Pular para o conteúdo principal

a arte de ensinar : A missão do professor/ A PRIMEIRA MISSÃO DO PROFESSOR É MOTIVAR PARA O APRENDIZADO. “Um homem motivado vai à Lua, mas sem motivação não atravessa a rua”. / A missão do professor sempre se destacou pelo fato de trabalhar com a mais nobre realidade do mundo: o coração e a inteligência do ser humano.





A arte de ensinar
SABER VALORIZAR O ALUNO E ORIENTÁ-LO NO QUE FOR NECESSÁRIO
A missão do professor sempre se destacou pelo fato de trabalhar com a mais nobre realidade do mundo: o coração e a inteligência do ser humano.
Nada é mais importante do que o ser humano. Se é nobre e necessário dominar o aço e os microorganismos, construir casas e computadores, muito mais nobre é formar o homem, senhor de tudo isto. Os sábios gregos já diziam: “dá-me uma sala de aula e mudarei o mundo!”
O JOVEM E FRÁGIL ALUNO DE HOJE, SERÁ O CONDUTOR DA NAÇÃO AMANHÃ; O QUE FOR SEMEADO HOJE NO SEU CORAÇÃO, NA SUA MENTE E NO SEU ESPÍRITO, SERÁ COLHIDO AMANHÃ PELA SOCIEDADE. E O QUE O ALUNO ESPERA DE UM PROFESSOR?
Em primeiro lugar que o professor seja honesto e honrado, exigências mínimas de quem carrega o título de mestre. Sabemos que o homem moderno está cansado de discursos, quer ver exemplos.
O mestre romano Sêneca dizia que “de nada vale ensinar o que é a linha reta, se não ensinar o que é a retidão”.
ALGUÉM JÁ DISSE QUE O ALUNO SÓ APRENDE COM SATISFAÇÃO, QUANDO O PROFESSOR ENSINA COM ENTUSIASMO E SABE MOTIVAR O ALUNO. SEM ISTO O JOVEM NÃO DESCOBRIRÁ A BELEZA DA DISCIPLINA.
É verdade que os alunos respeitam o professor que domina a matéria, mas isto ainda não é o suficiente.
 A PRIMEIRA MISSÃO DO PROFESSOR É MOTIVAR PARA O APRENDIZADO. “Um homem motivado vai à Lua, mas sem motivação não atravessa a rua”.
O ALUNO ESPERA QUE O PROFESSOR:
- tenha paciência com ele que ainda não descobriu a beleza da matéria;
- tenha a humildade de não usar o seu conhecimento para humilhá-lo, e que não use do poder da avaliação para destruir a sua auto-estima;
- quer ver o seu Professor fazer da Avaliação um momento, a mais, do aprendizado; elaboradas com equilíbrio, e corrigidas com esmero e justiça, sem fazer da prova uma guerra onde se cobra dele uma maturação na disciplina que ele ainda não teve tempo de alcançar;
- prepare bem as aulas e que gaste tempo para se aprofundar na matéria. Sabemos que para ensinar bem, um pouco de uma disciplina, é preciso saber muito sobre ela. Quanto mais sabemos, mais os alunos gostam de nos ouvir. Nada pior para um aluno do que ter que assistir uma aula maçante, sem preparo , ministrada por alguém que não conhece o que ensina. É um grande desrespeito... para não dizer um castigo;
- ensine com didática, competência e clareza; tenha pontualidade de horário, apresentação adequada e saiba dominar a classe com liderança;
- seja como um amigo,  que o trata com respeito, confiança, atenção e cordialidade; interessado em tirar as suas dúvidas e a apontar-lhes caminhos novos...
POR DEVER DE CONSCIÊNCIA, CADA PROFESSOR TEM QUE DAR O MELHOR DE SI PARA A BOA FORMAÇÃO DOS JOVENS. AÍ ESTARÁ, INCLUSIVE, A SUA MAIOR REALIZAÇÃO; PARA A PESSOA HONESTA, É NO BOJO DA VIRTUDE QUE ELA ENCONTRA A VERDADEIRA RECOMPENSA.
CITO ALGUMAS RECOMENDAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O BOM DESEMPENHO DE UM PROFESSOR(A):
1.Saber motivar os alunos para o que vai ensinar.
2.Dominar a matéria e atualizar-se.
3.Preparar bem as aulas.
4.Expor a matéria com clareza, ordem e seqüência lógica.
5.Preparar, aplicar e corrigir as avaliações e provas com esmero, equilíbrio e justiça.
6.Ser assíduo, pontual e bem apresentado.
7.Tratar todos os alunos com respeito, atenção e cordialidade, sem com isto confundir as funções de cada um.
8.Manter a disciplina na classe.
9.Atender bem os alunos e tirar suas dúvidas, seja em classe ou fora dela.
10.Saber valorizar o aluno e orientá-lo no que for necessário.
É NO BANCO DA ESCOLA QUE SE FORMAM OS HOMENS E AS MULHERES QUE UM DIA EXERCERÃO O PODER, E CONDUZIRÃO A HISTÓRIA, NAS MAIS VARIADAS ATIVIDADES E ORGANIZAÇÕES.
MUITOS JÁ DISSERAM QUE “AS PALAVRAS TÊM MAIS FORÇA DO QUE OS CANHÕES”.
ESTA É A NOBRE MISSÃO: formar a juventude, não só no aspecto científico e técnico, mas também – e principalmente – no aspecto humano, moral e ético.
SEM A PRIMAZIA DA PESSOA SOBRE A COISA, DA MORAL SOBRE A CIÊNCIA E DA ÉTICA SOBRE A TÉCNICA, A HUMANIDADE CORRE SÉRIOS RISCOS, COMO PUDEMOS VER PELAS DESASTRADAS GUERRAS E MORTICÍNIOS DO RECÉM ENCERRADO SÉCULO XX.
O MUNDO, SEM DÚVIDA, ENCONTRA-SE DIANTE DE UMA ENCRUZILHADA, E O BOM CAMINHO A SEGUIR SÓ PODERÁ SER DISCERNIDO PELO BOM ENTENDIMENTO DA CIÊNCIA COM A MORAL. E ISTO DEPENDE DE DOS PROFESSORES.

Saiba mais em Blog do Professor Felipe Site do autor: www.cleofas.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUGESTÃO PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA / REGIONALIZAÇÃO PELO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO / GABARITO / - FONTE: TEXTOS DO LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

VISITE TAMBÉM ESTE SITE DA PROFESSORA MARIZETE CAJAÍBA http://www.santaajudatecnicasdeestudo.com.br/home #SANTAAJUDAESTUDAR
QUESTÕES : UNIDADE 1 - Tema 2 – REGIONALIZAÇÃO PELO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO

GABARITO:  RESPOSTAS CORRETAS EM VERMELHO
QUESTÕES ELABORADAS POR MARIZETE CAJAIBA - FONTE: TEXTOS DO LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

1)  UMA CARACTERÍSTICA  QUE DIFERENCIA MUITO OS PAÍSES DESENVOLVIDOS DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS  É A CONCENTRAÇÃO DE RENDA. QUANTO A ESSA CARACTERÍSTICA, ASSINALE A AFIRMATIVAS FALSA :  (   A ) Os países subdesenvolvidos são marcados pela grande concentração de renda e a enorme desigualdade social, onde a maioria da população é constituída por pessoas de baixa renda. (   B  ) Nos países subdesenvolvidos, devido à grande concentração de renda ,  a maioria da população é constituída ( formada) por pessoas com uma renda elevada , desta forma , nesses países , os ricos formam uma maioria que detém  a maior parte da riqueza. (   C  ) Há uma pequena parcela da…

SUGESTÕES PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA COM GABARITO : UNIDADE 1 - TEMA 1 : O MUNDO DIVIDIDO : PAÍSES CAPITALISTAS E SOCIALISTAS - GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

 UNIDADE 1 -TEMA 1 : O MUNDO DIVIDIDO : PAÍSES CAPITALISTAS E SOCIALISTAS
(  GABARITO EM VERMELHO NO FINAL DA PROVA )
1)Desde o seu surgimento , o capitalismo passou por diferentes fases de aperfeiçoamento, assim,  considerando o seu processo de desenvolvimento, o capitalismo foi classificado em três fases :  capitalismo comercial , capitalismo industrial  , capitalismo financeiro.Desta forma , nas frases abaixo há características de cada fase do capitalismo , vocês deverão completá-las de acordo com cada fase do sistema capitalista :   ( 1,0)
CAPITALISMO COMERCIALCAPITALISMO INDUSTRIALCAPITALISMO FINANCEIRO
 _________________________________Nessa fase a acumulação  de capital e as crescentes exigências do consumidor levaram os donos das oficinas manufatureiras a introduzir inovações na forma de produzir mercadorias, foi caracterizada pela intensa utilização de máquinas movidas à vapor. _________________________________ Nessa fase ocorreu um grande aumento da produção de mercadoria, o que…

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA - QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA COM GABARITO - TEMAS : GLOBALIZAÇÃO , TRANSNACIONAIS E OS FINANCIADORES DA ECONOMIA MUNDIAL / UNIDADE 2 - TEMAS 1, 2,E 3 - FONTE : GEOGRAFIA - PROJETO ARARIBÁ - 8º ANO - EDITORA MODERNA

GEO-AVALIAÇÃO -   valor :10,0 obteve : ______Aluno(a): ____________________________________________________8º ano : ____nº: ____                                  (escreva o nome com letra legível e o número de acordo com o diário)Data: ______/_______/______ ATENÇÃO: -questões para completar ou assinalar, se forem rasuradas serão anuladas; -escreva com letra legível, pois caso esteja incompreensível a resposta será desconsiderada; -procedimento inadequado ( conversas, brincadeiras, comentários inadequados, etc ) durante a geo-avaliação implicará em recolhimento ou anulação  da mesma.

Questõesunidade II – TEMA   1  :    A ECONOMIA MUNDIAL ATUAL

1) “ Vivemos num período de globalização. Assim há uma certa transferência   ou  transplante de estilos de   comportamento social ou cultural e uma grande familiaridade com  “o diferente”  quando milhões de pessoas  em todo o globo   compartilham os mesmos hábitos  e  costumes mesmo sem se dar conta disso.” A seguir , observe os aspectos que compõem o p…