Pular para o conteúdo principal

05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE - ROTEIRO PARA PREPARAÇÃO DO PROJETO : EDUCAÇÃO AMBIENTAL - PROPOSTA : “A BOA QUALIDADE AMBIENTAL DA ESCOLA” SÃO AS AÇÕES INDIVIDUAIS QUE DESENCADEIAM AS AÇÕES COLETIVAS. FAÇA A SUA PARTE. / FASES DA ELABORAÇÃO / PROPOSTA DE UM PROJETO JÁ REALIZADO.






ROTEIRO PARA PREPARAÇÃO DO PROJETO


PROJETO   :  Meio ambiente
               “A BOA QUALIDADE AMBIENTAL” 

“ NÃO CONSEGUIMOS EXPLICAR COMO É QUE O COLETIVO MUDA, SEM ACEITAR QUE HAJA UM INDIVÍDUO PARA COMEÇAR O PROCESSO. ALGUÉM EM ALGUM INSTANTE DÁ O PONTAPÉ INICIAL ,  POIS TODA A MUDANÇA DO COLETIVO NASCE DE UMA AÇÃO INDIVIDUAL QUE É ABSORVIDA POR OUTROS .  USANDO O MAIS SIMPLES DOS EXEMPLOS : SE VOCÊ VIVE NUM LUGAR ONDE AS PESSOAS CULTIVAM O HÁBITO DE JOGAR LIXO NA RUA, PAPÉIS DE BALA NO CHÃO E TOCOS DE CIGARROS, VOCÊ TERÁ DUAS OPÇÕES : OU ENTRA NO “JOGO DO GERAL”  OU SEJA, SE TODO MUNDO FAZ, PORQUE EU NÃO FAREI?! OU ENTÃO ASSUME UMA ATITUDE
INDIVIDUAL DE NÃO SUJAR A RUA.PRONTO !
VOCÊ  COMEÇOU AÍ UM BELO EXEMPLO QUE MULTIPLICADO  FORMARÁ UMA CORRENTE :
A DA COLETIVIDADE.
- DESAFIO /OBJETIVO :  LEVAR O ALUNO A :
1-     refletir sobre como tem cuidado do seu ambiente mais próximo : sua casa, sua rua, seu bairro, sua praça, sua escola, sua cidade ....
2-     entender que cada pequeno gesto dele como o simples fato de não jogar o papel de bala no piso da classe ou pátio é muito importante e que , portanto, “são as ações individuais que desencadeiam as ações coletivas” e que cada um deverá fazer a sua parte.
- PROPOSTA : “A BOA QUALIDADE AMBIENTAL  DA ESCOLA” 
SÃO AS AÇÕES INDIVIDUAIS QUE DESENCADEIAM AS AÇÕES COLETIVAS. FAÇA A SUA PARTE.
- PARA REFLETIRMOS : A BOA QUALIDADE AMBIENTAL
a)      Depende de que ? 
De atitudes
b)      De quem ?
 Minha , sua, nossa, da coletividade
c)      O que será mais importante ?
Cada um fazer a sua parte, dar a sua contribuição pois  as soluções  não virão de cima para baixo, ao contrário, dependem de escolhas e decisões pessoais, de mudanças de atitude e comportamentos
d)     Alvo a ser atingido :
 Primeiramente o ambiente da escola
e)      Como resolver os problemas ?
Com a participação individual e coletiva.
f)       Essa é uma tarefa fácil ?
Não, pois o ambiente é coletivo e deve atingir  milhares( a escola possui nos dois turnos quase dois mil anos)  de alunos partindo de suas atitudes individuais.
PORÉM, SE FAZEMOS PARTE DA COLETIVIDADE DA ESCOLA , É UM MOMENTO MUITO RICO PARA A COMUNIDADE ESCOLAR ( ESTUDANTES DE TODOS OS TURNOS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E DIRETORIA )  ASSUMIR RESPONSABILIDADES E CONSTRUIR JUNTOS UMA AÇÃO TRANSFORMADORA E COMO VIVEMOS LIGADOS AO AMBIENTE E A OUTRAS PESSOAS, AS RESPONSABILIDADES TORNAM-SE TAMBÉM COLETIVAS.
g)      Qual seria então o grande desafio ?
A comunidade escolar deve assumir a responsabilidade  pela qualidade de vida no ambiente escolar.
h)      Por que falamos apenas da comunidade escolar ?
Porque a princípio , os pequenos gestos de cuidado com o ambiente da escola,  serão detonadores para outras atitudes mais amplas em relação aos cuidados com o meio ambiente.
                                       
POR ISSO, A PARTIR DE AGORA CONVIDAMOS
 VOCÊS , PROFESSORES, PARA ELABORAR
O PROJETO SOBRE O “MEIO AMBIENTE”
TENDO POR BASE   A PROPOSTA :
 “ A BOA QUALIDADE AMBIENTAL NA ESCOLA”
1ª FASE DA ELABORAÇÃO :
ATENÇÃO:  Nesta primeira fase vamos discutir uma proposta geral  para toda a escola ( fase introdutória )  para proporcionar 
“ A BOA QUALIDADE AMBIENTAL DA ESCOLA” TENDO COMO ÊNFASE :
1-PROBLEMAS IMEDIATOS  DO AMBIENTE ESCOLAR
2-SOLUÇÕES VIÁVEIS E IMEDIATAS .

2ª FASE DA ELABORAÇÃO :
Como a escola possui turma desde crianças desde a fase introdutória do ensino fudamental I, até o 9º ano do fund. II , os professores  se reunirão em subgrupos para preparar o  projeto seguindo a mesma temática da 1ª fase, porém, adaptando-a de acordo com o nível/ faixa etária  e necessidades  de alunos  . RESSALTANDO QUE DEVE HAVER UMA UNIDADE DA ESCOLA NO OBJETIVO DO PROJETO, DATAS, EVENTOS , ETC NA MEDIDA DO POSSÍVEL .

DEVERÃO SER OBSERVADOS OS SEGUINTES ITENS :

1-          TEMA
2-          NÍVEL DE ENSINO 
3-          FAIXA ETÁRIA
4-          PERÍODO ( início e culminância -  apesar de que, a  pretensão do projeto é uma abrangência   ao longo do ano)
5-          PROBLEMATIZAÇÃO / JUSTIFICATIVA ( o que trabalhar / porque)
6-          DETONADOR ( sensibilização/ como )
7-          EMPREENDIMENTO  : atividades que serão realizadas : estudos de textos, análise de reportagens , filmes , confecção de painéis, faixas e blusas com mensagens educativas sobre o projeto , eventos (teatros,  palestras, músicas, brincadeiras, concursos de redações sobre o tema, desenhos  , campanhas dentro da escola   , etc)
8-          ÁREA DE CONHECIMENTO : conteúdos abrangentes :  Português, Matemática, História,etc
9-          OBJETIVO GERAL
10-     COMPETÊNCIA :  o que trabalhar – em que conteúdo  ou interdisciplinaridade
11-     RECURSOS DIDÁTICOS :  material a ser utilizado dentro da realidade da escola.
12-     AVALIAÇÃO : novo encontro para avaliação do projeto/ verificação dos objetivos atingidos 
13-     CULMINÂNCIA : data única para toda a escola – como encerrar ...

 ATENÇÃO , AO ELABORAR O PROJETO O
EDUCADOR  DEVERÁ  OBSERVAR :

1-     Tempo e espaço para o desenvolvimento das atividades ( mês/data/período)
2-     Organização e metodologia aplicada ( como realizar as atividades do projeto com metodologias adequadas e adaptadas de acordo com o nível do aluno ou do grupo a ser atingido ( faixa etária, nível escolar, maturidade , capacidade de aprendizagem , etc)
3-     Objetivo das atividades propostas  (sempre  dentro da realidade do aluno, da escola, assuntos ricos e consistentes com introdução , desenvolvimento e conclusão)
4-     Unidade de ação do projeto ressaltando as particularidades de acordo com o nível do grupo a ser atingido e imediatas necessidades ( um mesmo projeto poderá ser desenvolvido entre a escola , porém adaptado à faixa etária ou nível escolar )
5-     Aprendizagem significativa - ao elaborar o projeto o educador deverá refletir :É  viável? É útil ao aluno ? É importante para reflexão e mudança de atitude ? Como atingirá o aluno ?
Está de acordo com a capacidade do aluno? Etc

COMO ELABORAR :
- OS SUBGRUPOS SE REUNIRÃO PARA DISCUTIR E ELABORAR O PROJETO .DE ACORDO COM A NECESSIDADE E DEPOIS ,  EM OUTRA ETAPA , RETORNAR AO GRUPÃO PARA  APRESENTAR A PROPOSTA DO PROJETO.
- ESCOLHAM UM REDATOR PARA CADA SUBGRUPO , QUE ESCREVERÁ SOBRE  OBJETIVOS , AS ETAPAS DO PROJETO, ATIVIDADES, ETC ( observem os itens de 1 a 13)
- PREENCHER O CRONOGRAMA DE ATIVIDADE DO PROJETO .
- ENTREGAR A PROPOSTA DO PROJETO PARA A DIREÇÃO JUNTAMENTE COM O CRONOGRAMA DE ATIVIDADES.


PROPOSTA DE TRABALHO

PROJETO  :      Meio ambiente
NÍVEL DE ENSINO:   fase introdutória ao 9º ano do  ens. Fundamental
FAIXA ETÁRIA : 06 a 15 anos
PERÍODO : decorrer do ano letivo / 1ª fase : maio a junho

TEMA :
 “A BOA QUALIDADE AMBIENTAL NA ESCOLA”
LEMA DO PROJETO :
SÃO AS AÇÕES INDIVIDUAIS QUE DESENCADEIAM AS AÇÕES COLETIVAS.  FAÇA A SUA PARTE !”

OBJETIVO(S)
-Incentivar a manutenção da limpeza e organização do ambiente escolar ( sala de aula, corredores, pátio, sanitários, cantina e área externa da escola) através da conscientização da importância da atitude individual do aluno e funcionários.
- Construir uma consciência ambiental pautada nas mudanças de atitude e comportamento do indivíduo – valorizando  cada pequeno gesto.
- Reduzir a produção de lixo e manter o ambiente escolar limpo e agradável

PROBLEMATIZAÇÃO/JUSTIFICATIVA:
          “Como está a qualidade do meio ambiente na escola?”
- Observamos a grande quantidade de lixo  produzida durante cada turno;
- O descaso dos alunos com a manutenção da limpeza da escola, quando os mesmos escrevem nas carteiras  ou paredes, jogam lixo no chão da sala ou do pátio sem medir conseqüências;
- Má higiene ao utilizar os sanitários e descaso para mantê-los limpos.
- desorganização do turno noturno quanto à limpeza e distribuição de carteiras em salas o que gera constrangimento para o turno matutino .
DETONADOR :
A escola ficará durante dois dias sem a limpeza nos três turnos para causar um impacto sobre a sujeira que os próprios alunos produziram.
OS DIAS DETERMINADOS FORAM   22 e 23  de maio
Nestes dois dias, professores e funcionários não comentarão com os alunos que se trata do projeto e simplesmente ouvirá os comentários e indignações sobre a sujeira.
 ( Para que não haja problemas, sugerimos à direção da escola que deixe a secretaria de educação a par desta etapa do projeto)
EMPREENDIMENTO(S):
1- Após estes dois dias de acúmulo de lixo , no dia 24 de maio os alunos encontrarão a escola limpa no terceiro dia, porém, o  lixo produzido durante esse período será exposto  em uma área da escola com uma faixa com as seguinte frase :
“ATRAVÉS DE UM PEQUENO GESTO , VOCÊ CONTRIBUIU
PARA A PRODUÇÃO DE TODO  LIXO.”

“É ESTA A ESCOLA QUE VOCÊ MERECE: UM AMBIENTE
LIMPO E AGRADÁVEL . FAÇA A SUA PARTE !

2- Neste dia, na primeira aula, todos os professores comentarão sobre o fato acontecido.
3-  Então os alunos receberão um folheto   onde haverá um texto para a sensibilização, mostrando o valor das atitudes individuais para manter a organização limpeza da escola.
4- haverá também outras faixas ou cartazes a serem espalhadas pela escola :
“ São as ações individuais que desencadeiam as ações coletivas.”
FAÇA A SUA PARTE : mantenha a escola limpa.”

“MEIO AMBIENTE : MEU AMBIENTE”
Nossa casa, nossa rua, nosso bairro, nossa praça, nossa escola, nossa cidade, nosso estado, nosso país ... nosso mundo .


Sou eu fazendo a minha parte e você fazendo a sua :  LIXO ? só na lixeira !!!

              - A ESCOLA É O SEU MEIO AMBIENTE : PRESERVE-O .

  - MANTER  ESTE AMBIENTE LIMPO DEPENDE DE VOCÊ ,
    ........ e outras que se fizerem necessárias

5 – CABERÁ À  DIREÇÃO DA ESCOLA :
-  Providenciar lixeiras para todas as salas , corredores e pátio.
- Nas salas, as lixeiras deverão ser identificadas de acordo com as salas do matutino e vespertino , por exemplo    8ªA/ 5ªA
- No pátio, as lixeiras deverão ser distribuídas em locais estratégicos, principalmente próximos à aglomeração de alunos.
- Nas  áreas  externas  da escola :  na área coberta da entrada da recepção , no portão grande de entrada principal dos alunos , na entrada do “primário” deverão ser colocadas lixeiras fixas ( nesse caso , solicitar da prefeitura)
- Pedir colaboração e apoio da direção do turno noturno de pré-vestibular , uma vez que todos serão beneficiados.
 ATENÇÃO :
- no dia _______ de maio ao final da  tarde , deverá ser providenciado o recolhimento do lixo acumulado no pátio ( comunicar antecipadamente o fato ao setor de coletas de lixo da prefeitura para fazer o recolhimento na data prevista)
-  será necessário antecipadamente ao início do projeto uma reunião para os coordenadores falarem sobre o projeto para os professores e funcionários de toda a escola no respectivo turno , bem como, distribuir os textos para serem trabalhados  “ fazendo a diferença”     - “ Uma questão de atitude” ( este segundo somente para o s professores)
OBS :   Pedimos que a reunião seja com antecedência  para que os professores tenham tempo de ler o texto para comentá-lo com os alunos.)

OBSERVAÇÕES  - AÇÕES FUTURAS :
   Tendo o projeto realmente atingido seus objetivos, haverá  outros desdobramentos, porém estas ações não precisam continuar seguidamente .
   Após o término desta 1ª fase , caberá aos professores de cada área trabalhar temas sobre o meio ambiente  no decorrer do ano , adaptando-os às necessidades do conteúdo e da série, como por exemplo o aquecimento global e suas conseqüências, Agenda 21, etc.
    OS COORDENADORES DO PROJETO PROPÕE QUE NO DECORRER DO ANO SEJAM FEITAS CAMPANHAS  ESPECÍFICAS QUE ENVOLVAM TODA A ESCOLA. POR EXEMPLO , A PRIMEIRA CAMPANHA DESSE PROJETO   É SOBRE A ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA DO AMBIENTE ESCOLAR, MAS OUTRAS CAMPANHAS PODERÃO SURGIR , COMO :
- Conscientização sobre o uso de chicletes e seus problemas ( sujeira nas carteiras, piso das salas, corredores e pátio)
- Campanha sobre o uso correto dos sanitários e a manutenção da higiene.
- Campanha contra o desperdício ao usar a água ou energia elétrica.
- Criação da agenda 21 da escola;
-etc
ÁREA (S) DE CONHECIMENTO:
 Todas as áreas
OBJETIVO GERAL:
 “Contribuir para a construção de um meio ambiente harmônico, de paz e respeito entre todos e entre estes e o patrimônio escolar.
COMPETÊNCIA :
Toda a comunidade escolar
RECURSOS DIDÁTICOS :
Poderão ser utilizados : retro-projetor. Data-show,  DVD, TV, computador, aparelho de som, cartazes, textos, reportagens, músicas, filmes, etc
CULMINÂNCIA :
Dia 05 de junho “ Dia mundial do meio ambiente”  
( neste dia poderá haver um evento com  números artísticos sobre o meio ambiente para toda a escola : poesias, músicas, textos , etc)

- APÓS A APRESENTAÇÃO DO PROJETO PARA A ESCOLA, SERÁ FIXADO UM QUADRO NA SALA DOS PROFESSORES COM AS ETAPAS , DATAS  E PROPOSTAS DO PROJETO, PARA ACOMPANHAMENTO .

- A PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO PROJETO SERÁ DIÁRIAMENTE, POIS TODA A COMUNIDADE ESCOLAR PODERÁ OBSERVAR SE ESTÁ HAVENDO MUDANÇAS DE ATITUDE , COOPERAÇÃO , ETC, POR PARTE DOS ALUNOS, INCLUSIVE UMA OPINIÃO MUITO IMPORTANTE SERÁ A DAS AUXILIARES DE SERVIÇO .  ESTA AVALIAÇÃO FUNCIONARÁ NA FORMA DE DEPOIMENTOS QUE PODERÃO SER FIXADOS NO QUADRO DO PROJETO  NO ESPAÇO RESERVADO.


SUGESTÃO PARA O SUBPROJETO DO MEIO AMBIENTE

TEMA :
 MEIO AMBIENTE / MEU AMBIENTE
“NOSSA CASA, NOSSA RUA, NOSSO BAIRRO, NOSSA ESCOLA, NOSSA CIDADE,
NOSSO ESTADO, NOSSO PAÍS,
NOSSO MUNDO.”

OBJETIVO :  LEVAR O ALUNO A COMPREENDER QUE QUANDO FALAMOS DE MEIO AMBIENTE, ESTAMOS NOS REFERINDO AO SEU MEIO AMBIENTE MAIS PRÓXIMO, AQUILO QUE É PALPÁVEL E REAL PARA ELE COMO O SEU QUARTO, A SUA CASA , A SUA RUA ... A SUA ESCOLA ....
  TEMA : MELHOR QUE LIMPAR, É NÃO SUJAR ! FAÇA SUA PARTE
AÇÃO IMEDIATA :  manutenção da limpeza da escola
Metas a serem traçadas :
  a)  Incentivar a manutenção da limpeza em sala de aula, pátio e sanitários , bem como no ambiente da área externa da escola e proximidades através do uso da lixeira e da conscientização para manter o ambiente limpo.
b)  Trabalho de conscientização :  pesquisas sobre a produção de lixo e problemas , reciclagem, etc
c) Envolvimento de um grupo de alunos para liderar dentro da sala de aula, nos sanitários e  no  pátio uma campanha para  a manutenção da limpeza do ambiente .
d) Replantio  de árvores dentro e fora da escola;
e) Utilização de faixas com palavras de ordem e sensibilização;
f) Fiscalização dos professores , funcionários e alunos para a manutenção da limpeza.

DETONADOR :
1-    Deixar a escola nos dois ou três turnos, sem a limpeza diária de salas, sanitários e pátio durante dois dias consecutivos; ouvir as reclamações dos alunos.
2-    Os professores se farão também revoltados com a sujeira, e sempre lembrar aos alunos que quem produziu o lixo foram eles ;
3-    Exposição do lixo produzido por toda a escola durante os dois dias .
Assim ao chegar na escola, os alunos encontrarão as salas e pátio limpos, porém , todo o lixo estará exposto em uma área do pátio com a seguinte explicação :LIXO PRODUZIDO POR ALUNOS DESTA ESCOLA.
NESTE DIA : HAVERÁ UMA CONSCIENTIZAÇÃO DE TODOS OS PROFESSORES NO PRIMEIRO HORÁRIO SOBRE O FATO E A PARTIR DAÍ SERÁ LANÇADO O PROJETO SOBRE A LIMPEZA DA ESCOLA .
4-    RESPONSABILIDADE : a partir daí os alunos serão chamados a  assumir a responsabilidade sobre o lixo produzido e construir uma consciência de mudança de atitude e comportamento em relação ao ambiente da escolar , ao patrimônio escolar.  Cada pequeno gesto será muito importante.
5-    AÇÃO : mudança de atitude : produzir menos lixo / não sujar.
6-    DISTRIBUIÇÃO IMEDIATA DE LIXEIRA ADEQUADAS NAS SALAS DE AULA E PÁTIO
7-    Separar o lixo  e fazer coleta seletiva
8-    Distribuir o lixo reciclável aos catadores de rua ( carrinheiros) pelo menos uma vez por semana.



                         ELABORAÇÃO : MARIZETE CAJAIBA DE OLIVEIRA
OBS : ESSE PROJETO FOI COLOCADO EM PRÁTICA COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS PROFESSORES  DA ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ MARIA AMÁLIA - T. OTONI - MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO