Questionário sobre indisciplina : tem como objetivo levar o aluno a identificar que pratica a indisciplina em sala de aula, assim como também identificar as suas causas e como se manifesta.
http://www.santaajudatecnicasdeestudo.com.br/home
SANTAAJUDAESTUDAR
A indisciplina pode ser pensada em um primeiro momento como: “desordem proveniente da quebra das regras estabelecidas pelo grupo”, assim, considerando que a indisciplina do aluno pode se manifestar através de atitudes como: “falar ao mesmo tempo em que o professor, atrapalhando as aulas, responder com grosserias, brigar com os outros alunos ou mesmo entre professor e aluno, bagunçar, ser desobediente e não fazer as tarefas escolares.”
Primeiramente esse questionário tem o objetivo levar o aluno a identificar que pratica a indisciplina em
sala de aula, assim como também identificar as suas causas e como se manifesta.
Tais atos podem ser: falar junto com o
professor, brigar em sala de aula, fazer bagunça e não realizar as tarefas
escolares ; “movimentar-se, gritar, falar alto , responder ao adulto”; ou ainda
bagunçar, agredir física e verbalmente
os colegas e professores, empurrar e ficar xingando os mesmos,etc.
Não basta ao professor simplesmente
considerar todo ato incomum à sala de aula como indisciplina, sem antes se
considerar as condições que envolvem o aluno, pois “o aluno indisciplinado está
tentando dizer alguma coisa para a professora.
É preciso saber ouvir e compreender a mensagem que se esconde por trás do comportamento e envolvem também o ponto de vista, a formação e o conhecimento que o professor que vai lhe julgar tem sobre indisciplina.
É preciso saber ouvir e compreender a mensagem que se esconde por trás do comportamento e envolvem também o ponto de vista, a formação e o conhecimento que o professor que vai lhe julgar tem sobre indisciplina.
COM O INTUITO DE APENAS CONSCIENTIZAR O ALUNO
QUE JÁ APRESENTA SINAIS DE INDISCIPLINA RECORRENTE E QUE , POR VEZES NÃO SE
CONSCIENTIZA DE SUAS ATITUDES COMO IMPECILHO PARA O BOM ANDAMENTO DA AULA, ESSE
QUESTIONÁRIO SÓ DEVE SER APLICADO AO ALUNO INDISCIPLINADO AO SER ENCAMINHADO
PARA A ORIENTAÇÃO ESCOLAR, PARA QUE REVEJA SUAS ATITUDES APÓS CONSCIENTIZAR-SE
DELAS E ASSIM , PROFESSOR ,ALUNO E ORIENTADOR DEVEM AGIR CONJUNTAMENTE.
BALANÇO GERAL DAS ATITUDES INDIVIDUAIS DO
ALUNO PARA A BOA CONVIVÊNCIA EM SALA DE AULA
1)
QUAIS
SÃO AS MAIORES DIFICULDADES ENCONTRADAS EM RELAÇÃO
À DISCIPLINA DA TURMA?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) DE
QUE FORMA VOCÊ CONTRIBUI PARA A INDISCIPLINA ? ( ) NÃO CONTRIBUO
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-3) QUAIS SERÃO AS POSSÍVEIS MUDANÇAS E NOVAS
POSTURAS PARA MELHORAR O SEU COMPORTAMENTO E/ OU RENDIMENTO?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) VOCÊ
RECEBE COM RESPEITO E EDUCAÇÃO TODOS OS PROFESSORES ?
( ) SIM
( ) NÃO (
) AS VEZES
5) VOCÊ GOSTARIA DE SER TRATADO DA MANEIRA
COMO TEM TRATADO SEU PROFESSORES? (
) SIM ( ) NÃO
POR QUE ?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) VOCÊ RESPEITA TODOS OS COLEGAS EM SUAS INDIVIDUALIDADES (
OU SEJA, EM SUAS DIFERENÇAS, JEITO DE
SER, DIFICULDADES ETC SEM INTERFERIR ,
ETC) ( ) SIM
( ) NÃO (
) AS VEZES
7) VOCÊ GOSTARIA DE
SER TRATADO DA MESMA FORMA COMO TEM TRATADO SEUS COLEGAS?
( )
SIM ( )
NÃO ( )
AS VEZES
( ) RESPEITAR
O COLEGA E SUAS DIFERENÇAS
( ) RESPEITAR
OS PROFESSORES E ATENDER A SEUS COMANDOS
( ) SER MAIS
EDUCADO ( ) TER BOAS ATITUDES ( SER GENEROSO,
AJUDAR COLEGAS EM DIFICULDADE, SER GENTIL,ETC
) ( ) TER MAIS COMPROMISSO COM MEUS ESTUDOS
( ) NÃO FAZER
AOS OUTROS AQUILO QUE NÃO GOSTARIA QUE FIZESSEM COMIGO ( COLOQUE-SE NO LUGAR DO
COLEGA OU DO PROFESSOR)
( ) SABER
OUVIR O PROFESSOR (
) RESPEITAR MAIS OS PROFESSORES
( ) MANTER
CELULARES GUARDADOS ( ) SE INTERESSAR PELO CONTEÚDO
( ) FAZER AS TAREFAS DE CASA (
) FAZER AS ATIVIDADES EM CLASSE
NA HORA EM QUE O PROFESSOR PEDIR
( ) NÃO FICAR ENROLANDO,
FAZENDO DE CONTA QUE ESTÁ FAZENDO A ATIVIDADE
( ) AFASTAR-SE
DOS GRUPOS DE CONVERSA
( ) NÃO QUERER SER O CENTRO DE ATENÇÕES DOS COLEGAS, FAZENDO GRACINHAS DURANTE AS EXPLICAÇÕES
E ATRAPALHANDO O BOM ANDAMENTO DAS AULAS
( ) NÃO SE DEIXAR INFLUENCIAR POR UM OU MAIS COLEGAS QUE NÃO SE INTERESSAM PELOS ESTUDOS
( ) SER EDUCADO COM TODOS QUE ESTÃO A SUA VOLTA
( )CHEGAR NA HORA CERTA APÓS O RECREIO
( ) NÃO SAIR
DA SALA APÓS O SINAL DE TROCA DE
PROFESSOR
( ) MANTER A
SALA LIMPA
( ) RECONHECER QUE A SUA ATITUDE INDIVIDUAL
É IMPORTANTE PARA MANTER O BOM ANDAMENTO DA DISCIPLINA DA SALA ( AÇÕES
INDIVIDUAIS RESULTAM NUMA COLETIVIDADE)
8) OBSERVAÇÕES: _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
elaborado pela professora Marizete Cajaíba
elaborado pela professora Marizete Cajaíba
Comentários
Postar um comentário