Pular para o conteúdo principal

SUGESTÃO DE QUESTÕES DE PROVA com gabarito : Regionalização pelo nível de desenvolvimento / PAÍSES DO NORTE E PAÍSES DO SUL -fonte : PROJETO ARARIBA - 8º ANO - EDITORA MODERNA

          

VISITE TAMBÉM ESTE SITE DA PROFESSORA MARIZETE CAJAÍBA
#SANTAAJUDAESTUDAR


GABARITO EM VERMELHO

ESTAS QUESTÕES FORAM ELABORADAS PELA PROFESSORA MARIZETE CAJAÍBA .

QUESTÕES : Tema 2 – Regionalização pelo nível de desenvolvimento

REGIONALIZAR, SIGNIFICA ORGANIZAR O ESPAÇO GEOGRÁFICO EM ÁREAS COM CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES, DE ACORDO COM CRITÉRIOS PREESTABELECIDOS. ESSES CRITÉRIOS PODEM CONSIDERAR ASPECTOS ECONÔMICOS, POLÍTICOS OU CULTURAIS, A QUALIDADE DE VIDA DE SUAS POPULAÇÕES, ETC. VAMOS VERIFICAR AS INFORMAÇÕES OBTIDAS NESSA UNIDADE SOBRE PAISES DESENVOLVIDOS E PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS.

1)    Sobre o padrão de vida da população dos países desenvolvidos, NÃO É CORRETO AFIRMAR QUE :

( a ) A elevada renda per capita ( por habitante) nos países desenvolvidos possibilita um padrão de vida e níveis de consumo muito altos.
( b ) Os 20% da população mundial que vivem nos países com rendimentos elevados têm  acesso a 86% do produto interno bruto (PIB) mundial.
( c ) A população dos países desenvolvidos, corresponde a cerca de 86% da população do planeta, detém uma renda equivalente a nada menos que 20% do PIB ( Produto Interno Bruto) mundial.

2) Nos países desenvolvidos, o consumismo é incentivado principalmente pela publicidade custeada pelas próprias indústrias ou por redes de distribuição. Também contribuem para esse hábito o rápido desenvolvimento tecnológico e a OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA. 
ASSINALE  ENTRE AS  AFIRMATIVAS DESCRITAS,  AQUELA QUE  NÃO CARACTERIZA  CORRETAMENTE A  OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA :            
(  a ) Tem sido caracterizada como um movimento estratégico para criar produtos que tenham uma vida útil mais longa . A maioria das empresas precisa ter seus consumidores voltando, e uma maneira de garantir isso é fazendo produtos que durem mais tempo,  para deixar seus consumidores felizes.
(  b  ) A  obsolescência  programada gera um grande problema da atualidade : contribui para aumentar ainda mais o  lixo eletrônico,pois  um bem ou  produto é projetado de forma que sua durabilidade ou funcionamento se dê apenas por um período reduzido.                   
(  c ) Sabe aquele computador que já ficou ultrapassado? E então o celular que você comprou faz pouco tempo e já parece estar fora de moda? Pois isso é o objetivo da obsolescência programada : os produtos industrializados têm uma duração média de uso reduzida, previamente calculada pelo fabricante.

3)  As sociedades dos países  desenvolvidos são comumente chamadas de sociedade de consumo. Tal expressão é usada porque os habitantes desses países usufruem intensamente todos os bens e serviços existentes no mundo moderno.   Com freqüência, o intenso consumo leva a grandes desperdícios. Ao observar por exemplo, a vitrina de uma grande loja nos Estados Unidos ou na Europa , vê-se que metade dos produtos expostos pode ser considerada absolutamente inútil; 25% normalmente são produtos nocivos à saúde e apenas cerca de 25% são realmente úteis. Verifica-se, portanto, um grande consumo supérfluos ( produtos desnecessários)

NAS AFIRMATIVAS ABAIXO HÁ CARACTERÍSTICAS SOBRE O  CONSUMO NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS 

I - Nos países desenvolvidos ou ricos , de modo geral, a população tem elevado grau de escolaridade e um maior nível de educação escolar, o que os torna cidadãos mais conscientes. Assim, nesse grupo de países a maior parte da população é bastante consciente  e controla o consumo de gêneros alimentícios, eletrodomésticos, automóveis e outras mercadorias , pensando exatamente no futuro do planeta.                                                                                                                                         
II -  Se todas as pessoas do mundo consumissem como os  estadunidenses, os japoneses e os alemães, por exemplo, nosso planeta enfrentaria um colapso por falta de matérias-primas.
III -  Nos países desenvolvidos, o lixo eletrônico é um dos grandes problemas gerados pelo consumismo da maioria da população , que troca muito rápido os seus produtos , devido ao alto padrão de renda da maioria da população.

 PODEMOS AFIRMAR QUE :

( a ) todas as afirmativas estão corretas.
( b) estão corretas  as afirmativas II e III
( c ) apenas a afirmativa I está correta .

4) A idéia de país desenvolvido, não se relaciona apenas ao crescimento econômico, mas também ao desenvolvimento social. A questão da  “boa qualidade de vida” da população dos países desenvolvidos se deve principalmente a alguns fatores específicos da população desses países .
OBSERVE AS AFIRMATIVAS DESCRITAS SOBRE ESSE TEMA :
 I - Nesses países desenvolvidos, há uma classe constituída por pessoas muito ricas, mas a distribuição de renda não é tão desigual quanto em países subdesenvolvidos como o Brasil, por exemplo.
 II - Os altos impostos cobrados nesses países são investidos em benefícios sociais para a população como hospitais, habitações, escolas, estradas,  etc.
 III - A  maior parte da população dos países desenvolvidos é muito rica ,  tem muito dinheiro e poder , podendo  exigir o que quiser do governo, independentemente das questões de  direitos  ou deveres dos cidadãos.
IV - O maior nível de educação escolar torna os cidadãos mais conscientes dos seus direitos e deveres e mais participantes nas esferas da vida política, no governo e na sociedade.

PODEMOS AFIRMAR QUE ESTÃO CORRETAS  :

( a ) SOMENTE  AS AFIRMATIVAS  I  e   IV    
( b ) SOMENTE  AS AFIRMATIVAS  I  e III
( c ) AS AFIRMATIVAS  I, II e   IV      
5) O assunto agora é DOMINAÇÃO ECONÔMICA E TECNOLÓGICA DOS PAÍSES DESENVOLVIDOS. Sobre esse aspecto ASSINALE APENAS A INFORMAÇÃO FALSA :
( a ) O grupo de países desenvolvidos é homogêneo ( igual), ou seja, todos os países desse grupo apresentam o mesmo nível de desenvolvimento tecnológico, exercendo assim igual influência na economia mundial.
( b ) Os países desenvolvidos dispõem de maior poder de decisão nos organismos internacionais, como a ONU  (Organizações da Nações Unidas), a OMC ( organização Mundial do Comércio) e o FMI
 ( Fundo Monetário Internacional).
( c ) Os países desenvolvidos sediam as empresas transnacionais e efetuam ( fazem) grandes investimentos em pesquisas científicas nos diversos setores da economia. Esse investimento em pesquisa, proporciona o avanço das tecnologias usadas para aprimorar os processos de produção e também gera retorno financeiro na forma de royalty (pagamento por patente, marca ou processo de produção).

6) Quanto se trata de concentração de renda nos países subdesenvolvidos,  podemos citar como exemplo , o Brasil : a nossa classe média e rica consome como a dos países ricos, por outro lado, nesse mesmo  país as desigualdades sociais excluem cerca de 75 milhões de pessoas, que não conseguem ou apresentam grandes dificuldades para sobreviverem..

Nas afirmativas abaixo, são descritas características dos países subdesenvolvidos., quanto ao aspecto da concentração de renda.
APENAS UMA AFIRMATIVA É VERDADEIRA. ASSINALE-A:

( a ) Os países subdesenvolvidos são marcados por uma menor concentração de renda  da maioria de sua população e pela  existência de uma enorme igualdade social.
( b )  Ha uma parcela da população dos países subdesenvolvidos que  desfruta de qualidade de vida e de níveis de consumo muito semelhantes aos de países desenvolvidos.
( c )  Nos países subdesenvolvidos , a menor parte da população é constituída por pessoas  de baixa renda. Os ricos formam uma maioria que detém a maior parte da riqueza gerada no território nacional.


7) Nas afirmativas citadas a seguir  há características gerais dos problemas enfrentados  pelo grupo de  países  subdesenvolvidos , porém, entre elas APENAS UMA AFIRMATIVA CONTÉM INFORMAÇÃO FALSA, ASSINALE-A  :

(   a  ) Alta expectativa de vida , o baixo índice de analfabetismo, mortalidade e de natalidade,  são algumas  características dos países subdesenvolvidos.Esses dados submetem os  países subdesenvolvidos a péssimos indicadores sociais e condições insatisfatórias de qualidade  de vida.
 (  b  ) O grau de ocorrência dos problemas de subdesenvolvimento, varia entre um país e outro. No continente americano, por exemplo, há um forte contraste de desenvolvimento econômico e social entre os países subdesenvolvidos pouco industrializados como o Haiti e a Guatemala, e os países subdesenvolvidos industrializados emergentes , como o Brasil, México e Argentina.
(  c  ) Um dos mais graves problemas a ser superado em países subdesenvolvidos é a desnutrição.Além disso, a população mais pobre dessas regiões subdesenvolvidas não tem acesso a educação e saúde de qualidade, nem lazer.

8)  PAÍSES EMERGENTES , são países subdesenvolvidos industrializados ou em desenvolvimento; são países pobres que dispõem de algumas indústrias ou se encontram em fase de industrialização.
Quanto aos aspectos desses países , marque apenas A  AFIRMATIVA QUE POSSUI A INFORMAÇÃO FALSA :
(  a ) Esses países tiveram um crescimento econômico e social maior que os demais países subdesenvolvidos e são capazes de atrair investimentos internacionais em razão das vantagens competitivas que oferecem, como mão-de-obra e recursos naturais baratos, etc.
(  b ) China, Índia, México, Argentina, Brasil, áfrica do Sul, Cingapura, Tailândia, etc, são alguns  exemplos de países subdesenvolvidos industrializados, também chamados de  países emergentes.
(  c  ) Além do crescimento econômico verificado, principalmente nas últimas décadas do século XX e no início do século XXI, os países emergentes conseguiram solucionar os  problemas característicos dos países pobres: altas taxas de desemprego,, analfabetismo, mortalidade infantil elevada, carência de moradias, etc.

9) “ONU COBRA INCENTIVO DE PAÍSES EMERGENTES PARA DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA:
Os países emergentes devem aproveitar as oportunidades criadas no setor de informática e usar a tecnologia como elemento facilitador para atender demandas em áreas como indústria, saúde, educação e negócios. Isso é o que aponta o relatório Information Economy Report, elaborado pela Unctad, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para comércio e desenvolvimento.
De acordo com o estudo, os gastos mundiais com software (programas) e serviços de informática somaram US$ 1,2 trilhão no ano passado, sendo 80% provenientes do grupo de países desenvolvidos — basicamente, Estados Unidos e Europa, os outros 20% seriam provenientes de países subdesenvolvidos, com mais relevância para os países emergentes, que já possuem um certo investimento no setor, embora seja muito pouco.


QUESTÃO: SOBRE A DEPENDÊNCIA TECNOLOGIA DOS PAÍSES EMERGENTES,
NÃO É CORRETO AFIRMAR QUE :
( a )   Quanto à tecnologia existem três categorias de países : os desenvolvidos , que produzem e vendem tecnologia; os subdesenvolvidos industrializados , que produzem mercadoria com base em tecnologia importada e os subdesenvolvidos não industrializados , que não possuindo tecnologia, apenas consomem ( compram) esses produtos.
(  b ) Os países emergentes , como a China, o Brasil e a Índia, por exemplo , são bastante industrializados e já não dependem da tecnologia proveniente dos países desenvolvidos.
(  c )   A falta de investimento em pesquisas e educação e no desenvolvimento social e cultural da população, caracteriza os países emergentes como compradores de tecnologia e conhecimento.

10)  A REGIONALIZAÇÃO DO MUNDO EM PAÍSES DO NORTE E PAÍSES DO SUL

O mapa da divisão Norte e Sul,  representa uma outra forma de regionalização do mundo em Países do Norte (ricos) e Países do Sul (pobres). Esse mapa expressa uma das formas mais conhecidas de se ver a distribuição da riqueza no planeta, com base no processo de concentração de renda. Esse critério considera na sua confecção, uma divisão do mundo entre países do “Norte” (países ricos, desenvolvidos) e países do “Sul” (países pobres,  subdesenvolvidos).

SOBRE ESSA DIVISÃO, ANALISE AS AFIRMATIVAS :

I - O mapa de regionalização do mundo em Países do Norte (ricos) e Países do Sul (pobres) não correspondem exatamente aos hemisférios norte e sul definidos pela linha do equador.
II – O grupo de países situados na porção do Hemisfério Sul,  por isso mesmo, denominados “Países do Sul” , situam-se totalmente nesse hemisfério, exatamente de acordo com a  divisão  da linha do equador, e integram o grupo de  países pobres .
III – Segundo esse critério de regionalização ,países como Austrália e Nova Zelândia, apesar de estarem no hemisfério sul, são incorporados ao grupo de Países do Norte, assim como parte de regiões da África, da Ásia  e da América Latina, que estão no hemisfério norte, mas nesse critério de regionalização, são incorporadas ao grupo de Países do Sul (pobres).
IV – Essa divisão é apenas simbólica, pois não considera a linha do equador como marco divisório. Nesse caso, o Norte e  o Sul, foram definidos com base nas condições econômicas e sociais dos países.

PODEMOS AFIRMAR QUE ESTÃO CORRETAS  :

( a ) SOMENTE  AS AFIRMATIVAS   II e  III         
( b ) SOMENTE  AS AFIRMATIVAS  I  e III
( c ) AS AFIRMATIVAS  I, III e   IV      

 TEMA 3 :   PAÍSES DO NORTE E PAÍSES DO SUL

11) Temos alguns aspectos da regionalização  do mundo em países do Norte e países do Sul .
 Numere a coluna abaixo de acordo com a característica de cada grupo de países  : 

( 1 ) Países do sul          ( 2 )  Países do Norte     

(     ) Em geral , neste grupo estão os países com IDH baixo, com alta concentração renda e péssima qualidade de vida para a maioria da população.
(     ) Pertencem a esse grupo países desenvolvidos econômica e industrialmente e com boa qualidade de vida para a maioria de sua população
(     ) Pertencem a esse grupo ,  países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Portugal, Espanha , etc
(     ) Pertencem a esse grupo, países como Brasil, México, Haiti, Índia, Bolívia, Guatemala etc

A NUMERAÇÃO QUE PREENCHE CORRETAMENTE ESSA COLUNA É :

                     (  a )  1, 2, 2, 1              ( b ) 2, 1, 1, 2           ( c  ) 1, 2, 1, 2

12) Ainda quanto a regionalização do mundo em Países do Sul e Países do Norte, observe as afirmativas a seguir:
I -  Há dois países situados no Hemisfério Sul, que fazem parte do grupo dos Países do Norte, estamos falando da Austrália e da Nova Zelândia.
II -  Há vários Países do Sul, situados  no Hemisfério Norte , como por exemplo,  parte dos países asiáticos (Índia , Bangladesh, Nepal,etc) , da África ( Argélia, Sudão, Chade,etc)  , da América do Sul e da América Central.
III - Os Estados Unidos e o Canadá, todo o continente europeu ,  a Austrália e a Nova Zelândia pertencem ao conjunto de países do Norte ou desenvolvidos.


PODEMOS AFIRMAR QUE :

( a ) todas as afirmativas estão corretas.
( b) estão corretas  as afirmativas II e III
( c ) apenas a afirmativa I está correta .

QUESTÕES : tema  4 – Regionalização de acordo com o IDH

13) Criado pela Organização das Nações Unidas( ONU )  , o  Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é utilizado para classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento. È um indicador que avalia a qualidade de vida das pessoas em praticamente todos os países do mundo.
SOBRE ESSE TEMA , ENTRE AS AFIRMATIVAS ABAIXO ASSINALE APENAS A QUE POSSUI INFORMAÇÕES FALSAS :

( a ) Para ajudar na classificação do IDH,  consideram o PIB per capita( por habitante) ,a expectativa de vida e os níveis de alfabetização.
( b ) O IDH varia de   0 a10. Quanto mais próximo de 10 é o índice, maior é o desenvolvimento humano do país. Por exemplo, um país com o IDH maior ou igual a 8 , possui um alto desenvolvimento humano, como é o caso dos Estados Unidos e do Canadá.
( c ) Quanto ao índice , existem três níveis de classificação: alto desenvolvimento humano,médio desenvolvimento humano e baixo desenvolvimento humano. Quanto mais próximo de 1 é o índice ,maior é o desenvolvimento humano do país

CARTÃO RESPOSTA

ATENÇÃO: MARQUE APENAS UMA RESPOSTA PARA
CADA QUESTÃO /  RASURA ANULA A QUESTÃO.

01-( A )    ( B )    ( C )
02-( A )    ( B )    ( C )
03-( A )    ( B )    ( C )
04-( A )    ( B )    ( C )
05-( A )    ( B )    ( C )
06-( A )    ( B )    ( C )
07-( A )    ( B )    ( C )
08 -( A )    ( B )    ( C )
09- ( A )    ( B )    ( C )
10- ( A )    ( B )    ( C )
11- ( A )    ( B )    ( C )
12- ( A )    ( B )    ( C )
13- ( A )    ( B )    ( C )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO