Pular para o conteúdo principal

PROJETO : RESGATE DOS VALORES HUMANOS TEMA : POR UM MUNDO MELHOR ... FAÇA SUA PARTE / JETIVO GERAL: Sensibilizar os alunos e através deles,familiares, amigos e comunidades sobre a importância da participação na construção de um mundo melhor e que são responsáveis pelo mundo em que vivem /




#SANTAAJUDAESTUDAR

PROJETO : RESGATE DOS VALORES HUMANOS
TEMA : POR UM MUNDO MELHOR ... FAÇA SUA PARTE
Projeto elaborado por Marizete Cajaiba
- ATIVIDADE EM GRUPO  COM  O MÁXIMO DE ALUNOS POSSÍVEIS   - pode ser feito com alunos de outras turmas E ENVOLVER AMIGOS E FAMILIARES.
- DATA LIMITE : NOVEMBRO   - VALOR : 5,0 ( AVALIAÇÃO - TAREFA CUMPRIDA)
PROJETO : RESGATE DOS VALORES HUMANOS

EXISTE UM EDUCADOR QUE HÁ MILHARES DE ANOS  VEM TOCANDO A MELODIA DO RESGATE DOS VALORES HUMANOS BÁSICOS, A SABER: A VERDADE, A RETIDÃO, A PAZ, O AMOR PRÓXIMO E A SI MESMO, A NÃO-VIOLÊNCIA,  A HUMILDADE, A GENEROSIDADE, A TOLERÂNCIA, E MUITOS OUTROS ... ELE PROPÕE QUE ESTIMULEMOS ESSES VALORES . ELE AFIRMA, E NÓS DIA A DIA COMPROVAMOS  QUE À MEDIDA QUE FORMOS  UTILIZANDO A INTENSA CAPACIDADE AMOROSA QUE EXISTE DENTRO DE NÓS, GERMINAM OS VALORES HUMANOS EM NOSSO CORAÇÃO, O QUE SE REFLETIRÁ NO COMPORTAMENTO FAMILIAR, SOCIAL E PROFISSIONAL, ENFIM, REFLETIRÁ EM TODA A SOCIEDADE.  ASSIM,COM ESSES VALORES AFLORADOS, SOMOS CAPAZES DE PRATICAR O BEM E SOMENTE O BEM .
ASSIM, QUANTO ANTES COMEÇARMOS, MELHOR !
TEMA : POR UM MUNDO MELHOR ... FAÇA SUA PARTE
 Queremos mostrar que todos podem ser agentes de transformação.”Podemos e devemos  “arregaçar as mangas” e agir em busca de melhoria de qualidade de vida, de uma sociedade mais justa e igualitária e de um mundo melhor
 OBJETIVO GERAL:
Sensibilizar  os alunos e através deles,familiares, amigos e comunidades  sobre a importância da participação  na construção de um mundo melhor e que são responsáveis pelo mundo em que vivem.
- META :
O PROJETO DESENVOLVIDO PROCURA  CONSCIENTIZAR OS ALUNOS SOBRE COMO AÇÕES APARENTEMENTE SIMPLES PODEM SER MUITO SIGNIFICATIVAS QUANDO COLOCADAS EM PRÁTICA, envolvendo-os por meio de atividades com público em “situação de vulnerabilidade” através de  “AÇÃO SOCIAL” no sentido de suprir necessidades materiais das pessoas, aliviar o sofrimento humano, atenuar ou eliminar males sociais que afligem indivíduos, famílias, comunidades, desenvolvendo a sensibilidade solidária por meio da vivência com realidades sociais diversas.
SENSIBILIZAÇÃO: FILME “A CORRENTE DO BEM” .
Assista com a equipe , com a família ou individualmente o  filme “A corrente do bem” que retrata a história de um professor e de seus alunos no início do ano letivo. Eugene Simonet é professor de Estudos Sociais e durante suas aulas fez um desafio aos alunos: deveriam desenvolver um trabalho com o objetivo de mudar o mundo. Era uma proposta que instigava uma participação mais ativa no mundo onde viviam para deixá-lo melhor. Todos trouxeram ideias, algumas até interessantes, outras nem tanto. A maior parte deles desenvolveu atividades sobre o meio ambiente, sem muita inovação. Um de seus alunos, porém, Trevor McKinney, se destacou, criando um jogo em que a pessoa, a cada favor recebido, tinha de retribuir para outras três pessoas, e assim sucessivamente. Seu trabalho tinha como base transformar a vida das pessoas, ou seja, mudar realmente o mundo. Ele o chamou de Pay it forward (“Passe adiante”). Mas sua maior preocupação não era a atividade escolar, e, sim, a mudança na vida dessas pessoas.

COMO FAZER ? COMO COLOCAR EM PRÁTICA?
1-ALVO a ser atingido : pessoas em vulnerabilidade social : pessoas carentes da comunidade, pessoas vivendo em situação de rua na comunidade,  creche, orfanato, asilo, centro de recuperação de drogados etc
ONDE SE INFORMAR SOBRE AS INSTITUIÇÕES OU PESSOAS NECESSITADAS: NAS SUAS COMUNIDADES

2- DEFINIR QUE  TIPO DE AÇÃO  deverá ser tomada pelo grupo ,  a responsabilidade de cada um do grupo ,quem mais poderá ajudar a colocar em prática...
3-BUSQUE APOIO  – convide familiares e amigos , outros colegas da escola ,conhecidos,  para serem  apoiadores, isso irá fortalecer ainda mais o  evento, você criará uma “REDE DE SOLIDARIEDADE”. Mobilize da forma que achar melhor, sempre com apoio e consentimento  de adulto(s) da família.

4- DEFINIR O QUE SERÁ ARRECADADO DE ACORDO COM A   PROPOSTA DA AÇÃO SOCIAL (pessoas carentes da comunidade, creche, orfanato, asilo, hospitais, etc) :  alimentos,brinquedos, roupas,calçados, livros, DVDs, fraldas para crianças caso seja uma creche, fraldas geriátricas caso seja um asilo, etc
 5-PLANEJAR COMO EFETUAR A AÇÃO – Tenha tudo bem definido com antecedência , se for uma instituição , pesquise que tipo de recursos ou doações mais necessitam ,que data seria melhor , horário, tempo.
6- TER COMPORTAMENTO EXEMPLAR : respeitar o outro,  amar plenamente seu próximo, ser benevolente, , educado,humilde ... “ Saber  agir mediante a expressão profunda do desejo de exercer o bem ao próximo, indo de encontro a ele, servindo-o e amando-o como ele é”.
7- CADA GRUPO PODERÁ DAR UM NOME PARA A EQUIPE .
8- ACOLHIDA - A PARTE MAIS IMPORTANTE DO PROJETO : É  DOAÇÃO DE SI MESMO, A SUA PRESENÇA COMO UM PRESENTE. Durante a  visita da equipe de alunos  deverá ser planejada uma “acolhida”, dependendo da ação social( asilo, creche, pessoas carente, hospital). COMO SE FAZ UMA ACOLHIDA:  apresentação da equipe / oração/ música/ dinâmica para descontração/ brincadeiras/ apresentação musical com instrumentos / distribuição de vale abraço / dia da beleza etc... usem a criatividade dependendo da ação da equipe. / finalização: agradecimentos às pessoas que os receberam / oração para agradecer ao gesto concretizado / despedida.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
9-MONTAGEM DE  UM PAINEL :  contendo informações sobre a instituição ( creche, orfanato,  pessoa carente da comunidade ou família da comunidade que recebeu o benefício, etc) , nome do estabelecimento, localização , com fotos das atividades realizadas pelos alunos e apoiadores, textos sobre etapas da realização do evento.MONTAREMOS UM GRANDE MURAL NA ESCOLA
10- CONCLUSÃO :ESCREVAM UM PEQUENO RELATÓRIO SOBRE  o que a prática da real caridade pode nos proporcionar?
11- TODO PAINEL DEVERÁ CONTER AS SEGUINTES INFORMAÇÕES NA PARTE INFERIOR DIREITA :  escola / professora / ano de estudo /turma / nome e número dos integrantes do grupo na ordem da chamada / agradecimento e nome dos  apoiadores mês e ano .
ATENÇÃO : a montagem do geo-painel será da forma que lhe convir, podendo ser todo digitado ou manuscrito / ou poderá ser feito em formato de um banner
12 - POSTAR FOTOS E INFORMAÇÕES NA PÁGINA DO FACEBOOK
POR UM MUNDO MELHOR, FAÇA SUA PARTE ( DEIXAR COMO MENSAGEM)
13- ADQUIRIR BLUSA PARA O EVENTO – R$16,00 – NÃO É OBRIGATÓRIO
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
COMUNICADO AOS PAIS OU RESPONSÁVEIS PELO ALUNO (A) :
- EM HIPÓTESE ALGUMA SERÁ PERMITIDO PEDIR DOAÇÃO EM DINHEIRO EM LOCAIS PÚBLICOS,  PRINCIPALMENTE  NAS RUAS , NOS SEMÁFOROS. ( AS DOAÇÕES DEVEM SER DE ACORDO COM OS ITENS SOLICITADOS)
- O APOIO E ADESÃO DOS FAMILIARES POR ESTA CAUSA  SERÁ MUITO IMPORTANTE!
- Haverá necessidade de deslocamento do aluno para a realização da atividade : ACONSELHAMOS SEMPRE QUE O ALUNO ESTEJA ACOMPANHADO DE UM ADULTO ( PAI, MÃE , TIO(A) , OU OUTRA PESSOA DE CONFIANÇA DA FAMÍLIA )
- DEVERÁ SEMPRE SER COMUNICADO AOS PAIS OU RESPONSÁVEIS  O  DESTINO DO ALUNO , BEM COMO É IMPORTANTE FORNECER CONTATO DE OUTROS INTEGRANTES DO GRUPO ( CELULAR/WHATSAPP) E SEMPRE HAVER A PRESENÇA DE UM ADULTO PARA DAR APOIO.
ATENÇÃO : Se o seu filho(a) não puder  por algum motivo ser autorizado a sair de casa , ele poderá ficar responsável apenas pela arrecadação das doações junto aos familiares , digitação, impressão de fotos, montagem do painel , etc).
-QUALQUER DÚVIDA ENTRE EM CONTATO COM A PROFESSORA NA ESCOLA OU FACEBOOK: Marizete Cajaíba de Oliveira






FAÇA SUA PARTE :PODEMOS SER  A FORÇA QUE PODE MUDAR O QUE PARA MUITOS NÃO TEM MAIS JEITO, VENHA CONOSCO CAMINHAR AO LADO DA ESPERANÇA DE UMA CIDADE,
UM ESTADO  UM PAÍS E UM MUNDO MELHOR.
GEOGRAFIA 8º ANO - 4º BIMESTRE / Professora: Marizete Cajaíba

PROJETO : RESGATE DOS VALORES HUMANOS

TEMA : POR UM MUNDO MELHOR ... FAÇA SUA PARTE

A SEGUIR AS INSTITUIÇÕES QUE PODERÃO RECEBER O SEU APOIO...

COMO FAÇO PARA AJUDAR?
-PARA AJUDAR A INSTITUIÇÃO, ENTRE EM CONTATO PELO TELEFONE E MARQUE UMA VISITA
TODAS AS INSTITUIÇÕES GOSTAM DE SER VISITADAS, DESDE QUE SE TENHA O CUIDADO DE MARCAR ANTES A VISITA.
-COMO FAZER DOAÇÕES OU AÇÕES DE ACOLHIMENTO JUNTO ÀS PESSOAS DA INSTITUIÇÃO?
O IDEAL É VERIFICAR COM A INSTITUIÇÃO,PESSOALMENTE OU  POR TELEFONE QUAIS AS NECESSIDADES ATUAIS DE DOAÇÃO .
( LEMBRANDO QUE : PESSOAS CARENTES OU FAMÍLIAS CARENTES DA COMUNIDADE TAMBÉM PODERÃO RECEBER ESSE TIPO DE INICIATIVA ) 

ASSOCIAÇÕES BENEFICENTES OU CASAS DE CARIDADE SÃO ORGANIZAÇÕES ESPECIALIZADAS NO RECEBIMENTO DE MERCADORIAS DIVERSAS E/OU SERVIÇOS PARA DISTRIBUIÇÃO PARA AS PESSOAS QUE NECESSITAM.
A MAIORIA DAS INSTITUIÇÕES DE CARIDADE SÃO ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS, QUE OPERAM ESTRITAMENTE POR VOLUNTÁRIOS QUE NÃO RECEBEM PELO TRABALHO.
A MAIORIA DAS INSTITUIÇÕES CONTAM COM RECURSOS DE TERCEIROS (DOAÇÕES, SUBVENÇÕES, FINANCIAMENTOS ETC) PARA AS SUAS OPERAÇÕES.
ASSIM, ELES ESTÃO DISPONÍVEIS PARA QUASE QUALQUER TIPO DE DOAÇÃO QUE VOCÊ POSSA IMAGINAR, COMO ROUPAS, SAPATOS, MATERIAL DE HIGIENE, ALIMENTOS, BRINQUEDOS, TOALHAS E ROUPAS DE CAMA ETC.
ALÉM DISSO, UMA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE PODE AUXILIAR ÓRFÃOS, IDOSOS OU PESSOAS COM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA, PROMOVENDO SUA INSTALAÇÃO NO LOCAL E TRATAMENTO DIÁRIO, COMO É O CASO DE ALGUNS ASILOS E ORFANATOS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO