Pular para o conteúdo principal

ATIVIDADE DE REVISÃO - 8º ANO - GEOGRAFIA - UNIDADE 2 - TEMA 3: OS FINANCIADORES DA ECONOMIA MUNDIAL / UNIDADE 3 ; TEMAS 1 E 2 - TEMA 1 : LOCALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO DA AMÉRICA - TEMA 2 : A FORMAÇÃO HISTÓRICA DO CONTINENTE AMERICANO / BASEADO NO LIVRO GEOGRAFIA- PROJETO ARARIBÁ - 8º ANO

GEO-ATIVIDADE DE REVISÃO  -  8º ANO - GEOGRAFIA -  
 
UNIDADE 2 - TEMA 3: OS FINANCIADORES DA ECONOMIA MUNDIAL

1.        Qual foi o motivo da criação do  FMI e do Bird ( atual Banco Mundial ) ?
2.      Quais as informações solicitadas quanto ao FMI e Banco Mundial : ( pág 48)
a) Funções        b)  empréstimos
3.      Atualmente a atuação do FMI e do Banco Mundial se concentra nos países emergentes. ( pág 49)
a ) Mas , não é tão simples assim, exigem algo em troca. Comente.
b)  O que visam essas políticas?
5.      Em que camada da sociedade recaem essas políticas impostas pelos financiadores da economia mundial? Comente.
6.      Como a OMC ( Organização Mundial do Comércio ) determina as diretrizes básicas do comércio internacional?

UNIDADE 3 -  TEMA 1 : LOCALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO DA AMÉRICA  -   INÍCIO : PÁG 62

7.     Cite os aspectos gerais  do cont. americano. ( extensão/ localização / limites / principais paralelos)
8.     Faça um breve comentário sobre a colonização do cont. americano ( pág 62)
9.     Quantos países possuem o nosso continente?
10.   Quais são os dois critérios mais utilizados para dividir o cont. americano?
11.     De acordo com regionalização a partir do critério ou ponto de vista  GEOGRÁFICO ou seja, de acordo com a localização de suas terras, o continente americano pode ser dividido em três partes. Cite  e caracterize cada uma ( países, e características) – pág 63
a)     América do Norte       b) América Central          c) América do sul

TEMA 2 : A FORMAÇÃO HISTÓRICA DO CONTINENTE AMERICANO
12.   Baseando-se nas informações contidas no quadro 3 ( pág 66) e no quadro 4 ( pág 67) , Cite as características , diferenciando os dois tipos de colonização
13.   Essa regionalização de acordo com o critério histórico, cultural e socioeconômico, independentemente das diferenças , o continente americano é agrupado em dois grandes conjuntos levando  em conta que fatores ao agrupar esses  países? ( pág 66)
14.    De acordo com o critério histórico, cultural e socioeconômico , nosso continente ficou dividido em duas AMÉRICAS . CITE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE CADA UMA:  a) América Latina         b) América Anglo-Saxônica
15.   Estude a localização dos países do continente americano no mapa da pág 63 ( ou em um atlas) e principalmente a que parte da América pertence de acordo com o critério de regionalização.
16) QUE PÁÍS ÉSSE? ( CONSULTE O MAPA DA PÁG 63)

1)      É da  América do Sul , vizinho da Colômbia e não faz limite com o Brasil________________________________________
2)    Banhado pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Glacial ártico ___________________________________________________
3)    Sua capital é Bogotá ___________________________________________________________________________________
4)     Seu território pertence à Dinamarca_____________________________________________________________________
5)    Está localizado ente Chile e Uruguai _____________________________________________________________________
6)    Faz fronteira ao norte com o Canadá_____________________________________________________________________
7)     É o maior da América do Sul ___________________________________________________________________________
8)    É muito estreito e alongado no sentido norte/sul , Faz fronteira ao norte como Peru___________________________
9)    Sua capital é Havana , localiza-se na América central ____________________________________________________
10)   Faz fronteira ao norte com os Estados Unidos____________________________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO