Pular para o conteúdo principal

a arte de ensinar : A missão do professor/ A PRIMEIRA MISSÃO DO PROFESSOR É MOTIVAR PARA O APRENDIZADO. “Um homem motivado vai à Lua, mas sem motivação não atravessa a rua”. / A missão do professor sempre se destacou pelo fato de trabalhar com a mais nobre realidade do mundo: o coração e a inteligência do ser humano.





A arte de ensinar
SABER VALORIZAR O ALUNO E ORIENTÁ-LO NO QUE FOR NECESSÁRIO
A missão do professor sempre se destacou pelo fato de trabalhar com a mais nobre realidade do mundo: o coração e a inteligência do ser humano.
Nada é mais importante do que o ser humano. Se é nobre e necessário dominar o aço e os microorganismos, construir casas e computadores, muito mais nobre é formar o homem, senhor de tudo isto. Os sábios gregos já diziam: “dá-me uma sala de aula e mudarei o mundo!”
O JOVEM E FRÁGIL ALUNO DE HOJE, SERÁ O CONDUTOR DA NAÇÃO AMANHÃ; O QUE FOR SEMEADO HOJE NO SEU CORAÇÃO, NA SUA MENTE E NO SEU ESPÍRITO, SERÁ COLHIDO AMANHÃ PELA SOCIEDADE. E O QUE O ALUNO ESPERA DE UM PROFESSOR?
Em primeiro lugar que o professor seja honesto e honrado, exigências mínimas de quem carrega o título de mestre. Sabemos que o homem moderno está cansado de discursos, quer ver exemplos.
O mestre romano Sêneca dizia que “de nada vale ensinar o que é a linha reta, se não ensinar o que é a retidão”.
ALGUÉM JÁ DISSE QUE O ALUNO SÓ APRENDE COM SATISFAÇÃO, QUANDO O PROFESSOR ENSINA COM ENTUSIASMO E SABE MOTIVAR O ALUNO. SEM ISTO O JOVEM NÃO DESCOBRIRÁ A BELEZA DA DISCIPLINA.
É verdade que os alunos respeitam o professor que domina a matéria, mas isto ainda não é o suficiente.
 A PRIMEIRA MISSÃO DO PROFESSOR É MOTIVAR PARA O APRENDIZADO. “Um homem motivado vai à Lua, mas sem motivação não atravessa a rua”.
O ALUNO ESPERA QUE O PROFESSOR:
- tenha paciência com ele que ainda não descobriu a beleza da matéria;
- tenha a humildade de não usar o seu conhecimento para humilhá-lo, e que não use do poder da avaliação para destruir a sua auto-estima;
- quer ver o seu Professor fazer da Avaliação um momento, a mais, do aprendizado; elaboradas com equilíbrio, e corrigidas com esmero e justiça, sem fazer da prova uma guerra onde se cobra dele uma maturação na disciplina que ele ainda não teve tempo de alcançar;
- prepare bem as aulas e que gaste tempo para se aprofundar na matéria. Sabemos que para ensinar bem, um pouco de uma disciplina, é preciso saber muito sobre ela. Quanto mais sabemos, mais os alunos gostam de nos ouvir. Nada pior para um aluno do que ter que assistir uma aula maçante, sem preparo , ministrada por alguém que não conhece o que ensina. É um grande desrespeito... para não dizer um castigo;
- ensine com didática, competência e clareza; tenha pontualidade de horário, apresentação adequada e saiba dominar a classe com liderança;
- seja como um amigo,  que o trata com respeito, confiança, atenção e cordialidade; interessado em tirar as suas dúvidas e a apontar-lhes caminhos novos...
POR DEVER DE CONSCIÊNCIA, CADA PROFESSOR TEM QUE DAR O MELHOR DE SI PARA A BOA FORMAÇÃO DOS JOVENS. AÍ ESTARÁ, INCLUSIVE, A SUA MAIOR REALIZAÇÃO; PARA A PESSOA HONESTA, É NO BOJO DA VIRTUDE QUE ELA ENCONTRA A VERDADEIRA RECOMPENSA.
CITO ALGUMAS RECOMENDAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O BOM DESEMPENHO DE UM PROFESSOR(A):
1.Saber motivar os alunos para o que vai ensinar.
2.Dominar a matéria e atualizar-se.
3.Preparar bem as aulas.
4.Expor a matéria com clareza, ordem e seqüência lógica.
5.Preparar, aplicar e corrigir as avaliações e provas com esmero, equilíbrio e justiça.
6.Ser assíduo, pontual e bem apresentado.
7.Tratar todos os alunos com respeito, atenção e cordialidade, sem com isto confundir as funções de cada um.
8.Manter a disciplina na classe.
9.Atender bem os alunos e tirar suas dúvidas, seja em classe ou fora dela.
10.Saber valorizar o aluno e orientá-lo no que for necessário.
É NO BANCO DA ESCOLA QUE SE FORMAM OS HOMENS E AS MULHERES QUE UM DIA EXERCERÃO O PODER, E CONDUZIRÃO A HISTÓRIA, NAS MAIS VARIADAS ATIVIDADES E ORGANIZAÇÕES.
MUITOS JÁ DISSERAM QUE “AS PALAVRAS TÊM MAIS FORÇA DO QUE OS CANHÕES”.
ESTA É A NOBRE MISSÃO: formar a juventude, não só no aspecto científico e técnico, mas também – e principalmente – no aspecto humano, moral e ético.
SEM A PRIMAZIA DA PESSOA SOBRE A COISA, DA MORAL SOBRE A CIÊNCIA E DA ÉTICA SOBRE A TÉCNICA, A HUMANIDADE CORRE SÉRIOS RISCOS, COMO PUDEMOS VER PELAS DESASTRADAS GUERRAS E MORTICÍNIOS DO RECÉM ENCERRADO SÉCULO XX.
O MUNDO, SEM DÚVIDA, ENCONTRA-SE DIANTE DE UMA ENCRUZILHADA, E O BOM CAMINHO A SEGUIR SÓ PODERÁ SER DISCERNIDO PELO BOM ENTENDIMENTO DA CIÊNCIA COM A MORAL. E ISTO DEPENDE DE DOS PROFESSORES.

Saiba mais em Blog do Professor Felipe Site do autor: www.cleofas.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO