quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

a arte de ensinar : A missão do professor/ A PRIMEIRA MISSÃO DO PROFESSOR É MOTIVAR PARA O APRENDIZADO. “Um homem motivado vai à Lua, mas sem motivação não atravessa a rua”. / A missão do professor sempre se destacou pelo fato de trabalhar com a mais nobre realidade do mundo: o coração e a inteligência do ser humano.





A arte de ensinar
SABER VALORIZAR O ALUNO E ORIENTÁ-LO NO QUE FOR NECESSÁRIO
A missão do professor sempre se destacou pelo fato de trabalhar com a mais nobre realidade do mundo: o coração e a inteligência do ser humano.
Nada é mais importante do que o ser humano. Se é nobre e necessário dominar o aço e os microorganismos, construir casas e computadores, muito mais nobre é formar o homem, senhor de tudo isto. Os sábios gregos já diziam: “dá-me uma sala de aula e mudarei o mundo!”
O JOVEM E FRÁGIL ALUNO DE HOJE, SERÁ O CONDUTOR DA NAÇÃO AMANHÃ; O QUE FOR SEMEADO HOJE NO SEU CORAÇÃO, NA SUA MENTE E NO SEU ESPÍRITO, SERÁ COLHIDO AMANHÃ PELA SOCIEDADE. E O QUE O ALUNO ESPERA DE UM PROFESSOR?
Em primeiro lugar que o professor seja honesto e honrado, exigências mínimas de quem carrega o título de mestre. Sabemos que o homem moderno está cansado de discursos, quer ver exemplos.
O mestre romano Sêneca dizia que “de nada vale ensinar o que é a linha reta, se não ensinar o que é a retidão”.
ALGUÉM JÁ DISSE QUE O ALUNO SÓ APRENDE COM SATISFAÇÃO, QUANDO O PROFESSOR ENSINA COM ENTUSIASMO E SABE MOTIVAR O ALUNO. SEM ISTO O JOVEM NÃO DESCOBRIRÁ A BELEZA DA DISCIPLINA.
É verdade que os alunos respeitam o professor que domina a matéria, mas isto ainda não é o suficiente.
 A PRIMEIRA MISSÃO DO PROFESSOR É MOTIVAR PARA O APRENDIZADO. “Um homem motivado vai à Lua, mas sem motivação não atravessa a rua”.
O ALUNO ESPERA QUE O PROFESSOR:
- tenha paciência com ele que ainda não descobriu a beleza da matéria;
- tenha a humildade de não usar o seu conhecimento para humilhá-lo, e que não use do poder da avaliação para destruir a sua auto-estima;
- quer ver o seu Professor fazer da Avaliação um momento, a mais, do aprendizado; elaboradas com equilíbrio, e corrigidas com esmero e justiça, sem fazer da prova uma guerra onde se cobra dele uma maturação na disciplina que ele ainda não teve tempo de alcançar;
- prepare bem as aulas e que gaste tempo para se aprofundar na matéria. Sabemos que para ensinar bem, um pouco de uma disciplina, é preciso saber muito sobre ela. Quanto mais sabemos, mais os alunos gostam de nos ouvir. Nada pior para um aluno do que ter que assistir uma aula maçante, sem preparo , ministrada por alguém que não conhece o que ensina. É um grande desrespeito... para não dizer um castigo;
- ensine com didática, competência e clareza; tenha pontualidade de horário, apresentação adequada e saiba dominar a classe com liderança;
- seja como um amigo,  que o trata com respeito, confiança, atenção e cordialidade; interessado em tirar as suas dúvidas e a apontar-lhes caminhos novos...
POR DEVER DE CONSCIÊNCIA, CADA PROFESSOR TEM QUE DAR O MELHOR DE SI PARA A BOA FORMAÇÃO DOS JOVENS. AÍ ESTARÁ, INCLUSIVE, A SUA MAIOR REALIZAÇÃO; PARA A PESSOA HONESTA, É NO BOJO DA VIRTUDE QUE ELA ENCONTRA A VERDADEIRA RECOMPENSA.
CITO ALGUMAS RECOMENDAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O BOM DESEMPENHO DE UM PROFESSOR(A):
1.Saber motivar os alunos para o que vai ensinar.
2.Dominar a matéria e atualizar-se.
3.Preparar bem as aulas.
4.Expor a matéria com clareza, ordem e seqüência lógica.
5.Preparar, aplicar e corrigir as avaliações e provas com esmero, equilíbrio e justiça.
6.Ser assíduo, pontual e bem apresentado.
7.Tratar todos os alunos com respeito, atenção e cordialidade, sem com isto confundir as funções de cada um.
8.Manter a disciplina na classe.
9.Atender bem os alunos e tirar suas dúvidas, seja em classe ou fora dela.
10.Saber valorizar o aluno e orientá-lo no que for necessário.
É NO BANCO DA ESCOLA QUE SE FORMAM OS HOMENS E AS MULHERES QUE UM DIA EXERCERÃO O PODER, E CONDUZIRÃO A HISTÓRIA, NAS MAIS VARIADAS ATIVIDADES E ORGANIZAÇÕES.
MUITOS JÁ DISSERAM QUE “AS PALAVRAS TÊM MAIS FORÇA DO QUE OS CANHÕES”.
ESTA É A NOBRE MISSÃO: formar a juventude, não só no aspecto científico e técnico, mas também – e principalmente – no aspecto humano, moral e ético.
SEM A PRIMAZIA DA PESSOA SOBRE A COISA, DA MORAL SOBRE A CIÊNCIA E DA ÉTICA SOBRE A TÉCNICA, A HUMANIDADE CORRE SÉRIOS RISCOS, COMO PUDEMOS VER PELAS DESASTRADAS GUERRAS E MORTICÍNIOS DO RECÉM ENCERRADO SÉCULO XX.
O MUNDO, SEM DÚVIDA, ENCONTRA-SE DIANTE DE UMA ENCRUZILHADA, E O BOM CAMINHO A SEGUIR SÓ PODERÁ SER DISCERNIDO PELO BOM ENTENDIMENTO DA CIÊNCIA COM A MORAL. E ISTO DEPENDE DE DOS PROFESSORES.

Saiba mais em Blog do Professor Felipe Site do autor: www.cleofas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário