Pular para o conteúdo principal

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL : ( ótimo para professores) "AUTOCONSCIÊNCIA / GERIR AS EMOÇÕES / MOTIVARMO-NOS A NÓS MESMOS / GERIR RELACIONAMENTOS / RECONHECER AS EMOÇÕES DOS OUTROS/// QUEM PRECISA DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: Todas as pessoas e principalmente profissionais que lidam com o público como professores , médicos, executivos e empresários,ETC devem buscar identificar seus pontos fortes e pontos fracos em relação à Inteligência Emocional, e desenvolvê-los da melhor forma possível. Lembre-se que nunca é tarde para o crescimento pessoal. / VALE A PENA LER O TEXTO E REFLETIR SOBRE SUAS ATITUDES :O PRINCÍPIO 90/10

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL 




A Inteligência Emocional explica-se como sendo a habilidade que se tem para aperceber-se, avaliar e gerir as emoções, tanto as próprias emoções, como as emoções dos outros ou até as de um grupo.
A Inteligência Emocional, nestes termos, pode servir para beneficiar a capacidade pessoal para gerir conflitos.
No nosso quotidiano, enquanto indivíduos, interagimos em permanência com outras pessoas ou com entidades, o que, mais tarde ou mais cedo, culpa nossa ou não, pode resultar em situações de potencial conflito.
É nesses momentos que importa   fazer apelo à inteligência das  emoções para resolver  conflitos.
Assim, a inteligência emocional, podemos dizer que está relacionada a habilidades tais como motivar-se a si mesmo e persistir em face a frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns.

A COMPETÊNCIA EMOCIONAL DERIVA DO CONCEITO "INTELIGÊNCIA EMOCIONAL" MUITO ESTUDADO POR GOLEMAN , QUE SALIENTA CINCO DOMÍNIOS:
1-    "AUTOCONSCIÊNCIA – conhecer as nossas próprias emoções, reconhecer um sentimento enquanto está para acontecer  .
2-    GERIR AS EMOÇÕES – lidar com as sensações de modo apropriado é uma capacidade que nasce do autoconhecimento.
3-    MOTIVARMO-NOS A NÓS MESMOS –é essencial para concentrar a atenção, para a competência e para a criatividade.
4-     – a empatia,saber colocar-se no lugar do outro-  é a mais fundamental das aptidões pessoais.
5-    GERIR RELACIONAMENTOS – a arte de nos relacionarmos é, em grande medida, a aptidão para gerir as emoções dos outros. Estão na base da liderança e eficácia interpessoal".

PARA TRABALHAR ESTAS COMPETÊNCIAS É NECESSÁRIO COMPREENDER O COMPORTAMENTO HUMANO, NO SEU AGIR E NO SEU SENTIR. NESTA PERSPECTIVA, O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PODE SER DADO COMO:
 "A CAPACIDADE DE A PESSOA SE MOTIVAR A SI MESMA E PERSISTIR A DESPEITO DAS FRUSTRAÇÕES: DE CONTROLAR OS IMPULSOS E ADIAR A RECOMPENSA; DE REGULAR O SEU PRÓPRIO ESTADO DE ESPÍRITO E IMPEDIR QUE O DESANIMO SUBJUGUE A FACULDADE DE PENSAR; DE SENTIR EMPATIA E DE TER ESPERANÇA".


QUEM PRECISA DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Todas as pessoas se beneficiarão ao desenvolver sua Inteligência Emocional. Estudantes conseguirão melhor aproveitamento na escola. Jovens terão melhores condições de conseguir seu primeiro emprego, e construí uma carreira de sucesso desde o início. Profissionais terão melhores oportunidades de crescimento e condições de assumir cargos de chefia. Chefes terão melhores condições de liderar suas equipes. Enfim, a Inteligência Emocional poderá ser a diferença entre uma trajetória bem sucedida, com uma vida cheia de realizações, ou uma carreira medíocre.

Todas as pessoas e principalmente profissionais que lidam com o público como professores , médicos, executivos e empresários,ETC devem  buscar identificar seus pontos fortes e pontos fracos em relação à Inteligência Emocional, e desenvolvê-los da melhor forma possível. 
Lembre-se que nunca é tarde para o crescimento pessoal.

 RESUMINDO : O controle emocional de uma pessoa é que vai determinar sua inteligência. Grande parte das empresas avalia muito mais a aptidão emocional do indivíduo do que o seu QI ( Quociente de inteligência ) puramente.
A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, É A COMBINAÇÃO DE EMOÇÃO, RAZÃO E CÉREBRO, E UMA PESSOA QUE ESTÁ DE BEM CONSIGO MESMA, PODE RENDER MUITO MAIS  DO QUE UMA PESSOA QUE VÊ PROBLEMA EM TUDO .
Então, trabalhando-se essa inteligência, a pessoa iria canalizar as emoções para os momentos apropriados, ela aprenderia a lidar com suas emoções e deixar a razão acima de tudo isso.
Para alcançar a inteligência emocional desejada é preciso um longo processo de estudo de sua própria personalidade,autoconhecimento ,análises e leituras do seu próprio comportamento e as conseqüências do seu modo de agir para você mesmo e para as pessoas de sua convivência .

SAIBA MAIS EM : http://exame.abril.com.br/topicos/inteligencia-emocional
http://www.sbie.com.br/blog/pessoas-otimistas-vivem-mais-como-inteligencia-emocional-explica-o-assunto/
http://pt.testsworld.net/teste-de-inteligencia-emocional.html

ESSE TEXTO APESAR DE SER MUITO ANTIGO , ILUSTRA PERFEITAMENTE UMA SITUAÇÃO EM QUE PODERIA SER APLICADA A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E TUDO SERIA DIFERENTE.

ASSIM , VALE A PENA LER O TEXTO E REFLETIR SOBRE SUAS ATITUDES.



     O PRINCÍPIO 90/10   
DUAS SITUAÇÕES IGUAIS, 
QUE TERMINAM MUITO DIFERENTE.
       
(Stephen Covey) - ADAPTADO POR MARIZETE CAJAÍBA

QUE PRINCÍPIO É ESSE?

Os 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você. ( INTELIGÊNCIA EMOCIONAL)
O que isto quer dizer?
Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede.
Não podemos evitar que o carro enguice, que o avião atrase, que o semáforo fique no vermelho.
Mas, você é quem determinará os outros 90%.
Como? Com sua reação. ( INTELIGÊNCIA EMOCIONAL)


Exemplo:  Você está tomando o café da manhã com sua família. 
Sua filha, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa branca de trabalho. 
Você não tem controle sobre isto. 
O QUE ACONTECERÁ EM SEGUIDA SERÁ
DETERMINADO POR SUA REAÇÃO. Então, você se irrita.  Repreende severamente sua filha e ela começa a chorar.
Você censura sua esposa por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa. E tem prosseguimento uma batalha verbal.  Contrariado e resmungando, você vai mudar de camisa.  Quando volta, encontra sua filha chorando mais ainda e ela acaba perdendo o ônibus para a escola. Sua esposa vai pro trabalho, também contrariada. 

Você tem de levar sua filha, de carro, pra escola.
Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado.
Depois de 15 minutos de atraso, uma discussão com o guarda de trânsito e uma multa
vocês chegam à escola, onde sua filha entra, sem se despedir de você.
Ao chegar atrasado ao escritório, você percebe que esqueceu sua maleta.
Seu dia começou mal e parece que ficará pior. 

Você fica ansioso pro dia acabar e quando chega em casa sua esposa e filha estão de cara fechada em silêncio e frias com você.  Por quê?
Por causa de sua reação ao acontecido no café da manhã. 
PENSE:  POR QUE SEU
 DIA FOI PÉSSIMO? A) por causa do café?
B) por causa de sua filha?
C) por causa de sua esposa?
D) por causa da multa de trânsito?
E) por sua causa?
A resposta correta é a E. 
Você não teve controle sobre o que aconteceu com o café... mas,  o modo como você reagiu naqueles 5 minutos foi o que deixou seu dia ruim., FALTOU INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LIDAR COM A SITUAÇÃO.
VAMOS VER O MESMO ACONTECIMENTO COM OUTRO TIPO DE REAÇÃO , BASEADO NA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, QUE REQUER AUTO-CONTROLE, PENSAR NAS CONSEQUÊNCIAS DAS ATITUDES PARA COM O OUTRO, ETCO café cai na sua camisa. Sua filha começa a chorar.
 Então, você diz a ela, gentilmente:
"Está bem, querida, você só precisa ter mais cuidado". 
Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva  você volta, olha pela janela e vê sua filha pegando o ônibus. 
Dá um sorriso e ela retribui, dando
 um tchauzinho com a mão.       
        
  NOTOU A DIFERENÇA? 

DUAS SITUAÇÕES IGUAIS, QUE TERMINAM MUITO DIFERENTE.
POR QUÊ? 
Porque os outros 90% são determinados por sua reação. 

Agora que você já conhece o Princípio 90/10,
 utilize-o e tenha mais harmonia em sua vida
e com as pessoas que você ama, ou que fazem parte do seu dia a dia .
Você se surpreenderá com os resultados.

TEXTO ELABORADO POR MARIZETE CAJAIBA TENDO COMO FONTES PRINCIPAIS : 
http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo
http://velocidadedecruzeiro.blogspot.com.br
VISITE ESTE SITE
#SANTAAJUDAESTUDAR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO