Pular para o conteúdo principal

Nos dias atuais a escola tem encontrado vários problemas relacionados à ausência de VALORES HUMANOS... SABER VIVER É SEMPRE UM GRANDE DESAFIO, EXIGE FAZER BOAS ESCOLHAS / OBJETIVOS : dentificar, conhecer valores humanos, incorporando-os as vivencias em situação de aprendizagem por meio de ações que os levem a reflexão possibilitando a construção de conceitos sobre o assunto melhorando assim as relações de convivência. / DESPERTAR SUA ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DE TER CONSCIÊNCIA DOS SEUS ATOS , DE SUAS ESCOLHAS E AS CONSEQUÊNCIAS PARA VOCÊ E AQUELES QUE O CERCAM. QUEM APRENDE A PERCEBER A CONSCIÊNCIA ...



Nos dias atuais a escola tem encontrado vários problemas relacionados à ausência de valores como respeito, tolerância, responsabilidade, comportamentos indesejáveis, o que acaba interferindo no cotidiano das salas de aula, no processo de ensino aprendizagem e no funcionamento da escola. Nesse sentido nos educadores precisamos nos atentar buscando junto com os alunos, com a escola identificar, conhecer valores humanos, incorporando-os as vivencias em situação de aprendizagem por meio de ações que os levem a reflexão possibilitando a construção de conceitos sobre o assunto melhorando assim as relações de convivência.




VALORES HUMANOS...
SABER VIVER   É SEMPRE UM GRANDE DESAFIO,

EXIGE FAZER BOAS ESCOLHAS



AMADO, NÃO SIGAS O MAL, MAS O BEM. QUEM FAZ O BEM É DE DEUS; MAS QUEM FAZ O MAL NÃO TEM VISTO A DEUS.

3 João 1 , 11


 ELABORADO POR MARIZETE CAJAIBA



OBJETIVO : DESPERTAR SUA ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DE TER   CONSCIÊNCIA DOS SEUS ATOS , DE SUAS ESCOLHAS E AS CONSEQUÊNCIAS PARA VOCÊ E AQUELES QUE O CERCAM.



“SABER VIVER” É SEMPRE UM GRANDE DESAFIO,

EXIGE FAZER “BOAS ESCOLHAS”.



A questão de “Saber viver” é sempre um grande desafio, exige fazer boas escolhas, e escolhas temos que fazer todos os dias.

Para fazer boas escolhas é preciso ter sabedoria, com sabedoria a possibilidade de errar diminui muito.




SABER VIVER



QUAIS SÃO OS SINAIS DE QUE  VOCÊ SABENDO VIVER A VIDA?

Saber viver é deixar-se conduzir pela ação de Deus, Ele fala com as pessoas e de fato é o verdadeiro caminho, a verdade e a vida, como diz a própria bíblia.


SABE QUANDO VEM AQUELE VAZIO?

AQUELA FALTA DE SENTIDO?


NA VERDADE O QUE É QUE ESTÁ FALTANDO?

Muitas vezes, o que falta é SABER VIVER : você pode estar sem rumo , sem direção ... por isso a vida perde o sentido . A tristeza toma conta, as coisas ruins começam a acontecer, o relacionamento com os pais está em crise, na escola o rendimento está ruim ... o que mais pode acontecer a você ?!

Isso mesmo, é assim que pensamos quando tudo vai mal ... sempre nos colocamos no papel de vítima, de coitadinhos ... mas e aí, o que você tem feito por você mesmo ? O que você tem feito por aqueles que o amam e cuidam de você ( ou pelo menos tentam)?!


JÁ APARECEU AQUELE SINAL DE ALERTA , DIZENDO QUE HÁ ALGO ERRADO EM SUAS ATITUDES ?!

Muitas vezes, aparece uma “vozinha” que  nos alerta quando não estamos fazendo boas escolhas para nossa vida :  é a consciência. VOCÊ TEM DADO OUVIDOS À ELA? TEM ESCUTADO
 O QUE TE CONDENA ?


          
CONSCIÊNCIA
 Consciência significa ter ciência, ou seja, percepção de alguma coisa.
 
É UM SENTIMENTO OU PERCEPÇÃO DO QUE SE PASSA EM NÓS; VOZ SECRETA DA ALMA QUE APROVA OU REPROVA AS NOSSAS AÇÕES.

Todos nós ouvimos essa voz que parece falar ao pé do ouvido, às vezes insistente, que nos mostra sempre o melhor caminho a seguir.

Esta é a voz secreta da alma, a voz da consciência.

Todos têm uma consciência.

Ela nos faz sentir vergonha quando fazemos algo errado

e nos faz sentir felizes quando realizamos alguma coisa boa.

Ela é um alerta, uma indicação de caminho, uma direção.

É a voz silenciosa de Deus no seu intimo ... que nada mais é que a transmissão da mensagem de Dele para você.

A consciência nos alerta dos perigos da estrada da vida,nos faz refletir sobre as atitudes e  nos mostra sempre o caminho do bem.


QUEM APRENDE A PERCEBER A   CONSCIÊNCIA ...




Quem tem  consciência sofre quando causa  dor , sofrimento, decepção em  alguém, não fica feliz enquanto não repara o erro que cometeu.

Quem tem  consciência sofre quando entende que as escolhas que está fazendo, está produzindo efeitos negativos, ou nocivos a si mesmo, aos pais ou  a um amigo...

Por isso, é importante “entender e obedecer a voz da consciência”.



ENTENDER E OBEDECER A VOZ DA CONSCIÊNCIA



PERGUNTAS PARA REFLETIR :

- SERÁ QUE TENHO ESCUTADO  A VOZ DE DEUS  
QUE FALA EM MEU CORAÇÃO ?


- PROCURO NO MEU DIA A DIA UM MOMENTO PARA ENCONTRAR COM DEUS ?  (ORAÇÃO )

- SOU CAPAZ DE ESCUTAR O QUE ME DIZEM AS PESSOAS, ESPECIALMENTE OS MEUS FAMILIARES?

- OS SENTIMENTOS, AS ALEGRIAS, AS TRISTEZAS, DAS PESSOAS QUE ESTÃO A MINHA VOLTA

SÃO IMPORTANTES PARA MIM?

-  ESCUTO QUANDO AS PESSOAS APONTAM MEUS ERROS, MINHAS FRAQUEZAS, MINHAS FALHAS ?   

OU ARRANJO DESCULPAS , OU CULPO AOS

OUTROS PELAS MINHAS FALHAS ?



 

 Para viver a verdade é preciso romper com 
a mentira, é preciso admitir os  erros, 
admitir as fraquezas


Obedecer a voz da consciência é obedecer a vontade de Deus.

E estar mais perto de Deus é sempre nosso melhor e maior benefício nesta jornada

chamada vida.



ORAÇÃO  :


SENHOR ,  PEÇO FORÇA PARA OUVIR A SUA VOZ E FAZER SEMPRE A VOSSA VONTADE .


Ajuda-me a compreender a minha consciência

para compreender a  vossa  luz dentro de mim.





SUA MISSÃO : O PROPÓSITO DE MUDAR, MELHORANDO  AS SUAS ATITUDES



DEPOIS DE REVER E ANALISAR SE AS SUA ATITUDES TEM SIDO BOAS OU MÁS,

FAÇA O PROPÓSITO DE MUDAR, 
MELHORANDO AS ATITUDES :


PARA COM DEUS, CONSIGO MESMO E COM O PRÓXIMO, COM OS SEUS PAIS, COM SEUS IRMÃOS, AMIGOS, COLEGAS, “PROFESSORES” ...

ENFIM A TODOS QUE CONVIVEM COM VOCÊ .

FAÇA BOAS ESCOLHAS, E TENHA BOAS ATITUDES.

PARTICIPE DE COISAS BOAS, QUE LHE TRAGAM MAIS COISAS BOAS.


MÚSICA PARA FINALIZAR A REFLEXÃO :


É PRECISO SABER VIVER


Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver

Toda pedra do caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver

É preciso saber viver
E preciso saber viver








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO