Pular para o conteúdo principal

SUGESTÕES PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA COM GABARITO : UNIDADE 1 - TEMA 1 : O MUNDO DIVIDIDO : PAÍSES CAPITALISTAS E SOCIALISTAS - GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ


 UNIDADE 1 - TEMA 1 : O MUNDO DIVIDIDO : PAÍSES CAPITALISTAS E SOCIALISTAS

 (  GABARITO EM VERMELHO NO FINAL DA PROVA )

1)    Desde o seu surgimento , o capitalismo passou por diferentes fases de aperfeiçoamento, assim,  considerando o seu processo de desenvolvimento, o capitalismo foi classificado em três fases :  capitalismo comercial , capitalismo industrial  , capitalismo financeiro. Desta forma , nas frases abaixo há características de cada fase do capitalismo , vocês deverão completá-las de acordo com cada fase do sistema capitalista :    ( 1,0)

 CAPITALISMO COMERCIAL      CAPITALISMO INDUSTRIAL      CAPITALISMO FINANCEIRO

 _________________________________Nessa fase a acumulação  de capital e as crescentes exigências do consumidor levaram os donos das oficinas manufatureiras a introduzir inovações na forma de produzir mercadorias, foi caracterizada pela intensa utilização de máquinas movidas à vapor.
_________________________________ Nessa fase ocorreu um grande aumento da produção de mercadoria, o que multiplicou os lucros e elevou a concentração do capital.
_________________________________É a fase atual, caracterizada pela integração entre capital industrial e capital bancário, havendo grandes operações de crédito, a fim de garantir capital para buscar inovações tecnológicas e ampliar a capacidade de produção.
_________________________________ Foi a fase marcada pela expansão marítima européia – as grandes navegações iniciadas no século XV – nesse período houve um intenso comércio de mercadorias.


2) A segunda metade do século XX foi marcada  pela regionalização do espaço mundial em dois sistemas de poder com interesses sociais, políticos e econômicos diferentes e opostos, estamos falando do capitalismo e do socialismo.  Nesta questão são citadas,  características do sistema capitalista e do sistema socialista.   ASSINALE  apenas as características que se referem ao SOCIALISMO   ( 1,0)       
     
(     ) As atividades econômicas devem seguir um planejamento, onde o governo é que decide o que e como produzir, visando atender as necessidades de bens e serviços de cada indivíduo.
(     ) São as empresas que decidem como, onde, quanto e onde produzir, estabelecendo os preços e as condições de circulação das mercadorias.
(     ) As empresas buscam oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis ( que se pode obter) , tentando conquistar mais consumidores.
(     ) O Estado ( governo ) tem o compromisso de garantir à população a distribuição justa de bens e serviços.
(     ) Os meios de produção ( indústria, propriedades rurais, etc) pertencem predominantemente a uma pessoa ou a um grupo de pessoas.

3)  TEMOS A SEGUIR , ALGUNS DOS PRINCIPAIS ASPECTOS DO SOCIALISMO.  Assim, sobre os aspectos gerais do socialismo descritos abaixo,  VOCÊ DEVERÁ ASSINALAR APENAS A AFIRMATIVA FALSA  : ( 0,5)

(     ) Na verdade, o regime colocado em prática favoreceu uma classe de burocratas ( dirigentes dos países) e  o que se viu foi a obtenção de privilégios desta classe , que impedia o povo de participar de suas decisões.
(     ) Apesar das diferenças entre o socialismo real ( o que foi implantado) e o idealizado ( criado) os países que adotaram este sistema apresentaram, durante décadas, indicadores sociais e econômicos semelhante aos dos países capitalistas ricos, com destaque para as áreas de educação, saúde,etc
(     ) O modelo de governo instaurado na Rússia ( mais tarde URSS) e no Leste Europeu  seguiu fielmente as propostas originais do socialismo na forma como foi idealizado.

4) Sobre o capitalismo, você deverá  explicar a seguinte  característica: 
             “A LEI DA OFERTA E DA PROCURA.” 
ATENÇÃO  Você deverá abordar o seguinte aspecto : As variações de preço no mercado, EXPLICANDO ATRAVÉS DE EXEMPLO, citando a mercadoria “TELEVISÃO LED” :        ( 1,0)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
   ( Lembre-se de escrever um texto com uma linguagem adequada, letra legível, e explicar detalhadamente)

5) Nas afirmativas descritas nesta questão, há aspectos tanto do socialismo, quanto do capitalismo. Você deverá responder cada opção de acordo com a característica descrita.
OBS: NÃO NECESSIDADE DE COMPLETAR O NOME DA CARACTERÍSTICA NO LOCAL PONTILHADO ENTRE PARÊNTESE ( LACUNAS ) , APENAS ASSINALE ABAIXO, A OPÇÃO QUE PREENCHA CORRETAMENTE A QUESTÃO. ( 1,0)
a-( ................................) Nome que foi a ordem política mundial , em virtude das diferenças entre os sistemas econômicos, criando-se entre os países dois pólos de influência: um capitalista e outro socialista.
b-( ................................)  Foi o maior símbolo da divisão do mundo entre capitalistas e socialistas.
c-( ................................)  o fim deste país provocou grandes mudanças no cenário geopolítico mundial, principalmente o fim do socialismo na maioria dos países.
d-( ................................) É o principal objetivo da organização da produção, ou seja, do sistema capitalista.
e -( ................................) Nome dado ao  modelo de socialismo instaurado ( implantado)  na URSS e no Leste Europeu, pois não seguiu as propostas originais.
A RESPOSTA QUE PREENCHE CORRETAMENTE  A QUESTÃO  É :                                   
(      ) a- Guerra Fria   b- União Soviética  c- Alemanha    d- Consumismo   e- Socialismo Ideal
(      ) a- Ordem Bipolar   b- Guerra Fria    c- União Soviética   d- Lucro    e- Socialismo Ideal
(      ) a- Ordem Bipolar  b- Muro de Berlim  c- União Soviética  d- Consumismo   e- Socialismo Ideal
(      ) a- Ordem Bipolar   b- Muro de Berlim    c-  União Soviética   d- Lucro    e- Socialismo Real

6) Temos abaixo, alguns fatos que caracterizam a decadência do socialismo e o fim da guerra fria . ENTRE AS AFIRMATIVAS ABAIXO,   ASSINALE ( V ) VERDADEIRA OU ( F ) FALSA:

(     ) A dissolução , ou fim da URSS provocou grandes transformações no cenário geo-político mundial: entre eles, podemos citar , o fim da Guerra fria.
(     ) A União Soviética investiu durante décadas grande parte dos seus recursos financeiros na indústria espacial e bélica ( de armamentos) em prejuízo de outros setores da economia ( agricultura, pecuária, indústria ,etc), havia grandes crises internas de abastecimento,ocorrendo em diversas repúblicas manifestações de insatisfação popular com o regime socialista.
(     ) A partir de 1990 , praticamente todos os países do bloco socialista passaram a adotar o capitalismo, atualmente Coréia do Norte, Alemanha  e Cuba continuam se dizendo socialistas, embora apresentem ,  mudanças características do capitalismo.
(     ) A partir dos anos 1990 , a URSS ( União Soviética) conseguiu se reerguer,  se recuperando e acompanhando o avanço das economias capitalistas, bem como voltou a investir em setores importantes da economia ( agricultura, pecuária, indústria, etc) e conseguiu acabar com as crises  de abastecimento e acabou adotando o socialismo como sistema econômico.

                  QUESTÕES DO TEXTO : SOU CONSUMIDOR OU CONSUMISTA?!        
                  
7) Fazer compras é normal até determinado ponto, as vezes há pessoas que são movidas por uma compulsão por comprar. Assim devemos saber distinguir  um consumidor  de um consumista.
 Numere as afirmativas abaixo, definindo as características da seguinte forma :
                                ( 1 ) CONSUMISTA         ( 2 ) CONSUMIDOR                                   ( 1,0)
(      ) Compra produtos e serviços necessários para sua vida, sem exageros.
(      ) Tem  uma compulsão por compras, caracterizada pela busca incessante de objetos novos sem que haja necessidade dos mesmos.
(      )  Compra produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência.
(      )  É  descontrolado e se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços.

8)  “O CONSUMO NO MEIO ADOLESCENTE NÃO É MOTIVADO POR NECESSIDADES REAIS, mas pelo simples prazer e perspectiva da aceitação pelo grupo social .” 
EXPLIQUE  ESSA AFIRMATIVA :    ( 1,0)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
( Lembre-se de escrever um texto com uma linguagem adequada, letra legível, e explicar detalhadamente)
                                                                                                         
    9)  Entre as afirmativas sobre o consumo  , ASSINALE APENAS AQUELAS QUE CONTENHAM AFIRMATIVAS  FALSAS :         ( 0,5)
(     ) Segundo pesquisa , com base em estudo realizado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) com jovens de 24 países dos cinco continentes, os jovens brasileiros são os menos consumistas , sendo que,  os jovens  franceses, japoneses, argentinos e americanos consomem muito mais .
(     ) Existem exageros, mas , é necessário entender que “nem todas as pessoas”  que  “consomem muito” são consumistas.
(     ) Pessoas com bom poder aquisitivo que não sacrificam suas vidas para ir às compras , vivendo de acordo com o seu padrão, sem passar por dificuldades financeiras , são também consideradas  consumistas compulsivas.
(     ) Juntos são 30 milhões de adolescentes no Brasil e movimentam aproximadamente 40 bilhões de reais por ano, possuindo , além do mais,  o poder de influenciar os pais na hora das compras como : carros, roupas  e aparelhos eletrônicos.
(     ) Os consumidores adolescentes são chamados de CONSUMIDORES “TEENS”.
A SEGUIR  GABARITO EM VERMELHO

QUESTÕES : UNIDADE 1 - TEMA 1 : O MUNDO DIVIDIDO : PAÍSES CAPITALISTAS E SOCIALISTAS

1)    Desde o seu surgimento , o capitalismo passou por diferentes fases de aperfeiçoamento, assim,  considerando o seu processo de desenvolvimento, o capitalismo foi classificado em três fases :  capitalismo comercial , capitalismo industrial  , capitalismo financeiro. Desta forma , nas frases abaixo há características de cada fase do capitalismo , vocês deverão completá-las de acordo com cada fase do sistema capitalista :    ( 1,0)

 CAPITALISMO COMERCIAL   CAPITALISMO INDUSTRIAL      CAPITALISMO FINANCEIRO

CAPITALISMO INDUSTRIAL       Nessa fase a acumulação  de capital e as crescentes exigências do consumidor levaram os donos das oficinas manufatureiras a introduzir inovações na forma de produzir mercadorias, foi caracterizada pela intensa utilização de máquinas movidas à vapor.
CAPITALISMO INDUSTRIAL       Nessa fase ocorreu um grande aumento da produção de mercadoria, o que multiplicou os lucros e elevou a concentração do capital.
CAPITALISMO FINANCEIROÉ a fase atual, caracterizada pela integração entre capital industrial e capital bancário, havendo grandes operações de crédito, a fim de garantir capital para buscar inovações tecnológicas e ampliar a capacidade de produção.
CAPITALISMO COMERCIAL       Foi a fase marcada pela expansão marítima européia – as grandes navegações iniciadas no século XV – nesse período houve um intenso comércio de mercadorias.

2) A segunda metade do século XX foi marcada  pela regionalização do espaço mundial em dois sistemas de poder com interesses sociais, políticos e econômicos diferentes e opostos, estamos falando do capitalismo e do socialismo.  Nesta questão são citadas,  características do sistema capitalista e do sistema socialista.   ASSINALE  apenas as características que se referem ao SOCIALISMO   ( 1,0)            
(  ) As atividades econômicas devem seguir um planejamento, onde o governo é que decide o que e como produzir, visando atender as necessidades de bens e serviços de cada indivíduo.
(     ) São as empresas que decidem como, onde, quanto e onde produzir, estabelecendo os preços e as condições de circulação das mercadorias.
(     ) As empresas buscam oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis ( que se pode obter) , tentando conquistar mais consumidores.
 X ) O Estado ( governo ) tem o compromisso de garantir à população a distribuição justa de bens e serviços.
(     ) Os meios de produção ( indústria, propriedades rurais, etc) pertencem predominantemente a uma pessoa ou a um grupo de pessoas.

3) TEMOS A SEGUIR , ALGUNS DOS PRINCIPAIS ASPECTOS DO SOCIALISMO.  Assim, sobre os aspectos gerais do socialismo descritos abaixo,  VOCÊ DEVERÁ ASSINALAR APENAS A AFIRMATIVA FALSA  : ( 0,5)

(     ) Na verdade, o regime colocado em prática favoreceu uma classe de burocratas ( dirigentes dos países) e  o que se viu foi a obtenção de privilégios desta classe , que impedia o povo de participar de suas decisões.
(     ) Apesar das diferenças entre o socialismo real ( o que foi implantado) e o idealizado ( criado) os países que adotaram este sistema apresentaram, durante décadas, indicadores sociais e econômicos semelhante aos dos países capitalistas ricos, com destaque para as áreas de educação, saúde,etc
X ) O modelo de governo instaurado na Rússia ( mais tarde URSS) e no Leste Europeu  seguiu fielmente as propostas originais do socialismo na forma como foi idealizado.

4) Sobre o capitalismo, você deverá  explicar a seguinte  característica: 
LEI DA OFERTA E DA PROCURA   ( 1,0)
ATENÇÃO :  Você deverá abordar o seguinte aspecto : as variações de preço no mercado EXPLICANDO ATRAVÉS DE EXEMPLO, citando a mercadoria “TELEVISÃO LED” :   
ESPERA QUE O ALUNO ABORDE A RESPOSTA DENTRO DESTE CONTEXTO:
O fator determinante para a procura de um determinado bem ou serviço deixou de ser o preço, pois o mesmo sofre alterações por causa da lei da oferta e da procura
Dessa forma, pode-se dizer que o preço de algo , no caso o televisor led é determinado pelo próprio consumidor, pois quando esses passam a buscar mais por esse produto, o empresário eleva o seu preço, fazendo com que o consumidor pague mais se deseja adquirir o mesmo., portanto, se há muitos consumidores interessados em TVs leds, os preços das TVs irão aumentar.

Em contrapartida, quando um produto não é mais procurado  a tendência é a queda de preço e as empresas concorrentes  fazem promoções  para baixar o preço  para que haja saída do mesmo diante da baixa  procura e grande oferta do produto no mercado, assim os preços dos televisores tendem a cair.

                                
5) Nas afirmativas descritas nesta questão, há aspectos tanto do socialismo, quanto do capitalismo. Você deverá responder cada opção de acordo com a característica descrita.
OBS: NÃO HÁ  NECESSIDADE DE COMPLETAR O NOME DA CARACTERISTICA NO LOCAL PONTILHADO ENTRE PARÊNTESE ( LACUNAS ) , APENAS ASSINALE ABAIXO, A OPÇÃO QUE PREENCHA CORRETAMENTE A QUESTÃO.
a-( ................................) Nome que foi a ordem política mundial , em virtude das diferenças entre os sistemas econômicos, criando-se entre os países dois pólos de influência: um capitalista e outro socialista.
b-( ................................)  Foi o maior símbolo da divisão do mundo entre capitalistas e socialistas.
c-( ................................)  o fim deste país provocou grandes mudanças no cenário geopolítico mundial, principalmente o fim do socialismo na maioria dos países.
d-( ................................) É o principal objetivo da organização da produção, ou seja, do sistema capitalista.
e -( ................................) Nome dado ao  modelo de socialismo instaurado ( implantado)  na URSS e no Leste Europeu, pois não seguiu as propostas originais.

A RESPOSTA QUE PREENCHE CORRETAMENTE  A QUESTÃO É :                                   ( 1,0)
(     ) a- Guerra Fria  b- União Soviética  c- Alemanha    d- Consumismo   e- Socialismo Ideal
(     ) a- Ordem Bipolar   b- Guerra Fria    c- União Soviética   d- Lucro   e- Socialismo Ideal
(     ) a- Ordem Bipolar   b- Muro de Berlim  c- União Soviética    d- Consumismo   e- Socialismo Ideal
( X ) a- Ordem Bipolar    b- Muro de Berlim    c- União Soviética  d- Lucro   e- Socialismo Real

6) Temos abaixo, alguns fatos que caracterizam a decadência do socialismo e o fim da guerra fria . ENTRE AS AFIRMATIVAS ABAIXO,   ASSINALE ( V ) VERDADEIRA OU ( F ) FALSA:

(   V  ) A dissolução , ou fim da URSS provocou grandes transformações no cenário geo-político mundial: entre eles, podemos citar , o fim da Guerra fria.
 V   ) A União Soviética investiu durante décadas grande parte dos seus recursos financeiros na indústria espacial e bélica ( de armamentos) em prejuízo de outros setores da economia ( agricultura, pecuária, indústria ,etc), havia grandes crises internas de abastecimento,ocorrendo em diversas repúblicas manifestações de insatisfação popular com o regime socialista.
(   F  ) A partir de 1990 , praticamente todos os países do bloco socialista passaram a adotar o capitalismo, atualmente Coréia do Norte, Alemanha ( é a China)  e Cuba continuam se dizendo socialistas, embora apresentem ,  mudanças características do capitalismo.
(   F ) A partir dos anos 1990 , a URSS ( União Soviética) ( não )conseguiu se reerguer,  se recuperando e acompanhando o avanço das economias capitalistas, bem como voltou a investir em setores importantes da economia ( agricultura, pecuária, indústria, etc) e conseguiu acabar com as crises  de abastecimento e acabou adotando o socialismo como sistema econômico.

   QUESTÕES : SOU CONSUMIDOR OU CONSUMISTA?!        
                  
7) Fazer compras é normal até determinado ponto, as vezes há pessoas que são movidas por uma compulsão por comprar. Assim devemos saber distinguir  um consumidor  de um consumista.
 Numere as afirmativas abaixo, definindo as características da seguinte forma :
   ( 1 ) CONSUMISTA         ( 2 ) CONSUMIDOR           ( 1,0)
 2    ) Compra produtos e serviços necessários para sua vida, sem exageros.
(   1   ) Tem  uma compulsão por compras, caracterizada pela busca incessante de objetos novos sem que haja necessidade dos mesmos.
(   1   )  Compra produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência.
(   1   )  É  descontrolado e se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços.

8)  “O CONSUMO NO MEIO ADOLESCENTE NÃO É MOTIVADO POR NECESSIDADES REAIS, mas pelo simples prazer e perspectiva da aceitação pelo grupo social .”  EXPLIQUE  ESSA AFIRMATIVA :    ( 1,0)

ESPERA-SE DO ALUNO UMA RESPOSTA BASEADA NESTE CONTEXTO :
Vivemos numa cultura de bens e valores descartáveis e de uma  estética que privilegia a beleza como instrumento para impressionar -  as pessoas querendo ou não se tornaram uma vitrine. Desta forma , para o  adolescente  - e o  adulto também  - que se deixa influenciar  pelos valores impostos pela mídia -  o consumo de produtos é determinante  pela busca da felicidade, por necessidades emocionais, sociais, culturais e pessoais.
             POR QUE ISSO OCORRE? Os jovens adolescentes ainda não sabem se definir, por isso passa a pertencer a um grupo onde ele se identifica e que de certa forma.  Este grupo ao qual pertence,  passa a definir quem ele é. EM UM GRUPO É ASSIM: há um desejo e a vontade de ter aquilo que os amigos possuem para não se sentir excluído.

 ( Lembre-se de escrever um texto com uma linguagem adequada, letra legível, e explicar detalhadamente)                                                                                                          
    9)  Entre as afirmativas sobre o consumo  , ASSINALE APENAS AQUELAS QUE CONTENHAM AFIRMATIVAS  FALSAS :         ( 0,5)
(  X   ) Segundo pesquisa , com base em estudo realizado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) com jovens de 24 países dos cinco continentes, os jovens brasileiros são os menos consumistas , sendo que,  os jovens  franceses, japoneses, argentinos e americanos consomem muito mais .
(     ) Existem exageros, mas , é necessário entender que “nem todas as pessoas”  que  “consomem muito” são consumistas.
(   X  ) Pessoas com bom poder aquisitivo que não sacrificam suas vidas para ir às compras , vivendo de acordo com o seu padrão, sem passar por dificuldades financeiras , são também consideradas consumistas compulsivas.
(     ) Juntos são 30 milhões de adolescentes no Brasil e movimentam aproximadamente 40 bilhões de reais por ano, possuindo , além do mais,  o poder de influenciar os pais na hora das compras como : carros, roupas  e aparelhos eletrônicos.
(     ) Os consumidores adolescentes são chamados de CONSUMIDORES “TEENS”.



Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. parabéns muito bem elaborada essas questoes

    ResponderExcluir
  3. A prova está até boa, mas as questoes de verdadeiro ou falso estão muito óbvias!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, gostei muito, suas questões são bem pertinentes ao conteúdo.

    ResponderExcluir
  5. Como e que eu consigo o resto das questões pq não dar pra ver direito a outra metade??

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO