Pular para o conteúdo principal

A LIBERDADE DADA NA INTERNET PARA OS FILHOS PODE SER MUITO PERIGOSO, JÁ QUE DEIXA AS CRIANÇAS EXPOSTAS A TUDO O QUE A REDE OFERECE. / CONFIRA ALGUMAS DICAS QUE PODEM AUXILIAR NA FISCALIZAÇÃO DO CONTEÚDO E, ASSIM, DIMINUIR OS RISCOS A QUE AS CRIANÇAS ESTÃO EXPOSTAS.


viste também este site da professora Marizete Cajaíba

#santaajudaestudar



A LIBERDADE DADA NA INTERNET PARA OS FILHOS PODE SER MUITO PERIGOSO, JÁ QUE DEIXA AS CRIANÇAS EXPOSTAS A TUDO O QUE A REDE OFERECE.

"A COMODIDADE DE ESTAR DENTRO DE CASA, NAVEGANDO NA INTERNET, TRAZ UMA FALSA SENSAÇÃO DE SEGURANÇA. MESMO SEM SAIR DE CASA, ESTAMOS À MERCÊ DE MARGINAIS, PEDÓFILOS, FRAUDADORES E MELIANTES CIBERNÉTICOS. O PERIGO É AINDA MAIOR PARA OS FILHOS".
"O uso exagerado da internet , do celular e da televisão deve gerar questionamentos por parte dos pais. A falta de interesse pelas atividades dos filhos, a passividade na educação e imposição de limites se manifesta no conjunto do desenvolvimento da criança".

HÁ PERIGOS EM DIFERENTES FERRAMENTAS OFERECIDAS PELOS SITES
 Nos blogs e sites de relacionamento, o problema está na superexposição de seu autor,
 com relatos de hábitos, rotinas e locais que freqüenta. "Qualquer pessoa que   tem acesso a  detalhes da sua vida, facilitando o planejamento de um seqüestro ou outra forma  de violência ou persuasão  .
Em programas de troca de mensagens instantâneas, os usuários podem se identificar por qualquer nome, o perigo está em se comunicar com desconhecidos que podem ter más intenções.
Já o email traz o perigo de roubo de informações e pode comprometer todas as pessoas da casa. "Neste golpe, o usuário recebe um e-mail com um texto preparado para chamar sua atenção e que o induz a clicar em um link que o envia a uma página fraudulenta preparada para instalar um programa que rouba senhas e dados confidenciais. 

   VERIFICAR COM FREQÜÊNCIA O QUE AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACESSAM NÃO É DIFÍCIL E PODE SER UMA AÇÃO DIÁRIA
CONFIRA ALGUMAS DICAS  QUE PODEM AUXILIAR NA FISCALIZAÇÃO DO CONTEÚDO E, ASSIM, DIMINUIR OS RISCOS A QUE AS CRIANÇAS ESTÃO EXPOSTAS.
- Estabeleça limites para o uso da internet, tais como horários, sites e ferramentas;
- Navegue junto com seu filho, é importante que os pais ensinem as crianças a utilizar as ferramentas da web como uma opção de lazer e educação;
- Mantenha o computador em uma área de circulação da casa, isso vai evitar que seu filho fique trancado no quarto, além de permitir um acompanhamento do conteúdo acessado;
- Negociar com a criança os horários para atividades online é outro fator essencial;
- Verifique com freqüência as mensagens e e-mails que seu filho recebe;
- Verifique o histórico dos sites que seu filho navega;
- Mantenha sempre o antivírus instalado e atualizado;
- Pelo menos uma vez por semana verifique os arquivos que o seu filho baixa no computador.
- Fiquem espertos, se seu filho fecha a página assim que você chega ... algo pode estar errado, faça um questionamento sobre tal atitude.
- Dê atividades extras, como curso de  línguas, prática de algum esporte como , natação, futebol,  etc, dança, academia de ginátisca, para os filhos não ficarem em casa sozinhos e serem seduzidos pela rede.
_ Dê exemplos : pais, sejam os primeiros a limitar tempo diante do computador , celular ou TV ...
- Há programas espiões, que podem ajudar a verificar a utilização da internet – inteire-se disso.
- Caso haja freqüente insistência do filho em utilizar a rede quando não é permitido, que tal levar no carro ou na bolsa, o modem ou um cabo importante para a conexão? ( só em último caso)

TEXTO ADAPTADO E  REELABORADO POR MARIZETE CAJAÍBA

SAIBA QUE HÁ O "DIA DA INTERNET SEGURA" NO BRASIL E EM OUTROS PAÍSES .  
CONSULTE  O SITE

CARTILHA DE SEGURANÇA PARA A INTERNET

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUGESTÃO PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA / REGIONALIZAÇÃO PELO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO / GABARITO / - FONTE: TEXTOS DO LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

VISITE TAMBÉM ESTE SITE DA PROFESSORA MARIZETE CAJAÍBA http://www.santaajudatecnicasdeestudo.com.br/home #SANTAAJUDAESTUDAR
QUESTÕES : UNIDADE 1 - Tema 2 – REGIONALIZAÇÃO PELO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO

GABARITO:  RESPOSTAS CORRETAS EM VERMELHO
QUESTÕES ELABORADAS POR MARIZETE CAJAIBA - FONTE: TEXTOS DO LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

1)  UMA CARACTERÍSTICA  QUE DIFERENCIA MUITO OS PAÍSES DESENVOLVIDOS DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS  É A CONCENTRAÇÃO DE RENDA. QUANTO A ESSA CARACTERÍSTICA, ASSINALE A AFIRMATIVAS FALSA :  (   A ) Os países subdesenvolvidos são marcados pela grande concentração de renda e a enorme desigualdade social, onde a maioria da população é constituída por pessoas de baixa renda. (   B  ) Nos países subdesenvolvidos, devido à grande concentração de renda ,  a maioria da população é constituída ( formada) por pessoas com uma renda elevada , desta forma , nesses países , os ricos formam uma maioria que detém  a maior parte da riqueza. (   C  ) Há uma pequena parcela da…

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA - QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA COM GABARITO - TEMAS : GLOBALIZAÇÃO , TRANSNACIONAIS E OS FINANCIADORES DA ECONOMIA MUNDIAL / UNIDADE 2 - TEMAS 1, 2,E 3 - FONTE : GEOGRAFIA - PROJETO ARARIBÁ - 8º ANO - EDITORA MODERNA

GEO-AVALIAÇÃO -   valor :10,0 obteve : ______Aluno(a): ____________________________________________________8º ano : ____nº: ____                                  (escreva o nome com letra legível e o número de acordo com o diário)Data: ______/_______/______ ATENÇÃO: -questões para completar ou assinalar, se forem rasuradas serão anuladas; -escreva com letra legível, pois caso esteja incompreensível a resposta será desconsiderada; -procedimento inadequado ( conversas, brincadeiras, comentários inadequados, etc ) durante a geo-avaliação implicará em recolhimento ou anulação  da mesma.

Questõesunidade II – TEMA   1  :    A ECONOMIA MUNDIAL ATUAL

1) “ Vivemos num período de globalização. Assim há uma certa transferência   ou  transplante de estilos de   comportamento social ou cultural e uma grande familiaridade com  “o diferente”  quando milhões de pessoas  em todo o globo   compartilham os mesmos hábitos  e  costumes mesmo sem se dar conta disso.” A seguir , observe os aspectos que compõem o p…

SUGESTÕES PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA COM GABARITO : UNIDADE 1 - TEMA 1 : O MUNDO DIVIDIDO : PAÍSES CAPITALISTAS E SOCIALISTAS - GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

 UNIDADE 1 -TEMA 1 : O MUNDO DIVIDIDO : PAÍSES CAPITALISTAS E SOCIALISTAS
(  GABARITO EM VERMELHO NO FINAL DA PROVA )
1)Desde o seu surgimento , o capitalismo passou por diferentes fases de aperfeiçoamento, assim,  considerando o seu processo de desenvolvimento, o capitalismo foi classificado em três fases :  capitalismo comercial , capitalismo industrial  , capitalismo financeiro.Desta forma , nas frases abaixo há características de cada fase do capitalismo , vocês deverão completá-las de acordo com cada fase do sistema capitalista :   ( 1,0)
CAPITALISMO COMERCIALCAPITALISMO INDUSTRIALCAPITALISMO FINANCEIRO
 _________________________________Nessa fase a acumulação  de capital e as crescentes exigências do consumidor levaram os donos das oficinas manufatureiras a introduzir inovações na forma de produzir mercadorias, foi caracterizada pela intensa utilização de máquinas movidas à vapor. _________________________________ Nessa fase ocorreu um grande aumento da produção de mercadoria, o que…