Pular para o conteúdo principal

SUGESTÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO SOBRE O USO RACIONAL DA ÁGUA - PARTE 1 - PROJETO MEIO AMBIENTE / MEU AMBIENTE - TEMA 2015 : O PLANETA PEDE ÁGUA”: PRESERVAÇÃO, ECONOMIA E O USO RACIONAL DA ÁGUA / 2ª PARTE GEO-PROJETO “O PLANETA PEDE ÁGUA”: PRESERVAÇÃO, ECONOMIA E O USO RACIONAL DA ÁGUA COMO COLOCAR EM PRÁTICA / A proposta deste geo-projeto é sensibilizar e conscientizar o aluno, os pais e a comunidade escolar sobre a necessidade de uma vida de “sustentabilidade”, diante das contradições de uma sociedade na apropriação dos bens da natureza sem pensar em preservação. Nessa perspectiva, esse projeto leva a uma reflexão que permita pensar sobre restrições, limites e possibilidades à incorporação da noção de sustentabilidade na vida diária / Começando por atitudes pequenas e simples, é que a intenção se transforma em ação, em atitude, para mudar o presente e o futuro para melhor!



VISITE TAMBÉM ESTE SITE DA PROFESSORA MARIZETE CAJAÍBA
#SANTAAJUDAESTUDAR



VEJA A 2ª PARTE DO PROJETO "COMO COLOCAR EM PRÁTICA"ACESSANDO O LINK ABAIXO
http://professoramarizetecajaiba.blogspot.com.br/2015/03/sugestao-de-projeto-pedagogico-sobre-o.html 

PROJETO MEIO AMBIENTE / MEU AMBIENTE -1ª PARTE 
LEMA : São as ações individuais que desencadeiam as ações coletivas. FAÇA SUA PARTE!
TEMA 2015 : O PLANETA PEDE ÁGUA”: PRESERVAÇÃO, ECONOMIA E O USO RACIONAL DA ÁGUA
OBJETIVO : A proposta deste geo-projeto é sensibilizar e conscientizar o aluno, os  pais e a comunidade escolar sobre a necessidade  de uma vida de “sustentabilidade”, diante das contradições de uma sociedade na apropriação dos bens da natureza sem pensar em preservação. Nessa perspectiva, esse projeto leva a uma reflexão que permita pensar sobre restrições, limites e possibilidades à incorporação da noção de sustentabilidade na vida diária através da educação socioambiental e como inseri-la na construção de novo pensar/agir sobre os bens da natureza, buscando novas alternativas das relações da sociedade com os bens da natureza. Começando por atitudes pequenas e simples, é que a intenção se transforma em ação, em atitude, para mudar o presente e o futuro para melhor! Está nas ações locais, no pedaço de chão de cada um, a chave para a sustentabilidade e o cuidado com todas as vidas.
Suas atitudes individuais e constantes são muito importantes...
DETONADOR :
GEO-PROJETO “ O PLANETA PEDE ÁGUA”: PRESERVAÇÃO, ECONOMIA E O USO RACIONAL DA ÁGUA
COMO COLOCAR EM PRÁTICA:  ELABORAÇÃO DE  BANNERS OU GEO-PAINEIS POR GRUPOS DE ALUNOS  APRESENTANDO MENSAGENS SOBRE A PRESERVAÇÃO, ECONOMIA E O USO RACIONAL DA ÁGUA , QUE DEVE ESTAR PRESENTE NAS ATITUDES DIÁRIAS DE CADA CIDADÃO.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SENSIBILIZAÇÃO :A ÁGUA É VITAL PARA A VIDA DO SER HUMANO. A FALTA DELA PODE ACABAR COM A EXISTÊNCIA DO HOMEM E MILHARES DE ESPÉCIES DE SERES VIVOS NO PLANETA. MAS ATOS SIMPLES, NO NOSSO DIA A DIA, PODEM AJUDAR A ECONOMIZAR ESTE RECURSO TÃO IMPORTANTE - MAS FINITO - DA NATUREZA. NÃO É NECESSÁRIO GESTOS GRANDIOSOS E NEM SER UM SUPER-HEROI PARA SALVAR O PLANETA ... VÁRIOS GESTOS SEUS, AO LONGO DO DIA, MULTIPLICADO POR OUTRAS MILHARES DE PESSOAS QUE ATRAVÉS DE OUTROS PEQUENAS ATITUDES DECIDEM POR SALVAR O PLANETA PODERIAM AJUDAR A DIMINUIR A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL...  SURGE ASSIM O NOSSO GEO-PROJETO “O PLANETA PEDE ÁGUA” . O PRIMEIRO PASSO PARA MUDAR É TOMAR CONSCIÊNCIA DA SUA RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL PARA O FUTURO DO PLANETA . E, EMBORA SEJA DIFÍCIL MUDAR, MESMO OS PEQUENOS HÁBITOS, É PRECISO ADOTAR NOVAS MEDIDAS DE CONSUMO DA  ÁGUA  E DEPENDE DE NÓS MANTÊ-LAS   . ALGUMAS ATITUDES SIMPLES PODEM TRAZER MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NESSA LUTA. ESSAS AÇÕES  COMEÇAM COM VOCÊ : IMAGINE SE MILHARES DE PESSOAS A PARTIR DE AGORA, RESOLVESSEM DIMINUIR 10 MINUTOS DO BANHO DIARIAMENTE , QUANTO DE ÁGUA DEIXARIAM DE MANDAR PARA O ESGOTO?!.
ENTRE TANTOS RECURSOS NATURAIS, A ÁGUA É O DE ABSOLUTA IMPORTÂNCIA PARA NOSSA SOBREVIVÊNCIA .
     É DURO, MAS É A REALIDADE. O QUE SE ACREDITAVA SER UM RECURSO NATURAL INESGOTÁVEL ESTÁ SE ESGOTANDO,
     EMBORA MUITAS SOLUÇÕES SEJAM BUSCADAS EM ESFERAS GOVERNAMENTAIS E EM CONGRESSOS MUNDIAIS, NO DIA-A-DIA TODAS AS PESSOAS PODEM COLABORAR PARA QUE A ÁGUA DOCE NÃO FALTE NO FUTURO.
A PRESERVAÇÃO, ECONOMIA E O USO RACIONAL DA ÁGUA DEVE ESTAR PRESENTE NAS ATITUDES DIÁRIAS DE CADA CIDADÃO. A PESSOA CONSCIENTE DEVE ECONOMIZAR, POIS O DESPERDÍCIO DE ÁGUA DOCE PODE TRAZER PERIGOSAS CONSEQUÊNCIAS NUM FUTURO POUCO DISTANTE.
     NÃO DEPENDEMOS DE NINGUÉM PARA COLABORARMOS COM O MEIO AMBIENTE, CADA UM DE NÓS PODE FAZER A SUA PARTE E EVITAR ESSES DESASTRES ECOLÓGICOS, COM CONSCIÊNCIA E MEDIDAS SIMPLES ; TEMOS COMO EXEMPLO DESSAS MEDIDAS O REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA: A ÁGUA DA MÁQUINA DE LAVAR, POR EXEMPLO, PODE SER REAPROVEITADA PARA LAVAR O QUINTAL ,OUTRA FORMA DE REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA É UTILIZAR A ÁGUA DA CHUVA, FECHAR A TORNEIRA AO ESCOVAR OS DENTES, DIMINUIR O TEMPO NO BANHO, etc... E VOCÊ O QUE PODE FAZER PARA DIMINUIR O CONSUMO DE ÁGUA?!
PARA REFLETIR:
“HAVENDO UM JARDINEIRO, CEDO OU TARDE, UM JARDIM APARECERÁ. MAS UM JARDIM SEM JARDINEIRO, CEDO OU TARDE, DESAPARECERÁ. O QUE É UM JARDINEIRO? UMA PESSOA CUJO PENSAMENTO ESTÁ CHEIO DE JARDINS. O QUE FAZ UM JARDIM SÃO OS PENSAMENTOS DO JARDINEIRO.” (RUBEM ALVES)


PROJETO MEIO AMBIENTE / MEU AMBIENTE - 2ª PARTE
GEO-PROJETO  “O PLANETA PEDE ÁGUA”PRESERVAÇÃO, ECONOMIA E O USO RACIONAL DA ÁGUA
COMO COLOCAR EM PRÁTICA:  ELABORAÇÃO DE  BANNERS POR GRUPOS DE ALUNOS  APRESENTANDO MENSAGENS SOBRE A PRESERVAÇÃO, ECONOMIA E O USO RACIONAL DA ÁGUA QUE DEVE ESTAR PRESENTE NAS ATITUDES DIÁRIAS DE CADA CIDADÃO.
TIPO DE TRABALHO : BANNER IMPRESSO OU UM PAINEL CRIATIVO EM CARTOLINA DUPLA  - VALOR : 4,0 PONTOS
GEO- TRABALHO EM GRUPO DE ATÉ 6 ALUNOS -  DATA PARA ENTREGAR : _____________________________
CONTEÚDO: O banner  ou geo-painel deverá apresentar mensagens com imagens sobre A PRESERVAÇÃO, ECONOMIA E O USO RACIONAL DA ÁGUA que DEVE ESTAR PRESENTE NAS ATITUDES DIÁRIAS DE CADA CIDADÃO.
( O QUE É UM BANNER : são “cartazes”  impressos em grandes formatos (geralmente 90 x 120 cm) em materiais mais resistentes  , mas há materiais mais baratos em um tipo de tecido , geralmente em Oxford ou  Microfibra).
ONDE SERÃO EXPOSTOS ? Como estaremos   divulgando uma campanha interna , os  banners  ou geo-paineis serão distribuídos em locais estratégicos da escola, os quais ficarão expostos ao longo do ano de 2015.
TAMANHO DO BANNER: 90 cm de largura e 120 cm de altura / TAMANHO DO PAINEL : CARTOLINA DUPLA
NA PARTE INFERIOR DIREITA DO BANNER OU DO PAINEL , NUM ESPAÇO DE 20 CM POR 10 CM DEVE CONSTAR:
Título do geo-projeto, integrantes do grupo , nome do professor , disciplina e escola (sugestão: no banner impresso usar marca d’água da escola por alguns espaços para evitar extravio para outros fins).
ONDE ENCONTRAR OU PESQUISAR: SITES DE BUSCA NA INTERNET COMO O GOOGLE, USANDO TAGS COMO “ECONOMIZAR ÁGUA” /  SUSTENTABILIDADE / CUIDAR DO PLANETA /  MEIO AMBIENTE, ETC  CLICAR EM WEB PARA PESQUISA OU EM IMAGES PARA AS FIGURAS . SITES SUGERIDOS :http://aguapedeagua.org.br/dicas/ ; http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/15-dicas ;   http://www.akatu.org.br/Dicas;  http://www.copasa.com.br; ETC
ATENÇÃO:
- O visual e a mensagem do banner  ou geo-painel deverão estar de acordo  com a proposta  que  o projeto ou  campanha que deseja promover ou divulgar.
- Ao  utilizar fotos, ou pegar imagens da internet, lembre-se : sempre utilize fotos ou ilustrações com alta resolução , de boa qualidade.
 - O BANNER ou Geo- painel DEVERÁ TER UMA MENSAGEM ou frase CURTA E ATRATIVA
- Elementos básicos do banner ou geo-painel  : TEXTOS, IMAGENS (desenhos, fotografias, ilustrações…)
QUANTO AO TEXTO: somente o necessário para a compreensão do leitor, desta forma utilizar  pouco   texto ( apenas frases informativas)  e o máximo de figuras, fotos, etc
- Organizar as informações de modo que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas. 
- O trabalho poderá ser todo digitalizado.
IMPORTANTE QUANTO AO BANNER :No Local onde se faz o banner  têm um profissional de design que o ajudará com a arte, verifique com este profissional qual é o melhor Layout para o banner que deseja imprimir(Layout é um esboço ao qual é mostrado a distribuição de texto e/ ou figuras em um determinado espaço )
 - USE UM PENDRIVE PARA ARQUIVAR O MATERIAL DO TRABALHO , com a imagem salva no pendrive em formato “ salvar imagem como “imagem” E COM O TEXTO PRONTO E CORRIGIDO. SÓ DEPOIS DE SELECIONAR O MATERIAL PROCURE UMA GRÁFICA, LANHOUSE OU LOJA DE FOTOS PARA FINALIZAR O TRABALHO.
 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O GRUPO DEVERÁ DIVIDIR AS TAREFAS . A responsabilidade e a função de cada integrante deverá ser previamente determinada;
- Caso algum integrante do grupo , não participe como foi determinado, ou atrapalhe o andamento do trabalho , o mesmo não será avaliado da mesma forma que o grupo de alunos que agiu corretamente , cumprindo adequadamente com suas obrigações.
- NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS APÓS A DATA DETERMINADA.

                COMUNICADO AOS PAIS :

OBS :  CASO OS PAIS NÃO PERMITAM, NÃO HAVERÁ NECESSIDADE DE  ENCONTROS FORA DE CASA  PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHOpois a verificação do andamento do trabalho, troca de informações sobre o assunto; poderá  ser feito por  contato por telefone , e-mail , MSN ,twitter, facebook ou WhatsApp, skype  ( SEMPRE COM CONSENTIMENTO OU CONHECIMENTO DOS PAIS).
O  ALUNO(A) PODERÁ PEDIR AJUDA DE UM ADULTO da  família ou de outras pessoas conhecidas , desde que tenha consentimento dos pais.

- Haverá necessidade de deslocamento do aluno ATÉ O LOCAL DETERMINADO para a CONFECÇÃO DO BANNER  OU PARA A IMPRESSÃO DAS FIGURAS DO GEO-PAINEL ATÉ UMA LOJA DE FOTOS OU LANHOUSE , NESSE CASO ,  ACONSELHAMOS SEMPRE QUE O ALUNO ESTEJA ACOMPANHADO DE UM ADULTO : PAI, MÃE , TIO(A) , OU OUTRA PESSOA DE CONFIANÇA DA FAMÍLIA .
- CASO O ALUNO TENHA AUTORIZAÇÃO PARA SAIR SEM ACOMPANHANTE ADULTO , DEVERÁ SEMPRE SER COMUNICADO AOS PAIS OU RESPONSÁVEIS  O SEU DESTINO , BEM COMO É IMPORTANTE FORNECER TELEFONES DE OUTROS INTEGRANTES DO GRUPO.
- DETERMINE UM HORÁRIO DE RETORNO para o seu ( sua ) filho(a) . / Se houver algum contratempo, peça que avise aos pais .
- Este geo-trabalho  não é obrigatório ser realizado em grupo.
      
              
Em caso de dúvida peça orientação à professora

___________________________________________________________
                                                                                            Ciente : Pai/ mãe ou responsável 

PROJETO ELABORADO PELA PROFESSORA MARIZETE CAJAIBA DE OLIVEIRA 

VEJAM OS BANNERS QUE FORAM ESPALHADOS PELA ESCOLA:












PROJETO ELABORADO PELA PROFESSORA MARIZETE CAJAIBA DE OLIVEIRA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO