Pular para o conteúdo principal

PROJETO PEDAGÓGICO - TEMA: NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI, VOCÊ É O MAIOR ALIADO” - CONTEÚDOS : multidisciplinar / PÚBLICO ALVO:- Comunidade escolar : alunos, familiares , professores e funcionários ; -Comunidade ao entorno ./ OBJETIVO GERAL: Trabalhar junto à comunidade escolar, visando conscientizá-la quanto à importância de prevenir a proliferação do mosquito aedes aegypti. / OBJETIVOS ESPECÍFICOS: TRATÉGIAS: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS PROFESSORES E ALUNOS SOB ORIENTAÇÃO DA DIREÇÃO E EQUIPE PEDAGÓGICA E APOIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE / IVIDADES PROPOSTAS DE ACORDO COM OS CONTEÚDOS SÃO MÚLTIPLAS AS AÇÕES PRÁTICAS, INSERIDAS NO PROJETO , CABE AOS PROFESSORES OPTAREM POR AQUELAS MAIS ADEQUADAS PARA DESENVOLVÊ-LAS EM SUAS AULA


#SANTAAJUDAESTUDAR

OJETO PEDAGÓGICO - TEMA: NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI, VOCÊ É O MAIOR ALIADO”

DISCIPLINA: MULTIDISCIPLINAR

APRESENTAÇÃO:
 Este projeto COM O TEMA: NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI, VOCÊ É O MAIOR ALIADO”
Pretende   envolver toda a comunidade escolar no combate ao mosquito transmissor da Dengue, da Chikungunya e do Zika Virus - causador da microcefalia - doença grave que podem causar danos permanentes.   
     O projeto  pretende o engajamento de  toda a comunidade escolar e a família na adoção de medidas para evitar a proliferação do mosquito que se dá em qualquer lugar onde se acumule água parada em recipientes abertos, mostrando  ao aluno , que como  um  cidadão , sua  importância  é fundamental no combate ao mosquito aedes aegypti ao cuidar da sua família, da sua casa, da sua rua, da sua escola , dos espaços públicos, enfim, do meio ambiente.
     Estamos numa guerra e o terrorista é o Aedes Aegypti”  - é preciso contar com a conscientização das pessoas, e, para isso, o projeto vai orientar e  informar as os meios  de se combater o mosquito.
     O Governo do Estado está fazendo sua parte, mas só com o compromisso da sociedade poderemos vencer o Aedes Aegypti.
     Essa empreitada, portanto, não é só do Governo. É de todos :  precisamos abraçar esta causa, cada um de nós fazendo sua parte como cidadão, seja em casa, nas comunidades, nas escolas, em locais públicos, em todo lugar. É a escola o melhor lugar para criar multiplicadores, propagadores de informações para se combater o mosquito aedes aegypti

CONTEÚDOS : multidisciplinar

JUSTIFICATIVA:
objetivo do trabalho é disseminar o conhecimento sobre a dengue na comunidade escolar para que os alunos possam saber combater o mosquito Aedes aegypti tanto nas escolas quanto em casa.

O presente projeto foi elaborado para melhor favorecer o combate à doença com atitudes permanentes para minimizar a proliferação do mosquito transmissor e, consequentemente, a epidemia das doenças.
Este projeto possui ações educativas que indicam estratégias e soluções viáveis para a problemática da doença da dengue na comunidade escolar, visando a conscientização e a mudança de atitudes da comunidade.                   
Pág 01                     

É de suma importância a transmissão de informações socioambientais que possibilitarão a reflexão e a mudança de comportamento da comunidade, em busca de solução para os problemas ambientais que comprometem a qualidade de vida da população, além de possibilitar a formação de alunos críticos e cidadãos multiplicadores de educação ambiental no combate a Dengue, que servirão como base para a cultura de uma nova geração de indivíduos preparados para o exercício de sua cidadania.

PÚBLICO ALVO:
- Comunidade escolar : alunos, familiares , professores e funcionários ;
-Comunidade ao entorno .




OBJETIVO GERAL:
Trabalhar junto à comunidade escolar, visando conscientizá-la quanto à importância de prevenir a proliferação do mosquito aedes aegypti. 


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

-Identificar o mosquito da dengue;
-Conhecer a origem do mosquito Aedes Aegypti
-Conhecer as formas de contágio, prevenção e tratamento;
-Identificar as causas de ocorrência da epidemia;
-Identificar as regiões brasileiras mais afetadas pela dengue;
-Reconhecer como os hábitos de higiene ajudam a manter a saúde e a
prevenção da dengue;
-Desenvolver hábitos e atitudes que ajude a acabar com a proliferação
do mosquito;
-Desenvolver a  cidadania;
-Destacar medidas preventivas à dengue;
-Conscientizar a família, a comunidade quanto à importância de sua participação no combate ao dengue, e que é dever de todos;
-Conscientizar que a ação mais simples de combate ao aedes aegypti é evitar o nascimento do mosquito e que para isto é necessário eliminar todo possível criadouro.
-Alertar a população de que as ações devem ser coletivas e que todos devem agir ;
-Incentivar a procura dos Postos de Saúde ao suspeitar da doença.
-Sensibilizar e conscientizar  da necessidade de mudança de atitudes para evitar uma epidemia da doença na comunidade.

Pág 02
ESTRATÉGIAS:
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS PROFESSORES E ALUNOS SOB ORIENTAÇÃO DA DIREÇÃO E EQUIPE PEDAGÓGICA E APOIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

-Envolver professores através de encontros, consultas e pesquisas, em articulação com a coordenação pedagógica e direção da escola;
-Palestra de agentes de saúde sobre o  tema em questão.
-DEBATE : Momento de questionamento e atualização  sobre o tema através da mídia  ( internet, revistas, panfletos, jornais)
Pesquisas realizadas extra-sala;
Exibição e apresentação de filmes (data show) sobre o tema a fim de esclarecer sobre a doença e motivar o trabalho a ser desenvolvido ;
-Divulgar aos meios de comunicação o desdobramento desse projeto para que a população se conscientize da importância de todos participarem;
-Trabalho de campo com os alunos para distribuição de panfleto informativo e conscientização da comunidade do entorno escolar;
-Confecção de cartazes e mural em sala de aula sobre o tema do projeto;
-Produção textual: frases, redações, slogans,  etc;
-Entrevistas com profissionais da Saúde;
-Aulas Expositivas
-Leitura de textos informativos: “Como identificar o Aedes Aegypti”, “Como perceber os sintomas da Dengue”, “Como acabar com os focos do mosquito da Dengue”,etc
Pesquisa, exploração oral e escrita sobre o tema.
-Confecções de cartazes ou banners  extra-classe - de incentivo ao “Combate ao aedes aegypti ” para serem distribuídos pela escola.
-Exposição de  figuras para identificação do mosquito.
-MONTAGEM DE MURAIS PARA CONSCIENTIZAÇÃO DESTACANDO :
A) Focos do mosquito e combate;
B) Tipos de doenças transmitidas e sintomas;
C) Os perigos da doença;
D) Importância das atitudes de cada um  no  meio ambiente para combater o mosquito.

-Confecção de “Mosquitos aedes aegypti ” a partir de sucata;
-Paródia de músicas sobre o  combate ao aedes aegypti;
-Debate;
-Resolução de exercícios de acordo como conteúdo.
Gincana cultural
-Concurso de slogans para o combate ao mosquito.




Pág 03



ATIVIDADES PROPOSTAS DE ACORDO COM OS CONTEÚDOS
SÃO MÚLTIPLAS AS AÇÕES PRÁTICAS, INSERIDAS NO PROJETO , CABE AOS PROFESSORES OPTAREM POR AQUELAS MAIS ADEQUADAS PARA DESENVOLVÊ-LAS EM SUAS AULAS.
RELIGIÃO:
_ Desenvolvimento específico da Campanha da Fraternidade Ecumênica, que tem como tema ‘Casa Comum, Nossa Responsabilidade’, e como foco o saneamento básico;
( verificar as informações da campanha da fraternidade 2016)
Concurso de slogans sobre o  combate aos aedes aegypti ressaltando os cuidados com o meio ambiente e o cuidado também com o próximo;
Gincana em sala de aula com “quiz” sobre as informações obtidas através dos trabalhos, depoimentos, palestras, debates, informações dos cartazes, noticiários, etc


LÍNGUA PORTUGUESA
- Leitura de textos informativos, textos jornalísticos, charges, poemas;
-Produção de textos informativos, textos jornalísticos, charges, poemas;
- Elaboração de uma cartilha informativa;
-Confecção de painéis referente à produção dos trabalhos realizados.
 - Gincana em sala de aula com “quiz” sobre as informações obtidas através dos trabalhos, depoimentos, palestras, debates, informações dos cartazes, noticiários, etc
- Concurso de slogans sobre o  combate aos aedes aegypti;
- Elaboração  de “raps” alusivos ao tema do projeto.

MATEMÁTICA
- Levantamento de dados estatísticos referentes aos aedes aegypti: quantos metros de distância  o mosquito pode voar , que altura , que horários ele pica, quanto tempo sobrevive, quantos ovos põe a fêmea, etc
- Dados estatísticos através de reportagens sobre as doenças ( dengue, zika e chikungunya)
- Gincana em sala de aula com “quiz” sobre as informações numéricas ou estatísticas

CIÊNCIAS
- Leitura de textos informativos sobre o mosquito Aedes aegypti e seus estágios, bem como a doença por ele transmitida;
- Estudo de medidas preventivas e o tratamento da doença;
- Confecção de cartazes com figuras alusivas  ao mosquito e seus estágios;
- Características das doenças : dengue, zika  e chikungunya ( sintomas, o que diferencia cada uma)

- Pesquisa específica sobre Zika e microcefalia.


 HISTÓRIA
- Leitura de textos informativos sobre o histórico do mosquito aedes aegypti
- Realização de questionários, produções de fichamentos e ilustrações sobre o histórico;
- Elaboração da Linha do tempo sobre o histórico da dengue;
 - Gincana em sala de aula com “quiz” sobre as informações obtidas através dos trabalhos, depoimentos, palestras, debates, informações dos cartazes, noticiários, etc

Pág 04
GEOGRAFIA
- Cuidados com o meio ambiente e combate ao mosquito;
- Elaboração de painéis informativos;
- Verificar focos do mosquito na escola;
- Exposição De maquetes com focos do mosquito
- Elaboração de postagens com imagens para as redes sociais.
-Campanha porta a porta de alerta na Comunidade com distribuição de panfletos elaborados pelos alunos;
- Leitura de textos informativos
- Localização no mapa sobre a origem do mosquito e locais atingidos no Brasil e no  mundo;
  - Gincana em sala de aula com “quiz” sobre as informações obtidas através dos trabalhos, depoimentos, palestras, debates, informações dos cartazes, noticiários, etc

ARTES

 - Criar adesivos ( bottons)de combate ao aedes aegypti
- Paródia;
- Releituras de desenhos do mosquito;
- Confecção do mosquito através de sucata
-Teatro


- Elaboração de panfletos;
- Concurso da melhor fantasia do mosquito;
- Confecção de desenhos com as Diferenças entre o mosquito aedes e o mosquito Culex  (  conhecido por pernilongo ou pernilongo-comum);
-Criação de slogans;
- Apresentação de “raps” alusivos ao tema do projeto.
- Elaboração  de história em quadrinhos contendo informações focos do mosquito e prevenção de criadouros, etc. 
EDUCAÇÃO FÍSICA:
- Informações sobre cuidados com o meio ambiente e combate ao mosquito;
- Verificar focos do mosquito na escola e no entorno.
-Campanha de alerta durante os jogos interativos em outras comunidades;
- Criação de “grito de guerra” sobre o combate ao mosquito;
  - Gincana  entre os times de alunos com “quiz”( perguntas com opções)  sobre as informações obtidas através dos trabalhos, depoimentos, palestras, debates, informações dos cartazes, noticiários, etc

LÍNGUA ESTRANGEIRA
- Tradução de textos em inglês com informações sobre o mosquito;
- Elaboração de frases em inglês sobre prevenção, combate, etc
- Criação de Jingle;
- Elaboração de palavras cruzadas, ditados em inglês
  - Gincana em sala de aula com “quiz” sobre as informações obtidas através dos trabalhos, depoimentos, palestras, debates, informações dos cartazes, noticiários, etc



RESSALTANDO QUE ESTAS AÇÕES ESTARÃO SENDO DESENVOLVIDAS DURANTE O ANO LETIVO DE 2016 , DANDO MAIS ÊNFASE NA FASE INICIAL DO 1º BIMESTRE.

Pág 05

– METODOLOGIA

 PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE PROJETO FICOU ESTABELECIDO OS SEGUINTES CRITÉRIOS:
 - Divulgação Do Projeto para os professores e funcionários;
-  Distribuição de panfletos e convites à comunidade para a palestra;
-  Palestra com agentes epidemiológicos do município;
-  Pesquisas sobre o assunto;
-  Realização de atividades  em sala de aula;
-  Confecções de panfletos,  cartazes, bottons, slogans, maquetes;
-  Criação de  parodias
-  Gincana  e apresentação das atividades realizadas na conclusão do projeto.

– RECURSOS : Os recursos utilizados para a execução deste projeto foram:
A) RECURSOS HUMANOS:
-  Professores;
-  Alunos  do 1º ao 9º  Ano do Ensino Fundamental;
-  Coordenação Pedagógica;
-  Direção.

B) RECURSOS MATERIAIS:
-Palestra
-Livro Didático
-Biblioteca
-Reportagens De Jornais E Revistas
-Telejornais
-Televisão
-Televisão Digital
-Dvd
-Aparelho De Som
-Cd
-Data Show
-Pen-Drive
-Câmara Digital
-Computador
-Softwares: Power point
-Celular
-Tablet
-Internet
-Mídias Sociais ( Internet, Facebook, Whatsapp)
-Quadro  De Acrílico
-Pincel Para Quadro Acrílico
-Giz
-Quadro De Giz
-Jornais, Livros, Revistas
-Figuras
-panfletos
-Texto
-Atividade
-Charges
-Figuras
-Banners
-Cópias Impressas
-Xerox
-  Materiais diversos como: cola, cartolina, EVA, lápis de cor, canetinhas, fita adesiva, papel contact e tesoura. Sucatas: caixa de papelão, garrafas pet vazias com tampinhas, etc


Pág 06
AVALIAÇÃO
            
A avaliação será dada mediante uma abordagem do tema, dos questionamentos diante das problematizações , do quiz ou disputa em grupos em sala de aula ( gincana ) das atitudes, na participação e cooperação do aluno  durante a realização do projeto, como: observação, participação, interação, disposição e envolvimento nas atividades propostas, bem como na performance em trabalhos em grupos, organização e criatividade.

Uma ideia interessante de  avaliação é fazer, durante o fim de semana, um evento no qual os alunos, orientados pelos professores, explicam e demonstram a outros alunos e demais visitantes, aspectos relacionados à temática.


CULMINÂNCIA:
COMO NÃO HAVERÁ ENCERRAMENTO ESPECÍFICO  PARA O  PROJETO ,JÁ QUE PREVALECERÁ O ANO TODO DE 2016.
 NO DECORRER DO ANO LETIVO PODERÃO  ACONTECER VÁRIOS EVENTOS  DE ACORDO COM OS CONTEÚDOS  OU IDADE DOS ALUNOS PARA DESPERTAR O CONTÍNUO INTERESSE PELO TEMA ABORDADO  , TAIS COMO :
A)            Poderá ser proposto um mutirão, no qual todos os participantes percorrerão o espaço da escola e entorno, a fim de eliminar os possíveis focos da doença. 

B)            Apresentação e exposição das atividades realizadas pelas turmas, seguida de palestra ministrada pelos alunos da escola transmitindo aos pais, responsáveis e comunidade do entorno ;

C)            Montagem de um stand em praça pública sobre o projeto para divulgar as informações confeccionadas através de panfletos, cartazes, textos,maquetes, slogans, etc

D)            As atividades do projeto deverão ser   apresentadas e expostas na escola, registradas através de fotografias, cartazes, e relatórios finais.

ENTRE OUTROS QUE SURGIREM NO DECORRER DO ANO LETIVO



Pág 07

CONCLUSÕES


 - As ações desse estilo, conscientizando e repassando conhecimento para os alunos  ajudarão a exigir dos seus familiares uma postura mais ativa ao combate ao aedes aegypti.
- O projeto  beneficia  a sociedade uma vez que atua na prevenção da proliferação do mosquito e doenças transmitidas, bem como interfere em atitudes em prol de cuidados com  o meio ambiente .
 - É importante a instrução  para que  sejam exterminados  hábitos errados que facilitem a reprodução do mosquito vetor.
-  A Sensibilização E  conscientização Dos alunos através das atividades realizadas na escola  representam uma maneira de fácil divulgação da prevenção contra  o aedes aegypti, uma vez que a proposta  do projeto é de  mudança de atitude e a formação de uma corrente na sua família e comunidade. Pretende-se  criar raízes  conscientizando   toda a  comunidade escolar.
CONSIDERAÇÕES FINAIS :
- Este projeto não pretende “remediar” situações de contágio do mosquito, seu objetivo maior é “prevenir” não deixar o mosquito se reproduzir, acabando com os criadouros.
-  É indispensável a construção da cidadania do educando nos bancos escolares e este projeto muito contribui para a efetiva construção desta em nossos educando e conseqüentemente, em toda comunidade escolar.





----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROJETO ELABORADO PELA PROFESSORA MARIZETE CAJAIBA TENDO COMO FONTES INFORMATIVAS SITES DE PESQUISA COMO :
leituraliteraturaeinternet.blogspot.com
Site oficial do ministério da Saúde: http://www.portal.saude.gov.br/saude/
http://dengueportalprofessor.wordpress.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO