Pular para o conteúdo principal

PROJETO : RESGATE DOS VALORES HUMANOS TEMA : POR UM MUNDO MELHOR ... FAÇA SUA PARTE / JETIVO GERAL: Sensibilizar os alunos e através deles,familiares, amigos e comunidades sobre a importância da participação na construção de um mundo melhor e que são responsáveis pelo mundo em que vivem /




#SANTAAJUDAESTUDAR

PROJETO : RESGATE DOS VALORES HUMANOS
TEMA : POR UM MUNDO MELHOR ... FAÇA SUA PARTE
Projeto elaborado por Marizete Cajaiba
- ATIVIDADE EM GRUPO  COM  O MÁXIMO DE ALUNOS POSSÍVEIS   - pode ser feito com alunos de outras turmas E ENVOLVER AMIGOS E FAMILIARES.
- DATA LIMITE : NOVEMBRO   - VALOR : 5,0 ( AVALIAÇÃO - TAREFA CUMPRIDA)
PROJETO : RESGATE DOS VALORES HUMANOS

EXISTE UM EDUCADOR QUE HÁ MILHARES DE ANOS  VEM TOCANDO A MELODIA DO RESGATE DOS VALORES HUMANOS BÁSICOS, A SABER: A VERDADE, A RETIDÃO, A PAZ, O AMOR PRÓXIMO E A SI MESMO, A NÃO-VIOLÊNCIA,  A HUMILDADE, A GENEROSIDADE, A TOLERÂNCIA, E MUITOS OUTROS ... ELE PROPÕE QUE ESTIMULEMOS ESSES VALORES . ELE AFIRMA, E NÓS DIA A DIA COMPROVAMOS  QUE À MEDIDA QUE FORMOS  UTILIZANDO A INTENSA CAPACIDADE AMOROSA QUE EXISTE DENTRO DE NÓS, GERMINAM OS VALORES HUMANOS EM NOSSO CORAÇÃO, O QUE SE REFLETIRÁ NO COMPORTAMENTO FAMILIAR, SOCIAL E PROFISSIONAL, ENFIM, REFLETIRÁ EM TODA A SOCIEDADE.  ASSIM,COM ESSES VALORES AFLORADOS, SOMOS CAPAZES DE PRATICAR O BEM E SOMENTE O BEM .
ASSIM, QUANTO ANTES COMEÇARMOS, MELHOR !
TEMA : POR UM MUNDO MELHOR ... FAÇA SUA PARTE
 Queremos mostrar que todos podem ser agentes de transformação.”Podemos e devemos  “arregaçar as mangas” e agir em busca de melhoria de qualidade de vida, de uma sociedade mais justa e igualitária e de um mundo melhor
 OBJETIVO GERAL:
Sensibilizar  os alunos e através deles,familiares, amigos e comunidades  sobre a importância da participação  na construção de um mundo melhor e que são responsáveis pelo mundo em que vivem.
- META :
O PROJETO DESENVOLVIDO PROCURA  CONSCIENTIZAR OS ALUNOS SOBRE COMO AÇÕES APARENTEMENTE SIMPLES PODEM SER MUITO SIGNIFICATIVAS QUANDO COLOCADAS EM PRÁTICA, envolvendo-os por meio de atividades com público em “situação de vulnerabilidade” através de  “AÇÃO SOCIAL” no sentido de suprir necessidades materiais das pessoas, aliviar o sofrimento humano, atenuar ou eliminar males sociais que afligem indivíduos, famílias, comunidades, desenvolvendo a sensibilidade solidária por meio da vivência com realidades sociais diversas.
SENSIBILIZAÇÃO: FILME “A CORRENTE DO BEM” .
Assista com a equipe , com a família ou individualmente o  filme “A corrente do bem” que retrata a história de um professor e de seus alunos no início do ano letivo. Eugene Simonet é professor de Estudos Sociais e durante suas aulas fez um desafio aos alunos: deveriam desenvolver um trabalho com o objetivo de mudar o mundo. Era uma proposta que instigava uma participação mais ativa no mundo onde viviam para deixá-lo melhor. Todos trouxeram ideias, algumas até interessantes, outras nem tanto. A maior parte deles desenvolveu atividades sobre o meio ambiente, sem muita inovação. Um de seus alunos, porém, Trevor McKinney, se destacou, criando um jogo em que a pessoa, a cada favor recebido, tinha de retribuir para outras três pessoas, e assim sucessivamente. Seu trabalho tinha como base transformar a vida das pessoas, ou seja, mudar realmente o mundo. Ele o chamou de Pay it forward (“Passe adiante”). Mas sua maior preocupação não era a atividade escolar, e, sim, a mudança na vida dessas pessoas.

COMO FAZER ? COMO COLOCAR EM PRÁTICA?
1-ALVO a ser atingido : pessoas em vulnerabilidade social : pessoas carentes da comunidade, pessoas vivendo em situação de rua na comunidade,  creche, orfanato, asilo, centro de recuperação de drogados etc
ONDE SE INFORMAR SOBRE AS INSTITUIÇÕES OU PESSOAS NECESSITADAS: NAS SUAS COMUNIDADES

2- DEFINIR QUE  TIPO DE AÇÃO  deverá ser tomada pelo grupo ,  a responsabilidade de cada um do grupo ,quem mais poderá ajudar a colocar em prática...
3-BUSQUE APOIO  – convide familiares e amigos , outros colegas da escola ,conhecidos,  para serem  apoiadores, isso irá fortalecer ainda mais o  evento, você criará uma “REDE DE SOLIDARIEDADE”. Mobilize da forma que achar melhor, sempre com apoio e consentimento  de adulto(s) da família.

4- DEFINIR O QUE SERÁ ARRECADADO DE ACORDO COM A   PROPOSTA DA AÇÃO SOCIAL (pessoas carentes da comunidade, creche, orfanato, asilo, hospitais, etc) :  alimentos,brinquedos, roupas,calçados, livros, DVDs, fraldas para crianças caso seja uma creche, fraldas geriátricas caso seja um asilo, etc
 5-PLANEJAR COMO EFETUAR A AÇÃO – Tenha tudo bem definido com antecedência , se for uma instituição , pesquise que tipo de recursos ou doações mais necessitam ,que data seria melhor , horário, tempo.
6- TER COMPORTAMENTO EXEMPLAR : respeitar o outro,  amar plenamente seu próximo, ser benevolente, , educado,humilde ... “ Saber  agir mediante a expressão profunda do desejo de exercer o bem ao próximo, indo de encontro a ele, servindo-o e amando-o como ele é”.
7- CADA GRUPO PODERÁ DAR UM NOME PARA A EQUIPE .
8- ACOLHIDA - A PARTE MAIS IMPORTANTE DO PROJETO : É  DOAÇÃO DE SI MESMO, A SUA PRESENÇA COMO UM PRESENTE. Durante a  visita da equipe de alunos  deverá ser planejada uma “acolhida”, dependendo da ação social( asilo, creche, pessoas carente, hospital). COMO SE FAZ UMA ACOLHIDA:  apresentação da equipe / oração/ música/ dinâmica para descontração/ brincadeiras/ apresentação musical com instrumentos / distribuição de vale abraço / dia da beleza etc... usem a criatividade dependendo da ação da equipe. / finalização: agradecimentos às pessoas que os receberam / oração para agradecer ao gesto concretizado / despedida.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
9-MONTAGEM DE  UM PAINEL :  contendo informações sobre a instituição ( creche, orfanato,  pessoa carente da comunidade ou família da comunidade que recebeu o benefício, etc) , nome do estabelecimento, localização , com fotos das atividades realizadas pelos alunos e apoiadores, textos sobre etapas da realização do evento.MONTAREMOS UM GRANDE MURAL NA ESCOLA
10- CONCLUSÃO :ESCREVAM UM PEQUENO RELATÓRIO SOBRE  o que a prática da real caridade pode nos proporcionar?
11- TODO PAINEL DEVERÁ CONTER AS SEGUINTES INFORMAÇÕES NA PARTE INFERIOR DIREITA :  escola / professora / ano de estudo /turma / nome e número dos integrantes do grupo na ordem da chamada / agradecimento e nome dos  apoiadores mês e ano .
ATENÇÃO : a montagem do geo-painel será da forma que lhe convir, podendo ser todo digitado ou manuscrito / ou poderá ser feito em formato de um banner
12 - POSTAR FOTOS E INFORMAÇÕES NA PÁGINA DO FACEBOOK
POR UM MUNDO MELHOR, FAÇA SUA PARTE ( DEIXAR COMO MENSAGEM)
13- ADQUIRIR BLUSA PARA O EVENTO – R$16,00 – NÃO É OBRIGATÓRIO
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
COMUNICADO AOS PAIS OU RESPONSÁVEIS PELO ALUNO (A) :
- EM HIPÓTESE ALGUMA SERÁ PERMITIDO PEDIR DOAÇÃO EM DINHEIRO EM LOCAIS PÚBLICOS,  PRINCIPALMENTE  NAS RUAS , NOS SEMÁFOROS. ( AS DOAÇÕES DEVEM SER DE ACORDO COM OS ITENS SOLICITADOS)
- O APOIO E ADESÃO DOS FAMILIARES POR ESTA CAUSA  SERÁ MUITO IMPORTANTE!
- Haverá necessidade de deslocamento do aluno para a realização da atividade : ACONSELHAMOS SEMPRE QUE O ALUNO ESTEJA ACOMPANHADO DE UM ADULTO ( PAI, MÃE , TIO(A) , OU OUTRA PESSOA DE CONFIANÇA DA FAMÍLIA )
- DEVERÁ SEMPRE SER COMUNICADO AOS PAIS OU RESPONSÁVEIS  O  DESTINO DO ALUNO , BEM COMO É IMPORTANTE FORNECER CONTATO DE OUTROS INTEGRANTES DO GRUPO ( CELULAR/WHATSAPP) E SEMPRE HAVER A PRESENÇA DE UM ADULTO PARA DAR APOIO.
ATENÇÃO : Se o seu filho(a) não puder  por algum motivo ser autorizado a sair de casa , ele poderá ficar responsável apenas pela arrecadação das doações junto aos familiares , digitação, impressão de fotos, montagem do painel , etc).
-QUALQUER DÚVIDA ENTRE EM CONTATO COM A PROFESSORA NA ESCOLA OU FACEBOOK: Marizete Cajaíba de Oliveira






FAÇA SUA PARTE :PODEMOS SER  A FORÇA QUE PODE MUDAR O QUE PARA MUITOS NÃO TEM MAIS JEITO, VENHA CONOSCO CAMINHAR AO LADO DA ESPERANÇA DE UMA CIDADE,
UM ESTADO  UM PAÍS E UM MUNDO MELHOR.
GEOGRAFIA 8º ANO - 4º BIMESTRE / Professora: Marizete Cajaíba

PROJETO : RESGATE DOS VALORES HUMANOS

TEMA : POR UM MUNDO MELHOR ... FAÇA SUA PARTE

A SEGUIR AS INSTITUIÇÕES QUE PODERÃO RECEBER O SEU APOIO...

COMO FAÇO PARA AJUDAR?
-PARA AJUDAR A INSTITUIÇÃO, ENTRE EM CONTATO PELO TELEFONE E MARQUE UMA VISITA
TODAS AS INSTITUIÇÕES GOSTAM DE SER VISITADAS, DESDE QUE SE TENHA O CUIDADO DE MARCAR ANTES A VISITA.
-COMO FAZER DOAÇÕES OU AÇÕES DE ACOLHIMENTO JUNTO ÀS PESSOAS DA INSTITUIÇÃO?
O IDEAL É VERIFICAR COM A INSTITUIÇÃO,PESSOALMENTE OU  POR TELEFONE QUAIS AS NECESSIDADES ATUAIS DE DOAÇÃO .
( LEMBRANDO QUE : PESSOAS CARENTES OU FAMÍLIAS CARENTES DA COMUNIDADE TAMBÉM PODERÃO RECEBER ESSE TIPO DE INICIATIVA ) 

ASSOCIAÇÕES BENEFICENTES OU CASAS DE CARIDADE SÃO ORGANIZAÇÕES ESPECIALIZADAS NO RECEBIMENTO DE MERCADORIAS DIVERSAS E/OU SERVIÇOS PARA DISTRIBUIÇÃO PARA AS PESSOAS QUE NECESSITAM.
A MAIORIA DAS INSTITUIÇÕES DE CARIDADE SÃO ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS, QUE OPERAM ESTRITAMENTE POR VOLUNTÁRIOS QUE NÃO RECEBEM PELO TRABALHO.
A MAIORIA DAS INSTITUIÇÕES CONTAM COM RECURSOS DE TERCEIROS (DOAÇÕES, SUBVENÇÕES, FINANCIAMENTOS ETC) PARA AS SUAS OPERAÇÕES.
ASSIM, ELES ESTÃO DISPONÍVEIS PARA QUASE QUALQUER TIPO DE DOAÇÃO QUE VOCÊ POSSA IMAGINAR, COMO ROUPAS, SAPATOS, MATERIAL DE HIGIENE, ALIMENTOS, BRINQUEDOS, TOALHAS E ROUPAS DE CAMA ETC.
ALÉM DISSO, UMA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE PODE AUXILIAR ÓRFÃOS, IDOSOS OU PESSOAS COM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA, PROMOVENDO SUA INSTALAÇÃO NO LOCAL E TRATAMENTO DIÁRIO, COMO É O CASO DE ALGUNS ASILOS E ORFANATOS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUGESTÃO PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA / REGIONALIZAÇÃO PELO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO / GABARITO / - FONTE: TEXTOS DO LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

VISITE TAMBÉM ESTE SITE DA PROFESSORA MARIZETE CAJAÍBA http://www.santaajudatecnicasdeestudo.com.br/home #SANTAAJUDAESTUDAR
QUESTÕES : UNIDADE 1 - Tema 2 – REGIONALIZAÇÃO PELO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO

GABARITO:  RESPOSTAS CORRETAS EM VERMELHO
QUESTÕES ELABORADAS POR MARIZETE CAJAIBA - FONTE: TEXTOS DO LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

1)  UMA CARACTERÍSTICA  QUE DIFERENCIA MUITO OS PAÍSES DESENVOLVIDOS DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS  É A CONCENTRAÇÃO DE RENDA. QUANTO A ESSA CARACTERÍSTICA, ASSINALE A AFIRMATIVAS FALSA :  (   A ) Os países subdesenvolvidos são marcados pela grande concentração de renda e a enorme desigualdade social, onde a maioria da população é constituída por pessoas de baixa renda. (   B  ) Nos países subdesenvolvidos, devido à grande concentração de renda ,  a maioria da população é constituída ( formada) por pessoas com uma renda elevada , desta forma , nesses países , os ricos formam uma maioria que detém  a maior parte da riqueza. (   C  ) Há uma pequena parcela da…

SUGESTÕES PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA COM GABARITO : UNIDADE 1 - TEMA 1 : O MUNDO DIVIDIDO : PAÍSES CAPITALISTAS E SOCIALISTAS - GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

 UNIDADE 1 -TEMA 1 : O MUNDO DIVIDIDO : PAÍSES CAPITALISTAS E SOCIALISTAS
(  GABARITO EM VERMELHO NO FINAL DA PROVA )
1)Desde o seu surgimento , o capitalismo passou por diferentes fases de aperfeiçoamento, assim,  considerando o seu processo de desenvolvimento, o capitalismo foi classificado em três fases :  capitalismo comercial , capitalismo industrial  , capitalismo financeiro.Desta forma , nas frases abaixo há características de cada fase do capitalismo , vocês deverão completá-las de acordo com cada fase do sistema capitalista :   ( 1,0)
CAPITALISMO COMERCIALCAPITALISMO INDUSTRIALCAPITALISMO FINANCEIRO
 _________________________________Nessa fase a acumulação  de capital e as crescentes exigências do consumidor levaram os donos das oficinas manufatureiras a introduzir inovações na forma de produzir mercadorias, foi caracterizada pela intensa utilização de máquinas movidas à vapor. _________________________________ Nessa fase ocorreu um grande aumento da produção de mercadoria, o que…

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA - QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA COM GABARITO - TEMAS : GLOBALIZAÇÃO , TRANSNACIONAIS E OS FINANCIADORES DA ECONOMIA MUNDIAL / UNIDADE 2 - TEMAS 1, 2,E 3 - FONTE : GEOGRAFIA - PROJETO ARARIBÁ - 8º ANO - EDITORA MODERNA

GEO-AVALIAÇÃO -   valor :10,0 obteve : ______Aluno(a): ____________________________________________________8º ano : ____nº: ____                                  (escreva o nome com letra legível e o número de acordo com o diário)Data: ______/_______/______ ATENÇÃO: -questões para completar ou assinalar, se forem rasuradas serão anuladas; -escreva com letra legível, pois caso esteja incompreensível a resposta será desconsiderada; -procedimento inadequado ( conversas, brincadeiras, comentários inadequados, etc ) durante a geo-avaliação implicará em recolhimento ou anulação  da mesma.

Questõesunidade II – TEMA   1  :    A ECONOMIA MUNDIAL ATUAL

1) “ Vivemos num período de globalização. Assim há uma certa transferência   ou  transplante de estilos de   comportamento social ou cultural e uma grande familiaridade com  “o diferente”  quando milhões de pessoas  em todo o globo   compartilham os mesmos hábitos  e  costumes mesmo sem se dar conta disso.” A seguir , observe os aspectos que compõem o p…