OS PAIS E AS DIFICULDADES COTIDIANAS DE SE EDUCAR OS FILHOS / Mediante as dificuldades cotidianas de se educar os filhos, vê-se a necessidade de agir com maior rigor, utilizando-se de um planejamento a ser compreendido e discutido entre todos aqueles que convivem com as crianças./ ALGUNS PONTOS-CHAVE NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO. /Faz-se necessária a lembrança de que a educação infantil deve acontecer em casa, e que à escola compete a formação acadêmica, acrescida de alguns valores.
DE SE EDUCAR OS FILHOS
Mediante as dificuldades cotidianas
de se educar os filhos, vê-se a necessidade de agir com maior rigor,
utilizando-se de um planejamento a ser compreendido e discutido entre todos
aqueles que convivem com as crianças.
É importante criar um método que
ajude no processo educacional dos filhos. Não obstante, agir organizadamente
traz mais harmonia para dentro dos lares, além de gerar a gostosa sensação de
se estar cumprindo a vital missão: educar o ser humano para uma vida mais
plena.
Faz-se necessária a lembrança de que a educação infantil deve acontecer em casa,
e que à escola compete a formação acadêmica, acrescida de alguns valores. Portanto, é um casamento de forças
educacionais e não um jogo de empurra-empurra, no qual a criança deixa de
ser educada e de quebra sente-se um transtorno.
A educação leva tempo, não ocorre da noite
para o dia. Ela é um processo. Não somos máquinas programáveis, somos gente,
que necessita de desenvolvimento e maturidade para tornar a vida melhor.
Os últimos tempos têm dado amostras
de resultados desastrosos de uma educação com baixos limites em sua estrutura,
além da bola-de-neve dos relacionamentos ruins que são desenvolvidos, parte
como consequência deste equívoco.
DESTACAM-SE
ALGUNS PONTOS-CHAVE NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO.
ELES
DETERMINAM O GRAU DE ÊXITO EM CADA CASO. SÃO O SACRIFÍCIO, ACORDO, OBJETIVOS,
CONHECIMENTO, PACIÊNCIA, FIRMEZA E PERSEVERANÇA. ACRESCENTE OUTROS ITENS QUE
DESEJAR E MELHORE AINDA MAIS ESTE ENCONTRO DE BOA VONTADE NA EDUCAÇÃO DOS
FILHOS.
1. SACRIFÍCIO: A tarefa da
Educação requer sacrifícios como o da paciência, perseverança e firmeza. Tudo
tem um preço na vida. Compreender o resultado do sacrifício ajuda a tornar o
custo mais leve. Há tempos as pessoas evitam os sacrifícios, cujo termo
significa: privação de coisa apreciada.
2. ACORDO: Todos os
cuidadores precisam conhecer e estar de acordo, e agir em parceria. Assim, a
força estará concentrada na união e na aprovação sobre a forma de se educar, em
comum acordo. A criança percebe o conjunto coerente.
3. OBJETIVOS: Estas tarefas
de Educação visam a educar a criança e, consequentemente, trazem mais harmonia
para o lar. Todos devem ter conhecimento acerca do que se pretende com a
educação.
4. CONHECIMENTO: A criança, a
partir de 2 anos de idade aproximadamente, testará e contestará os pais,
utilizando-se da famosa birra (choro, esperneação, etc) como instrumento para
esta finalidade "Quem não chora, não mama".
5. PACIÊNCIA: Sem a
paciência desistimos de nossos projetos, com ela, nos alimentamos diariamente,
dando forças para a firmeza.
6. FIRMEZA: Manter a
prática firme da educação e criar o seu hábito levam a consistência e a
segurança da criança. Lembre-se que o tempo gera o hábito. O hábito gera
economia.
7. PERSEVERANÇA: No dia.a.dia
é que se constrói a educação, portanto, a sua manutenção persistente é
fundamental. A constância permite um resultado bem melhor.
VALE LEMBRAR A QUESTÃO HUMANA PRESENTE NA VIDA FAMILIAR: o quanto se está
envolvido com os filhos e as influências causadas nos pais em virtude de seus
comportamentos. Ou seja, tolera-se ou não certos comportamentos infantis de
acordo com algumas experiências passadas dos pais, tais como o choro, as
dificuldades, etc. Os pais podem estar
"cegos" mediante certos comportamentos dos filhos.
A história de vida é singular. Cada
um tem a sua, inclusive a criança. Misturar as estações só dificultará o
processo educacional, e de convivência. Não é tarefa fácil, todavia vale a
pena.
OUTRA QUESTÃO É O SENTIMENTO DE CULPA COMUM
NOS PAIS, em virtude do pouco tempo que passam juntos com os seus filhos, pelo
baixo ânimo e paciência que oferecem após um dia de exaustivo trabalho, além do
acúmulo de noites mal dormidas, etc. No entanto, a culpa apenas dificulta a
educação, diminuindo as chances de se praticar o que é necessário. Os pais acabam
invertendo as prioridades, dão o que não deve, a exemplo dos presentes.
Não
compre os filhos com coisas, compartilhe educação.
ALGUMAS REGRAS
COLABORAM NO PROCESSO DA EDUCAÇÃO INFANTIL:
·
Estar disposto a certos sacrifícios.
·
Manter comunicação constante. As conversas fazem parte da educação.
·
Não atender as birras, mas aos pedidos.
·
Expor à criança que só será atendida se pedir em tom de voz normal.
·
Evite usar os personagens de televisão para amedrontar ou punir os
filhos, faz mais sentido alegar que são os pais ou cuidadores que estão
educando.
·
Não voltar atrás.
·
Oferecer algum tempo diário para se dedicar aos filhos, carinho,
brincadeiras, etc.
·
Evite a contradição entre o que é dito pelos pais. A criança se sente
confusa e dividida.
·
Os pais são o modelo a ser seguido. Pense que tipo de modelo é o seu.
·
Não acredite que o tempo, por si só, dará jeito na situação. Não haveria
sentido em existir a educação.
O PEDIDO DE SOCORRO EMITIDO PELOS PAIS É COMPREENSÍVEL, PORÉM, A CRIANÇA
TAMBÉM GRITA POR AJUDA.
A birra é uma forma de saciar os prazeres
infantis, entretanto, quando atendida, ela agrada e ao mesmo tempo gera um mal
estar na criança, que precisa de educação. Quando nos sentimos sem apoio
(limites), a angústia é a sensação que expressa tais circunstâncias.
O
sacrifício de manter a educação é a luta diária que cabe aos pais, e que tem como
recompensa a boa formação. Sacrifício requer uma cota de entrega.
Em
Efésios 5:2 temos: "e andai em
amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta
e sacrifício a Deus,
em aroma suave".
Pense profundamente sobre a entrega
que deseja empreender.
O método que persiste é aliviado pelo
tempo.
A criança aprende e cria os seus
mecanismos próprios. Creia nela e em suas possibilidades de educação.
Autora: Armando Correa de
Siqueira Neto
FONTE:
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