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OS PAIS E AS DIFICULDADES COTIDIANAS DE SE EDUCAR OS FILHOS / Mediante as dificuldades cotidianas de se educar os filhos, vê-se a necessidade de agir com maior rigor, utilizando-se de um planejamento a ser compreendido e discutido entre todos aqueles que convivem com as crianças./ ALGUNS PONTOS-CHAVE NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO. /Faz-se necessária a lembrança de que a educação infantil deve acontecer em casa, e que à escola compete a formação acadêmica, acrescida de alguns valores.

OS PAIS E AS DIFICULDADES COTIDIANAS
DE SE EDUCAR OS FILHOS

Mediante as dificuldades cotidianas de se educar os filhos, vê-se a necessidade de agir com maior rigor, utilizando-se de um planejamento a ser compreendido e discutido entre todos aqueles que convivem com as crianças.
É importante criar um método que ajude no processo educacional dos filhos. Não obstante, agir organizadamente traz mais harmonia para dentro dos lares, além de gerar a gostosa sensação de se estar cumprindo a vital missão: educar o ser humano para uma vida mais plena.
Faz-se necessária a lembrança de que a educação infantil deve acontecer em casa, e que à escola compete a formação acadêmica, acrescida de alguns valores. Portanto, é um casamento de forças educacionais e não um jogo de empurra-empurra, no qual a criança deixa de ser educada e de quebra sente-se um transtorno.
 A educação leva tempo, não ocorre da noite para o dia. Ela é um processo. Não somos máquinas programáveis, somos gente, que necessita de desenvolvimento e maturidade para tornar a vida melhor.
Os últimos tempos têm dado amostras de resultados desastrosos de uma educação com baixos limites em sua estrutura, além da bola-de-neve dos relacionamentos ruins que são desenvolvidos, parte como consequência deste equívoco.
DESTACAM-SE ALGUNS PONTOS-CHAVE NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO.
ELES DETERMINAM O GRAU DE ÊXITO EM CADA CASO. SÃO O SACRIFÍCIO, ACORDO, OBJETIVOS, CONHECIMENTO, PACIÊNCIA, FIRMEZA E PERSEVERANÇA. ACRESCENTE OUTROS ITENS QUE DESEJAR E MELHORE AINDA MAIS ESTE ENCONTRO DE BOA VONTADE NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS.
1. SACRIFÍCIO: A tarefa da Educação requer sacrifícios como o da paciência, perseverança e firmeza. Tudo tem um preço na vida. Compreender o resultado do sacrifício ajuda a tornar o custo mais leve. Há tempos as pessoas evitam os sacrifícios, cujo termo significa: privação de coisa apreciada.
2. ACORDO: Todos os cuidadores precisam conhecer e estar de acordo, e agir em parceria. Assim, a força estará concentrada na união e na aprovação sobre a forma de se educar, em comum acordo. A criança percebe o conjunto coerente.
3. OBJETIVOS: Estas tarefas de Educação visam a educar a criança e, consequentemente, trazem mais harmonia para o lar. Todos devem ter conhecimento acerca do que se pretende com a educação.
4. CONHECIMENTO: A criança, a partir de 2 anos de idade aproximadamente, testará e contestará os pais, utilizando-se da famosa birra (choro, esperneação, etc) como instrumento para esta finalidade "Quem não chora, não mama".
5. PACIÊNCIA: Sem a paciência desistimos de nossos projetos, com ela, nos alimentamos diariamente, dando forças para a firmeza.
6. FIRMEZA: Manter a prática firme da educação e criar o seu hábito levam a consistência e a segurança da criança. Lembre-se que o tempo gera o hábito. O hábito gera economia.
7. PERSEVERANÇA: No dia.a.dia é que se constrói a educação, portanto, a sua manutenção persistente é fundamental. A constância permite um resultado bem melhor.
VALE LEMBRAR A QUESTÃO HUMANA PRESENTE NA VIDA FAMILIAR: o quanto se está envolvido com os filhos e as influências causadas nos pais em virtude de seus comportamentos. Ou seja, tolera-se ou não certos comportamentos infantis de acordo com algumas experiências passadas dos pais, tais como o choro, as dificuldades, etc. Os pais podem estar "cegos" mediante certos comportamentos dos filhos.
A história de vida é singular. Cada um tem a sua, inclusive a criança. Misturar as estações só dificultará o processo educacional, e de convivência. Não é tarefa fácil, todavia vale a pena.

OUTRA QUESTÃO É O SENTIMENTO DE CULPA  COMUM NOS PAIS, em virtude do pouco tempo que passam juntos com os seus filhos, pelo baixo ânimo e paciência que oferecem após um dia de exaustivo trabalho, além do acúmulo de noites mal dormidas, etc. No entanto, a culpa apenas dificulta a educação, diminuindo as chances de se praticar o que é necessário. Os pais acabam invertendo as prioridades, dão o que não deve, a exemplo dos presentes.
 Não compre os filhos com coisas, compartilhe educação.
ALGUMAS REGRAS COLABORAM NO PROCESSO DA EDUCAÇÃO INFANTIL:
·         Estar disposto a certos sacrifícios.
·         Manter comunicação constante. As conversas fazem parte da educação.
·         Não atender as birras, mas aos pedidos.
·         Expor à criança que só será atendida se pedir em tom de voz normal.
·         Evite usar os personagens de televisão para amedrontar ou punir os filhos, faz mais sentido alegar que são os pais ou cuidadores que estão educando.
·         Não voltar atrás.
·         Oferecer algum tempo diário para se dedicar aos filhos, carinho, brincadeiras, etc.
·         Evite a contradição entre o que é dito pelos pais. A criança se sente confusa e dividida.
·         Os pais são o modelo a ser seguido. Pense que tipo de modelo é o seu.
·         Não acredite que o tempo, por si só, dará jeito na situação. Não haveria sentido em existir a educação.

O PEDIDO DE SOCORRO EMITIDO PELOS PAIS É COMPREENSÍVEL, PORÉM, A CRIANÇA TAMBÉM GRITA POR AJUDA.
 A birra é uma forma de saciar os prazeres infantis, entretanto, quando atendida, ela agrada e ao mesmo tempo gera um mal estar na criança, que precisa de educação. Quando nos sentimos sem apoio (limites), a angústia é a sensação que expressa tais circunstâncias.
O sacrifício de manter a educação é a luta diária que cabe aos pais, e que tem como recompensa a boa formação. Sacrifício requer uma cota de entrega.
 Em Efésios 5:2  temos: "e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave".
Pense profundamente sobre a entrega que deseja empreender.
O método que persiste é aliviado pelo tempo.
A criança aprende e cria os seus mecanismos próprios. Creia nela e em suas possibilidades de educação.

Autora: Armando Correa de Siqueira Neto

FONTE:

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