Pular para o conteúdo principal

SUGESTÕES PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA COM GABARITO - QUESTÕES : CAPÍTULO 9 – ÁGUAS CONTINENTAIS NA AMÉRICA / QUESTÕES : CAPÍTULO 10 - CLIMAS E COBERTURAS VEGETAIS NA AMÉRICA - FONTE : GEOGRAFIA HOMEM E ESPAÇO - 8►7 ANO ELIAN ALABI E ANSELMO LÁZARO


QUESTÕES : CAPÍTULO 9 SUGESTÕES PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA COM GABARITO - QUESTÕES : CAPÍTULO 9 – ÁGUAS CONTINENTAIS NA AMÉRICA /  QUESTÕES : CAPÍTULO 10 - CLIMAS E COBERTURAS VEGETAIS NA AMÉRICA - FONTE : GEOGRAFIA HOMEM E ESPAÇO - 8º ANO ELIAN ALABI E ANSELMO LÁZARO – ÁGUAS CONTINENTAIS NA AMÉRICA

VISITE ESTE SITE :http://www.santaajudatecnicasdeestudo.com.br/home
#SANTAAJUDAESTUDAR




VISITE




NO PLANETA TERRA EXISTE UMA GRANDE QUANTIDADE DE ÁGUA, A MAIORIA ESTÁ NOS OCEANOS, NOS CONTINENTES O PERCENTUAL É BEM MENOR, OS RIOS, POR EXEMPLO, CORRESPONDEM A UM PERCENTUAL MUITO PEQUENO. OS RIOS SEMPRE FORAM FUNDAMENTAIS PARA A SOCIEDADE, DESDE OS TEMPOS MAIS PRIMÓRDIOS. A ORIGEM DOS RIOS NADA MAIS É QUE O AFLORAMENTO DO LENÇOL FREÁTICO, QUANDO AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS CHEGAM À SUPERFÍCIE DANDO ORIGEM AS CHAMADAS “MINAS D’ÁGUA” OU NASCENTES QUE ESCOAM NAS IRREGULARIDADES DO RELEVO, FORMANDO OS RIOS.

1)    Sobre a disponibilidade de água no continente americano, NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE :       1,0

(      ) Na América do Norte e na América do Sul, há rios bastante extensos, alguns dos quais formando grandes bacias hidrográficas.
(      ) No continente americano, apesar da grande disponibilidade de água, em muitos países, a água está mal distribuída, uma vez que existem também, extensas áreas de clima seco ou desesético.
(      ) A América Central  apresenta rios de pequena extensão, ou seja, que percorrem um pequeno trajeto até desaguarem no oceano Pacífico ou no oceano Atlântico
(   X   ) A América Central apresenta rios de grande exensão, que formam grandes bacias hidrográficas. A porção central do continente americano é constituída de montanhas, onde se situam rios que percorrem um grande trajeto, até desaguarem no oceano Atlântico.

2)  Sabemos que as características das bacias estão relacionadas às formas de relevo da região onde elas se localizam. Desta forma , ASSINALE ( V ) PARA AS AFIRMATIVAS VERDADEIRAS OU ( F ) PARA AS AFIRMATIVAS FALSAS:    1,0
(    F  ) As elevações do relevo apresentam declives, que orientam as direções dos rios. Esses declives são chamados de centros dispersores de águas.
(  V   ) As nascentes de rios localizam-se nas regiões mais elevadas do relevo 
(planaltos e montanhas e cordilheiras), às quais se dá o nome de centros dispersores de águas.
(  F  ) Entre os centros dispersores de águas do continente americano podemos citar por exemplo : Centro dispersor do Golfo do México, Centro dispersor do Atlântico Sul, centro dispersor do Pacíco Norte, etc
(   V  ) Entre os centros dispersores de águas do continente americano destacam-se: as montanhas Rochosas, os Apalaches, a Cordilheira dos Andes, por exemplo.
(  V  ) As elevações do relevo apresentam declives, que orientam as direções dos rios. Esses declives são chamados de vertentes.


PÁG 01


3)    AS PRINCIPAIS VERTENTES DO CONTINENTE AMERICANO  SÃO:

( 1 )   VERTENTE ÁRTICA   
( 2 ) VERTENTE DO ATLÂNTICO NORTE
( 3 )  VERTENTE DO GOLFO DO MÉXICO    
( 4 ) VERTENTE DO PACÍFICO NORTE
( 5 ) VERTENTE DO ATLÂNTICO SUL
QUESTÃO : A seguir nas afirmativas estão distribuídas as características das vertentes; descubra a qual vertente se refere cada uma das afirmativas abaixo  numerando a coluna
OBS : APENAS ASSINALE ABAIXO A NUMERAÇÃO CORRETA

( 2 ) O rio São Lourenço, cujo centro dispersor são os Apalaches, é o rio principal des
sa vertente.
( 4 ) Os rios mais expressivos dessa vertente, são os rios Colorado e o Sacramento, possuem um curso bastante acidentado, com muitas quedas d’água e cachoeiras.
( 5 )  Essa vertente é a mais extensa e a mais importante do continente, cujos rios principais são o Amazonas (bacia Amazônica), ocupa uma área de aproximadamente 7 milhões de Km².
( 3 ) O rio principal dessa vertente e da mais importante bacia hidrográfica da América do Norte é o Mississipi, navegável praticamente em toda sua extensão, pois é um típico rio de planície. Seu principal afluente é o rio Missouri.
( 1 ) O rio Mackenzie, o maior rio do Canadá, que nasce no Grande Lago do Escravo e deságua no oceano Glacial Ártico.


 A NUMERAÇÃO CORRETA É :     1,5

 (  X    )  2, 4, 5, 3, 1              
 (      )  2, 3, 5, 4, 1                 
 (      )  3, 4, 5, 2, 1  

4)    Ainda sobre vertentes, ASSINALE APENAS A AFIRMATIVA VERDADEIRA :     0,5
(     )    O rio Mississipi,que faz parte da vertente do Pacífico Norte, nasce no planalto do colorado, onde em seu curso escavado sobre as rochas sedimentares, suas águas abriram vales profundos   denominados vale do Mississipi.
(    X  ) O rio Colorado,  que faz parte da vertente do Pacífico Norte, nasce no planalto do colorado, onde em seu curso escavado sobre as rochas sedimentares, suas águas abriram vales profundos   denominado cânions, como O Grand Canyon.
(      ) O rio Colorado,  que faz parte da vertente do Atlântico Norte, nasce no planalto do colorado, onde em seu curso escavado sobre as rochas sedimentares, suas águas abriram vales profundos   denominado cânions, como as Cataratas do Niágara, um conjunto de saltos e corredeiras que atrai milhares de turistas todos os anos.

QUESTÕES : CAPÍTULO 10 - CLIMAS E COBERTURAS VEGETAIS NA AMÉRICA


5)    FATORES DO CLIMA : A combinação de fatores climáticos explica a variedade de climas e paisagens vegetais do continente americano.Vários fatores podem determinar o clima de uma região: Latitude,  Grandes massas de água, Relevo, Correntes marítimas ou Massas de água, Vegetação , Massas de ar e  Interferências humanas no meio ambiente, entre outros.
Sobre os fatores do clima, citados  entre as afirmativas  abaixo, ASSINALE APENAS AS AFIRMATIVAS INCORRETAS:   1,0

(      ) A latitude é a distância entre um lugar na superfície terrestre e a linha do Equador. Quanto maior a latitude, ou seja, quanto mais distante da linha do Equador, menores são as temperaturas.
(      ) As grandes massas de água ou correntes marítimas amenizam as temperaturas e favorecem a umidade. É por isso que as áreas próximas ao litoral têm clima mais ameno e úmido que as áreas do interior do continente (continentalidade).
(  X    ) As regiões próximas à linha do Equador terão climas mais frios e, as mais distantes, climas mais quentes.
(  X    ) O relevo influi de maneira marcante nas características climáticas do continente americano. No nível do mar, a temperatura é mais baixa; à medida que a altitude aumenta, a temperatura aumenta também.


6)    NAS AFIRMATIVAS ABAIXO HÁ CARACTERÍSTICAS COM ALGUNS DOS FATORES DOS CLIMA.   ASSINALE ( V ) PARAS AS VERDADEIRAS OU ( F )  PARA AS FALSAS:  1,0

(   V   ) A continentalidade é um fator que marca as regiões com uma distância maior do oceano, resultando em maior amplitude( diferença) térmica e menor umidade, que se verifica mais acentuadamente no interior da América do Norte e da América do Sul
(  V    ) Sobre os fatores do clima, o relevo pode explicar através das elevadas  altitudes ,  as eternas neves dos Andes em plena zona equatorial.
(  V    ) O relevo pode constituir também como um fator determinante do clima, pois as regiões de maior altitude podem barrar ou impedir a penetração de uma massa de ar, o que justificaria a ocorrência de aridez no oeste dos EUA e da semi-aridez no Sertão nordestino brasileiro.
(    F  )  O continente americano ocupa quase toda a extensão norte-sul do globo, sendo atravessado por todos os paralelos principais: Equador, Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio, Círculo polar Ártico e Antártico , fato que explica a grande variedade climática do continente.


7)    As correntes marítimas agem diretamente na temperatura e umidade do ar na região onde passam. SOBRE A INFLUÊNCIA DESSAS CORRENTES NO CLIMA , ESTÁ INCORRETA APENAS A SEGUINTE AFIRMATIVA:      0,5

(      ) No litoral Atlântico, a correntes do Labrador ( fria), formada nas proximidades da Groelândia, no inverno,  provoca quedas de temperatura chegando a congelar as águas dos rios e lagos da costa  nordeste da América do Norte.
(   X   )  A corrente de Humboldt, por ser quente, é um dos fatores responsáveis  pelas elevadas temperaturas do
Deserto do Atacama, no Chile.
(      )  No oceano Pacífico a  corrente fria  de Humboldt é um dos fatores responsáveis pelo clima árido ou desértico na maior parte do litoral peruano e no deserto do Atacama no Chile.
(      ) No sul do litoral Atlântico ,a corrente marítima das Falklands, é um dos principais fatores responsáveis pelo clima semiárido da Patogônia ( sul da Argentina).


8)    Devido à longa extensão no sentido norte-sul, às enormes variações de altitude do seu relevo e às vastas massas de água, o continente americano apresenta grande variedade de climas e paisagens vegetais .
QUESTÃO : Observe as  característica de cada  tipo de clima nas afirmativas abaixo, logo depois preencha a cruzadinha com o nome do clima :      2,5

Retângulo de cantos arredondados: 9Retângulo de cantos arredondados: 8Retângulo de cantos arredondados: 7Retângulo de cantos arredondados: 6Retângulo de cantos arredondados: 5Retângulo de cantos arredondados: 4Retângulo de cantos arredondados: 3Retângulo de cantos arredondados: 2Retângulo de cantos arredondados: 1Retângulo de cantos arredondados: 10

TEMPERADO
1) As estações do ano são bem definidas e as chuvas são mais concentradas no verão e na p
rimavera.
2) É muito quente e úmido ; as chuvas são bem distribuídas o ano todo. EQUATORIAL
3)  Tipo climático de transição entre as zonas temperada, mais fria, e a tropical, mais quente. Com invernos amenos e verões quentes, tem temperatura média anual em torno de 18º C.SUBTROPICAL
4) Esse clima predomina na maior parte das terras banhadas pelos rios da bacia Amazônica. EQUAT.
5) Apresenta grande variação de temperatura entre o dia e a noite e as chuvas são escassas e mal distribuídas.
DESÉRTICO
6) A temperatura média anual é elevada, superior a 20ºC . As chuvas se concentram no verão e o inverno é seco. TROPICAL
7) É o clima predominante no sul do Brasil, na Argentina, no Uruguai, no centro e no leste dos Estados Unidos
SUBTROPICAL.
8) Esse tipo de clima apresenta apenas duas estações bem definidas : o inverno e o verão. TROPICAL
9) Na área onde predomina esse tipo de clima, as temperaturas anuais são elevadas o ano inteiro e é encontrado também  no nordeste brasileiro. SEMIARIDO
10) Esse tipo de clima está presente em altas latitudes do hemisfério norte e tem como característica principal, baixíssimas temperaturas. POLAR

CRUZADINHA
1




E



O

2



A




A


3



T







4




T




L

5

E



R




6


O






7



T






L
8







L

9

E


A





10


L





“SIGAMOS, POIS, AS COISAS QUE CONTRIBUEM PARA A PAZ E PARA A EDIFICAÇÃO DE UNS PARA COM OS OUTROS.” – PAULO. (ROMANOS, 14:19.)
PENSE NISSO.

C



PÁG 04

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO