quinta-feira, 29 de maio de 2014

copa do mundo 2014 - LOGOTIPO DA COPA 2014 - PÔSTER - FULECO, O MASCOTE DA COPA. - BOLA- BRAZUCA

LOGOTIPO DA COPA 2014




O logotipo é chamado de "Inspiração" e foi criado pela agência brasileira "África".
 O projeto resulta de uma fotografia icônica de três mãos vitoriosas juntas levantando o Troféu da Copa do Mundo FIFA. Bem como para descrever a noção humanitária das mãos em interligação, a representação das mãos também é simbólica no amarelo e verde do Brasil, dando calorosas boas-vindas ao mundo.
O logotipo foi apresentado em uma cerimônia realizada em JoanesburgoÁfrica do Sul, em 8 de julho de 2010.
A FIFA e o COL Brasil 2014 convidaram 25 agências brasileiras para apresentar projetos para o emblema oficial do torneio de 2014 e a tarefa de escolher o vencedor foi delegada a um grupo de juízes composto pelo presidente da Confederação Brasileira de FutebolRicardo Teixeira, o secretário geral da FIFAJérôme Valcke, a supermodelo Gisele Bündchen, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo e o designer Hans Donner.


PÔSTER

O pôster oficial da Copa do Mundo FIFA 2014 é a principal marca visual do evento.
O desenho retrata duas pernas de jogadores disputando uma bola, que juntas formam a parte inferior do contorno do mapa do Brasil, no qual é exibida a inscrição "2014 Copa do Mundo da Fifa Brasil".
Uma visão mais aproximada da mesma figura revela símbolos da fauna, flora e cultura de cada região do país, como o calçadão de Copacabana, a capoeira, o frevo, baianas, chimarrão e uma bola de futebol.

Escolhido entre diversos concorrentes, o pôster foi criado pela designer Karen Haidinger, da agência Crama. A apresentação foi realizada pelos embaixadores da Copa do Mundo de 2014, Marta, Ronaldo, Bebeto, Carlos Alberto e Amarildo (com exceção do ex-técnico e jogador Zagallo), no dia 30 de janeiro de 2013.

O símbolo foi escolhido por uma comissão julgadora formada pelo Secretário-geral da FIFAJérôme Valcke, pela Ministra da Cultura Marta Suplicy, pelo presidente da CBF e do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marin, pelo artista plástico Romero Britto, e pelos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, integrantes do conselho do COL.
Mascote

FULECO, O MASCOTE DA COPA.



A seleção do mascote da Copa do Mundo FIFA de 2014 ocorreu em março de 2012 com uma decisão da própria FIFA.
 Na disputa para ser mascote da Copa, estavam as seguintes opções: a Arara, o Saci Pererê, a Onça Pintada e o Tatu-bola.
O TATU-BOLA, VENCEDOR DA DISPUTA, foi apresentado ao público como mascote da Copa do Mundo de 2014 em 16 de setembro de 2012.
A ideia de candidatar o animal surgiu da ONG cearense Associação Caatinga.
 A campanha ganhou repercussão nas redes sociais e, em 29 de fevereiro de 2012, um dossiê foi entregue aos representantes do Ministério dos Esportes.
O tatu-bola-da-caatinga é uma espécie endêmica ( própria , natural) do Brasil e, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais(IUCN), encontra-se ameaçada de extinção, com estado de conservação vulnerável.

TATU-BOLA, O ANIMAL QUE INSPIROU O MASCOTE DA COPA.

A questão da preservação ambiental, simbolizada nos mascotes, começou a ser uma preocupação das comissões organizadoras dos torneios desde a Copa do Mundo FIFA de 2010 quando um leopardo (espécie que sofre com a caça predatória na África do Sul) batizado de Zakumi, foi o mascote da competição.
A identidade visual do mascote compõe-se do tatu-bola em amarelo, com a carapaça em azul, trajando um calção verde e uma camiseta branca na qual está grafado "Brasil 2014".
UMA VOTAÇÃO PÚBLICA FOI ABERTA PARA A DECISÃO DO NOME. "Amijubi" (palavra formada pela fusão de amizade e júbilo), "Fuleco" (junção de futebol e ecologia) e "Zuzeco" (uma mistura de azul e ecologia) são os nomes postulantes.
 Com 48% dos 1,7 milhão de votos pela internet no Brasil e no mundo, "Fuleco" foi escolhido como nome oficial do mascote e anunciado em 25 de novembro de 2012. Zuzeco obteve 31% e Amijubi 21% dos votos.


BOLA-   BRAZUCA

Para definir o nome da bola oficial da Copa do Mundo FIFA de 2014, foi realizada uma votação pela internet com organização da Adidas, marca que fabrica as bolas das competições, e pelo siteGloboEsporte.com.
 Esta é a primeira vez que o nome oficial da bola do torneio foi decido por votação. A enquete trazia três opções: "Bossa Nova", "Carnavalesca" e "Brazuca". O resultado foi anunciado em 2 de setembro num evento organizado e transmitido em rede nacional.
Brazuca foi o nome escolhido com um percentual de 77,8%, enquanto os outros nomes postulantes Bossa Nova e Carnavalesca, obtiveram 14,6% e 7,6%, respectivamente. Ao todo, foram computados 1.119.539 votos. 

 fonte :


Nenhum comentário:

Postar um comentário