Pular para o conteúdo principal

Questionário sobre indisciplina : tem como objetivo levar o aluno a identificar que pratica a indisciplina em sala de aula, assim como também identificar as suas causas e como se manifesta.


http://www.santaajudatecnicasdeestudo.com.br/home
SANTAAJUDAESTUDAR


A indisciplina pode ser pensada em um primeiro momento como: “desordem proveniente da quebra das regras estabelecidas pelo grupo”, assim, considerando que a indisciplina do aluno pode se manifestar através de atitudes como: “falar ao mesmo tempo em que o professor, atrapalhando as aulas, responder com grosserias, brigar com os outros alunos ou mesmo entre professor e aluno, bagunçar, ser desobediente e não fazer as tarefas escolares.”

Primeiramente esse questionário tem o  objetivo levar o aluno a  identificar que pratica a indisciplina em sala de aula, assim como também identificar as suas causas e como se  manifesta.
Tais atos podem ser: falar junto com o professor, brigar em sala de aula, fazer bagunça e não realizar as tarefas escolares ; “movimentar-se, gritar, falar alto , responder ao adulto”; ou ainda  bagunçar, agredir física e verbalmente os colegas e professores, empurrar e ficar xingando os mesmos,etc.

Não basta ao professor simplesmente considerar todo ato incomum à sala de aula como indisciplina, sem antes se considerar as condições que envolvem o aluno, pois “o aluno indisciplinado está tentando dizer alguma coisa para a professora. 

É preciso saber ouvir e compreender a mensagem que se esconde por trás do comportamento e envolvem também o ponto de vista, a formação e o conhecimento que o professor que vai lhe julgar tem sobre indisciplina.

COM O INTUITO DE APENAS CONSCIENTIZAR O ALUNO QUE JÁ APRESENTA SINAIS DE INDISCIPLINA RECORRENTE E QUE , POR VEZES NÃO SE CONSCIENTIZA DE SUAS ATITUDES COMO IMPECILHO PARA O BOM ANDAMENTO DA AULA, ESSE QUESTIONÁRIO SÓ DEVE SER APLICADO AO ALUNO INDISCIPLINADO AO SER ENCAMINHADO PARA A ORIENTAÇÃO ESCOLAR, PARA QUE REVEJA SUAS ATITUDES APÓS CONSCIENTIZAR-SE DELAS E ASSIM , PROFESSOR ,ALUNO E ORIENTADOR DEVEM  AGIR CONJUNTAMENTE.  


 BALANÇO GERAL DAS ATITUDES INDIVIDUAIS DO ALUNO PARA A BOA CONVIVÊNCIA EM SALA DE AULA

1)    QUAIS SÃO AS MAIORES DIFICULDADES ENCONTRADAS EM RELAÇÃO
 À DISCIPLINA DA TURMA?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) DE QUE FORMA VOCÊ CONTRIBUI PARA A INDISCIPLINA ? (     ) NÃO CONTRIBUO
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

-3)  QUAIS SERÃO AS POSSÍVEIS MUDANÇAS E NOVAS POSTURAS PARA MELHORAR O SEU COMPORTAMENTO E/ OU RENDIMENTO?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) VOCÊ  RECEBE COM RESPEITO E EDUCAÇÃO TODOS OS PROFESSORES ?

(   ) SIM   (   ) NÃO   (     )  AS VEZES
5) VOCÊ GOSTARIA DE SER TRATADO DA MANEIRA COMO TEM TRATADO SEU PROFESSORES? (   ) SIM   (   ) NÃO      POR QUE ?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) VOCÊ RESPEITA  TODOS OS COLEGAS EM SUAS INDIVIDUALIDADES ( OU SEJA,  EM SUAS DIFERENÇAS, JEITO DE SER, DIFICULDADES  ETC SEM INTERFERIR , ETC)   (   ) SIM   (   ) NÃO   (     )  AS VEZES
7) VOCÊ GOSTARIA DE SER TRATADO DA MESMA FORMA COMO TEM TRATADO SEUS COLEGAS?
   (   ) SIM   (   ) NÃO   (     )  AS VEZES

7)  TENDO CONHECIMENTO DE SUAS ATITUDES E QUE UM BOM COMPORTAMENTO INFLUENCIARÁ NA DISCIPLINA DA SALA DE AULA ,  QUE ATITUDES VOCÊ  PODERIA  TOMAR PARA TORNAR A SALA MAIS DISCIPLINADA?
(      ) RESPEITAR O COLEGA E SUAS DIFERENÇAS
(      ) RESPEITAR OS PROFESSORES E ATENDER  A  SEUS COMANDOS
(    ) SER MAIS EDUCADO    (      ) TER BOAS ATITUDES ( SER GENEROSO, AJUDAR COLEGAS EM DIFICULDADE, SER GENTIL,ETC    )           (     ) TER MAIS COMPROMISSO COM MEUS ESTUDOS
(     ) NÃO FAZER AOS OUTROS AQUILO QUE NÃO GOSTARIA QUE FIZESSEM COMIGO ( COLOQUE-SE NO LUGAR DO COLEGA OU DO PROFESSOR)
(     ) SABER OUVIR  O PROFESSOR        (    ) RESPEITAR MAIS OS PROFESSORES 
(     ) MANTER CELULARES GUARDADOS           (    ) SE INTERESSAR PELO CONTEÚDO    
 (    ) FAZER AS TAREFAS DE CASA           (     ) FAZER AS ATIVIDADES EM CLASSE   NA HORA EM QUE O PROFESSOR PEDIR      (     ) NÃO FICAR ENROLANDO, FAZENDO DE CONTA QUE ESTÁ FAZENDO A ATIVIDADE
(     ) AFASTAR-SE DOS GRUPOS DE CONVERSA
(     ) NÃO QUERER SER O CENTRO DE ATENÇÕES DOS COLEGAS, FAZENDO GRACINHAS DURANTE AS EXPLICAÇÕES E ATRAPALHANDO O BOM ANDAMENTO DAS AULAS
 (     ) NÃO SE DEIXAR INFLUENCIAR POR UM  OU MAIS COLEGAS  QUE NÃO SE INTERESSAM  PELOS ESTUDOS
(    ) SER EDUCADO COM TODOS QUE ESTÃO A SUA VOLTA
 (     )CHEGAR NA HORA CERTA APÓS O RECREIO
(      ) NÃO SAIR DA SALA APÓS O SINAL DE  TROCA DE PROFESSOR
(     ) MANTER A SALA LIMPA    
 (     ) RECONHECER QUE A SUA ATITUDE INDIVIDUAL É IMPORTANTE PARA MANTER O BOM ANDAMENTO DA DISCIPLINA DA SALA ( AÇÕES INDIVIDUAIS RESULTAM NUMA COLETIVIDADE)
8) OBSERVAÇÕES: _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


elaborado pela professora Marizete Cajaíba





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO