REPENSANDO O ATO DE COLAR E PASSAR A COLA - A ÉTICA E A COLA NA SALA DE AULA / CONSEQUÊNCIAS DO ATO DE COLAR E DE PASSAR A COLA / A ideia central deste texto é mostrar a urgente necessidade de novas posturas dos alunos em relação ao fenômeno da cola na sala de aula – o fato é que com a cola o aluno finge que aprende, obtém notas que não merece e as recebe sem se importar com um fator importante : “a honestidade” , bem como não se importar com o valor da aprendizagem. (TEXTO PARA PROFESSORES OFERECEREM A ALUNOS QUE SÃO SURPREENDIDOS COM COLA OU COLANDO OU AINDA, PASSANDO COLA)
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REPENSANDO
O ATO DE
COLAR E PASSAR A COLA
REELABORADO
POR MARIZETE CAJAIBA
A ÉTICA E A COLA NA SALA DE AULA
No decorrer do ano letivo é comum
o aluno passar por um assunto muitas vezes discutido: A ética.
Indagações são feitas tais como: O que é ser ético? O que é ética? Dentre
outros questionamentos e ideologias estudadas.
A
ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis
de explicar, quando pergunta.”
Não se satisfazendo com
essa definição, surge uma inquietude que se faz necessário verificar a história
da palavra. Etimologicamente, ela é originada do grego ethos, que significa modo
de ser ou o caráter. Em Filosofia, a ética significa o que é bom
para o indivíduo e para a sociedade. É uma conduta humana que se
qualifica como bem ou mal e muitas vezes é associada com a moral.
Lançam-se
mais duas perguntas, mas estas devem ser respondidas no fórum íntimo de cada um:
1. Até que ponto comprometo a minha
ética quando realizo a prática da cola, no processo de avaliação ?
2. Deixo de agir com ética quando
forneço a resposta da avaliação ao meu colega de classe?
Antes de responder é preciso entender que a
busca do conhecimento, por definição, envolve COMPROMISSO e
RESPONSABILIDADE. Para tanto, se o aluno pratica a cola, além de
negar o seu compromisso com seu saber, se comporta de maneira irresponsável
com o seu futuro profissional e consequentemente deixa de ter uma atitude e uma
postura ética. É válido destacar que a ética, neste caso, está vinculada a
outro valor positivo para a sociedade: A HONESTIDADE. Portanto
é preciso reforçar a ideia de que a cola é uma atitude negativa e pode se
tornar VICIOSA E PREJUDICIAL, na formação de valores e princípios éticos.
A “COLA” NA ESCOLA É A
PRÁTICA DE CONSULTAS ÀS ESCONDIDAS DE IDEIAS E RESPOSTAS ALHEIAS NAS
SITUAÇÕES DE AVALIAÇÃO.
Há basicamente
dois tipos de cola : a individual, onde
envolve somente o aluno que se utiliza de métodos próprios ( papeizinhos
escondidos, mensagem de celular, fone de ouvido,etc) e a cola de
parceria , onde um aluno passa a informação para um ou mais colegas .
Vários professores se queixam destas
práticas fraudulentas dos alunos e contam com um grande
problema : o formato de salas de aula lotadas
contribuem para a prática da cola . O aluno se vale desta situação e usa
e abusa dos descuidos dos professores para ampliar sua nota na avaliação.
Estudos mostram que muitos alunos
que passam a cola , querem , na verdade demonstrar um ar de superioridade na
sala de aula , uma vez que são sempre solicitados por seus colegas que muitas
vezes se submetem para obter a cola… PASSAR
COLA É TÃO GRAVE QUANTO COLAR : ATRAPALHA O
DESENVOLVIMENTO DO COLEGA COLANTE.
CONSEQUÊNCIAS DO ATO DE
COLAR E DE PASSAR A COLA :
Pensar com
autonomia é pensar sozinho. Contudo, quando as coisas são apresentadas
de maneira finalizada ou concluída, isso leva o sujeito que não foi educado a
questionar e a refletir criticamente ao CONFORMISMO. Com a atitude
da cola acontece a mesma coisa, o aluno “COLANTE” se torna inseguro e
viciado nas ideias dos outros, e não se permite pensar com autonomia, ESSA
PRÁTICA LEVA À DEPENDÊNCIA.
QUEM FORNECE A COLA
impede ao colega a oportunidade de aprender com
criticidade, tarefa tão importante para sua formação acadêmica e profissional.
O ALUNO
viciado em COLA e conformado em receber um pensamento de outro (atores
dos livros ou colegas) por meio da cola, deixa de desafiar a si mesmo e
exercitar as operações de pensamento tais como: comprar, resumir, observar
conceitos, classificar, organizar dados, interpretar, buscar suposições e
formular hipóteses para se tornar um cárcere de si mesmo.
Vale destacar que nas relações de trabalho , indivíduo não
é valorizado pelas notas que obteve na universidade, mas pelo merecimento
intrínseco de competências nas suas relações. As empresas desejam
pessoas equilibradas emocionalmente, com posturas éticas nos conflitos, que
garantam não só a prosperidade, mas a própria integração e a solidariedade de
seus colaboradores, além dos conhecimentos e habilidades adequados num curso de
formação universitária. Ou seja, não adianta o aluno tentar burlar os
estudos na escola, pois os verdadeiros testes e avaliações são realizados
diariamente na sua vida cotidiana e quem estará lá para passar a cola?!
A ideia
central deste texto é mostrar a urgente necessidade de novas posturas dos alunos
em relação ao fenômeno da cola na sala de aula – o fato é que com a
cola o aluno finge que aprende, obtém notas que não merece e
as recebe sem se importar com um fator importante : “a honestidade” , bem
como não se importar com o valor da aprendizagem.
Dentro da nossa premissa, os alunos devem, desde já, refletir
sobre a ética e a cola na sala de aula, conscientes como futuros
profissionais que precisam dar exemplos de conduta.
O SUJEITO APRENDE PARA
TER NOVAS ATITUDES E VALORES, POIS QUANDO O INDIVÍDUO APRENDE, ELE SE
TRANSFORMA.
O papel do professor, no decorrer do processo
de ensino e aprendizagem, não é ser um detetive ou investigador do “crime
escolar”, pronto para descobrir as mais sofisticadas fórmulas de cola.
DE NADA ADIANTA O DOCENTE(
professor) CONFISCAR A AVALIAÇÃO DO ALUNO “QUE COLA” OU QUE PASSA A COLA
E APENAS MOSTRAR AS PUNIÇÕES APLICÁVEIS PARA ESTE “DELITO” SE NÃO HOUVER UMA
REFLEXÃO SOBRE O QUE É SER ÉTICO, COMO FOI INDAGADO NA INTRODUÇÃO
DESTE TEXTO.
Deve-se ter a clareza de que o papel
do professor é o de educar, modificar o comportamento do aluno, levá-lo
adiante, fazê-lo avançar não só em aspectos quantitativos (notas), mas também
em aspectos qualitativos, isto é, desenvolver valores éticos positivos para a
vida em sociedade e para o seu bem estar.
(TEXTO PARA PROFESSORES OFERECEREM A ALUNOS QUE SÃO
SURPREENDIDOS COM COLA OU COLANDO OU AINDA, PASSANDO COLA)
ANÁLISE DO TEXTO:
1) Leia o
texto e reescreva as idéias principais.
2) Qual a
definição de cola?
3) Por que
colar é uma atitude negativa para quem cola e para quem passa a cola?
4 a) Por que o aluno passa a cola?
4 b) Por que o aluno cola ? Quais as conseqüências dessa atitude?
5) Que atitude deve ter um professor ao pegar alunos envolvendo
situação de cola?
6) A “COLA” NA ESCOLA É A PRÁTICA DE CONSULTAS ÀS ESCONDIDAS
DE IDEIAS E RESPOSTAS ALHEIAS NAS SITUAÇÕES DE AVALIAÇÃO. Tendo em vista
esta definição :
a) Cite um exemplo na vida social ( no trabalho por exemplo
) de um adulto que poderia ser comparado a uma situação de cola na sala
de aula. Avalie esta situação.
b) Faça uma definição própria para o termo “COLA” praticado na sala
de aula
c) Desta forma como você analisa a sua atitude na sala de aula ?
7) Crie um pequeno texto conclusivo sobre a atitude de colar e
passar cola e as conseqüências.
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