Pular para o conteúdo principal

MÉTODOS PARA CONQUISTAR OS ALUNOS NA SALA DE AULA - Cuide das plantinhas do seu jardim, imagine desde o primeiro dia de aula que tipo de jardim criará no ambiente da sala de aula. IMPLANTE VALORES / ACREDITE NOS VALORES QUE VOCÊ PROFESSOR, PODERÁ PLANTAR DENTRO DE CADA ALUNO SEU. Por existirem, dentro de nós, inúmeras qualidades e virtudes, é que devemos, desde cedo, fortalecê-las, cultivá-las e valorizá-las. O resultado será um ser humano excelente. /







PROFESSOR : ACREDITE NOS VALORES QUE VOCÊ PODERÁ PLANTAR EM CADA UM
DOS SEUS ALUNOS.
      

     Por existirem, dentro de nós, inúmeras qualidades e virtudes, é que devemos, desde cedo, fortalecê-las, 
cultivá-las e valorizá-las. 
O resultado será um ser humano excelente. 
Você duvida? 

Pois bem: se alguém lhe mostrar uma semente escura e feia dizendo que dentro dela há uma bela e perfumada flor, você acreditará, pois você sabe que da semente, cultivada em terra fértil, com cuidados, nasce a planta que produz a flor.
     
 Pois bem, é só providenciarmos o terreno fértil e dispensarmos a elas o cuidado merecido.
 ACREDITE NOS VALORES QUE VOCÊ PROFESSOR, PODERÁ PLANTAR DENTRO DE CADA ALUNO SEU.
Cuide das plantinhas do seu jardim, imagine desde o primeiro dia de aula que tipo de jardim criará no 
ambiente da sala de aula.
Para isso:



1- PREPARE BEM O SOLO 


   A falta de preparo para suas aulas,  leva ao medo, à insegurança ... quando você se prepara bem, planeja bem , traça metas   e sabe que vai dar conta dela – a mágica já aconteceu : seus alunos te ouvirão com certeza!!!! Eles percebem, quando você está preparado.



2- ADUBE COM BASTANTE SENSIBILIZAÇÃO :

  Planeje como sensibilizar seus alunos;deixe que eles saibam um pouco mais sobre você, como prepara suas aulas, o que planejou para eles.


3- ARRANQUE AS ERVA-DANINHAS DO CONTEÚDISMO :  Nunca,  lance mão da sua "arma poderosa do conteudismo". Dessa forma,de vez em quando , deixe a Geografia, a Matemática, o Português... de lado, e simplesmente faça  alguma dinâmica, brincadeira, dê uma aula diferente, passe um filme, faça algo inusitado,que traga seus alunos para perto de si, faça-os enxergar, que há uma pessoa, disposta a perceber que ali estão “pessoinhas”, “gente”.


4- ESTUDE BEM SOBRE AS FASES DAS PLANTAS :

  Leia muito sobre a faixa etária  dos seus alunos : crianças, pré-adolescentes ou adolescentes ... ( ah! dá aula para adultos?! entenda sobre como abordá-los) saiba como funciona a cabecinha deles. Fique de olho nas coisas que eles curtem, em seus palavreados, de vez em quando, passe numa banca de revista, veja as novidades que as revistas oferecem ( tanto para crianças ou adolescente) , acompanhe-os nas redes sociais ... assim você chegará até eles.


5- APRENDA NOVOS MÉTODOS PARA ADUBAR O JARDIM :  Há métodos de abordagem interessantes a partir da inteligência emocional e  a partir da neurolinguistica ( leia mais sobre o assunto). Quando você entender esses métodos, aprenderá uma maneira fácil e rápida de abordar seus alunos, sem que se desgaste, sem que a aula fique chata.


6- FERTILIZE O JARDIM :    BOM HUMOR  E EDUCAÇÃO SÃO PRIMORDIAIS – todos temos problemas:  muitos dormimos mal, muitos tem um filho ou mãe doente, muitos pegam um trânsito ruim, muitos ganham mal, muitos trabalham demais .... mas ao chegar na escola, quem tem culpa disso?! Sua cara fechada, seu mau humor não resolverá a situação, pelo contrário, pode transformar os minutos de cada aula em um verdadeiro castigo, para você e para seus alunos. Saiba separar as coisas. 
 Quando não der ... bem você sabe o que fazer: é hora de procurar tratamento.


7- CADA PLANTA  TEM SUA PARTICULARIDADE- SEJA CRIATIVO PARA CUIDAR DELAS :


   Crie suas  próprias regras com seus alunos. Deixe claro para eles o que pode e o que não pode. Mas não é jogando de qualquer jeito ... LEMBRE-SE QUE LÁ EM CIMA FALEI DE VALORES HUMANOS ? Então a partir daí, criando regras de boas condutas , você tem um bom caminho andado com seus alunos em busca da disciplina. 


8- ESTEJA PREPARADO , PODEM APARECER
ALGUNS PROBLEMAS  ENTRE AS SEMENTES OU PLANTAS – DEDIQUE UM TEMPO 
PARA RESOLVÊ-LOS  : Saiba escutar  seus alunos, tente resolver os “problemas particulares que surgem entre eles” – muitos lhe procuram por que confiam em você – procure um momento oportuno e resolva de uma vez por todas uma questão de apelido, xingamento, brincadeira sem graça... bullying, ou mesmo algo particular que o aluno quer partilhar com você - o aluno enxergará em você um aliado.


9-   LEMBRE-SE SEMPRE QUE A TERRA PRECISA SER CULTIVADA : DE VEZ EM QUANDO, LARGUE  a Geografia, a História, a Matemática, faça uma dinâmica, dê um texto legal que tenha algo que seus alunos estão precisando muito ... jamais pense que está perdendo tempo.


10- PARA FINALIZAR : "se alguém lhe mostrar uma semente escura e feia dizendo que dentro dela há uma bela e perfumada flor, você acreditará, pois você já sabe que de uma semente, cultivada em terra fértil, com cuidados necessários  , nasce a planta que produzirá  a flor". 


VAMOS LÁ NOSSA BATALHA É GRANDIOSA,

 MAS TEMOS DONS PARA DAR CONTA DELA.

   
... e se eu disser que dentro de você – e de cada um de nós, e de nossos alunos  – existe uma semente que, por mais imperfeita que possa parecer,  dela nascerá uma excelente pessoa? Muitos duvidariam!

Pois bem, é só providenciarmos o terreno fértil e dispensarmos a elas o cuidado merecido. . .


TEXTO ELABORADO PELA PROFESSORA MARIZETE CAJAÍBA, baseado em experiências próprias de  20 anos de magistério com adolescentes, com bons resultados .

site recomendado para pesquisar a implantação do 
projeto sobre valores humanos na escola:
http://www.projetovaloreshumanos.com.br/?secao=um_projeto_de_vida 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUGESTÃO PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA / REGIONALIZAÇÃO PELO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO / GABARITO / - FONTE: TEXTOS DO LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

VISITE TAMBÉM ESTE SITE DA PROFESSORA MARIZETE CAJAÍBA http://www.santaajudatecnicasdeestudo.com.br/home #SANTAAJUDAESTUDAR
QUESTÕES : UNIDADE 1 - Tema 2 – REGIONALIZAÇÃO PELO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO

GABARITO:  RESPOSTAS CORRETAS EM VERMELHO
QUESTÕES ELABORADAS POR MARIZETE CAJAIBA - FONTE: TEXTOS DO LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

1)  UMA CARACTERÍSTICA  QUE DIFERENCIA MUITO OS PAÍSES DESENVOLVIDOS DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS  É A CONCENTRAÇÃO DE RENDA. QUANTO A ESSA CARACTERÍSTICA, ASSINALE A AFIRMATIVAS FALSA :  (   A ) Os países subdesenvolvidos são marcados pela grande concentração de renda e a enorme desigualdade social, onde a maioria da população é constituída por pessoas de baixa renda. (   B  ) Nos países subdesenvolvidos, devido à grande concentração de renda ,  a maioria da população é constituída ( formada) por pessoas com uma renda elevada , desta forma , nesses países , os ricos formam uma maioria que detém  a maior parte da riqueza. (   C  ) Há uma pequena parcela da…

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA - QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA COM GABARITO - TEMAS : GLOBALIZAÇÃO , TRANSNACIONAIS E OS FINANCIADORES DA ECONOMIA MUNDIAL / UNIDADE 2 - TEMAS 1, 2,E 3 - FONTE : GEOGRAFIA - PROJETO ARARIBÁ - 8º ANO - EDITORA MODERNA

GEO-AVALIAÇÃO -   valor :10,0 obteve : ______Aluno(a): ____________________________________________________8º ano : ____nº: ____                                  (escreva o nome com letra legível e o número de acordo com o diário)Data: ______/_______/______ ATENÇÃO: -questões para completar ou assinalar, se forem rasuradas serão anuladas; -escreva com letra legível, pois caso esteja incompreensível a resposta será desconsiderada; -procedimento inadequado ( conversas, brincadeiras, comentários inadequados, etc ) durante a geo-avaliação implicará em recolhimento ou anulação  da mesma.

Questõesunidade II – TEMA   1  :    A ECONOMIA MUNDIAL ATUAL

1) “ Vivemos num período de globalização. Assim há uma certa transferência   ou  transplante de estilos de   comportamento social ou cultural e uma grande familiaridade com  “o diferente”  quando milhões de pessoas  em todo o globo   compartilham os mesmos hábitos  e  costumes mesmo sem se dar conta disso.” A seguir , observe os aspectos que compõem o p…

SUGESTÕES PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA COM GABARITO : UNIDADE 1 - TEMA 1 : O MUNDO DIVIDIDO : PAÍSES CAPITALISTAS E SOCIALISTAS - GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

 UNIDADE 1 -TEMA 1 : O MUNDO DIVIDIDO : PAÍSES CAPITALISTAS E SOCIALISTAS
(  GABARITO EM VERMELHO NO FINAL DA PROVA )
1)Desde o seu surgimento , o capitalismo passou por diferentes fases de aperfeiçoamento, assim,  considerando o seu processo de desenvolvimento, o capitalismo foi classificado em três fases :  capitalismo comercial , capitalismo industrial  , capitalismo financeiro.Desta forma , nas frases abaixo há características de cada fase do capitalismo , vocês deverão completá-las de acordo com cada fase do sistema capitalista :   ( 1,0)
CAPITALISMO COMERCIALCAPITALISMO INDUSTRIALCAPITALISMO FINANCEIRO
 _________________________________Nessa fase a acumulação  de capital e as crescentes exigências do consumidor levaram os donos das oficinas manufatureiras a introduzir inovações na forma de produzir mercadorias, foi caracterizada pela intensa utilização de máquinas movidas à vapor. _________________________________ Nessa fase ocorreu um grande aumento da produção de mercadoria, o que…