Pular para o conteúdo principal

TEXTO PARA ANÁLISE - ÁGUA : O ESTRESSE HÍDRICO CHEGA AO BRASIL... ATIVIDADE COM QUESTÕES PARA ANÁLISE DO TEXTO ESTRESSE HÍDRICO - QUANDO A DEMANDA POR ÁGUA DE UM NÚMERO DE HABITANTES E O CONSUMO MÉDIO POR HABITANTE SUPERA A OFERTA, OU SEJA, A QUANTIDADE E A CAPACIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA EXISTENTE, UMA DETERMINADA CIDADE OU REGIÃO, ESTÁ CARACTERIZADA UMA SITUAÇÃO DE ESTRESSE HÍDRICO.

ÁGUA : O ESTRESSE HÍDRICO CHEGA AO BRASIL...
A água é o recurso natural mais abundante do planeta. De maneira quase onipresente, ela está no dia a dia dos 7 bilhões de pessoas que habitam o planeta. Mas o recurso mais fundamental para a sobrevivência dos seres humanos enfrenta uma crise de abastecimento. ESTIMA-SE QUE CERCA DE 40% DA POPULAÇÃO GLOBAL VIVA HOJE SOB A SITUAÇÃO DE ESTRESSE HÍDRICO. Essas pessoas habitam regiões onde a oferta anual é inferior a 1 700 metros cúbicos de água por habitante, limite mínimo considerado seguro pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Embora o Brasil seja o primeiro país em disponibilidade hídrica em rios do mundo, a poluição e o uso inadequado comprometem esse recurso em várias regiões do País.
Mesmo repleto de rios, mares e oceanos, nosso planeta tem disponível apenas cerca de 2,5% a 3% de água doce, isto é, água propícia para o consumo de cerca de 7 bilhões de seres humanos. Estes percentuais seriam suficientes para abastecer toda a população global, mas há um problema: água doce é um recurso natural que não se distribui igualmente e boa parte é de difícil acesso (localizada em rios, lagos, geleiras e aquíferos). ABUNDANTE EM ALGUNS PAÍSES, ESCASSO EM OUTROS, é usado intensamente pela agricultura, indústria e em atividades domésticas – só que de forma cada vez mais insustentável.
Além das razões acima, ainda se pode acrescentar os desequilíbrios ambientais (poluição dos rios, seca, enfraquecimento dos lençóis freáticos, etc.), o desperdício e a má distribuição da água por parte dos órgãos gestores.
QUANDO A DEMANDA POR ÁGUA DE UM NÚMERO DE HABITANTES E O CONSUMO MÉDIO POR HABITANTE SUPERA A OFERTA, OU SEJA, A QUANTIDADE E A CAPACIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA EXISTENTE, UMA DETERMINADA CIDADE OU REGIÃO, ESTÁ CARACTERIZADA UMA SITUAÇÃO DE ESTRESSE HÍDRICO.
O estresse hídrico pode limitar (e limita) o crescimento econômico, restringindo atividades empresariais e agrícolas. E também afeta a capacidade de produzir alimentos suficientes para alimentar as populações.
Em breve o mundo atingirá a marca de 9 bilhões de pessoas, 2 bilhões a mais que temos hoje. Se apenas um terço deste total adotar padrões de consumo de uma pessoa da classe média, será necessário produzir 50% a mais de alimentos, a oferta de energia terá de crescer 45% e o consumo de água aumentará 30%: a pressão sobre os recursos naturais do planeta se tornará insustentável. E, nada sendo feito para mudar padrões de consumo, dois terços da população global poderão sofrer com escassez de água doce até 2025, de acordo com a ONU.
O ESTRESSE DA ÁGUA NO BRASIL : ESCASSEZ NA ABUNDÂNCIA
O BRASIL, RICO NESTE RECURSO NATURAL - DETÉM CERCA DE 12% DO TOTAL DAS RESERVAS DE ÁGUAS DOCES DO PLANETA -, já sente os reflexos da escassez. Aqui as condições de acesso são desiguais: a região hidrográfica Amazônica (Norte e Centro-Oeste) equivale a 45% do território nacional e detém 81% da disponibilidade hídrica. As regiões litorâneas (Sul, Sudeste e Nordeste), que respondem por apenas 3% da oferta nacional, abrigam 45% da população do país. EM OUTRAS PALAVRAS, ONDE SE CONCENTRAM CADA VEZ MAIS BRASILEIROS, HÁ CADA VEZ MENOS ÁGUA, ESSA É UMA BOA FÓRMULA  PARA O ESTRESSE HÍDRICO: MAIS GENTE ONDE HÁ MENOS ESSE RECURSO.
EMBORA O BRASIL SEJA O PRIMEIRO PAÍS EM DISPONIBILIDADE HÍDRICA EM RIOS DO MUNDO, A POLUIÇÃO E O USO INADEQUADO COMPROMETEM ESSE RECURSO EM VÁRIAS REGIÕES DO PAÍS. NAS CIDADES, OS PROBLEMAS DE ABASTECIMENTO ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADOS AO CRESCIMENTO DA DEMANDA, AO DESPERDÍCIO E À URBANIZAÇÃO DESCONTROLADA – QUE ATINGE REGIÕES DE MANANCIAIS. NA ZONA RURAL, OS RECURSOS HÍDRICOS TAMBÉM SÃO EXPLORADOS DE FORMA IRREGULAR, ALÉM DE PARTE DA VEGETAÇÃO PROTETORA DA BACIA (MATA CILIAR) SER DESTRUÍDA PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES COMO AGRICULTURA E PECUÁRIA.
De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), dos 29 maiores aglomerados urbanos do país, 16 precisam buscar de novas fontes de água para garantir o abastecimento nos próximos anos.
O ESTRESSE HÍDRICO NÃO SE LIMITA À ESCASSEZ DE ÁGUASaneamento também é uma causa. O consumo humano exige que a água seja limpa e tratada, mas o crescimento das cidades destrói fontes de água (mananciais). As águas superficiais - água que não penetra no subsolo, correndo ao longo da superfície do terreno, e acabando por entrar nos lagos ou rios - são poluídas pelo lançamento de esgoto, poluentes industriais e até mesmo venenos usados em larga escala na agricultura. No Brasil, 73% dos municípios são abastecidos com águas superficiais, sujeitas a todo tipo de poluentes.
A CONCENTRAÇÃO URBANA TEM SIDO SINÔNIMO DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL. Até mesmo as águas profundas são atingidas pela degradação e da exploração em excesso: a falta de saneamento adequado na região Nordeste, por exemplo, fez com que o esgoto alcançasse poços. Um grave problema, se considerarmos que nos últimos anos, ocorreu um aumento significativo no consumo de água subterrânea no país.
AGRAVA A SITUAÇÃO, UMA POLÍTICA PÚBLICA DE SANEAMENTO BÁSICO QUE TEM SE MOSTRADO IRREGULAR E DEFICIENTE, EM TODAS AS ESFERAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL).
O estresse hídrico é, portanto, maior nas regiões que concentram maior população, não necessariamente nas mais secas. Hoje, as áreas urbanas consomem 60% da água doce do planeta e, se confirmadas as projeções da ONU, até 2050, 70% da população mundial estará concentrada em grandes cidades, causando maior pressão a um sistema agora já está à beira da insustentabilidade.
DIANTE DESTE CENÁRIO, É IMPORTANTE QUE O MÁXIMO DE CONSCIÊNCIA SOBRE O ESTRESSE HÍDRICO SE TRANSFORME EM ATITUDES DE MENOS DESPERDÍCIO E DE CUIDADO COM A ÁGUA. AGINDO DESTA MANEIRA, TODOS ESTARÃO COLABORANDO PARA QUE TENHAMOS ESTE RECURSO EM QUANTIDADE SUFICIENTE, GARANTINDO UMA VIDA DIGNA E SAUDÁVEL ÀS PRÓXIMAS GERAÇÕES E A TODO O PLANETA. E VOCÊ O QUE PODE FAZER PARA ECONOMIZAR ÁGUA?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


GEOATIVIDADE/ ANÁLISE DE TEXTO –
ÁGUA : O ESTRESSE HÍDRICO CHEGA AO BRASIL...
ATENÇÃO: AS RESPOSTAS DEVEM SER DADAS DE ACORDO COM O TEXTO

1 A ) ENCONTRE NO TEXTO A DEFINIÇÃO DE “ESTRESSE HÍDRICO” DE ACORDO COM A ONU.
1 B) CITE FATOS QUE EXPLICAM ESSE ESTRESSE HÍDRICO DE ACORDO COM A DEMANDA DA ÁGUA.
2) SE NADA FOR FEITO  feito para mudar “padrões de consumo”, dois terços da população global poderão sofrer com escassez de água doce até 2025, de acordo com a ONU.EXPLIQUE PORQUE:
3 A) O BRASIL, RICO NESTE RECURSO NATURAL - DETÉM CERCA DE
12% DO TOTAL DAS RESERVAS DE ÁGUAS DOCES DO PLANETA -, já sente os reflexos da escassez DE ÁGUA OU DO ESTRESSE HÍDRICO. O QUE PODE EXPLICAR ESSE FATO?
3B) QUE CONCLUSÃO PODEMOS CHEGAR? 
4) EMBORA O BRASIL SEJA O PRIMEIRO PAÍS EM DISPONIBILIDADE HÍDRICA EM RIOS DO MUNDO, A POLUIÇÃO E O USO INADEQUADO COMPROMETEM ESSE RECURSO EM VÁRIAS REGIÕES DO PAÍS TANTO NAS CIDADES, QUANTO NA ZONA RURAL. CITE OUTROS FATORES QUE PODEM COMPROMETER O USO DA ÁGUA.
5) MAS O” ESTRESSE HÍDRICO”  NÃO SE LIMITA SOMENTE À “ESCASSEZ DE ÁGUA”. OUTROS FATOS PODEM DESNCADEAR ESSE PROCESSO DE ESTRESSE HÍDRICO COMO :            a)  SANEAMENTO     b)  CONCENTRAÇÃO URBANA   c ) UMA POLÍTICA PÚBLICA DE SANEAMENTO BÁSICO QUE TEM SE MOSTRADO IRREGULAR E DEFICIENTE . faça um comentário( de acordo com as informações do texto) sobre cada um dos fatores acima.
6) ATÉ ESTE PONTO, COM AS INFORMAÇÕES OBTIDAS PODEMOS CHEGAR À CONCLUSÃO SOBRE QUAL O PRINCIPAL FATOR QUE DESENCADEIA O  ESTRESSE HÍDRICO / CITE-O
7) TODOS PODEMOS COLABORAR PARA QUE TENHAMOS ESTE RECURSO EM QUANTIDADE SUFICIENTE, GARANTINDO UMA VIDA DIGNA E SAUDÁVEL ÀS PRÓXIMAS GERAÇÕES E A TODO O PLANETA. E VOCÊ O QUE PODE FAZER PARA ECONOMIZAR ÁGUA?
CITE 5 ATITUDES QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA E AMIGOS PODERIAM TER PARA NÃO DESPERDIÇAR ÁGUA. ( VALE IMPRIMIR E  COLAR PANFLETOS SOBRE ECONOMIA DE ÁGUA)  

ELABORADO PELA PROFESSORA MARIZETE CAJAÍBA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO