Pular para o conteúdo principal

sugestão de pesquisa - geografia - tema : terceira revolução industrial ou REVOLUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA INFORMACIONAL E SEUS DESDOBRAMENTOS NO MUNDO ATUAL / PASSO A PASSO PARA ELABORAR A GEO-PESQUISA / TÓPICOS E OS SITES DE PESQUISA FORNECIDOS

T
VISITE ESTE SITE :http://www.santaajudatecnicasdeestudo.com.br/home

#SANTAAJUDAESTUDAR


IPO DE TRABALHO : PESQUISA GEOGRÁFICA 
data da entrega : ________  valor : ______ pontos  - individual ou em grupo de até 06 alunos

TEMAPESQUISA GEOGRÁFICA , TAMBÉM DENOMINADA POR REVOLUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA INFORMACIONAL E SEUS DESDOBRAMENTOS NO MUNDO ATUAL
https://image.freepik.com/free-icon/hand-finger-pointing-to-right_318-48676.jpg

    LEIA COM ATENÇÃO TODAS AS INFORMAÇÕES

A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA TORNA-SE CADA VEZ MAIS IMPORTANTE NO NOSSO DIA A DIA. SEUS CONTEÚDOS SÃO MUITO ATUAIS, BASTA OUVIR OS NOTICIÁRIOS. DESTA FORMA É IMPORTANTE ESTARMOS ATUALIZADOS E REFLETIRMOS SOBRE OS ACONTECIMENTOS DO MUNDO  PARA PODERMOS SER AGENTES DINÂMICOS . 
OBJETIVO GERAL DESTA GEO-PESQUISA: 
- DESENVOLVER E INICIAR PRÁTICAS NA PESQUISA GEOGRÁFICA PARA O COTIDIANO DO ALUNO, CONTEXTUALIZANDO O CONTEÚDO PROGRÁMATCO À sua  REALIDADE .
COMPREENDER SOB UMA VISÃO INTEGRADA O ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL, DESDE SUA FORMAÇÃO ATÉ AS ATUAIS DINÂMICAS QUE O TRANSFORMA CONTINUAMENTE

OBJETIVOS ESPECÍFICOS  
-Conhecer a dinâmica e organização estrutural das atividades econômicas transformadas pelas revoluções Industriais
- Estudar os diferentes índices e fatores sociais que expliquem o quadro de desenvolvimento econômico mundial

- Entender os conceitos da economia de mercado, Revolução Técnico-Científica e suas implicações na vida cotidiana

               PASSO A PASSO PARA ELABORAR A GEO-PESQUISA
- UTILIZAR A PASTA PVC COM CANALETA OU ½ CANALETA como nas fotos demonstrativas.
- A geo-pesquisa também poderá  ser encadernada.

https://image.freepik.com/free-icon/hand-finger-pointing-to-right_318-48676.jpg             MONTAR A GEO-PESQUISA DA SEGUINTE FORMA:

          1ª PARTE :
- CAPA COM TÍTULO DO TRABALHO: TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, TAMBÉM DENOMINADA POR REVOLUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA INFORMACIONAL E SEUS DESDOBRAMENTOS NO MUNDO ATUAL ( NÃO ESQUEÇA DE ILUSTRAR A CAPA)
https://image.freepik.com/free-icon/hand-finger-pointing-to-right_318-48676.jpg
             NA PARTE INFERIOR À DIREITA :  NOME professor / escola / cidade/ nome dos integrantes / ano de estudo  / turma / DATA                     
  – Índice com os tópicos pesquisados

            2ª PARTE -  DESENVOLVIMENTO  :  DEVERÁ CONTER AS INFORMAÇÕES SOBRE OS ASSUNTOS QUE FORAM DETERMINADOS PARA SEREM PESQUISADOS DE ACORDO COM OS TÓPICOS E OS SITES DE   PESQUISA  FORNECIDOS :

1-      TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OU REVOLUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA – DEFINIÇÃO/ CARACTERÍSTICAS/ INVENÇÕES MODERNAS / ETC (http://professoramarizetecajaiba.blogspot.com.br/2016/03/terceira-revolucao-industrial-tambem.html)
2-      ROBOTIZAÇÃO DAS INDÚSTRIAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA ATUALIDADE ( http://www.dicionarioinformal.com.br/robotização)
3-      EMPRESAS GLOBAIS , EMPRESAS MULTINACIONAIS OU TRANSNACIONAIS E SUAS CARACTERÍSTICAS ATUAIS  (http://alunosonline.uol.com.br/geografia/empresas-globais.html)
4-      FORMAÇÃO DAS “HOLDINGS” NA ECONOMIA  ( http://alunosonline.uol.com.br/geografia/formacao-das-holdings-na-economia.html)
5-      SOCIEDADE DE CONSUMO – CARACTERÍSTICAS (http://alunosonline.uol.com.br/geografia/sociedade-consumo.html)
6-      OBSOLÊNCIA PROGRAMADA (   http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/obsolescencia-programada -

  Nesta parte é fundamental que além da parte escrita, haja BASTANTE  ILUSTRAÇÕES , FOTOS, DADOS , CURIOSIDADES , ETC

     PÁG 01    


          INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A REALIZAÇÃO DA GEO-PESQUISA

- os textos poderão  ser manuscritos( copiados a mão)  ou impressos , porém , para que haja coerência e uma boa apresentação da pesquisa  geográfica, a mesma deverá ser  ou toda manuscrita ou toda impressa, não podendo haver uma parte manuscrita e outra impressa.
- todas as folhas da pesquisa deverão ter as mesmas medidas (por exemplo se utilizar tamanho A4 , que todas as outras folhas sejam do mesmo tamanho);

- as figuras poderão ser retiradas de revistas , jornais ou de sites da internet e impressas;
- as figuras impressas e deverão ter boa qualidade de impressão;
                
          A PESQUISA DEVE SER FEITA DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS NESTA 2ª PARTE.  ( em toda a pesquisa  serão observados : coerência , conteúdo organização, capricho)

-  O GRUPO DEVERÁ DIVIDIR AS TAREFAS . A responsabilidade e a função de cada integrante deverá ser previamente determinada;
- Caso algum integrante do grupo , não participe como foi determinado, ou atrapalhe o andamento do trabalho , o mesmo não será avaliado da mesma forma que o grupo de alunos que agiu corretamente , cumprindo adequadamente com suas obrigações.
- NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS :
 - APÓS A DATA DETERMINADA/ Fora dos critérios estabelecidos ( sem capa / feitos com folha de caderneta / feitos em sala de aula, copiados de outros colegas, etc )

           A geo-pesquisa poderá ser desconsiderada  caso  seja comprovada que houve  xérox   de outros grupos , assim como ilustrações  ou reportagens dos mesmos.
- TODOS OS TRABALHOS DEVERÃO VIR PRONTOS NA DATA DA ENTREGA, POIS  SERÃO  RECOLHIDOS E CANCELADOS , OS TRABALHOS QUE ESTIVEREM SEM ELABORADOS OU TERMINADOS NA DATA DA ENTREGA  DURANTE A AULA DE GEOGRAFIA OU DURANTE AULAS OUTROS CONTEÚDOS.
- Todos os professores estarão autorizados a recolher o trabalho  e nesses termos o mesmo será anulado.

COMUNICADO AOS PAIS :
- O  aluno(a) poderá pedir ajuda de um adulto da  família ou de outras pessoas , desde que tenha consentimento dos pais.
- Haverá necessidade de deslocamento do aluno para a realização da pesquisa . ACONSELHAMOS SEMPRE QUE O ALUNO ESTEJA ACOMPANHADO DE UM ADULTO ( PAI, MÃE , TIO(A) , OU OUTRA PESSOA DE CONFIANÇA DA FAMÍLIA) ;
- CASO O ALUNO TENHA AUTORIZAÇÃO PARA SAIR SEM ACOMPANHANTE ADULTO , DEVERÁ SEMPRE SER COMUNICADO AOS PAIS OU RESPONSÁVEIS  O SEU DESTINO , BEM COMO É IMPORTANTE FORNECER TELEFONES DE OUTROS INTEGRANTES DO GRUPO AOS PAIS.
-  DETERMINE UM HORÁRIO DE RETORNO-  se houver algum contratempo deve ser comunicado  aos pais ;
ATENÇÃO : se o seu filho(a) não puder , por algum motivo ser autorizado a sair de casa ,não haverá necessidade,  ele(a) poderá ficar responsável por uma etapa da montagem do trabalho ( pesquisa de determinado tema , digitação, impressão de fotos, figuras de revistas ou jornais) previamente determinado , que depois será anexado ao trabalho do grupo.
    - EVITEM AO MÁXIMO ENCONTROS FORA DE CASA  PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO, pois haverá tempo destinado na sala de aula para divisão de tarefas  entre os integrantes do grupo, verificação do andamento do trabalho e troca de informações sobre os assuntos pesquisados, para isso poderá  haver contato por celular , WhatsApp , facebook etc  ( SEMPRE COM CONSENTIMENTO OU CONHECIMENTO DOS PAIS).

LEIA TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE A REALIZAÇÃO DA GEO-PESQUISA E EM CASO DE DÚVIDA PEÇA ORIENTAÇÃO À SUA   PROFESSORA

GEO-PESQUISA FORA DOS CRITÉRIOS PRESCRITOS ACIMA SERÁ DESCONSIDERADA.

                  Li e estou ciente de todas as informações para a realização da geo-pesquisa:

________________________________________________________
Assinatura do aluno( a)

_________________________________________________________________________________
CIENTE : (ASSINATURA DO PAI/ MÃE OU RESPONSÁVEL)
Pág 02


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO