quinta-feira, 29 de maio de 2014

A LIBERDADE DADA NA INTERNET PARA OS FILHOS PODE SER MUITO PERIGOSO, JÁ QUE DEIXA AS CRIANÇAS EXPOSTAS A TUDO O QUE A REDE OFERECE. / CONFIRA ALGUMAS DICAS QUE PODEM AUXILIAR NA FISCALIZAÇÃO DO CONTEÚDO E, ASSIM, DIMINUIR OS RISCOS A QUE AS CRIANÇAS ESTÃO EXPOSTAS.



A LIBERDADE DADA NA INTERNET PARA OS FILHOS PODE SER MUITO PERIGOSO, JÁ QUE DEIXA AS CRIANÇAS EXPOSTAS A TUDO O QUE A REDE OFERECE.

"A COMODIDADE DE ESTAR DENTRO DE CASA, NAVEGANDO NA INTERNET, TRAZ UMA FALSA SENSAÇÃO DE SEGURANÇA. MESMO SEM SAIR DE CASA, ESTAMOS À MERCÊ DE MARGINAIS, PEDÓFILOS, FRAUDADORES E MELIANTES CIBERNÉTICOS. O PERIGO É AINDA MAIOR PARA OS FILHOS".
"O uso exagerado da internet , do celular e da televisão deve gerar questionamentos por parte dos pais. A falta de interesse pelas atividades dos filhos, a passividade na educação e imposição de limites se manifesta no conjunto do desenvolvimento da criança".

HÁ PERIGOS EM DIFERENTES FERRAMENTAS OFERECIDAS PELOS SITES
 Nos blogs e sites de relacionamento, o problema está na superexposição de seu autor,
 com relatos de hábitos, rotinas e locais que freqüenta. "Qualquer pessoa que   tem acesso a  detalhes da sua vida, facilitando o planejamento de um seqüestro ou outra forma  de violência ou persuasão  .
Em programas de troca de mensagens instantâneas, os usuários podem se identificar por qualquer nome, o perigo está em se comunicar com desconhecidos que podem ter más intenções.
Já o email traz o perigo de roubo de informações e pode comprometer todas as pessoas da casa. "Neste golpe, o usuário recebe um e-mail com um texto preparado para chamar sua atenção e que o induz a clicar em um link que o envia a uma página fraudulenta preparada para instalar um programa que rouba senhas e dados confidenciais.  

   VERIFICAR COM FREQÜÊNCIA O QUE AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACESSAM NÃO É DIFÍCIL E PODE SER UMA AÇÃO DIÁRIA
CONFIRA ALGUMAS DICAS  QUE PODEM AUXILIAR NA FISCALIZAÇÃO DO CONTEÚDO E, ASSIM, DIMINUIR OS RISCOS A QUE AS CRIANÇAS ESTÃO EXPOSTAS.
- Estabeleça limites para o uso da internet, tais como horários, sites e ferramentas;
- Navegue junto com seu filho, é importante que os pais ensinem as crianças a utilizar as ferramentas da web como uma opção de lazer e educação;
- Mantenha o computador em uma área de circulação da casa, isso vai evitar que seu filho fique trancado no quarto, além de permitir um acompanhamento do conteúdo acessado;
- Negociar com a criança os horários para atividades online é outro fator essencial;
- Verifique com freqüência as mensagens e e-mails que seu filho recebe;
- Verifique o histórico dos sites que seu filho navega;
- Mantenha sempre o antivírus instalado e atualizado;
- Pelo menos uma vez por semana verifique os arquivos que o seu filho baixa no computador.
- Fiquem espertos, se seu filho fecha a página assim que você chega ... algo pode estar errado, faça um questionamento sobre tal atitude.
- Dê atividades extras, como curso de  línguas, prática de algum esporte como , natação, futebol,  etc, dança, academia de ginátisca, para os filhos não ficarem em casa sozinhos e serem seduzidos pela rede.
_ Dê exemplos : pais, sejam os primeiros a limitar tempo diante do computador , celular ou TV ...
- Há programas espiões, que podem ajudar a verificar a utilização da internet – inteire-se disso.
- Caso haja freqüente insistência do filho em utilizar a rede quando não é permitido, que tal levar no carro ou na bolsa, o modem ou um cabo importante para a conexão? ( só em último caso)

TEXTO ADAPTADO E  REELABORADO POR MARIZETE CAJAÍBA

SAIBA QUE HÁ O "DIA DA INTERNET SEGURA" NO BRASIL E EM OUTROS PAÍSES .  
CONSULTE  O SITE

CARTILHA DE SEGURANÇA PARA A INTERNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário