terça-feira, 10 de setembro de 2013

TRABALHO DE GEOGRAFIA ( TEXTO COM DADOS PRINCIPAIS/ECONOMIA DOS ESTADOS UNIDOS/ FORÇAS ARMADAS DOS ESTADOS UNIDOS/O PODER DE INFLUÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS / A INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO AMERICANA / ETC) - TEMA : ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA : A MAIOR POTÊNCIA ECONÔMICA , POLÍTICA, MILITAR E CULTURAL DO MUNDO / 1ª PARTE DO GEO-TRABALHO - QUESTÕES PARA SEREM RESPONDIDAS DE ACORDO COM O TEXTO FORNECIDO 1)CITE OS DADOS MAIS IMPORTANTES SOBRE OS ESTADOS UNIDOS 2) Descreva dados e fatos que comprovem o forte poder dos Estados Unidos./ 2ª PARTE DO GEO-TRABALHO : ALBUM DE ILUSTRAÇÃO - Recortar figuras de jornais ou revistas, ou retirar as figuras de sites da internet que representem os Estados Unidos da América :ECONÔMICA, POLÍTICA , CULTURAL E MILITAR ( MAPA, FIGURAS DE PONTOS TURÍSTICOS, POP STARS , FILMES DE SUCESSOS, CENAS DE ACONTECIMENTOS IMPORTANTES NOS ÚLTIMOS ANOS, ETC)


GEO-TRABALHO ORIENTADO– 
FAÇA O TRABALHO DA SEGUINTE FORMA:
- CAPA COM NOME DO TEMA E INTEGRANTES DO GRUPO, PROFESSORA E ESCOLA  ( NOME  E NÚMERO  de acordo com a ordem do diário)
- 1 ª PARTE : MANUSCRITA ( COPIAR PERGUNTAS E RESPOSTAS NA ORDEM)
-2ª PARTE : ILUSTRAÇÃO
obsO GRUPO DEVERÁ PROVIDENCIAR  APENAS  UM TRABALHO  PARA SER ENTREGUE PARA A PROFESSORA ( TUDO MANUSCRITO)

1ª PARTE DO GEO-TRABALHO - 
QUESTÕES PARA SEREM RESPONDIDAS DE ACORDO COM O TEXTO FORNECIDO
1)CITE OS DADOS MAIS IMPORTANTES SOBRE OS ESTADOS UNIDOS
2)      Descreva dados e fatos que comprovem  o forte poder dos Estados Unidos.
3)      COMO TUDO COMEÇOU? Enumere resumidamente os fatos que determinaram o crescimento da economia dos estados Unidos
4)      RETIRE DO TEXTO AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE A FORTE INFLUÊNCIA ECONÔMICA, POLÍTICA , CULTURAL E MILITAR EM TODO O MUNDO – PARA RESPONDER ESSA QUESTÃO SIGA A SEGUINTE ORIENTAÇÃO : FAÇA UM QUADRO INFORMATIVO PARA CADA ÍTEM ( de 1 a 5)

2ª PARTE DO GEO-TRABALHO : ALBUM DE ILUSTRAÇÃO
- Recortar figuras de jornais ou revistas, ou retirar as figuras de sites da internet que representem os Estados Unidos da América :ECONÔMICA, POLÍTICA , CULTURAL E MILITAR ( MAPA, FIGURAS DE PONTOS TURÍSTICOS,  POP STARS , FILMES DE SUCESSOS, CENAS DE ACONTECIMENTOS IMPORTANTES NOS ÚLTIMOS ANOS, ETC)
ATENÇÃO: - figuras impressas de sites da internet devem ter boa qualidade , ou seja boa visibilidade.
- Todas as figuras devem ser acompanhadas de suas devidas informações ( por exemplo, nome de locais turísticos, nome de artistas, descrição resumidas de cenas de algum acontecimento importante em relação ao país, etc)
- Tenha capricho ao recortar ou colar as figuras.   
-----------------------------------------------------------------------------------ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA :  A MAIOR POTÊNCIA ECONÔMICA , POLÍTICA, MILITAR E CULTURAL DO MUNDO  
  elaborado por Marizete Cajaíba

DADOS PRINCIPAIS:
NOME OFICIAL: Estados Unidos da América (United States of America). O nome desse país é também expresso a partir de siglas como USA, US e EUA
NACIONALIDADE: Norte-americana , estadunidense ou “americanos*”
DATA NACIONAL: 4 de julho de 1776 (Independência do "Reino da Grã Bretanha").

CAPITAL: Washington.     POPULAÇÃO: 308.745.538 milhões de habitantes ( 3ª maior do mundo , perdendo para a China e Índia)
DIVISÃO POLÍTICA : Os Estados Unidos são divididos em 50 Estados.
LOCALIZAÇÃO: América do Norte (Fronteiras com o Canadá, México e Oceanos Atlântico e Pacífico).

CIDADES PRINCIPAIS: Nova Iorque, Los Angeles, Chicago, São Francisco, Atlanta, Houston, Filadélfia, Miami, Washington, Detroit, Dallas, Saint Louis, Las Vegas, Phoenix, San Diego, Denver, Memphis e San Antonio.
PÁG 01


IDIOMA: Inglês (oficial) /  ALFABETIZAÇÃO: 99% / PIB (Produto Interno Bruto): 15,6 
trilhões de dólares, equivalente a 19% do PIB mundial / RENDA PER CAPITA: 46.272 dólares por habitante
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,902 (muito alto) / EXPECTATIVA DE VIDA: 78 anos.
COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: brancos (79,8%); hispânicos  de qualquer etnia ( 15,4%) afro-americanos (12,8%); americanos- asiáticos (4,5%), indígenas nativos e do Alasca (1,0%); nativos do Havaí e outras ilhas do Pacífico (0,2%); duas ou mais raças (1,7%).

MOEDA: dólar americano.

RELIGIÃO: cristianismo 78,5% (protestantes 51,3%, católicos romanos 23,9%, outros cristãos 3,3%), sem religião (16,1%); judaísmo
(1,7%); outros (3,7%)
Código telefônico internacional: 1 / Código de internet: us / gov / mil / Site do governowww.usa.gov.


A ECONOMIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA ESTÁ ORGANIZADA SEGUNDO O MODELO CAPITALISTA , PODENDO SER VISTA COMO A MAIS IMPORTANTE DO MUNDO.
OS ESTADOS UNIDOS SÃO UM PAÍS DESENVOLVIDO E FORMAM A MAIOR ECONOMIA  DO MUNDO, COM UM PRODUTO INTERNO BRUTO QUE EM 2012 FOI DE 15,6 TRILHÕES DE DÓLARES, EQUIVALENTE A 19% DO PIB MUNDIAL.
      PARA SE TER UMA IDEIA DO PODER DESSE PAÍS :
A  área, população e/ou produto interno bruto de vários dos estados dos Estados Unidos comparam-se à de vários países do mundo. A população da Califórnia, por exemplo, é maior do que o do Canadá, e seu produto interno bruto seria o oitavo maior do mundo, caso o Estado fosse um país independente. Já a área do Alasca seria o décimo sétimo maior do mundo, caso fosse um país independente, com área comparável ao do Irã. Os Estados Unidos tem sido um líder em pesquisa científica e em inovação tecnológica desde o século XIX  e lideram o mundo em trabalhos de pesquisa científica .   De acordo com a Unescoos Estados Unidos são o segundo país com o maior número de instituições de educação superior no mundo; também conta com o maior número de estudantes universitários do mundo,  correspondente a 4.5% da população total. Lá encontram-se algumas das universidades mais prestigiosas e de maior fama no mundo: HarvardBerkeleyStanford e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts são consideradas como as melhores universidades .
O país tem enormes recursos minerais, com grandes depósitos de ouro, petróleo, carvão e urânio. Na agricultura, está entre os maiores produtores mundiais de milho, trigo, açúcar e tabaco, entre outras produções.
A indústria americana produz automóveis, aviões e produtos eletrônicos. O maior setor econômico, no entanto, é o dos serviços: cerca de três quartos dos habitantes dos EUA trabalham nesse setor.
      O maior parceiro comercial dos Estados Unidos é o seu vizinho do norte, o Canadá. Outros grandes parceiros são o México, a União Européia e nações industrializadas na Ásia, como o Japão, a Índia e a Coréia do Sul. O comércio com a China também é significativo.
COMO TUDO COMEÇOU?
1-O CRESCIMENTO DA ECONOMIA NORTE-AMERICANA DEVE-SE PRINCIPALMENTE PELA INTENSA ACUMULAÇÃO DE CAPITAL OCORRIDA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX.
No início do século XX, o país já possuía grandes empresas que detinham os monopólios do petróleo, aço, automóveis e ferrovias.

2-O crescimento da economia norte-americana também foi propiciado por acontecimentos históricos como a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) momento em que a

PÁG 02



Europa se encontrava em reconstrução, então os EUA forneceram empréstimos e mercadorias, resultando num gigantesco crescimento do PIB e se consolidando definitivamente como a maior potência mundial.
3-A EXPANSÃO DAS MULTINACIONAIS E DO COMÉRCIO ocorreu a partir da segunda metade do século XX, as multinacionais norte-americanas dominaram ainda mais o processo de acumulação de capitais, os investimentos nas multinacionais ocorreram primeiramente em países europeus e depois em mercados em expansão como os países subdesenvolvidos.

4-AS PRIMEIRAS MULTINACIONAIS NORTE-AMERICANAS FORAM GENERAL MOTORS E FORD, TEXACO e ESSO, COCA-COLA, NABISCO, JOHNSON & JOHNSON e GILLETE.
A expansão das multinacionais norte-americanas no mercado internacional intensificou o ritmo de crescimento econômico, foi grande gerador de fluxos de mercadorias, hoje o comércio externo americano corresponde a 16% do total mundial, o país mantêm relações comerciais com grande parte das nações. 
 Sua economia é alimentada pela abundância de recursos naturais, por uma infraestrutura bem desenvolvida e pela alta produtividade.

OS ESTADOS UNIDOS EXERCEM UMA FORTE INFLUÊNCIA ECONÔMICA, POLÍTICA , CULTURAL E MILITAR EM TODO O MUNDO... veja por que :
1- O PAÍS É UM MEMBRO PERMANENTE DO CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS e Nova Iorque hospeda a SEDE DAS NAÇÕES UNIDASQuase todos os países têm embaixadas em Washington D.C. e muitos consulados em todo o país.  Da mesma forma, quase todas as nações acolhem missões diplomáticas americanas.No entanto, CubaIrãCoreia do NorteButãoSudão e a República da China (Taiwan) não têm relações diplomáticas formais com os Estados Unidos.
OS ESTADOS UNIDOS MANTÊM LAÇOS FORTES com o Reino UnidoCanadáAustráliaNova ZelândiaJapãoCoreia do Sul e Israel.
Os Estados Unidos já chegaram a gastar anualmente 25,4 bilhões de dólares líquidos em assistência oficial ao desenvolvimento em grande parte do mundo.

2- FORÇAS ARMADAS DOS ESTADOS UNIDOS : A MAIOR A MAIS EQUIPADA DO MUNDO:
O presidente detém o título de comandante-chefe das forças armadas do país e nomeia seus dirigentes, o secretário de defesa e o Chefe do Estado-Maior . As forças armadas americanas tem uma média de  1,5 milhões de pessoas na ativa. As Reservas da Guarda Nacional elevam o número total de tropas para 2,3 milhões. Fora dos Estados Unidos, os militares operam em 865 bases americanas espalhadas por mais de 150 países.
Os Estados Unidos respondem sozinho por 39% dos gastos militares do planeta. O total de gastos militares anuais dos Estados Unidos passa dos  600 bilhões de dólares, superior a 41% da despesa militar mundial.
  É MESMO DE DAR INVEJA .... mas os EUA é  também é odiado por muitos povos do mundo principalmente pelos povos mulçumanos e alguns outros que sentem o poder de intimidação que o governo americano tenta e consegue exercer sobre algumas regiões do planeta.    
 E como se não bastasse o seu poderio bélico é superior a qualquer país do mundo : o país é capaz de atacar qualquer ponto do planeta ; seus satélites de espionagem vigiam qualquer “metro quadrado” da superfície do planeta que for de seu  interesse ... embora apesar de tudo isso  não foi possível  conter os terrorista que atacaram as Torres Gêmeas. Pode se dizer que os Estados Unidos é um “gigante com pés de barro” pois ao mesmo tempo que bate recordes em diversos setores – vive ameaçado pelo terrorismo internacional.
3- COM  308.745.538 MILHÕES DE HABITANTES FORMA A TERCEIRA MAIOR POPULAÇÃO DO MUNDO E OS MAIORES CONSUMIDORES DO MUNDO , O QUE CORRESPONDE A CERCA DE 5% DA POPULAÇÃO MUNDIAL.
VEJAM ALGUNS DADOS QUE FAZEM DOS ESTADOS UNIDOS UMA GRANDE POTÊNCIA MUNDIAL:
- SOZINHOS CONSOMEM:  30% da produção anual de petróleo, 30% da energia elétrica do planeta;  
PÁG 03


...PRODUZEM um terço do PIB mundial :  US$ 15,8 trilhões (2012) , destacando-se como a principal economia do Mundo, detendo cerca de  20% da riqueza global.
...SÃO  a sede de 59 das 100 maiores empresas do mundo ..... Apple mantém o primeiro lugar no ranking anual das 100 marcas mais valiosas do mundo,Google, o 3º lugar, Microsoft, o 4º lugar, Wallmart o 5º lugar, IBM o 6º lugar, Coca Cola o 9º lugar, etc
... Os EUA é reconhecido como um dos países com mais opções de entretenimento do mundo.

4- EUA EXPORTAM CULTURA COMO UM DOS PRODUTOS MAIS RENTÁVEIS DO PAÍS
Em nenhum lugar do mundo a indústria do entretenimento é tão poderosa e rentável como é nos Estados Unidos. Ela movimenta bilhões de dólares e vem se afirmando como um dos maiores produtos de exportação do país. O cinema e a música estão no topo do ranking. Lá, estão os maiores estúdios cinematográficos e as principais gravadoras do mundo. a) NÃO HÁ TAMBÉM UMA CULTURA DE UM PAÍS TÃO DIFUNDIDA NO MUNDO COMO A AMERICANA.
Hoje, é comum ver muitos outros países convivendo normalmente com duas culturas: a sua própria - com suas origens, influências e etnias, e uma outra que inclui esportes, filmes, programas de televisão e música essencialmente americanos.

b) O PODER DE INFLUÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS  SE REVELA TAMBÉM quando pensamos na enorme quantidade de livros produzidos neste país e editados em quase todo o  mundo , há também os filmes produzidos em Hollywood que fazem sucesso mundial ; podemos pensar na Disney e na influência que exerce sobre as crianças do mundo, nos milhares de turistas que se dirigem ao país ... nos outros milhares de povos que pensam em mudar-se para o país em busca do sonho de uma vida melhor..... o inglês faz parte do cotidiano, saber falar inglês é quase uma obrigação... os produtos americanos também se tornaram rotina ..... o nome do país não sai das manchetes dos jornais e revistas...
5- EUA VENDEM DIVERSÃO E ARTE. ESTÃO ENTRE OS PRODUTOS MAIS RENTÁVEIS
a) CINEMA : Em nenhum lugar do mundo a indústria do entretenimento é tão poderosa e rentável como é nos Estados Unidos. Das 100 maiores bilheterias do cinema de todos os tempos, 93 são produções exclusivamente americanas. Os EUA detêm 25% do mercado mundial de filmes e um terço das vendas do mercado fonográfico mundial está concentrado no mercado americano.
Anualmente, os 300 parques temáticos americanos arrecadam 14 bilhões de dólares – cerca de quatro vezes a receita gerada pelos turistas estrangeiros no Brasil, por exemplo.

É CURIOSO NOTAR QUE A INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO AMERICANA NÃO É VALIOSA APENAS PELO QUE ARRECADA AO REDOR DO MUNDO – os americanos ainda são os maiores consumidores de seus próprios produtos. Um terço das vendas de CDs do mundo, por exemplo, acontece dentro do próprio país. Metade do faturamento de Hollywood é doméstico.
AINDA ASSIM, PARA SOBREVIVER É ESSENCIAL PARA ESSA INDÚSTRIA GANHAR O MUNDO. Para tanto, o cinema é a principal arma. Os EUA têm em Hollywood, desde os anos 20, a comissão de frente de sua força cultural. É através do cinema que se desperta o gosto dos consumidores estrangeiros e abre-se caminho para novas fontes de lucro.
b)MÚSICA - O sucesso da indústria musical não fica atrás. O país é uma fábrica de pop stars. Michael Jackson, Madonna e Britney Spears são alguns exemplos – Michael talvez o maior deles. Nenhum outro artista das últimas décadas gerou tanto dinheiro quanto o cantor. Estima-se que tenha faturado algo em torno de 1 bilhão de dólares em sua carreira, tendo sido um dos artistas mais ricos do planeta durante vários anos. Somente com o álbumThriller, vendeu 50 milhões de cópias em todo o mundo. Já Madonna, somente em 2007, ganhou 72 milhões de dólares e ficou no topo do ranking da revista Forbes como a cantora de maior faturamento. A lista trazia ainda sete americanas entre as dez primeiras posições.
c)TELEVISÃO - Os programas de TV americanos também são os mais vistos do planeta. As séries cômicas de TV, as chamadas sitcoms(termo que deriva de "comédia de situação") fazem muito sucesso no país e fora
dele.  As séries estão entre as principais atrações da TV paga e, em alguns casos, fazem bonito também nas emissoras abertas. 
d)POTÊNCIA ESPORTIVA - No esporte, o país contribuiu com a invenção do beisebol, em 1860, que virou o passatempo nacional dos americanos. Em segundo lugar no gosto da nação está o basquete, criado em 1891 e praticado atualmente por mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo.
Os Estados Unidos sempre estiveram entre os três primeiros no quadro de medalhas nas 22 edições das Olimpíadas que disputaram até hoje - 806 medalhas de ouro foram conquistadas pela equipe americana na história dos Jogos. Oito dos dez esportistas mais bem pagos do mundo são dos Estados Unidos. Atletas americanos ganharam um total de 2298 medalhas olímpicas, três vezes e meia mais que a França, a segunda colocada.

TEXTO ELABORADO POR MARIZETE CAJAIBA, BASEADO EM INFORMAÇÕES OBTIDAS NAS SEGUINTES FONTES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário