05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE - ROTEIRO PARA PREPARAÇÃO DO PROJETO : EDUCAÇÃO AMBIENTAL - PROPOSTA : “A BOA QUALIDADE AMBIENTAL DA ESCOLA” SÃO AS AÇÕES INDIVIDUAIS QUE DESENCADEIAM AS AÇÕES COLETIVAS. FAÇA A SUA PARTE. / FASES DA ELABORAÇÃO / PROPOSTA DE UM PROJETO JÁ REALIZADO.
ROTEIRO PARA PREPARAÇÃO DO PROJETO
PROJETO
: Meio ambiente
“A BOA QUALIDADE AMBIENTAL”
“ NÃO
CONSEGUIMOS EXPLICAR COMO É QUE O COLETIVO MUDA, SEM ACEITAR QUE HAJA UM
INDIVÍDUO PARA COMEÇAR O PROCESSO. ALGUÉM EM ALGUM INSTANTE DÁ O PONTAPÉ
INICIAL , POIS TODA A MUDANÇA DO
COLETIVO NASCE DE UMA AÇÃO INDIVIDUAL QUE É ABSORVIDA POR OUTROS . USANDO O MAIS SIMPLES DOS EXEMPLOS : SE VOCÊ
VIVE NUM LUGAR ONDE AS PESSOAS CULTIVAM O HÁBITO DE JOGAR LIXO NA RUA, PAPÉIS
DE BALA NO CHÃO E TOCOS DE CIGARROS, VOCÊ TERÁ DUAS OPÇÕES : OU ENTRA NO “JOGO
DO GERAL” OU SEJA, SE TODO MUNDO FAZ,
PORQUE EU NÃO FAREI?! OU ENTÃO ASSUME UMA ATITUDE
INDIVIDUAL DE
NÃO SUJAR A RUA.PRONTO !
VOCÊ COMEÇOU AÍ UM BELO EXEMPLO QUE
MULTIPLICADO FORMARÁ UMA CORRENTE :
A DA COLETIVIDADE.
- DESAFIO /OBJETIVO
: LEVAR O ALUNO A :
1-
refletir
sobre como tem cuidado do seu ambiente mais próximo : sua casa, sua rua, seu
bairro, sua praça, sua escola, sua cidade ....
2-
entender
que cada pequeno gesto dele como o simples fato de não jogar o papel de bala no
piso da classe ou pátio é muito importante e que , portanto, “são as ações
individuais que desencadeiam as ações coletivas” e que cada um deverá fazer a
sua parte.
- PROPOSTA : “A
BOA QUALIDADE AMBIENTAL DA ESCOLA”
SÃO AS AÇÕES INDIVIDUAIS QUE DESENCADEIAM AS AÇÕES COLETIVAS.
FAÇA A SUA PARTE.
- PARA
REFLETIRMOS : A BOA QUALIDADE AMBIENTAL
a)
Depende de que ?
De atitudes
b)
De quem ?
Minha , sua, nossa, da coletividade
c)
O que será mais importante ?
Cada um fazer a sua parte, dar a sua
contribuição pois as soluções não virão de cima para baixo, ao contrário,
dependem de escolhas e decisões pessoais, de mudanças de atitude e comportamentos
d)
Alvo a ser atingido :
Primeiramente o ambiente da escola
e)
Como resolver os problemas ?
Com a participação individual e
coletiva.
f)
Essa é uma tarefa fácil ?
Não, pois o ambiente é coletivo e deve
atingir milhares( a escola possui nos dois turnos
quase dois mil anos) de alunos partindo
de suas atitudes individuais.
PORÉM, SE FAZEMOS PARTE DA COLETIVIDADE
DA ESCOLA , É UM MOMENTO MUITO RICO PARA A COMUNIDADE ESCOLAR ( ESTUDANTES DE
TODOS OS TURNOS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E DIRETORIA ) ASSUMIR RESPONSABILIDADES E CONSTRUIR JUNTOS
UMA AÇÃO TRANSFORMADORA E COMO VIVEMOS LIGADOS AO AMBIENTE E A OUTRAS PESSOAS,
AS RESPONSABILIDADES TORNAM-SE TAMBÉM COLETIVAS.
g)
Qual seria então o grande desafio ?
A comunidade escolar deve assumir a
responsabilidade pela qualidade de vida
no ambiente escolar.
h)
Por que falamos apenas da comunidade
escolar ?
Porque a princípio , os pequenos gestos
de cuidado com o ambiente da escola, serão detonadores para outras atitudes mais
amplas em relação aos cuidados com o meio ambiente.
POR ISSO, A PARTIR DE AGORA CONVIDAMOS
VOCÊS , PROFESSORES, PARA
ELABORAR
O PROJETO SOBRE O “MEIO AMBIENTE”
TENDO POR BASE A
PROPOSTA :
“ A BOA QUALIDADE AMBIENTAL
NA ESCOLA”
1ª FASE DA ELABORAÇÃO :
ATENÇÃO: Nesta
primeira fase vamos discutir uma proposta geral
para toda a escola ( fase introdutória )
para proporcionar
“ A BOA QUALIDADE AMBIENTAL DA ESCOLA” TENDO COMO ÊNFASE :
1-PROBLEMAS
IMEDIATOS DO AMBIENTE ESCOLAR
2-SOLUÇÕES
VIÁVEIS E IMEDIATAS .
2ª FASE DA ELABORAÇÃO :
Como a escola possui turma desde
crianças desde a fase introdutória do ensino fudamental I, até o 9º ano do
fund. II , os professores se reunirão em
subgrupos para preparar o projeto
seguindo a mesma temática da 1ª fase, porém, adaptando-a de acordo com o nível/
faixa etária e necessidades de alunos
. RESSALTANDO
QUE DEVE HAVER UMA UNIDADE DA ESCOLA NO OBJETIVO DO PROJETO, DATAS, EVENTOS ,
ETC NA MEDIDA DO POSSÍVEL .
DEVERÃO SER OBSERVADOS OS SEGUINTES ITENS :
1-
TEMA
2-
NÍVEL DE ENSINO
3-
FAIXA ETÁRIA
4-
PERÍODO ( início e culminância - apesar de que, a pretensão do projeto é uma abrangência ao longo do ano)
5-
PROBLEMATIZAÇÃO / JUSTIFICATIVA ( o que
trabalhar / porque)
6-
DETONADOR ( sensibilização/ como )
7-
EMPREENDIMENTO
: atividades que serão realizadas : estudos de textos, análise de
reportagens , filmes , confecção de painéis, faixas e blusas com mensagens
educativas sobre o projeto , eventos (teatros,
palestras, músicas, brincadeiras, concursos de redações sobre o tema,
desenhos , campanhas dentro da escola , etc)
8-
ÁREA DE CONHECIMENTO : conteúdos abrangentes
: Português, Matemática, História,etc
9-
OBJETIVO GERAL
10- COMPETÊNCIA
: o que trabalhar – em que conteúdo ou interdisciplinaridade
11- RECURSOS
DIDÁTICOS : material a ser utilizado
dentro da realidade da escola.
12- AVALIAÇÃO
: novo encontro para avaliação do projeto/ verificação dos objetivos
atingidos
13- CULMINÂNCIA
: data única para toda a escola – como encerrar ...
ATENÇÃO
, AO ELABORAR O PROJETO O
EDUCADOR
DEVERÁ OBSERVAR :
1-
Tempo e espaço para o desenvolvimento
das atividades (
mês/data/período)
2-
Organização e metodologia aplicada ( como realizar as atividades do
projeto com metodologias adequadas e adaptadas de acordo com o nível do aluno
ou do grupo a ser atingido ( faixa etária, nível escolar, maturidade ,
capacidade de aprendizagem , etc)
3-
Objetivo das atividades propostas
(sempre dentro da realidade do
aluno, da escola, assuntos ricos e consistentes com introdução ,
desenvolvimento e conclusão)
4-
Unidade de ação do projeto ressaltando
as particularidades de acordo com o nível do grupo a ser atingido e imediatas
necessidades ( um mesmo
projeto poderá ser desenvolvido entre a escola , porém adaptado à faixa etária
ou nível escolar )
5-
Aprendizagem significativa - ao elaborar o projeto o educador
deverá refletir :É viável? É útil ao
aluno ? É importante para reflexão e mudança de atitude ? Como atingirá o aluno
?
Está de acordo com a capacidade do
aluno? Etc
COMO ELABORAR :
- OS
SUBGRUPOS SE REUNIRÃO PARA DISCUTIR E ELABORAR O PROJETO .DE ACORDO COM A
NECESSIDADE E DEPOIS , EM OUTRA ETAPA , RETORNAR
AO GRUPÃO PARA APRESENTAR A PROPOSTA DO
PROJETO.
-
ESCOLHAM UM REDATOR PARA CADA SUBGRUPO , QUE ESCREVERÁ SOBRE OBJETIVOS , AS ETAPAS DO PROJETO, ATIVIDADES,
ETC (
observem os itens de 1 a
13)
-
PREENCHER O CRONOGRAMA DE ATIVIDADE DO PROJETO .
-
ENTREGAR A PROPOSTA DO PROJETO PARA A DIREÇÃO JUNTAMENTE COM O CRONOGRAMA DE
ATIVIDADES.
PROPOSTA DE TRABALHO
PROJETO : Meio ambiente
NÍVEL DE ENSINO:
fase introdutória ao 9º ano do ens. Fundamental
FAIXA ETÁRIA : 06 a 15 anos
PERÍODO : decorrer do ano letivo / 1ª fase :
maio a junho
TEMA
:
“A BOA QUALIDADE AMBIENTAL NA ESCOLA”
LEMA
DO PROJETO :
SÃO AS AÇÕES INDIVIDUAIS QUE
DESENCADEIAM AS AÇÕES COLETIVAS. FAÇA A
SUA PARTE !”
OBJETIVO(S)
-Incentivar a manutenção da limpeza e
organização do ambiente escolar ( sala de aula, corredores, pátio, sanitários,
cantina e área externa da escola) através da conscientização da importância da
atitude individual do aluno e funcionários.
- Construir uma consciência ambiental
pautada nas mudanças de atitude e comportamento do indivíduo – valorizando cada pequeno gesto.
- Reduzir a produção de lixo e manter o
ambiente escolar limpo e agradável
PROBLEMATIZAÇÃO/JUSTIFICATIVA:
“Como está a qualidade do meio ambiente na
escola?”
- Observamos a grande quantidade de
lixo produzida durante cada turno;
- O descaso dos alunos com a manutenção
da limpeza da escola, quando os mesmos escrevem nas carteiras ou paredes, jogam lixo no chão da sala ou do
pátio sem medir conseqüências;
- Má higiene ao utilizar os sanitários
e descaso para mantê-los limpos.
- desorganização do turno noturno
quanto à limpeza e distribuição de carteiras em salas o que gera
constrangimento para o turno matutino .
DETONADOR
:
A escola ficará durante dois dias sem a
limpeza nos três turnos para causar um impacto sobre a sujeira que os próprios
alunos produziram.
OS DIAS DETERMINADOS FORAM 22 e 23
de maio
Nestes dois dias, professores e
funcionários não comentarão com os alunos que se trata do projeto e
simplesmente ouvirá os comentários e indignações sobre a sujeira.
( Para que não haja problemas, sugerimos à
direção da escola que deixe a secretaria de educação a par desta etapa do
projeto)
EMPREENDIMENTO(S):
1- Após estes dois dias de acúmulo de
lixo , no dia 24 de maio os alunos encontrarão a escola limpa no terceiro dia,
porém, o lixo produzido durante esse
período será exposto em uma área da
escola com uma faixa com as seguinte frase :
“ATRAVÉS
DE UM PEQUENO GESTO , VOCÊ CONTRIBUIU
PARA A
PRODUÇÃO DE TODO LIXO.”
“É ESTA
A ESCOLA QUE VOCÊ MERECE: UM AMBIENTE
LIMPO E
AGRADÁVEL . FAÇA A SUA PARTE !
2- Neste dia, na primeira aula, todos
os professores comentarão sobre o fato acontecido.
3-
Então os alunos receberão um folheto
onde haverá um texto para a sensibilização, mostrando o valor das
atitudes individuais para manter a organização limpeza da escola.
4- haverá também outras faixas ou
cartazes a serem espalhadas pela escola :
“ São as
ações individuais que desencadeiam as ações coletivas.”
FAÇA A
SUA PARTE : mantenha a escola limpa.”
“MEIO
AMBIENTE : MEU AMBIENTE”
Nossa
casa, nossa rua, nosso bairro, nossa praça, nossa escola, nossa cidade, nosso
estado, nosso país ... nosso mundo .
Sou eu
fazendo a minha parte e você fazendo a sua :
LIXO ? só na lixeira !!!
- A
ESCOLA É O SEU MEIO AMBIENTE : PRESERVE-O .
- MANTER ESTE AMBIENTE LIMPO DEPENDE DE VOCÊ ,
........ e outras que se fizerem necessárias
5 – CABERÁ À DIREÇÃO DA ESCOLA :
-
Providenciar lixeiras para todas as salas , corredores e pátio.
- Nas salas, as lixeiras deverão ser
identificadas de acordo com as salas do matutino e vespertino , por exemplo 8ªA/ 5ªA
- No pátio, as lixeiras deverão ser
distribuídas em locais estratégicos, principalmente próximos à aglomeração de
alunos.
- Nas áreas externas
da escola : na área coberta da
entrada da recepção , no portão grande de entrada principal dos alunos , na
entrada do “primário” deverão ser colocadas lixeiras fixas ( nesse caso ,
solicitar da prefeitura)
- Pedir colaboração e apoio da direção
do turno noturno de pré-vestibular , uma vez que todos serão beneficiados.
ATENÇÃO
:
- no dia _______ de maio ao final
da tarde , deverá ser providenciado o
recolhimento do lixo acumulado no pátio ( comunicar antecipadamente o fato ao
setor de coletas de lixo da prefeitura para fazer o recolhimento na data
prevista)
-
será necessário antecipadamente ao início do projeto uma reunião para os
coordenadores falarem sobre o projeto para os professores e funcionários de
toda a escola no respectivo turno , bem como, distribuir os textos para serem
trabalhados “ fazendo a diferença” - “ Uma questão de atitude” ( este segundo
somente para o s professores)
OBS :
Pedimos que a reunião seja com antecedência para que os professores tenham tempo de ler o
texto para comentá-lo com os alunos.)
OBSERVAÇÕES - AÇÕES FUTURAS :
Tendo o projeto realmente atingido seus objetivos, haverá outros desdobramentos, porém estas ações não
precisam continuar seguidamente .
Após o término desta 1ª fase , caberá aos professores de cada área
trabalhar temas sobre o meio ambiente no
decorrer do ano , adaptando-os às necessidades do conteúdo e da série, como por
exemplo o aquecimento global e suas conseqüências, Agenda 21, etc.
OS
COORDENADORES DO PROJETO PROPÕE QUE NO DECORRER DO ANO SEJAM FEITAS CAMPANHAS ESPECÍFICAS QUE ENVOLVAM TODA A ESCOLA. POR
EXEMPLO , A PRIMEIRA CAMPANHA DESSE PROJETO
É SOBRE A ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA
DO AMBIENTE ESCOLAR, MAS OUTRAS CAMPANHAS PODERÃO SURGIR , COMO :
- Conscientização sobre o uso de
chicletes e seus problemas ( sujeira nas carteiras, piso das salas, corredores
e pátio)
- Campanha sobre o uso correto dos
sanitários e a manutenção da higiene.
- Campanha contra o desperdício ao usar
a água ou energia elétrica.
- Criação da agenda 21 da escola;
-etc
ÁREA
(S) DE CONHECIMENTO:
Todas as áreas
OBJETIVO
GERAL:
“Contribuir
para a construção de um meio ambiente harmônico, de paz e respeito entre todos e entre estes e o patrimônio escolar.
COMPETÊNCIA
:
Toda a comunidade escolar
RECURSOS
DIDÁTICOS :
Poderão ser utilizados : retro-projetor.
Data-show, DVD, TV, computador, aparelho
de som, cartazes, textos, reportagens, músicas, filmes, etc
CULMINÂNCIA
:
Dia 05 de junho “ Dia mundial do meio
ambiente”
( neste dia poderá haver um evento
com números artísticos sobre o meio
ambiente para toda a escola : poesias, músicas, textos , etc)
- APÓS A APRESENTAÇÃO DO PROJETO PARA A ESCOLA, SERÁ FIXADO UM QUADRO NA SALA DOS
PROFESSORES COM AS ETAPAS , DATAS E
PROPOSTAS DO PROJETO, PARA ACOMPANHAMENTO .
