Pular para o conteúdo principal

QUATRO DICAS ESSENCIAIS PARA GERIR CONFLITOS EM SALA DE AULA / Muitos desses conflitos são gerados porque alunos e, muitas vezes, os professores não sabem lidar com as emoções no auge do conflito. Desta forma, o que seria simplesmente resolvido de maneira pacífica passa a ser um entrave na relação aluno professor. DIANTE DISSO, O QUE PODE SER FEITO? COMO TER DOMÍNIO DO QUE SAI DO CONTROLE?

QUATRO DICAS ESSENCIAIS PARA GERIR CONFLITOS EM SALA DE AULA 
 Gisele Vitório
Conflitos em sala de aula são cada vez mais comuns e em inúmeras situações as reações são as mais surpreendentes possíveis, pois vão desde o silêncio, passando pelas lágrimas de medo durante os conflitos até a explosão de raiva que parte para a agressão física.

Muitos desses conflitos são gerados porque alunos e, muitas vezes, os professores não sabem lidar com as emoções no auge do conflito.
Desta forma, o que seria simplesmente resolvido de maneira pacífica passa a ser um entrave na relação aluno professor.
DIANTE DISSO, O QUE PODE SER FEITO? COMO TER DOMÍNIO DO QUE SAI DO CONTROLE?

Alguns caminhos são eficientes para gerir um conflito em sala de aula e a maioria deles começa antes mesmo do conflito. Veja abaixo algumas dicas:

1.    OBSERVE: Enquanto educadora, percebo que um conflito não começa quando as emoções negativas se tornam visíveis a todos, portanto, é importante estar atento às anormalidades em sala de aula.
Sempre foi possível verificar que os alunos tem um comportamento padrão, portanto, quando algo atípico acontecia na sala, era perceptível. Um aluno que interage bastante, por exemplo, se está quieto é por que tem algo de anormal em seu comportamento comum e por isso precisa ser melhor observado.

2.    DESENVOLVA A EMPATIA: Devemos sempre considerar que o aluno tem problemas, como qualquer outro indivíduo e por isso merece todo o respeito. Entender isso é o começo de uma relação mais eficiente entre as partes.
Ter um olhar sobre os problemas e não sobre o aluno como “Aluno-Problema” auxilia no relacionamento entre as partes.
Um bom exemplo disso é que se um estudante está tendo dificuldades para dormir em casa devido a problemas familiares, acabará irritado no dia seguinte e poderá ser mais agressivo em sala de aula. O caminho é a comunicação. Um bom professor sempre vai escutar seu aluno, procurando ter empatia pela situação dele.

3.    FAÇA DO PROBLEMA UM APRENDIZADO: Um bom caminho é fazer do problema do aluno uma situação contextualizada no aprendizado.
Se um professor de Geografia consegue trabalhar os problemas urbanos em sala de aula de maneira a contextualizar a situação do aluno que convive em uma comunidade de difícil acesso ele está mostrando ao estudante que o conhecimento prévio adquirido durante sua vida é importante para a formação escolar.
 O aluno terá maiores possibilidades de verificar resolução para seu problema, bem como entenderá o respeito que o professor tem por ele.

4.    SEJA POSITIVO E MANTENHA A CALMA: A última dica é sempre manter-se positivo, mesmo nas situações mais críticas.
Quase todo professor passa por um desgaste muito grande até porque são muitos os desafios enfrentados diariamente, mas ser positivo e encarar com mais leveza o cotidiano escolar tornam o ambiente mais agradável.
O único sorriso que seu aluno tem, muitas vezes é o seu, Professor!
Procure sorrir e tenha a certeza de que o retorno do seu sorriso, mesmo se tratando do aluno mais complicado, será sempre um sorriso.


fonte:

http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=2823

VISITE ESTE SITE :http://www.santaajudatecnicasdeestudo.com.br/home 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( L...

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A...

Questões de prova de geografia sobre Relevo e hidrografia do continente americano / Clima e vegetação / com gabarito

gabarito em vermelho QUESTÕES :  – Relevo e hidrografia do continente americano 1)     Atenção pessoal, vocês aprenderam que os aspectos do relevo do continente americano são bastante diversificados . Nas frase abaixo temos afirmativas sobre estas características , você deverá assinalar :  ( V ) PARA A(S ) VERDADEIRA(S)   OU  ( F ) PARA A(S) FALSA(S):  ( ATENÇÃO :  assinale  abaixo entre  a resposta  que preencha corretamente a coluna  de V ou F ) (...) Na parte centra l encontramos grandes planícies e depressões como : Planícies Centrais, na América do Norte; as planícies e depressões na Amazônia, etc.  (...) Destacam-se quatro grandes formas de relevo : as altas cordilheiras do leste , as planícies e as depressões do centro , e os planaltos e montanhas antigos desgastados do  oeste. (...) A  costa do Pacífico , a oeste do continente, predomina um relevo montanhoso jovem com as cadei...