, eles estão atravessando uma fase entre a infância e a idade adulta, entre o mundo da educação e o mundo do trabalho. Amanhã, estarão ocupando as cadeiras do governo, a direção das corporações, o mercado de trabalho.
Em vista disso, SE FAZ NECESSÁRIA AO JOVEM UMA FORMAÇÃO MORAL E INTELECTUAL QUE O FAÇA REFLETIR SOBRE OS VERDADEIROS PROBLEMAS DA VIDA EM SOCIEDADE, SOBRE O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E QUE, SOBRETUDO O AJUDE A ENCONTRAR UM SENTIDO PARA A VIDA.
A educação tradicional tem como principal objetivo a formação integral do educando, mas não oferece disciplinas que preparem os jovens para a vida em sociedade e para o exercício da cidadania. Para minimizar esses problemas, os jovens conscientes e a sociedade têm se engajado no movimento do "protagonismo juvenil", que se relaciona, basicamente, com a preparação do jovem para exercer a cidadania.

A JUVENTUDE É UMA FASE DE EXPERIMENTAÇÃO EM QUE VALORES E CONVENÇÕES ESTÃO EM JOGO. TODO JOVEM TEM O IDEAL DA AUTONOMIA, OU SEJA, SER RECONHECIDO COMO ALGUÉM CUJA VOZ E OPINIÃO PODEM, DEFINITIVAMENTE, AJUDAR A MUDAR
O ESTADO DAS COISAS.
AO ESTIMULAR ESSA AUTONOMIA INTELECTUAL E A PARTICIPAÇÃO NOS PRINCIPAIS PROBLEMAS DE SUA COMUNIDADE, A SOCIEDADE ESTARÁ FORMANDO PESSOAS CAPAZES DE AGIR E INFLUENCIAR NA VIDA POLÍTICA, SOCIAL E CULTURAL DE UM PAÍS, DE UM ESTADO OU DE UMA REGIÃO.
ESTARÁ, ENFIM, FORMANDO CIDADÃOS MAIS CONSCIENTES E PREPARADOS NA BUSCA DE UM FUTURO MELHOR PARA TODOS.


Fonte: www.paulinas.org.br
Fonte: Protagonismo Juvenil
http://www.pj.org.br/noticias/1581

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUGESTÃO PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA / REGIONALIZAÇÃO PELO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO / GABARITO / - FONTE: TEXTOS DO LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

VISITE TAMBÉM ESTE SITE DA PROFESSORA MARIZETE CAJAÍBA http://www.santaajudatecnicasdeestudo.com.br/home #SANTAAJUDAESTUDAR
QUESTÕES : UNIDADE 1 - Tema 2 – REGIONALIZAÇÃO PELO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO

GABARITO:  RESPOSTAS CORRETAS EM VERMELHO
QUESTÕES ELABORADAS POR MARIZETE CAJAIBA - FONTE: TEXTOS DO LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

1)  UMA CARACTERÍSTICA  QUE DIFERENCIA MUITO OS PAÍSES DESENVOLVIDOS DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS  É A CONCENTRAÇÃO DE RENDA. QUANTO A ESSA CARACTERÍSTICA, ASSINALE A AFIRMATIVAS FALSA :  (   A ) Os países subdesenvolvidos são marcados pela grande concentração de renda e a enorme desigualdade social, onde a maioria da população é constituída por pessoas de baixa renda. (   B  ) Nos países subdesenvolvidos, devido à grande concentração de renda ,  a maioria da população é constituída ( formada) por pessoas com uma renda elevada , desta forma , nesses países , os ricos formam uma maioria que detém  a maior parte da riqueza. (   C  ) Há uma pequena parcela da…

SUGESTÕES PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA COM GABARITO : UNIDADE 1 - TEMA 1 : O MUNDO DIVIDIDO : PAÍSES CAPITALISTAS E SOCIALISTAS - GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

 UNIDADE 1 -TEMA 1 : O MUNDO DIVIDIDO : PAÍSES CAPITALISTAS E SOCIALISTAS
(  GABARITO EM VERMELHO NO FINAL DA PROVA )
1)Desde o seu surgimento , o capitalismo passou por diferentes fases de aperfeiçoamento, assim,  considerando o seu processo de desenvolvimento, o capitalismo foi classificado em três fases :  capitalismo comercial , capitalismo industrial  , capitalismo financeiro.Desta forma , nas frases abaixo há características de cada fase do capitalismo , vocês deverão completá-las de acordo com cada fase do sistema capitalista :   ( 1,0)
CAPITALISMO COMERCIALCAPITALISMO INDUSTRIALCAPITALISMO FINANCEIRO
 _________________________________Nessa fase a acumulação  de capital e as crescentes exigências do consumidor levaram os donos das oficinas manufatureiras a introduzir inovações na forma de produzir mercadorias, foi caracterizada pela intensa utilização de máquinas movidas à vapor. _________________________________ Nessa fase ocorreu um grande aumento da produção de mercadoria, o que…

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA - QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA COM GABARITO - TEMAS : GLOBALIZAÇÃO , TRANSNACIONAIS E OS FINANCIADORES DA ECONOMIA MUNDIAL / UNIDADE 2 - TEMAS 1, 2,E 3 - FONTE : GEOGRAFIA - PROJETO ARARIBÁ - 8º ANO - EDITORA MODERNA

GEO-AVALIAÇÃO -   valor :10,0 obteve : ______Aluno(a): ____________________________________________________8º ano : ____nº: ____                                  (escreva o nome com letra legível e o número de acordo com o diário)Data: ______/_______/______ ATENÇÃO: -questões para completar ou assinalar, se forem rasuradas serão anuladas; -escreva com letra legível, pois caso esteja incompreensível a resposta será desconsiderada; -procedimento inadequado ( conversas, brincadeiras, comentários inadequados, etc ) durante a geo-avaliação implicará em recolhimento ou anulação  da mesma.

Questõesunidade II – TEMA   1  :    A ECONOMIA MUNDIAL ATUAL

1) “ Vivemos num período de globalização. Assim há uma certa transferência   ou  transplante de estilos de   comportamento social ou cultural e uma grande familiaridade com  “o diferente”  quando milhões de pessoas  em todo o globo   compartilham os mesmos hábitos  e  costumes mesmo sem se dar conta disso.” A seguir , observe os aspectos que compõem o p…