Pular para o conteúdo principal

sugestão de pesquisa - geografia - tema : terceira revolução industrial ou REVOLUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA INFORMACIONAL E SEUS DESDOBRAMENTOS NO MUNDO ATUAL / PASSO A PASSO PARA ELABORAR A GEO-PESQUISA / TÓPICOS E OS SITES DE PESQUISA FORNECIDOS

T
VISITE ESTE SITE :http://www.santaajudatecnicasdeestudo.com.br/home

#SANTAAJUDAESTUDAR


IPO DE TRABALHO : PESQUISA GEOGRÁFICA 
data da entrega : ________  valor : ______ pontos  - individual ou em grupo de até 06 alunos

TEMAPESQUISA GEOGRÁFICA , TAMBÉM DENOMINADA POR REVOLUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA INFORMACIONAL E SEUS DESDOBRAMENTOS NO MUNDO ATUAL
https://image.freepik.com/free-icon/hand-finger-pointing-to-right_318-48676.jpg

    LEIA COM ATENÇÃO TODAS AS INFORMAÇÕES

A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA TORNA-SE CADA VEZ MAIS IMPORTANTE NO NOSSO DIA A DIA. SEUS CONTEÚDOS SÃO MUITO ATUAIS, BASTA OUVIR OS NOTICIÁRIOS. DESTA FORMA É IMPORTANTE ESTARMOS ATUALIZADOS E REFLETIRMOS SOBRE OS ACONTECIMENTOS DO MUNDO  PARA PODERMOS SER AGENTES DINÂMICOS . 
OBJETIVO GERAL DESTA GEO-PESQUISA: 
- DESENVOLVER E INICIAR PRÁTICAS NA PESQUISA GEOGRÁFICA PARA O COTIDIANO DO ALUNO, CONTEXTUALIZANDO O CONTEÚDO PROGRÁMATCO À sua  REALIDADE .
COMPREENDER SOB UMA VISÃO INTEGRADA O ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL, DESDE SUA FORMAÇÃO ATÉ AS ATUAIS DINÂMICAS QUE O TRANSFORMA CONTINUAMENTE

OBJETIVOS ESPECÍFICOS  
-Conhecer a dinâmica e organização estrutural das atividades econômicas transformadas pelas revoluções Industriais
- Estudar os diferentes índices e fatores sociais que expliquem o quadro de desenvolvimento econômico mundial

- Entender os conceitos da economia de mercado, Revolução Técnico-Científica e suas implicações na vida cotidiana

               PASSO A PASSO PARA ELABORAR A GEO-PESQUISA
- UTILIZAR A PASTA PVC COM CANALETA OU ½ CANALETA como nas fotos demonstrativas.
- A geo-pesquisa também poderá  ser encadernada.

https://image.freepik.com/free-icon/hand-finger-pointing-to-right_318-48676.jpg             MONTAR A GEO-PESQUISA DA SEGUINTE FORMA:

          1ª PARTE :
- CAPA COM TÍTULO DO TRABALHO: TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, TAMBÉM DENOMINADA POR REVOLUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA INFORMACIONAL E SEUS DESDOBRAMENTOS NO MUNDO ATUAL ( NÃO ESQUEÇA DE ILUSTRAR A CAPA)
https://image.freepik.com/free-icon/hand-finger-pointing-to-right_318-48676.jpg
             NA PARTE INFERIOR À DIREITA :  NOME professor / escola / cidade/ nome dos integrantes / ano de estudo  / turma / DATA                     
  – Índice com os tópicos pesquisados

            2ª PARTE -  DESENVOLVIMENTO  :  DEVERÁ CONTER AS INFORMAÇÕES SOBRE OS ASSUNTOS QUE FORAM DETERMINADOS PARA SEREM PESQUISADOS DE ACORDO COM OS TÓPICOS E OS SITES DE   PESQUISA  FORNECIDOS :

1-      TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OU REVOLUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA – DEFINIÇÃO/ CARACTERÍSTICAS/ INVENÇÕES MODERNAS / ETC (http://professoramarizetecajaiba.blogspot.com.br/2016/03/terceira-revolucao-industrial-tambem.html)
2-      ROBOTIZAÇÃO DAS INDÚSTRIAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA ATUALIDADE ( http://www.dicionarioinformal.com.br/robotização)
3-      EMPRESAS GLOBAIS , EMPRESAS MULTINACIONAIS OU TRANSNACIONAIS E SUAS CARACTERÍSTICAS ATUAIS  (http://alunosonline.uol.com.br/geografia/empresas-globais.html)
4-      FORMAÇÃO DAS “HOLDINGS” NA ECONOMIA  ( http://alunosonline.uol.com.br/geografia/formacao-das-holdings-na-economia.html)
5-      SOCIEDADE DE CONSUMO – CARACTERÍSTICAS (http://alunosonline.uol.com.br/geografia/sociedade-consumo.html)
6-      OBSOLÊNCIA PROGRAMADA (   http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/obsolescencia-programada -

