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INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA PROFESSORES / COMO TER AUTO-CONTROLE DIANTE DE CONFLITOS DO DIA A DIA / COMO SE TORNAR" IMUNE" AOS AMBIENTES EXAUSTIVOS DA SALA DE AULA - MENSAGEM PARA ILUSTRAR O TEMA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL : Princípio 90/10 : APRENDA A CONVIVER COM SITUAÇÕES ADVERSAS SEM SE ESTRESSAR - ESSE PRINCÍPIO NOS ENSINA UM NOVO JEITO DE ENCARAR OS FATOS COTIDIANOS DA VIDA E SER FELIZ TENDO CONTROLE DAS SITUAÇÕES ( INTELIGENCIA EMOCIONAL).

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA PROFESSORES




Brincadeiras a parte, sabemos realmente que  profissão de professor é, por natureza, delicada e complexa e, por isso, certamente nunca existiram épocas em que fosse fácil exercê-la. Num mundo em crise social e ambiental global, os professores exercem a sua profissão em sociedades cada vez mais abertas e cheias de desequilíbrios e em escolas que, no meio de sucessivas reformas, tardam em encontrar um rumo que vá ao encontro das necessidades dos diferentes alunos e pais.

 "HÁ DOIS FATORES IMPORTANTES: primeiro, os cidadãos do futuro dependem das escolas do presente, e no presente as escolas dependem dos professores que têm (...) e por conseguinte, têm de ser detentores de características ou competências emocionais , para operacionalizar  ou gerir de forma eficaz, o que lhe é atribuído: a educação".

A COMPETÊNCIA EMOCIONAL DERIVA DO CONCEITO "INTELIGÊNCIA EMOCIONAL" MUITO ESTUDADO POR GOLEMAN , QUE SALIENTA CINCO DOMÍNIOS:
1-    "AUTOCONSCIÊNCIA – conhecer as nossas próprias emoções, reconhecer um sentimento enquanto está para acontecer  .
2-    GERIR AS EMOÇÕES – lidar com as sensações de modo apropriado é uma capacidade que nasce do autoconhecimento.
3-    MOTIVARMO-NOS A NÓS MESMOS –é essencial para concentrar a atenção, para a competência e para a criatividade.
4-    RECONHECER AS EMOÇÕES DOS OUTROS – a empatia,saber colocar-se no lugar do outro-  é a mais fundamental das aptidões pessoais.
5-    GERIR RELACIONAMENTOS – a arte de nos relacionarmos é, em grande medida, a aptidão para gerir as emoções dos outros. Estão na base da liderança e eficácia interpessoal".

PARA TRABALHAR ESTAS COMPETÊNCIAS É NECESSÁRIO COMPREENDER O COMPORTAMENTO HUMANO, NO SEU AGIR E NO SEU SENTIR. NESTA PERSPECTIVA, O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PODE SER DADO COMO:
 "A CAPACIDADE DE A PESSOA SE MOTIVAR A SI MESMA E PERSISTIR A DESPEITO DAS FRUSTRAÇÕES: DE CONTROLAR OS IMPULSOS E ADIAR A RECOMPENSA; DE REGULAR O SEU PRÓPRIO ESTADO DE ESPÍRITO E IMPEDIR QUE O DESANIMO SUBJUGUE A FACULDADE DE PENSAR; DE SENTIR EMPATIA E DE TER ESPERANÇA".


A Inteligência Emocional explica-se como sendo a habilidade que se tem para aperceber-se, avaliar e gerir as emoções, tanto as próprias emoções, como as emoções dos outros ou até as de um grupo.
A Inteligência Emocional, nestes termos, pode servir para beneficiar a capacidade pessoal para gerir conflitos.
No nosso quotidiano, enquanto indivíduos, interagimos em permanência com outras pessoas ou com entidades, o que, mais tarde ou mais cedo, culpa nossa ou não, pode resultar em situações de potencial conflito.
É nesses momentos que importa  ao professor fazer apelo à inteligência das  emoções para resolver  conflitos, principalmente dentro de uma sala de aula.

Assim, a inteligência emocional, podemos dizer que está relacionada a habilidades tais como motivar-se a si mesmo e persistir em face a frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns.

 RESUMINDO : o controle emocional de uma pessoa é que vai determinar sua inteligência. Grande parte das empresas avalia muito mais a aptidão emocional do indivíduo do que o seu QI ( Quociente de inteligência ) puramente.
A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, É A COMBINAÇÃO DE EMOÇÃO, RAZÃO E CÉREBRO, E UMA PESSOA QUE ESTÁ DE BEM CONSIGO MESMA, PODE RENDER MUITO MAIS A UMA DO QUE UMA PESSOA QUE VÊ PROBLEMA EM TUDO .
Então, trabalhando-se essa inteligência, a pessoa iria canalizar as emoções para os momentos apropriados, ela aprenderia a lidar com suas emoções e deixar a razão acima de tudo isso.
Para alcançar a inteligência emocional desejada é preciso um longo processo de estudo de sua própria personalidade,autoconhecimento ,análises e leituras do seu próprio comportamento e as conseqüências do seu modo de agir para você mesmo e para as pessoas de sua convivência .

ESSE TEXTO APESAR DE SER MUITO ANTIGO , ILUSTRA PERFEITAMENTE UMA SITUAÇÃO EM QUE PODERIA SER APLICADA A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E TUDO SERIA DIFERENTE.

ASSIM , VALE A PENA LER O TEXTO E REFLETIR SOBRE SUAS ATITUDES.


     O PRINCÍPIO 90/10          
(Stephen Covey) - ADAPTADO POR MARIZETE CAJAÍBA

QUE PRINCÍPIO É ESSE?

Os 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você. ( INTELIGÊNCIA EMOCIONAL)
O que isto quer dizer?
Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede.
Não podemos evitar que o carro enguice, que o avião atrase, que o semáforo fique no vermelho.
Mas, você é quem determinará os outros 90%.
Como? Com sua reação. ( INTELIGÊNCIA EMOCIONAL)

Exemplo:  Você está tomando o café da manhã com sua família. 
Sua filha, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa branca de trabalho. 
Você não tem controle sobre isto. 
O QUE ACONTECERÁ EM SEGUIDA SERÁ
DETERMINADO POR SUA REAÇÃO. Então, você se irrita.  Repreende severamente sua filha e ela começa a chorar.
Você censura sua esposa por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa. E tem prosseguimento uma batalha verbal.  Contrariado e resmungando, você vai mudar de camisa.  Quando volta, encontra sua filha chorando mais ainda e ela acaba perdendo o ônibus para a escola. Sua esposa vai pro trabalho, também contrariada. 

Você tem de levar sua filha, de carro, pra escola.
Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado.
Depois de 15 minutos de atraso, uma discussão com o guarda de trânsito e uma multa
vocês chegam à escola, onde sua filha entra, sem se despedir de você.
Ao chegar atrasado ao escritório, você percebe que esqueceu sua maleta.
Seu dia começou mal e parece que ficará pior. 

Você fica ansioso pro dia acabar e quando chega em casa sua esposa e filha estão de cara fechada em silêncio e frias com você.  Por quê?
Por causa de sua reação ao acontecido no café da manhã. 
PENSE:  POR QUE SEU
 DIA FOI PÉSSIMO? A) por causa do café?
B) por causa de sua filha?
C) por causa de sua esposa?
D) por causa da multa de trânsito?
E) por sua causa?
A resposta correta é a E. 
Você não teve controle sobre o que aconteceu com o café... mas,  o modo como você reagiu naqueles 5 minutos foi o que deixou seu dia ruim., FALTOU INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LIDAR COM A SITUAÇÃO.
VAMOS VER O MESMO ACONTECIMENTO COM OUTRO TIPO DE REAÇÃO , BASEADO NA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, QUE REQUER AUTO-CONTROLE, PENSAR NAS CONSEQUÊNCIAS DAS ATITUDES PARA COM O OUTRO, ETCO café cai na sua camisa. Sua filha começa a chorar.
 Então, você diz a ela, gentilmente:
"Está bem, querida, você só precisa ter mais cuidado". 
Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva  você volta, olha pela janela e vê sua filha pegando o ônibus. 
Dá um sorriso e ela retribui, dando
 um tchauzinho com a mão.       
        
  NOTOU A DIFERENÇA? 

DUAS SITUAÇÕES IGUAIS, QUE TERMINAM MUITO DIFERENTE.
POR QUÊ? 
Porque os outros 90% são determinados por sua reação. 

Agora que você já conhece o Princípio 90/10,
 utilize-o e tenha mais harmonia em sua vida
e com as pessoas que você ama, ou que fazem parte do seu dia a dia .
Você se surpreenderá com os resultados.

TEXTO ELABORADO POR MARIZETE CAJAIBA TENDO COMO FONTES PRINCIPAIS : 

http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo
http://velocidadedecruzeiro.blogspot.com.br

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