- A
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO PROJETO SERÁ DIÁRIAMENTE, POIS TODA A COMUNIDADE
ESCOLAR PODERÁ OBSERVAR SE ESTÁ HAVENDO MUDANÇAS DE ATITUDE , COOPERAÇÃO , ETC,
POR PARTE DOS ALUNOS, INCLUSIVE UMA OPINIÃO MUITO IMPORTANTE SERÁ A DAS
AUXILIARES DE SERVIÇO . ESTA AVALIAÇÃO
FUNCIONARÁ NA FORMA DE DEPOIMENTOS QUE PODERÃO SER FIXADOS NO QUADRO DO PROJETO NO ESPAÇO RESERVADO.
SUGESTÃO PARA O SUBPROJETO DO MEIO AMBIENTE
TEMA :
MEIO
AMBIENTE / MEU AMBIENTE
“NOSSA CASA, NOSSA RUA, NOSSO BAIRRO, NOSSA ESCOLA, NOSSA
CIDADE,
NOSSO ESTADO, NOSSO PAÍS,
NOSSO MUNDO.”
OBJETIVO : LEVAR O ALUNO A COMPREENDER QUE QUANDO
FALAMOS DE MEIO AMBIENTE, ESTAMOS NOS REFERINDO AO SEU MEIO AMBIENTE MAIS
PRÓXIMO, AQUILO QUE É PALPÁVEL E REAL PARA ELE COMO O SEU QUARTO, A SUA CASA ,
A SUA RUA ... A SUA ESCOLA ....
TEMA : MELHOR
QUE LIMPAR, É NÃO SUJAR ! FAÇA SUA PARTE
AÇÃO IMEDIATA
: manutenção da limpeza da escola
Metas a serem traçadas :
a) Incentivar
a manutenção da limpeza em sala de aula, pátio e sanitários , bem como no
ambiente da área externa da escola e proximidades através do uso da lixeira e
da conscientização para manter o ambiente limpo.
b) Trabalho de conscientização : pesquisas sobre a produção de lixo e
problemas , reciclagem, etc
c)
Envolvimento de um grupo de alunos para liderar dentro da sala de aula, nos
sanitários e no pátio uma campanha para a manutenção da limpeza do ambiente .
d) Replantio de árvores dentro e fora da escola;
e) Utilização
de faixas com palavras de ordem e sensibilização;
f) Fiscalização
dos professores , funcionários e alunos para a manutenção da limpeza.
DETONADOR
:
1- Deixar
a escola nos dois ou três turnos, sem a limpeza diária de salas, sanitários e
pátio durante dois dias consecutivos; ouvir as reclamações dos alunos.
2- Os
professores se farão também revoltados com a sujeira, e sempre lembrar aos
alunos que quem produziu o lixo foram eles ;
3- Exposição
do lixo produzido por toda a escola durante os dois dias .
Assim
ao chegar na escola, os alunos encontrarão as salas e pátio limpos, porém ,
todo o lixo estará exposto em uma área do pátio com a seguinte explicação :LIXO
PRODUZIDO POR ALUNOS DESTA ESCOLA.
NESTE DIA : HAVERÁ UMA CONSCIENTIZAÇÃO DE TODOS OS PROFESSORES NO
PRIMEIRO HORÁRIO SOBRE O FATO E A PARTIR DAÍ SERÁ LANÇADO O PROJETO SOBRE A
LIMPEZA DA ESCOLA .
4- RESPONSABILIDADE
: a partir daí os alunos serão chamados a
assumir a responsabilidade sobre o lixo produzido e construir uma
consciência de mudança de atitude e comportamento em relação ao ambiente da
escolar , ao patrimônio escolar. Cada
pequeno gesto será muito importante.
5- AÇÃO
: mudança de atitude : produzir menos lixo / não sujar.
6- DISTRIBUIÇÃO
IMEDIATA DE LIXEIRA ADEQUADAS NAS SALAS DE AULA E PÁTIO
7- Separar
o lixo e fazer coleta seletiva
8- Distribuir
o lixo reciclável aos catadores de rua ( carrinheiros) pelo menos uma vez por
semana.
ELABORAÇÃO : MARIZETE CAJAIBA DE OLIVEIRA
OBS : ESSE PROJETO FOI COLOCADO EM PRÁTICA COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ MARIA AMÁLIA - T. OTONI - MG
Comentários
Postar um comentário