Pular para o conteúdo principal

ASSUNTO : AVALIAR DE FORMA DIFERENTE ALUNOS DIFERENTES / Palmas ao fracasso - ( LIVRO MARINHEIRO E PROFESSORES)CADA UM TEM O SEU TEMPO , O SEU VALOR, O SEU DESENVOLVIMENTO/ A SUA INTELIGÊNCIA ... NEM SEMPRE O NOSSO JEITO DE AVALIAR O ALUNO PERMITE ISSO


CADA UM TEM O SEU TEMPO , O SEU VALOR, O SEU DESENVOLVIMENTO/ A SUA INTELIGÊNCIA ... NEM SEMPRE O NOSSO JEITO DE AVALIAR O ALUNO PERMITE ISSO


Palmas ao fracasso
Andréa nunca soube dizer qual filho amava mais.
Luciano, agora com quinze anos, um excelente aluno, ótimo filho e magnífico atleta.
Sem prejuízo de seu desempenho nas disciplinas curriculares, sempre foi “vidrado”

em esportes de maneira geral e no vôlei, de forma específica. Por uma partida, paga
qualquer preço e, seja qual for a renúncia que a mesma imponha, sabe cumpri-Ia
com extrema dignidade e sem jamais reclamar.
Alexandre, com doze anos, é deficiente físico. Arguto, inteligente, extremamente
carinhoso e com empatia que chega às raias da paixão, segue sua vida limitada pela
cadeira de rodas.
Da cintura para cima é perfeito e, mesmo com suas deficiências
motoras, consegue ser um verdadeiro ídolo de seus colegas, sempre chamado para
qualquer festa e envolvido em todas as participações e bagunças promovidas por sua
turma.
Andréa está vivendo com os filhos uma fase de euforia. Luciano, após muita luta, foi
convocado para representar seu país nos jogos internacionais de vôlei que se
realizará, no mês de julho, em Helsinki.


Alexandre, após exaustivos exercícios nas
barras paralelas, conseguiu, afinal, caminhar dois metros sem o uso da cadeira.
 É,ainda, muito pouco, mas com persistência e muitas horas de fisioterapia conseguirá,
quem sabe um dia, manter-se em pé por alguns minutos.
Qual dos dois sucessos empolga mais Andréa?
Impossível dizer. Não existe como comparar a seleção brasileira de um e os dois
metros vencidos pelo outro. O que a torna eufórica com o desempenho de seus dois
heróis são, essencialmente, seus progressos e não seus resultados.
 Luciano é Luciano e Alexandre é Alexandre e, jamais, o limite de um servirá de parâmetro para o limite
do outro.
Nem todos os professores pensam assim...
Avaliando seus alunos pelos rígidos limites de uma nota, descobrem apenas o ponto
máximo a que podem chegar e não a dimensão do progresso de cada um durante o
ano letivo.
 Se um de seus alunos “cresceu” muito durante o ano e a bagagem de
conceitos que domina é o dobro dos que dominava há um ano, isso de nada vale
diante do parâmetro absoluto e tirano de uma nota que define o limite da reprovação.
Para professores assim, apenas Lucianos interessam...
-Progrediu muito, mas não pode passar. Não chegou à média cinco.
Parabéns para um outro colega que, durante o ano, apenas regrediu, mas cujo resultado ultrapassou
o absurdo número-limite.

FONTE :
LIVRO MARINHEIRO E PROFESSORES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUGESTÃO PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA / REGIONALIZAÇÃO PELO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO / GABARITO / - FONTE: TEXTOS DO LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

VISITE TAMBÉM ESTE SITE DA PROFESSORA MARIZETE CAJAÍBA http://www.santaajudatecnicasdeestudo.com.br/home #SANTAAJUDAESTUDAR
QUESTÕES : UNIDADE 1 - Tema 2 – REGIONALIZAÇÃO PELO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO

GABARITO:  RESPOSTAS CORRETAS EM VERMELHO
QUESTÕES ELABORADAS POR MARIZETE CAJAIBA - FONTE: TEXTOS DO LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

1)  UMA CARACTERÍSTICA  QUE DIFERENCIA MUITO OS PAÍSES DESENVOLVIDOS DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS  É A CONCENTRAÇÃO DE RENDA. QUANTO A ESSA CARACTERÍSTICA, ASSINALE A AFIRMATIVAS FALSA :  (   A ) Os países subdesenvolvidos são marcados pela grande concentração de renda e a enorme desigualdade social, onde a maioria da população é constituída por pessoas de baixa renda. (   B  ) Nos países subdesenvolvidos, devido à grande concentração de renda ,  a maioria da população é constituída ( formada) por pessoas com uma renda elevada , desta forma , nesses países , os ricos formam uma maioria que detém  a maior parte da riqueza. (   C  ) Há uma pequena parcela da…

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA - QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA COM GABARITO - TEMAS : GLOBALIZAÇÃO , TRANSNACIONAIS E OS FINANCIADORES DA ECONOMIA MUNDIAL / UNIDADE 2 - TEMAS 1, 2,E 3 - FONTE : GEOGRAFIA - PROJETO ARARIBÁ - 8º ANO - EDITORA MODERNA

GEO-AVALIAÇÃO -   valor :10,0 obteve : ______Aluno(a): ____________________________________________________8º ano : ____nº: ____                                  (escreva o nome com letra legível e o número de acordo com o diário)Data: ______/_______/______ ATENÇÃO: -questões para completar ou assinalar, se forem rasuradas serão anuladas; -escreva com letra legível, pois caso esteja incompreensível a resposta será desconsiderada; -procedimento inadequado ( conversas, brincadeiras, comentários inadequados, etc ) durante a geo-avaliação implicará em recolhimento ou anulação  da mesma.

Questõesunidade II – TEMA   1  :    A ECONOMIA MUNDIAL ATUAL

1) “ Vivemos num período de globalização. Assim há uma certa transferência   ou  transplante de estilos de   comportamento social ou cultural e uma grande familiaridade com  “o diferente”  quando milhões de pessoas  em todo o globo   compartilham os mesmos hábitos  e  costumes mesmo sem se dar conta disso.” A seguir , observe os aspectos que compõem o p…

SUGESTÕES PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA COM GABARITO : UNIDADE 1 - TEMA 1 : O MUNDO DIVIDIDO : PAÍSES CAPITALISTAS E SOCIALISTAS - GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

 UNIDADE 1 -TEMA 1 : O MUNDO DIVIDIDO : PAÍSES CAPITALISTAS E SOCIALISTAS
(  GABARITO EM VERMELHO NO FINAL DA PROVA )
1)Desde o seu surgimento , o capitalismo passou por diferentes fases de aperfeiçoamento, assim,  considerando o seu processo de desenvolvimento, o capitalismo foi classificado em três fases :  capitalismo comercial , capitalismo industrial  , capitalismo financeiro.Desta forma , nas frases abaixo há características de cada fase do capitalismo , vocês deverão completá-las de acordo com cada fase do sistema capitalista :   ( 1,0)
CAPITALISMO COMERCIALCAPITALISMO INDUSTRIALCAPITALISMO FINANCEIRO
 _________________________________Nessa fase a acumulação  de capital e as crescentes exigências do consumidor levaram os donos das oficinas manufatureiras a introduzir inovações na forma de produzir mercadorias, foi caracterizada pela intensa utilização de máquinas movidas à vapor. _________________________________ Nessa fase ocorreu um grande aumento da produção de mercadoria, o que…