  Nesta parte é fundamental que além da parte escrita, haja BASTANTE  ILUSTRAÇÕES , FOTOS, DADOS , CURIOSIDADES , ETC

     PÁG 01    


          INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A REALIZAÇÃO DA GEO-PESQUISA

- os textos poderão  ser manuscritos( copiados a mão)  ou impressos , porém , para que haja coerência e uma boa apresentação da pesquisa  geográfica, a mesma deverá ser  ou toda manuscrita ou toda impressa, não podendo haver uma parte manuscrita e outra impressa.
- todas as folhas da pesquisa deverão ter as mesmas medidas (por exemplo se utilizar tamanho A4 , que todas as outras folhas sejam do mesmo tamanho);

- as figuras poderão ser retiradas de revistas , jornais ou de sites da internet e impressas;
- as figuras impressas e deverão ter boa qualidade de impressão;
                
          A PESQUISA DEVE SER FEITA DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS NESTA 2ª PARTE.  ( em toda a pesquisa  serão observados : coerência , conteúdo organização, capricho)

-  O GRUPO DEVERÁ DIVIDIR AS TAREFAS . A responsabilidade e a função de cada integrante deverá ser previamente determinada;
- Caso algum integrante do grupo , não participe como foi determinado, ou atrapalhe o andamento do trabalho , o mesmo não será avaliado da mesma forma que o grupo de alunos que agiu corretamente , cumprindo adequadamente com suas obrigações.
- NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS :
 - APÓS A DATA DETERMINADA/ Fora dos critérios estabelecidos ( sem capa / feitos com folha de caderneta / feitos em sala de aula, copiados de outros colegas, etc )

           A geo-pesquisa poderá ser desconsiderada  caso  seja comprovada que houve  xérox   de outros grupos , assim como ilustrações  ou reportagens dos mesmos.
- TODOS OS TRABALHOS DEVERÃO VIR PRONTOS NA DATA DA ENTREGA, POIS  SERÃO  RECOLHIDOS E CANCELADOS , OS TRABALHOS QUE ESTIVEREM SEM ELABORADOS OU TERMINADOS NA DATA DA ENTREGA  DURANTE A AULA DE GEOGRAFIA OU DURANTE AULAS OUTROS CONTEÚDOS.
- Todos os professores estarão autorizados a recolher o trabalho  e nesses termos o mesmo será anulado.

COMUNICADO AOS PAIS :
- O  aluno(a) poderá pedir ajuda de um adulto da  família ou de outras pessoas , desde que tenha consentimento dos pais.
- Haverá necessidade de deslocamento do aluno para a realização da pesquisa . ACONSELHAMOS SEMPRE QUE O ALUNO ESTEJA ACOMPANHADO DE UM ADULTO ( PAI, MÃE , TIO(A) , OU OUTRA PESSOA DE CONFIANÇA DA FAMÍLIA) ;
- CASO O ALUNO TENHA AUTORIZAÇÃO PARA SAIR SEM ACOMPANHANTE ADULTO , DEVERÁ SEMPRE SER COMUNICADO AOS PAIS OU RESPONSÁVEIS  O SEU DESTINO , BEM COMO É IMPORTANTE FORNECER TELEFONES DE OUTROS INTEGRANTES DO GRUPO AOS PAIS.
-  DETERMINE UM HORÁRIO DE RETORNO-  se houver algum contratempo deve ser comunicado  aos pais ;
ATENÇÃO : se o seu filho(a) não puder , por algum motivo ser autorizado a sair de casa ,não haverá necessidade,  ele(a) poderá ficar responsável por uma etapa da montagem do trabalho ( pesquisa de determinado tema , digitação, impressão de fotos, figuras de revistas ou jornais) previamente determinado , que depois será anexado ao trabalho do grupo.
    - EVITEM AO MÁXIMO ENCONTROS FORA DE CASA  PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO, pois haverá tempo destinado na sala de aula para divisão de tarefas  entre os integrantes do grupo, verificação do andamento do trabalho e troca de informações sobre os assuntos pesquisados, para isso poderá  haver contato por celular , WhatsApp , facebook etc  ( SEMPRE COM CONSENTIMENTO OU CONHECIMENTO DOS PAIS).

LEIA TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE A REALIZAÇÃO DA GEO-PESQUISA E EM CASO DE DÚVIDA PEÇA ORIENTAÇÃO À SUA   PROFESSORA

GEO-PESQUISA FORA DOS CRITÉRIOS PRESCRITOS ACIMA SERÁ DESCONSIDERADA.

                  Li e estou ciente de todas as informações para a realização da geo-pesquisa:

________________________________________________________
Assinatura do aluno( a)

_________________________________________________________________________________
CIENTE : (ASSINATURA DO PAI/ MÃE OU RESPONSÁVEL)
Pág 02


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUGESTÃO PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA / REGIONALIZAÇÃO PELO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO / GABARITO / - FONTE: TEXTOS DO LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

VISITE TAMBÉM ESTE SITE DA PROFESSORA MARIZETE CAJAÍBA http://www.santaajudatecnicasdeestudo.com.br/home #SANTAAJUDAESTUDAR
QUESTÕES : UNIDADE 1 - Tema 2 – REGIONALIZAÇÃO PELO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO

GABARITO:  RESPOSTAS CORRETAS EM VERMELHO
QUESTÕES ELABORADAS POR MARIZETE CAJAIBA - FONTE: TEXTOS DO LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

1)  UMA CARACTERÍSTICA  QUE DIFERENCIA MUITO OS PAÍSES DESENVOLVIDOS DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS  É A CONCENTRAÇÃO DE RENDA. QUANTO A ESSA CARACTERÍSTICA, ASSINALE A AFIRMATIVAS FALSA :  (   A ) Os países subdesenvolvidos são marcados pela grande concentração de renda e a enorme desigualdade social, onde a maioria da população é constituída por pessoas de baixa renda. (   B  ) Nos países subdesenvolvidos, devido à grande concentração de renda ,  a maioria da população é constituída ( formada) por pessoas com uma renda elevada , desta forma , nesses países , os ricos formam uma maioria que detém  a maior parte da riqueza. (   C  ) Há uma pequena parcela da…

SUGESTÕES PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA COM GABARITO : UNIDADE 1 - TEMA 1 : O MUNDO DIVIDIDO : PAÍSES CAPITALISTAS E SOCIALISTAS - GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

 UNIDADE 1 -TEMA 1 : O MUNDO DIVIDIDO : PAÍSES CAPITALISTAS E SOCIALISTAS
(  GABARITO EM VERMELHO NO FINAL DA PROVA )
1)Desde o seu surgimento , o capitalismo passou por diferentes fases de aperfeiçoamento, assim,  considerando o seu processo de desenvolvimento, o capitalismo foi classificado em três fases :  capitalismo comercial , capitalismo industrial  , capitalismo financeiro.Desta forma , nas frases abaixo há características de cada fase do capitalismo , vocês deverão completá-las de acordo com cada fase do sistema capitalista :   ( 1,0)
CAPITALISMO COMERCIALCAPITALISMO INDUSTRIALCAPITALISMO FINANCEIRO
 _________________________________Nessa fase a acumulação  de capital e as crescentes exigências do consumidor levaram os donos das oficinas manufatureiras a introduzir inovações na forma de produzir mercadorias, foi caracterizada pela intensa utilização de máquinas movidas à vapor. _________________________________ Nessa fase ocorreu um grande aumento da produção de mercadoria, o que…

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA - QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA COM GABARITO - TEMAS : GLOBALIZAÇÃO , TRANSNACIONAIS E OS FINANCIADORES DA ECONOMIA MUNDIAL / UNIDADE 2 - TEMAS 1, 2,E 3 - FONTE : GEOGRAFIA - PROJETO ARARIBÁ - 8º ANO - EDITORA MODERNA

GEO-AVALIAÇÃO -   valor :10,0 obteve : ______Aluno(a): ____________________________________________________8º ano : ____nº: ____                                  (escreva o nome com letra legível e o número de acordo com o diário)Data: ______/_______/______ ATENÇÃO: -questões para completar ou assinalar, se forem rasuradas serão anuladas; -escreva com letra legível, pois caso esteja incompreensível a resposta será desconsiderada; -procedimento inadequado ( conversas, brincadeiras, comentários inadequados, etc ) durante a geo-avaliação implicará em recolhimento ou anulação  da mesma.

Questõesunidade II – TEMA   1  :    A ECONOMIA MUNDIAL ATUAL

1) “ Vivemos num período de globalização. Assim há uma certa transferência   ou  transplante de estilos de   comportamento social ou cultural e uma grande familiaridade com  “o diferente”  quando milhões de pessoas  em todo o globo   compartilham os mesmos hábitos  e  costumes mesmo sem se dar conta disso.” A seguir , observe os aspectos que compõem o p…