PROJETO EDUCAÇÃO PATRIMONIAL / A Educação Patrimonial na escola faz parte do currículo como tema transversal / BENS CULTURAIS E PATRIMÔNIO CULTURAL / PROPOSTA DE PESQUISA ELABORADA PELA PROFESSORA MARIZETE CAJAIBA E LEILA MAGNA :
A Educação Patrimonial
na escola faz parte do currículo como tema transversal,
integrando-se ao
conteúdo das diversas áreas de conhecimento com o propósito de
sensibilizar os jovens
do ensino básico e médio para conhecer, valorizar e proteger o
patrimônio cultural.
REFERÊNCIAS CULTURAIS
“... SÃO EDIFICAÇÕES E SÃO PAISAGENS
NATURAIS.
SÃO TAMBÉM AS ARTES, OS OFÍCIOS, AS FORMAS DE
SÃO TAMBÉM AS ARTES, OS OFÍCIOS, AS FORMAS DE
EXPRESSÃO E OS MODOS DE FAZER.
SÃO AS FESTAS E OS LUGARES A QUE A MEMÓRIA E A VIDA SOCIAL
SÃO AS FESTAS E OS LUGARES A QUE A MEMÓRIA E A VIDA SOCIAL
ATRIBUEM SENTIDO DIFERENCIADO: SÃO AS
CONSIDERADAS MAIS BELAS, SÃO AS MAIS LEMBRADAS, AS MAIS QUERIDAS.
SÃO FATOS, ATIVIDADES E OBJETOS QUE
MOBILIZAM A GENTE MAIS PRÓXIMA E QUE REAPROXIMAM
OS QUE ESTÃO LONGE, PARA QUE SE REVIVA
O SENTIMENTO DE PARTICIPAR E DE PERTENCER
A UM GRUPO, DE POSSUIR UM LUGAR.
EM SUMA, REFERÊNCIAS CULTURAIS SÃO OBJETOS, PRÁTICAS E LUGARES APROPRIADOS PELA CULTURA NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DE IDENTIDADE, SÃO O QUE POPULARMENTE SE CHAMA DE RAIZ DE UMA CULTURA.”
O SENTIMENTO DE PARTICIPAR E DE PERTENCER
A UM GRUPO, DE POSSUIR UM LUGAR.
EM SUMA, REFERÊNCIAS CULTURAIS SÃO OBJETOS, PRÁTICAS E LUGARES APROPRIADOS PELA CULTURA NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DE IDENTIDADE, SÃO O QUE POPULARMENTE SE CHAMA DE RAIZ DE UMA CULTURA.”
O MELHOR GUARDIÃO DO PATRIMÔNIO
CULTURAL É SEMPRE SEU DONO
São as pessoas que o fabricam, o praticam, moram nele, ou em seus arredores ou, em termos mais gerais, são as pessoas para as quais esse patrimônio tem importância direta, por estar intimamente associado às suas vidas. A proposta da Educação Patrimonial na escola é envolver a comunidade escolar no reconhecimento e valorização dos bens culturais e das pessoas que formam o patrimônio cultural, e que estão bem ao nosso lado.
BENS CULTURAIS E PATRIMÔNIO CULTURAL
Na nossa vida pessoal aquilo a que
atribuímos valor se torna um bem – algo que buscamos manter, preservar, pois
nos enriquece de alguma forma.
Ao falarmos do nosso patrimônio cultural, nos referimos ao conjunto de bens que constituem a nossa cultura, algo que nos enriquece enquanto povo.
Ao falarmos do nosso patrimônio cultural, nos referimos ao conjunto de bens que constituem a nossa cultura, algo que nos enriquece enquanto povo.
SEGUNDO
A DEFINIÇÃO DO ART. 216 DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA
FEDERATIVA DO BRASIL, O
PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO CONSTITUI-SE DOS “BENS DE NATUREZA MATERIAL E
IMATERIAL, TOMADOS INDIVIDUALMENTE OU EM CONJUNTO, PORTADORES DE REFERÊNCIA À IDENTIDADE,
À AÇÃO, À MEMÓRIA DOS DIFERENTES GRUPOS FORMADORES DA SOCIEDADE BRASILEIRA,
NOS QUAIS SE INCLUEM:
I
- as formas de expressão;
II
- os modos de criar, fazer e viver;
III
- as criações científicas, artísticas e tecnológicas;
IV
- as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às
manifestações artístico-culturais;
V
- os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico,
arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.”
UM DOS INSTRUMENTOS PARA SE CONHECER O PATRIMÔNIO CULTURAL E
PERCEBER SUA PRESENÇA NA VIDA DAS PESSOAS É O INVENTÁRIO.
O
INVENTÁRIO
Fazer um inventário é fazer um levantamento,
uma lista descrevendo os
bens que pertencem a uma pessoa ou a
um grupo.
Quando falamos em inventariar os bens culturais de um lugar ou de um grupo social,
estamos falando em identificar suas referências culturais.
Quando falamos em inventariar os bens culturais de um lugar ou de um grupo social,
estamos falando em identificar suas referências culturais.
Além de saber quais são
esses bens, precisamos
saber quais
são suas características e por que eles são importantes para este grupo.
são suas características e por que eles são importantes para este grupo.
Por exemplo, quando
alguém escreve um diário ou tira fotografias ou filma momentos de uma viagem,
essa pessoa está registrando memórias de momentos importantes de sua vida,
paisagens e lugares em que esteve, geralmente na companhia de familiares e amigos.
Esses registros são importantes para mantermos a memória e os sentimentos
vivos, bem como para compartilharmos esses sentimentos com quem não estava lá
conosco.
QUANDO FAZEMOS UM INVENTÁRIO DE UM BEM CULTURAL, tratamos de
descrevê-lo e documentá-lo escrevendo sobre ele, fotografando, filmando,
fazendo entrevistas, gravações sonoras, e outras formas de documentação.
Trata-se também de levantar informações já produzidas sobre aquele bem em outros locais, como arquivos e bibliotecas.
Documentos, mapas, fotografias, filmes, cartas e outros registros podem ajudar nesse levantamento.
Trata-se também de levantar informações já produzidas sobre aquele bem em outros locais, como arquivos e bibliotecas.
Documentos, mapas, fotografias, filmes, cartas e outros registros podem ajudar nesse levantamento.
LUGARES
No território em que será feita a
pesquisa, ALGUNS LUGARES PODEM POSSUIR
SIGNIFICADOS ESPECIAIS PARA A COMUNIDADE porque neles coisas importantes
acontecem ou já aconteceram.
Podem se tornar referências, lugares como: uma feira, uma casa, uma paisagem, uma praça, um bosque, um sítio arqueológico, um centro histórico, uma rua, um rio, uma ruína de construção antiga etc.
Podem se tornar referências, lugares como: uma feira, uma casa, uma paisagem, uma praça, um bosque, um sítio arqueológico, um centro histórico, uma rua, um rio, uma ruína de construção antiga etc.
OBJETOS
OS OBJETOS FAZEM PARTE
DA MEMÓRIA E DA HISTÓRIA DE UMA COMUNIDADE.
Alguns são importantes pela função que desempenham ou desempenharam: seja uma função decorativa (luminárias, esculturas,
vasos de flores etc.);
seja uma função utilitária (cadeiras, mesas, ferramentas, moedas etc.);
seja uma função simbólica (objetos religiosos/sagrados, bandeiras, trajes utilizados em rituais etc.).
seja uma função utilitária (cadeiras, mesas, ferramentas, moedas etc.);
seja uma função simbólica (objetos religiosos/sagrados, bandeiras, trajes utilizados em rituais etc.).
Podem ser importantes
pelo papel social ou político de seus proprietários, ou ainda, pelo valor
artístico dos objetos (no
caso das obras de arte popular e erudita, como pinturas, esculturas, desenhos,
músicas etc.)
CELEBRAÇÕES
SÃO EVENTOS COLETIVOS EM
QUE SE COMEMORA OU REMEMORA ALGUM ACONTECIMENTO.
Geralmente são organizadas com antecedência e envolvem muitas pessoas, às
vezes diferentes grupos da sociedade.
Em geral, as celebrações se repetem a cada ano, ou de tempos em
tempos e são passadas de geração para geração.
PODEM TER SIGNIFICADO
RELIGIOSO, como as
festas dos santos padroeiros das cidades, ou as festividades dos terreiros de
candomblé;
PODEM SER DE CARÁTER CÍVICO, como as comemorações das datas
importantes da pátria ou da cidade;
OU RELACIONADAS AOS
CICLOS PRODUTIVOS, como
as “festas
do milho”, da “uva”, do “peixe”;
PODEM SER FORMAS DE
MARCAR MOMENTOS ESPECIAIS DA VIDA DE UMA
PESSOA junto à sua
comunidade, como acontece nos rituais de passagem para a vida adulta de alguns
povos indígenas ou nas festas de celebrar.
FORMAS DE
EXPRESSÃO
SÃO AS DIFERENTES
MANEIRAS PELAS QUAIS UMA COMUNIDADE DEMONSTRA E COMUNICA SUA CULTURA: música,
dança, literatura, causos, pinturas, esculturas etc.
UM
MESMO BEM CULTURAL ENTENDIDO COMO FORMA DE EXPRESSÃO PODE ENVOLVER VÁRIAS
DESSAS LINGUAGENS.
Pode ser uma encenação
típica que envolva música, dança e teatro.
Um exemplo são as diferentes
encenações com a figura do boi em todo o Brasil. PODEM TER DIFERENTES SENTIDOS: religiosos, como uma folia de reis
ou uma procissão.
Podem comunicar protestos sociais, como o hip-hop; podem fazer parte dos
períodos de trabalho, como os cantos de
mutirão; e outras maneiras de comunicação, como os modos de falar: as línguas indígenas, dialetos, sotaques e
termos típicos, como gírias.
SABERES
SÃO FORMAS PRÓPRIAS DE
PRODUZIR ALGUM BEM OU REALIZAR ALGUM SERVIÇO, COMO A RECEITA DE UMA COMIDA
TÍPICA, OU UMA TÉCNICA ESPECIAL UTILIZADA PARA TOCAR OU PRODUZIR UM INSTRUMENTO
MUSICAL.
PODEM TER SENTIDOS
PRÁTICOS OU RITUAIS,
sendo que, às vezes, reúnem as duas dimensões.
É o caso das práticas relacionadas à cura, presentes nas benzeduras ou pajelanças.
É o caso das práticas relacionadas à cura, presentes nas benzeduras ou pajelanças.
ENVOLVEM O CONHECIMENTO
DE TÉCNICAS E MATÉRIAS-PRIMAS,
que dizem muito sobre o meio ambiente e o modo como as pessoas interagem com
ele.
Um exemplo é o dos ofícios tradicionais de pescador, quebradeira de coco babaçu, catadores de açaí, garimpeiro, seringueiro; ou a maneira de construir uma casa de taipa, adobe, ou madeira, como nas palafitas etc.
Um exemplo é o dos ofícios tradicionais de pescador, quebradeira de coco babaçu, catadores de açaí, garimpeiro, seringueiro; ou a maneira de construir uma casa de taipa, adobe, ou madeira, como nas palafitas etc.
ALGUNS SABERES E
PRÁTICAS EXPLICAM MUITO DA HISTÓRIA DE UMA COMUNIDADE.
As que têm um forte vínculo com o campo, por exemplo, podem ter como referência o ofício de vaqueiro ou de aboiador; outras podem ainda desenvolver práticas que eram feitas desde muito tempo por populações originárias que habitavam o território e que não existem mais.
As que têm um forte vínculo com o campo, por exemplo, podem ter como referência o ofício de vaqueiro ou de aboiador; outras podem ainda desenvolver práticas que eram feitas desde muito tempo por populações originárias que habitavam o território e que não existem mais.
Algumas práticas estão presentes em
muitos lugares, mas se desenvolvem de maneira diferente em cada um, como as
formas de cultivo e utilização da mandioca ou de destilação da cana.
EQUIPAMENTO
E RECURSOS PARA O INVENTÁRIO
Ao
escolher a Educação Patrimonial a escola receberá recursos do Programa Dinheiro
Direto na Escola – Educação Integral - para aquisição de equipamentos audiovisuais,
para elaboração e divulgação do inventário do patrimônio local:
• 05
máquinas fotográficas com a função filmagem;
• 05
gravadores de áudio digital (MP3);
• HD
externo;
•
tripé de câmera;
• as
fichas para o inventário impressas e reunidas em fichários, seguindo modelo
utilizado
pelos técnicos do Iphan/MinC em seus inventários;
•
cartucho colorido de impressora ou apoio para serviço de impressão;
• R$
1.000,00 (mil reais) como apoio para as saídas de campo;
• R$
700,00 (setecentos reais) para produzir exposições, encontros, rodas de
memória,
mostras
de filmes, e outros, a partir dos resultados do inventário.
ESSE ESTUDO FOI ELABORADO PELA PROFESSORA : MARIZETE CAJAIBA DE OLIVEIRA BATISTA .
ESSE ESTUDO FOI ELABORADO PELA PROFESSORA : MARIZETE CAJAIBA DE OLIVEIRA BATISTA .
FOI PUBLICADO NESSE BLOG DIA 29 DE ABRIL DE 2013
PESQUISE INFORMAÇÕES MAIS
ATUALIZADAS NO SEGUINTE SITE
PROPOSTA DE PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ELABORADA PELAS PROFESSORAS MARIZETE CAJAIBA E LEILA MAGNA
E JÁ EXECUTADAS.
E JÁ EXECUTADAS.
GEO-PESQUISA – PROJETO EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Escola Municipal Irmã Maria Amália – T. Otoni / MG – 8º ano
OBJETIVOS
• Desenvolver ações que permitam o acesso dos educadores, educandos e comunidade aos conceitos importantes sobre Patrimônio Cultural e sua Preservação;
• Desenvolver ações que permitam o acesso dos educadores, educandos e comunidade aos conceitos importantes sobre Patrimônio Cultural e sua Preservação;
•
Promover o reconhecimento e valorização por parte dos educandos, educadores e
comunidade, de seu Patrimônio Cultural;
•
Incentivar o trabalho transdisciplinar nas escolas a partir do tema Patrimônio
Cultural;
•
Sensibilizar educandos e educadores para a necessidade de preservação do
Patrimônio Cultural;
•
Possibilitar que os educandos conheçam e reconheçam os referenciais simbólicos
do patrimônio
material e imaterial .
•
Fortalecer o sentimento de pertencimento à cidade por meio do conhecimento da
História da cidade.
•
Valorizar e divulgar os bens e manifestações culturais da cidade.
PASSO A PASSO
(
baseados no Guia Básico de Educação Patrimonial de - HORTA; GRUMBERG;MONTEIRO, 1999)
• Observação: identificação do objeto, de sua
função e seu significado.
Desenvolvimento da percepção visual e simbólica;
• Registro: fixação do conhecimento observado,
aprofundamento da observação e análise crítica.
• Exploração: desenvolvimento das capacidades de
análise e julgamento crítico, interpretação das evidências e significados do objeto de estudo.
• Apropriação: desenvolvimento da capacidade de auto-expressão, apropriação,
participação criativa, valorização do bem ou
bens culturais.
• Sistematização e documentação: produção de
relatório ou portfólio dos resultados do trabalho ou projeto, contribuindo para a organização
do acervo fotográfico;
• Divulgação: exposição de material impresso no desenvolvimento do projeto.
frases para sensibilização:
O RECONHECIMENTO DE QUE
TODO INDIVÍDUO NASCE NO CONTEXTO DE UMA
CULTURA E, AO LONGO DA VIDA, DEVE PARTICIPAR DE SUA PRESERVAÇÃO E
RESSIGINIFICAÇÃO , JUSTIFICA O ENVOLVIMENTO DA ESCOLA EM PROJETOS QUE CONTRIBUAM
PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS QUE
CONHEÇAM, APROPRIEM-SE E VALORIZEM OS ASPECTOS JÁ CONSIDERADOS COMO PARTE DA
MEMÓRIA E IDENTIDADE COLETIVA DE SUA CIDADE: “SE VOCÊ QUISER CONHECER O MUNDO, COMECE POR SUA ALDEIA”.
(DOSTOIEVISK)
“A DIVERSIDADE DE CULTURAS
E PATRIMÔNIOS NO NOSSO MUNDO É UMA INSUBSTITUÍVEL FONTE DE INFORMAÇÕES A RESPEITO DA
RIQUEZA ESPIRITUAL E INTELECTUAL DA HUMANIDADE.
A PROTEÇÃO E A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL E PATRIMONIAL NO NOSSO MUNDO DEVERIA SER PROMOVIDA COMO UM ASPECTO ESSENCIAL AO DESENVOLVIMENTO HUMANO”.(CONFERÊNCIA DE NARA, JAPÃO, 1994).
A PROTEÇÃO E A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL E PATRIMONIAL NO NOSSO MUNDO DEVERIA SER PROMOVIDA COMO UM ASPECTO ESSENCIAL AO DESENVOLVIMENTO HUMANO”.(CONFERÊNCIA DE NARA, JAPÃO, 1994).
ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ MARIA AMÁLIA - TEÓFILO OTONI - MG
TRABALHO : EDUCAÇÃO PATRIMONIAL - 8º ANO
TEMA : “A NECESSIDADE
DE CONHECER O PASSADO PARA COMPREENDER MELHOR O PRESENTE ”
Trabalho em grupo
/ data para entrega : ____/ ___/ ___
A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
CONSISTE EM PROVOCAR NO ALUNO SITUAÇÕES DE APRENDIZADO SOBRE O
PROCESSO CULTURAL .
O PATRIMÔNIO HISTÓRICO E O MEIO AMBIENTE EM QUE ESTÁ INSERIDO OFERECEM OPORTUNIDADES DE PROVOCAR NOS ALUNOS SENTIMENTOS DE SURPRESA E CURIOSIDADE, LEVANDO-OS A QUERER CONHECER MAIS SOBRE ELES.
NESSE SENTIDO PODEMOS FALAR NA “NECESSIDADE DO PASSADO ”, PARA COMPREENDERMOS MELHOR O “PRESENTE” E PROJETARMOS O “FUTURO”.
O TRABALHO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL É IMPRESCINDÍVEL PARA A ADEQUADA PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL.
O PATRIMÔNIO HISTÓRICO E O MEIO AMBIENTE EM QUE ESTÁ INSERIDO OFERECEM OPORTUNIDADES DE PROVOCAR NOS ALUNOS SENTIMENTOS DE SURPRESA E CURIOSIDADE, LEVANDO-OS A QUERER CONHECER MAIS SOBRE ELES.
NESSE SENTIDO PODEMOS FALAR NA “NECESSIDADE DO PASSADO ”, PARA COMPREENDERMOS MELHOR O “PRESENTE” E PROJETARMOS O “FUTURO”.
O TRABALHO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL É IMPRESCINDÍVEL PARA A ADEQUADA PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL.
TIPO DE TRABALHO :Montagem de um álbum para comparações entre fotos antigas e
atuais de aspectos da cidade de Teófilo Otoni ( monumentos , ruas, praças
, etc).
DESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO
COMO FAZER : será necessário que o grupo colete no mínimo 10
(dez) figuras dos aspectos antigos da cidade, bem como informações sobre
a foto antiga ( data, a que se refere,etc) e fotografias atuais dos mesmo
referidos locais , também com comentários, montando o trabalho da seguinte
forma:
1- capa 2-
tema 3- nome dos integrantes/ escola/ data/ nomes de
outras pessoas que contribuíram para a pesquisa
4- dedicatória 5- índice
MONTAGEM DO ÁLBUM : Na página do lado esquerdo do álbum, coloque uma foto antiga de algum local da cidade, com as devidas informações e na página ao lado( do lado direito ) coloque uma foto do mesmo local , porém na atualidade e faça as observações sobre o aspecto atual ( como se encontra, traços modificados, etc)
EXEMPLO DE UM ÁLBUM ELABORADO PELOS ALUNOS |
1- Pode ser utilizado de fato um álbum de fotografias, bem como pode ser
utilizada uma pasta arquivo (preta) ou ainda as páginas podem ser impressas diretamente numa gráfica rápida, sendo encadernado no
formato de livro , revista ou encadernação espiral .
2- Todas as páginas da pesquisa deverão ter as mesmas medidas (por
exemplo se utilizar tamanho A4 , que todas as outras páginas sejam do mesmo
tamanho)
3- As figuras poderão variar de tamanho, porém, é recomendado a
ampliação caso seja muito pequena .
4- A pesquisa poderá ser totalmente digitalizada ( uso do
computador, internet, scanner, etc inclusive a parte escrita).
5- O aluno(a) poderá pedir ajuda de um adulto (
familiar) para coletar as figuras e tirar fotografias dos locais atuais.
6- O grupo precisará de uma câmera digital ou celular com
câmera, tablet e computador com impressora. (caso o grupo não tenha
conhecimento de informática recomenda-se pedir ajuda sob
autorização dos pais).
OBSERVAÇÃO: OS melhores álbuns irão para a exposição realizada na
Praça Tiradentes sobre o Patrimônio histórico cultural da cidade, onde a escola
terá um stand próprio .
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
AVISO AOS PAIS : será necessário que o filho(a) saia de casa para fazer as
fotos.
Dessa forma, recomenda-se :
-Que sempre haja acompanhamento de pelo menos um adulto ( a combinar entre os integrantes do grupo);
Dessa forma, recomenda-se :
-Que sempre haja acompanhamento de pelo menos um adulto ( a combinar entre os integrantes do grupo);
- Que saibam o roteiro que os filhos irão fotografar (
praça, rodoviária, Fenord, Catedral, Av. Getúlio vargas, etc);
- Que estipule horário para o filho(a) voltar; ao
chegar em casa , peça para ver ou questione sobre o que foi trabalhado;
- Que leve celular ou pegue o número de celular dos
outros colegas e deixem com os pais;
ATENÇÃO : Caso não permita que o filho(a) saia de casa para fazer as fotos ou pesquisar , ele poderá ficar responsável apenas pela finalização
do trabalho , ou seja : digitação, impressão de fotos, montagem do álbum, etc, a ser combinado com o grupo de alunos.
Ciente__________________________________________data
_________
Assinatura do pai / mãe ou responsável
FOTOS DA EXPOSIÇÃO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL ( O TRABALHO CONCLUÍDO)
PROFESSORAS LEILA MAGNA E MARIZETE CAJAIBA |
Guia básico de educação patrimonial
Comentários
Postar um comentário