Pular para o conteúdo principal

QUESTÕES PARA PROVA COM GABARITO : CAPÍTULO 1 – CAPITALISMO E ESPAÇO MUNDIAL - FONTE DE PESQUISA : GEOGRAFIA -HOMEM E ESPAÇO - 8º ANO



VISITE ESTE SITE :http://www.santaajudatecnicasdeestudo.com.br/home

#SANTAAJUDAESTUDAR

  


2)     LOGO ABAIXO HÁ AFIRMATIVAS COM CARACTERÍSTICAS DO CAPITALISMO.:   1,0

QUESTÕES : CAPÍTULO 1 – CAPITALISMO E ESPAÇO MUNDIAL
1)     Com o surgimento do capitalismo, a partir do século XV, o espaço natural e o espaço humanizado sofreram profundas transformações que se refletem atualmente, em maior o menor intensidade, na quase totalidade de países do mundo.
 SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO CAPITALISMO ASSINALE, APENAS A AFIRMATIVA FALSA :   1,0
(      )Todo esforço da economia capitalista está voltada para o mercado, pois ele determina os preços e acirra ( aumenta) a concorrência entre as empresas.
(      ) A concorrência entre as empresas é positiva para o consumidor, pois obriga o empresário a investir em pesquisa para a criação de novos produtos e serviços para aprimorar os já existentes.
(      ) No sistema capitalista, aqueles que não possuem os meios de produção( trabalhadores) trabalham para quem possui em troca de um salário.
(      ) Os empresários, ou seja, os donos dos meios de produção, visam sempre o bem-estar do trabalhador , por isso tem a necessidade de ampliar seus lucros, para pagar melhores salários.


I -  Marketing – pode ser entendido como uma atividade especializada voltada para a  elaboração e  desenvolvimento de objetos ( utensílios, ferramentas, vestimentas ,automóveis, celulares,etc) com funções específicas, para que esses objetos tendam às necessidades humanas,  visando a segurança e o bem-estar das pessoas que o utilizam.
 II -  Design – pode ser entendido como um conjunto de processos relacionados ao desenvolvimento, ao lançamento e à manutenção de um produto ou um serviço no mercado.Envolve áreas relacionadas à administração das vendas, ao conhecimento do mercado, estudo do comportamento do consumidor, etc.
 III -  No capitalismo, a maior parte dos meios de produção ( fábricas, bancos, comércio e terras) é propriedade privada, ou seja, pertence a empresas particulares.
IV -  Os donos dos meios de produção visam ao lucro, ou seja, à ampliação do seu capital, representado por dinheiro,imóveis, terras, veículos, máquinas, entre outros bens.
PODEMOS AFIRMAR QUE:           0,5
(    ) somente a afirmativas I está  correta
(    ) somente a afirmativa II está  correta
(    ) somente a afirmativa III está correta
(    ) somente as afirmativas I e II estão corretas
(    ) somente as afirmativas I e II estão incorretas
(    ) somente a afirmativa   IV está incorreta

3) O ccapitalismo tem pelo menos 500 anos de história. Nesse longo período, não permaneceu estático, mas evoluiu e se trans­formou, passando por várias fases.
NESTA QUESTÃO NUMERE A COLUNA DE  AFIRMATIVAS DE ACORDO COM AS CARACTERÍSTICAS DE CADA ETAPA DO CAPITALISMO: 1,0
( 1 ) CAPITALISMO COMERCIAL  
( 2 ) CAPITALISMO INDUSTRIAL       
( 3 ) CAPITALISMO FINANCEIRO OU MONOPOLISTA  
 ( 4 ) CAPITALISMO ATUAL     
(   3   ) Na segunda metade do século XIX, as bases tecnológicas dessa nova etapa foram : o motor a explosão, a hidreletricidade e o petróleo.
(   4   ) Essa fase é marcada pela supremacia dos Estados Unidos, como principal potência político-militar e econômica do planeta.
(    2 ) Teve início na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII.
(   1   ) Ocorreu nos séculos XV e XVI, essa etapa foi marcada pelas Grandes Navegações.

4) SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO CAPITALISMO COMERCIAL, NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE : 1,0
(     )  Portugal e Espanha foram os pioneiros nessa fase do capitalismo.
(   x  ) Com o crescimento das indústrias , milhares de trabalhadores deslocaram-se do campo para as cidades, onde concentravam-se as fábricas, para servir a estas como mão-de-obra.
(     ) O comércio entre a Europa e diversos lugares em outros continentes foi intensificado e as mercadorias passaram  ser transportadas em rotas pelo oceano Atlântico.
(     ) A expansão da atividade comercial levou à colonização de novas terras para a extração de matérias-primas e metais preciosos.

5) SOBRE O CAPITALISMO FINANCEIRO OU MONOPOLISTA, OBSERVE AS SEGUINTES AFIRMATIVAS:

I - Nessa fase, os bancos tornaram-se acionistas de muitas empresas e passaram a investir também na produção.
II – Muitas pequenas empresas desapareceram, incapacitadas de concorrer com outras maiores, que disputavam
o mesmo ramo de produção.
III – A fase do capitalismo financeiro é também chamada de capitalismo monopolista, pois uma grande empresa ou um grupo de grandes empresas domina ou divide o mercado entre si.
IV – O desenvolvimento de tecnologia para a geração de energia elétrica tornou possível o surgimento do motor a explosão, movido a diesel ou a gasolina, esses fato impulsionou a produção dos primeiros eletrodomésticos.
PODEMOS AFIRMAR QUE:           1,0

(    ) todas as afirmativas estão corretas
(    ) somente as afirmativas II e III estão corretas
(    ) somente as afirmativas  I e IV estão corretas
(    ) somente a afirmativa IV é incorreta

6) AINDA SOBRE O CAPITALISMO FINANCEIRO , ASSINALE APENAS AS AFIRMATIVAS VERDADEIRAS : 1,0
(     ) O taylorismo, que é um movimento dos trabalhadores, em busca de melhores condições de trabalho, iniciou-se nesta fase.
(   x  ) No final de século XIX, a fusão entre capital industrial, o capital financeiro e as indústrias levou ao aparecimento de empresas gigantescas, com alto nível de tecnologia, como por exemplo a Standard Oil que em 1879, já controlava 90% das refinarias de petróleo nos Estados Unidos.
(  x   ) Essa etapa do capitalismo recebeu o nome de Segunda Revolução Industrial e foi marcada pelo desenvolvimento da indústria pesada : metalúrgica, siderúrgica, de máquinas e equipamentos industriais.
(     ) A partir da Segunda Revolução Industrial, os Estados Unidos foi deixando de ser o centro do sistema capitalista e começou a dividir essa posição com o Japão, a Alemanha e a Inglaterra.

Pág 02


7) Entre a segunda metade do século XIX e início do século XX, ainda referindo-se sobre o capitalismo financeiro  ou monopolista , o setor industrial ampliou sua produção numa escala muitas vezes maior que a capacidade de consumo dos países industrializados. Dessa forma podemos afirmar que ESTÁ INCORRETA A SEGUINTE AFIRMATIVA : 1,0
(     ) A busca de novos mercados e fontes de matérias-primas tornou-se então indispensável para a sustentação dessa nova etapa do capitalismo.
(   x  ) Ingleses, alemães, franceses, belgas, estadunidenses e japoneses impuseram sua força industrial por meio do controle e da exploração, submetendo o continente americano ao seu domínio.
(     ) A África, a Ásia e a Oceania sofreram interferência direta das potências industrializadas, pois foram invadidas, ocupadas militarmente e administradas pelos invasores.
8) Após a Segunda Guerra Mundial, começou a se estruturar uma nova etapa de desenvolvimento do capitalismo, que vem se intensificando, sobretudo a partir dos anos de 1970 e 1980.
Entre as afirmativas abaixo, há características da FASE ATUAL DO CAPITALISMO . ASSINALE APENAS AS AFIRMATIVAS INCORRETAS: 1,0
(   x   )  Nessa fase atual do capitalismo ,  no  início do século XXI, os Estados Unidos desponta como grande potência econômica, ocupando o posto de segunda maior economia mundial, perdendo apenas para o Japão.
(     ) No âmbito econômico, o processo de centralização do capital, por meio de fusões ( união de empresas) e aquisições ( compra de empresas), continua na fase atual, iniciando a formação de oligopólios mundiais – onde um pequeno número de grandes empresas multinacionais domina mercados importantes ( informática, telecomunicações,etc).
(     ) Essa nova fase é marcada pela Terceira Revolução Industrial.
(   x  ) Nessa fase atual do capitalismo ,  as questões ambientais deixaram de ter importância nas discussões de políticas nacionais e internacionais, pois diminuiu a demanda da necessidade dos países industrializados em busca de recursos naturais para a produção de energia, por minérios, água e outras fontes de matérias-primas .



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO