PROJETO : RESGATE DOS VALORES HUMANOS TEMA : POR UM MUNDO MELHOR ... FAÇA SUA PARTE / JETIVO GERAL: Sensibilizar os alunos e através deles,familiares, amigos e comunidades sobre a importância da participação na construção de um mundo melhor e que são responsáveis pelo mundo em que vivem /
VISITE ESTE SITE :http://www.santaajudatecnicasdeestudo.com.br/home
#SANTAAJUDAESTUDAR
PROJETO : RESGATE DOS VALORES HUMANOS
TEMA : POR UM MUNDO MELHOR ... FAÇA SUA PARTE
Projeto elaborado por Marizete Cajaiba
-
ATIVIDADE EM GRUPO COM O
MÁXIMO DE ALUNOS POSSÍVEIS -
pode ser feito com alunos de outras turmas E ENVOLVER AMIGOS E FAMILIARES.
PROJETO : RESGATE DOS VALORES HUMANOS
EXISTE
UM EDUCADOR QUE HÁ MILHARES DE ANOS VEM
TOCANDO A MELODIA DO RESGATE DOS VALORES HUMANOS BÁSICOS, A SABER: A
VERDADE, A RETIDÃO, A PAZ, O AMOR PRÓXIMO E A SI MESMO, A NÃO-VIOLÊNCIA, A HUMILDADE, A GENEROSIDADE, A TOLERÂNCIA,
E MUITOS OUTROS ... ELE PROPÕE QUE ESTIMULEMOS ESSES VALORES . ELE AFIRMA, E
NÓS DIA A DIA COMPROVAMOS QUE À MEDIDA
QUE FORMOS UTILIZANDO A INTENSA
CAPACIDADE AMOROSA QUE EXISTE DENTRO DE NÓS, GERMINAM OS VALORES HUMANOS EM
NOSSO CORAÇÃO, O QUE SE REFLETIRÁ NO COMPORTAMENTO FAMILIAR, SOCIAL E PROFISSIONAL,
ENFIM, REFLETIRÁ EM TODA A SOCIEDADE.
ASSIM,COM ESSES VALORES AFLORADOS, SOMOS CAPAZES DE PRATICAR O BEM E
SOMENTE O BEM .
ASSIM,
QUANTO ANTES COMEÇARMOS, MELHOR !
TEMA : POR UM MUNDO MELHOR ... FAÇA SUA PARTE
OBJETIVO
GERAL:
Sensibilizar os alunos e através deles,familiares, amigos
e comunidades sobre a importância da
participação na construção de um mundo
melhor e que são responsáveis pelo mundo em que vivem.
- META
:
O PROJETO
DESENVOLVIDO PROCURA CONSCIENTIZAR OS
ALUNOS SOBRE COMO AÇÕES APARENTEMENTE SIMPLES PODEM SER MUITO SIGNIFICATIVAS
QUANDO COLOCADAS EM PRÁTICA,
envolvendo-os por
meio de atividades com público em “situação de vulnerabilidade” através de “AÇÃO SOCIAL” no sentido de suprir necessidades materiais das
pessoas, aliviar o sofrimento humano, atenuar ou eliminar males sociais que
afligem indivíduos, famílias, comunidades, desenvolvendo a sensibilidade
solidária por meio da vivência com realidades sociais diversas.
SENSIBILIZAÇÃO: FILME “A CORRENTE DO BEM”
.
Assista com a equipe , com a família
ou individualmente o filme “A corrente
do bem” que retrata a história de um professor e de seus alunos no início do
ano letivo. Eugene Simonet é professor de Estudos Sociais e durante suas aulas
fez um desafio aos alunos: deveriam desenvolver um trabalho com o objetivo de
mudar o mundo. Era uma proposta que instigava uma participação mais ativa no
mundo onde viviam para deixá-lo melhor. Todos trouxeram ideias, algumas até
interessantes, outras nem tanto. A maior parte deles desenvolveu atividades
sobre o meio ambiente, sem muita inovação. Um de seus alunos, porém, Trevor
McKinney, se destacou, criando um jogo em que a pessoa, a cada favor recebido,
tinha de retribuir para outras três pessoas, e assim sucessivamente. Seu trabalho tinha como base transformar a
vida das pessoas, ou seja, mudar realmente o mundo. Ele o chamou de Pay it
forward (“Passe adiante”). Mas sua maior preocupação não era a atividade
escolar, e, sim, a mudança na vida
dessas pessoas.
COMO FAZER ? COMO
COLOCAR EM PRÁTICA?
1-ALVO
a ser atingido : pessoas em vulnerabilidade social : pessoas carentes da
comunidade, pessoas vivendo em situação de rua na comunidade, creche, orfanato, asilo, centro de recuperação
de drogados etc
2- DEFINIR QUE TIPO
DE AÇÃO deverá ser tomada pelo grupo , a responsabilidade de cada um do grupo ,quem
mais poderá ajudar a colocar em prática...
3-BUSQUE APOIO
– convide familiares e amigos , outros colegas da escola
,conhecidos, para serem apoiadores, isso irá fortalecer ainda mais o evento, você criará uma “REDE DE SOLIDARIEDADE”. Mobilize da forma que achar melhor, sempre com apoio e consentimento de adulto(s) da família.
4- DEFINIR O QUE SERÁ ARRECADADO DE ACORDO COM A
PROPOSTA
DA AÇÃO SOCIAL
(pessoas carentes da comunidade, creche, orfanato, asilo, hospitais, etc)
: alimentos,brinquedos, roupas,calçados,
livros, DVDs, fraldas para crianças caso seja uma creche, fraldas geriátricas
caso seja um asilo, etc
5-PLANEJAR COMO EFETUAR A AÇÃO – Tenha tudo bem definido com
antecedência , se for uma instituição , pesquise que tipo de recursos ou
doações mais necessitam ,que data seria melhor , horário, tempo.
6- TER COMPORTAMENTO EXEMPLAR : respeitar o outro, amar plenamente seu próximo, ser benevolente, , educado,humilde ... “ Saber agir mediante a expressão profunda do desejo de exercer o bem ao próximo, indo de encontro a ele, servindo-o e amando-o como ele é”.
6- TER COMPORTAMENTO EXEMPLAR : respeitar o outro, amar plenamente seu próximo, ser benevolente, , educado,humilde ... “ Saber agir mediante a expressão profunda do desejo de exercer o bem ao próximo, indo de encontro a ele, servindo-o e amando-o como ele é”.
7- CADA GRUPO PODERÁ DAR UM NOME PARA A
EQUIPE .
8- ACOLHIDA - A PARTE MAIS IMPORTANTE DO PROJETO : É DOAÇÃO DE SI MESMO, A SUA PRESENÇA COMO UM
PRESENTE. Durante a visita da
equipe de alunos deverá ser planejada
uma “acolhida”, dependendo da ação social( asilo, creche, pessoas carente,
hospital). COMO SE FAZ UMA ACOLHIDA: apresentação da equipe / oração/ música/
dinâmica para descontração/ brincadeiras/ apresentação musical com instrumentos
/ distribuição de vale abraço / dia da beleza etc... usem a criatividade
dependendo da ação da equipe. / finalização:
agradecimentos às pessoas que os receberam / oração para agradecer ao gesto
concretizado / despedida.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
9-MONTAGEM
DE UM PAINEL :
contendo informações sobre a instituição ( creche, orfanato, pessoa carente da comunidade ou família da
comunidade que recebeu o benefício, etc) , nome do estabelecimento, localização
, com fotos das atividades realizadas pelos alunos e apoiadores, textos sobre etapas da realização do evento.MONTAREMOS
UM GRANDE MURAL NA ESCOLA
10-
CONCLUSÃO :ESCREVAM
UM PEQUENO RELATÓRIO SOBRE o que a
prática da real caridade pode nos proporcionar?
11-
TODO PAINEL DEVERÁ CONTER AS SEGUINTES INFORMAÇÕES NA PARTE INFERIOR DIREITA :
escola / professora / ano de estudo /turma / nome e número dos
integrantes do grupo na ordem da chamada / agradecimento e nome dos apoiadores mês e ano .
ATENÇÃO
: a montagem do
geo-painel será da forma que lhe convir, podendo ser todo digitado ou
manuscrito / ou poderá ser feito em formato de um banner
12
- POSTAR FOTOS E INFORMAÇÕES NA PÁGINA DO FACEBOOK
POR
UM MUNDO MELHOR, FAÇA SUA PARTE ( DEIXAR COMO MENSAGEM)
13-
ADQUIRIR BLUSA PARA O EVENTO – R$16,00 – NÃO É OBRIGATÓRIO
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
COMUNICADO AOS PAIS OU
RESPONSÁVEIS PELO ALUNO (A) :
- EM HIPÓTESE ALGUMA SERÁ
PERMITIDO PEDIR DOAÇÃO EM DINHEIRO EM LOCAIS PÚBLICOS, PRINCIPALMENTE NAS RUAS , NOS SEMÁFOROS. ( AS DOAÇÕES DEVEM
SER DE ACORDO COM OS ITENS SOLICITADOS)
- Haverá
necessidade de deslocamento do aluno para a realização da atividade : ACONSELHAMOS
SEMPRE QUE O ALUNO ESTEJA ACOMPANHADO DE UM ADULTO ( PAI, MÃE , TIO(A) , OU
OUTRA PESSOA DE CONFIANÇA DA FAMÍLIA )
- DEVERÁ SEMPRE SER COMUNICADO AOS
PAIS OU RESPONSÁVEIS O DESTINO DO ALUNO , BEM COMO É IMPORTANTE
FORNECER CONTATO DE OUTROS INTEGRANTES DO GRUPO ( CELULAR/WHATSAPP) E SEMPRE
HAVER A PRESENÇA DE UM ADULTO PARA DAR APOIO.
ATENÇÃO
: Se o seu filho(a)
não puder por algum motivo ser
autorizado a sair de casa , ele poderá ficar responsável apenas pela
arrecadação das doações junto aos familiares , digitação, impressão de fotos,
montagem do painel , etc).
FAÇA SUA PARTE :PODEMOS SER A FORÇA QUE PODE MUDAR O QUE PARA MUITOS NÃO
TEM MAIS JEITO, VENHA CONOSCO CAMINHAR AO LADO DA ESPERANÇA DE UMA CIDADE,
UM
ESTADO UM PAÍS E UM MUNDO MELHOR.
GEOGRAFIA
8º ANO - 4º BIMESTRE / Professora: Marizete Cajaíba
PROJETO : RESGATE DOS VALORES HUMANOS
TEMA : POR UM MUNDO MELHOR ... FAÇA SUA PARTE
A SEGUIR AS
INSTITUIÇÕES QUE PODERÃO RECEBER O SEU APOIO...
COMO FAÇO
PARA AJUDAR?
-PARA AJUDAR A INSTITUIÇÃO, ENTRE EM CONTATO PELO TELEFONE E MARQUE UMA VISITA.
TODAS AS INSTITUIÇÕES GOSTAM DE SER VISITADAS, DESDE QUE SE TENHA O CUIDADO DE MARCAR ANTES A VISITA.
-COMO FAZER DOAÇÕES OU AÇÕES DE ACOLHIMENTO JUNTO ÀS PESSOAS DA INSTITUIÇÃO?
O IDEAL É VERIFICAR COM A INSTITUIÇÃO,PESSOALMENTE OU POR TELEFONE QUAIS AS NECESSIDADES ATUAIS DE DOAÇÃO .
-PARA AJUDAR A INSTITUIÇÃO, ENTRE EM CONTATO PELO TELEFONE E MARQUE UMA VISITA.
TODAS AS INSTITUIÇÕES GOSTAM DE SER VISITADAS, DESDE QUE SE TENHA O CUIDADO DE MARCAR ANTES A VISITA.
-COMO FAZER DOAÇÕES OU AÇÕES DE ACOLHIMENTO JUNTO ÀS PESSOAS DA INSTITUIÇÃO?
O IDEAL É VERIFICAR COM A INSTITUIÇÃO,PESSOALMENTE OU POR TELEFONE QUAIS AS NECESSIDADES ATUAIS DE DOAÇÃO .
( LEMBRANDO QUE : PESSOAS CARENTES OU FAMÍLIAS CARENTES DA
COMUNIDADE TAMBÉM PODERÃO RECEBER ESSE TIPO DE INICIATIVA )
ASSOCIAÇÕES
BENEFICENTES OU CASAS DE CARIDADE SÃO ORGANIZAÇÕES ESPECIALIZADAS NO
RECEBIMENTO DE MERCADORIAS DIVERSAS E/OU SERVIÇOS PARA DISTRIBUIÇÃO PARA AS
PESSOAS QUE NECESSITAM.
A MAIORIA DAS INSTITUIÇÕES DE CARIDADE SÃO ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS, QUE OPERAM ESTRITAMENTE POR VOLUNTÁRIOS QUE NÃO RECEBEM PELO TRABALHO.
A MAIORIA DAS INSTITUIÇÕES CONTAM COM RECURSOS DE TERCEIROS (DOAÇÕES, SUBVENÇÕES, FINANCIAMENTOS ETC) PARA AS SUAS OPERAÇÕES.
ASSIM, ELES ESTÃO DISPONÍVEIS PARA QUASE QUALQUER TIPO DE DOAÇÃO QUE VOCÊ POSSA IMAGINAR, COMO ROUPAS, SAPATOS, MATERIAL DE HIGIENE, ALIMENTOS, BRINQUEDOS, TOALHAS E ROUPAS DE CAMA ETC.
ALÉM DISSO, UMA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE PODE AUXILIAR ÓRFÃOS, IDOSOS OU PESSOAS COM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA, PROMOVENDO SUA INSTALAÇÃO NO LOCAL E TRATAMENTO DIÁRIO, COMO É O CASO DE ALGUNS ASILOS E ORFANATOS.
A MAIORIA DAS INSTITUIÇÕES DE CARIDADE SÃO ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS, QUE OPERAM ESTRITAMENTE POR VOLUNTÁRIOS QUE NÃO RECEBEM PELO TRABALHO.
A MAIORIA DAS INSTITUIÇÕES CONTAM COM RECURSOS DE TERCEIROS (DOAÇÕES, SUBVENÇÕES, FINANCIAMENTOS ETC) PARA AS SUAS OPERAÇÕES.
ASSIM, ELES ESTÃO DISPONÍVEIS PARA QUASE QUALQUER TIPO DE DOAÇÃO QUE VOCÊ POSSA IMAGINAR, COMO ROUPAS, SAPATOS, MATERIAL DE HIGIENE, ALIMENTOS, BRINQUEDOS, TOALHAS E ROUPAS DE CAMA ETC.
ALÉM DISSO, UMA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE PODE AUXILIAR ÓRFÃOS, IDOSOS OU PESSOAS COM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA, PROMOVENDO SUA INSTALAÇÃO NO LOCAL E TRATAMENTO DIÁRIO, COMO É O CASO DE ALGUNS ASILOS E ORFANATOS.
Comentários
Postar um comentário