Pular para o conteúdo principal

A LIBERDADE DADA NA INTERNET PARA OS FILHOS PODE SER MUITO PERIGOSO, JÁ QUE DEIXA AS CRIANÇAS EXPOSTAS A TUDO O QUE A REDE OFERECE. / CONFIRA ALGUMAS DICAS QUE PODEM AUXILIAR NA FISCALIZAÇÃO DO CONTEÚDO E, ASSIM, DIMINUIR OS RISCOS A QUE AS CRIANÇAS ESTÃO EXPOSTAS.


viste também este site da professora Marizete Cajaíba

#santaajudaestudar



A LIBERDADE DADA NA INTERNET PARA OS FILHOS PODE SER MUITO PERIGOSO, JÁ QUE DEIXA AS CRIANÇAS EXPOSTAS A TUDO O QUE A REDE OFERECE.

"A COMODIDADE DE ESTAR DENTRO DE CASA, NAVEGANDO NA INTERNET, TRAZ UMA FALSA SENSAÇÃO DE SEGURANÇA. MESMO SEM SAIR DE CASA, ESTAMOS À MERCÊ DE MARGINAIS, PEDÓFILOS, FRAUDADORES E MELIANTES CIBERNÉTICOS. O PERIGO É AINDA MAIOR PARA OS FILHOS".
"O uso exagerado da internet , do celular e da televisão deve gerar questionamentos por parte dos pais. A falta de interesse pelas atividades dos filhos, a passividade na educação e imposição de limites se manifesta no conjunto do desenvolvimento da criança".

HÁ PERIGOS EM DIFERENTES FERRAMENTAS OFERECIDAS PELOS SITES
 Nos blogs e sites de relacionamento, o problema está na superexposição de seu autor,
 com relatos de hábitos, rotinas e locais que freqüenta. "Qualquer pessoa que   tem acesso a  detalhes da sua vida, facilitando o planejamento de um seqüestro ou outra forma  de violência ou persuasão  .
Em programas de troca de mensagens instantâneas, os usuários podem se identificar por qualquer nome, o perigo está em se comunicar com desconhecidos que podem ter más intenções.
Já o email traz o perigo de roubo de informações e pode comprometer todas as pessoas da casa. "Neste golpe, o usuário recebe um e-mail com um texto preparado para chamar sua atenção e que o induz a clicar em um link que o envia a uma página fraudulenta preparada para instalar um programa que rouba senhas e dados confidenciais. 

   VERIFICAR COM FREQÜÊNCIA O QUE AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACESSAM NÃO É DIFÍCIL E PODE SER UMA AÇÃO DIÁRIA
CONFIRA ALGUMAS DICAS  QUE PODEM AUXILIAR NA FISCALIZAÇÃO DO CONTEÚDO E, ASSIM, DIMINUIR OS RISCOS A QUE AS CRIANÇAS ESTÃO EXPOSTAS.
- Estabeleça limites para o uso da internet, tais como horários, sites e ferramentas;
- Navegue junto com seu filho, é importante que os pais ensinem as crianças a utilizar as ferramentas da web como uma opção de lazer e educação;
- Mantenha o computador em uma área de circulação da casa, isso vai evitar que seu filho fique trancado no quarto, além de permitir um acompanhamento do conteúdo acessado;
- Negociar com a criança os horários para atividades online é outro fator essencial;
- Verifique com freqüência as mensagens e e-mails que seu filho recebe;
- Verifique o histórico dos sites que seu filho navega;
- Mantenha sempre o antivírus instalado e atualizado;
- Pelo menos uma vez por semana verifique os arquivos que o seu filho baixa no computador.
- Fiquem espertos, se seu filho fecha a página assim que você chega ... algo pode estar errado, faça um questionamento sobre tal atitude.
- Dê atividades extras, como curso de  línguas, prática de algum esporte como , natação, futebol,  etc, dança, academia de ginátisca, para os filhos não ficarem em casa sozinhos e serem seduzidos pela rede.
_ Dê exemplos : pais, sejam os primeiros a limitar tempo diante do computador , celular ou TV ...
- Há programas espiões, que podem ajudar a verificar a utilização da internet – inteire-se disso.
- Caso haja freqüente insistência do filho em utilizar a rede quando não é permitido, que tal levar no carro ou na bolsa, o modem ou um cabo importante para a conexão? ( só em último caso)

TEXTO ADAPTADO E  REELABORADO POR MARIZETE CAJAÍBA

SAIBA QUE HÁ O "DIA DA INTERNET SEGURA" NO BRASIL E EM OUTROS PAÍSES .  
CONSULTE  O SITE

CARTILHA DE SEGURANÇA PARA A INTERNET

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO