Pular para o conteúdo principal

ESTRATÉGIAS PARA O ALUNO “QUE NÃO GOSTA DE ESTUDAR” VENCER A "BATALHA" / Se você está pendurado em alguma matéria, está na hora de travar uma boa batalha : 1- TENHA COMO OBJETIVO ESTUDAR : Pense no seu objetivo , trace-o, escreva-o, deseje-o , queira-o como nunca quis algo na vida .... agora sim , com certeza irá alcançá-lo.






ESTRATÉGIAS  PARA O ALUNO  “QUE NÃO GOSTA DE ESTUDAR” VENCER  A "BATALHA"
                                           Professora  Marizete Cajaíba

SE VOCÊ NÃO GOSTA DE ESTUDAR  ESTÁ NA HORA DE TRAVAR UMA BOA BATALHA ... FIQUE LIGADO NAS DICAS:
A dificuldade não está no estudo, mas no isolamento e na concentração que esta atividade exige.

Inúmeras crianças e adolescentes não detestam tanto assim os estudos, o que eles detestam mesmo é ficar sozinhos e isolados da casa e do resto do mundo. 
Para muitos estudantes, “estudar” funciona como um castigo, e então, o resultado é catastrófico. Entretanto, estudar exige um certo recolhimento, uma concentração, um pouco de silêncio, um isolamento interior, para entrarmos em contato com nossos pensamentos, ideias, conhecimentos prévios e reflexões pessoais. Isto é um hábito que se adquire com o tempo, com a prática. E é justamente esse hábito do recolhimento e do isolamento interno que está faltando aos nossos alunos atuais. É por isso que dizemos que "não gostam de estudar". Na realidade, eles não têm o hábito da concentração, da reflexão. Querem fazer tudo de preferência, com a maior rapidez possível. 

E AQUI CHEGAMOS AO PONTO QUE NOS INTERESSA: COMO ADQUIRIR O HÁBITO DE ESTUDAR


1- TENHA COMO OBJETIVO ESTUDAR : Você não é responsável por tudo que acontece a sua vida, porém, só conseguirá interferir positivamente nos fatos se assumir a responsabilidade sobre sua participação. Essa atitude tem importância vital em seus resultados. Quando você for atrás de seus objetivos vai ver como isso é fantástico.
PENSE  NO SEU OBJETIVO ,  TRACE-O, ESCREVA-O, DESEJE-O , QUEIRA-O COMO NUNCA QUIS ALGO NA VIDA .... AGORA SIM , COM CERTEZA IRÁ ALCANÇÁ-LO.

2- ESTUDAR É MESMO UMA OBRIGAÇÃO – não pense que todos estudam  “morrendo de alegria”... É ENCARAR A VERDADE E ASSUMI-LA : nem sempre vamos trabalhar por que queremos trabalhar, nem sempre acordamos cedo porque queremos acordar ... há coisas na vida que são obrigações e temos que aprender a cumpri-las ou algo vai dar errado.

3- CUMPRIR OBRIGAÇÕES : todos nós em algum momento na nossa vida temos “obrigações”, que é aquilo que você faz por que “tem que fazer”, não pode ser adiado, não pode ser deixado para depois. Portanto, obrigação é algo que se você não fizer, haverá conseqüências. VAMOS VER O SIGNIFICADO  DE OBRIGAÇÃO : ato de obrigar; o fato de estar obrigado a; dever, o que passou a ser necessário para alguém.
Mais cedo ou mais tarde, você aprenderá o que é isso com a vida.

4- VOCÊ TEM UMA META?! VOCÊ TEM UM COMPROMISSO COM SEUS ESTUDOS?! PREPARE-SE PARA  ALCANÇAR uma meta, TENHA O COMPROMISSO DE ESTUDAR : se você tiver um objetivo em mente, usará sua energia na direção certa e verá como será possível alcançá-lo. Ao fazermos algo queremos muito, a própria caminhada rumo ao objetivo nos dá prazer e motivação para continuar. Quando você estuda em função de uma meta, os estudos tomam outro sentido e passam a ter significado para você. Dará muito mais prazer acordar cedo, ir à escola passa a ter um significado ( até então era quase um castigo)

5- NÃO SE COMPARE COM NINGUÉM, A NÃO SER COM VOCÊ MESMO : As metas devem ser traçadas para superar seus próprios limites e não dos outros, deverá se basear no seu histórico de vida e necessidades pessoais. E se você realmente quiser ter um bom resultado  vai ter que apresentar ao mundo a melhor versão de si mesmo. A melhor versão de si mesmo não é diferente de você. É o melhor  que já existe em você, mas não está sendo valorizado. 
Te faço um convite à reflexão. Pare e pense: quem sou eu no meu melhor? Em que situações você se entrega para alcançar bons resultados?! Por que não aplicar essas estratégias nos seus estudos?! Jogue fora tudo que te impede de ser você mesmo. Seja o seu melhor.

6-  AO SE SENTAR PARA ESTUDAR, BLINDE-SE: TOPA ESQUECER ALGUMAS COISAS QUE VOCÊ AINDA NÃO FOI CAPAZ DE ABRIR MÃO EM TROCA DOS SEUS ESTUDOS?

Aquilo que te dá mais prazer, ao qual você está trocando as obrigações de estudar : whatsapp, Facebook, You Tube, vídeo games, jogos on line ,encontro com a galera, filmes e séries da Netflix, sonecas intermináveis, preguiça mesmo, etc . Esse momento deve estar livre de distrações tecnológicas que não tenham a ver com o que está sendo estudado.
FAÇA UMA LISTA E VEJA DE QUE PODERIA ABRIR MÃO, POLICIE-SE PARA NÃO CAIR EM TENTAÇÃO.

- REDES SOCIAIS,  Facebook , twitter whatsapp, instagram, snapchat, etc não resta dúvida são muito boas, mas toma muito o seu tempo e você quando percebe, lá se foram 2, 3 horas ou mais  ... imponha horário e limite de tempo. Deixe isso sem medida para o final de semana .
- INTERNET : Quando você vai para a internet, não tem limites, então amigo : NÃO VÁ!!!!
 - CELULAR : chega WHATSAPP a  todo instante, chega de ficar horas ligando , só porque o plano cobre, chega de ficar  jogando ou ouvindo música ...
 - VÍDEO-GAME: Isso não te pertence mais !!! Qualquer tipo de jogo, afaste-se deles durante a semana de estudos... Jogos  mobilie como Clash Royal, Quiz Up, Candy Crush, por exemplo , são verdadeiras armadilhas  ... se você acha que vai jogar somente meia-hora , de boa: não vai não. É melhor não cair em tentação, deixe-os para o final de semana.
 - AMIZADES : Cuidado , quem é amigo de verdade, te ajuda para a melhor. De boa: converse com seus amigos e peça-lhes um tempo. Ou melhor se tiver um amigo que está disposto a estudar contigo, beleza!
-TELEVISÃO, NET FLIX, YOU TUBE , MÚSICAS :  controle-se... primeiro a obrigação depois a diversão . Lembre-se você tem um objetivo, uma meta, eles podem te desviar da obrigação  de estudar.
SONINHO DA TARDE DOSADO : chegou da escola, almoce, descanse de 40 min a 1 hora, mais que isso, estragará Seus planos para estudar . Coloque na sua cabeça  já “antes do soninho” que dormirá só um pouquinho e assim que o celular despertar ou a mãe chamar, pule da cama ou do sofá, tome um banho e comece o contra-ataque.

 7 -  HORÁRIO PARA DORMIR  : Tenha um horário para dormir, nada de deixar  para estudar no fim da noite, depois de ter feito tudo aquilo que dá prazer ... seu cérebro já está cansado e não vai querer aprender mais nada !!! De boa, fixe um horário limite para ir  dormir, no início vai ser um pouco difícil, mas rapidinho você verá que não será sacrifício nenhum e os resultados serão : você acordará mais disposto, você ficará mais esperto durante as aulas – muitas vezes – se você dorme bem a noite, o soninho da tarde nem surge.

8 - LIMITES: Aprenda que tudo tem limite ,  vida só de prazeres , sem obrigações, não dá pra viver assim... até não querer estudar, tem limite.
Quem não possui uma disciplina regular dentro de casa, também terá dificuldades em seguir regras em outros contextos. As regras precisam ser aprendidas, assim como as hierarquias. O controle interno é construído a partir do controle externo, e este precisa ser bem claro. Enfim, o papel dos limites vai muito além da necessidade de controle, ele está a serviço do desenvolvimento saudável  e precisa ser exercitado diariamente!
Este assunto é amplo e  complexo, tem muitos conteúdos para serem discutidos, mas não aqui, ou dessa vez.

 9-  OBEDEÇA REGRAS : 
Quem lhe impõe regras ? Pais, professores , tias, avós ?! Então, se há regras, se você é um pouco esperto , para o seu bem e o bem de todos , há de cumpri-las. Pense o que acontece quando você cria uma insatisfação com os pais ou seus responsáveis por não querer cumprir regras. Saiba que eu tenho regras, o trânsito tem regras, o piloto de avião tem regras... o aconteceria se todos resolvessem não cumpri-las?! O que aconteceu com o time Chapecoense em novembro de 2016, foi por falta de regras.... Nooooossa!!!
A RELAÇÃO DO QUE PODEMOS OU NÃO FAZER É GRANDE E VARIA DE UM LUGAR PARA O OUTRO. ALIÁS, AS REGRAS ESTÃO POR TODAS AS PARTES: EM CASA, NA SALA DE AULA, PARQUES, RUAS, RESTAURANTES, SHOPPINGS E ATÉ NAS BRINCADEIRAS.
Desde que nascemos, precisamos respeitar regras que são impostas pelos adultos. E, por mais incrível que possa parecer, elas nos fazem sentir seguros.
Algumas normas aprendemos sem perceber, à medida que crescemos. É o caso de escovar os dentes, tomar banho, colocar agasalhos em dias gelados e comer alimentos saudáveis.
A função dos adultos é controlar nossos impulsos (vontades que surgem de repente) e ensinar o que é legal fazer para viver bem em sociedade e também o que pode prejudicar esse convívio.
E a verdade é que quanto mais o tempo passa, mais regras temos que obedecer, por isso o hábito de fazer as coisas certas diariamente ajuda a se tornar mais responsável e competente no futuro.

10 - USE O TEMPO QUE ESTÁ NA SALA DE AULA A SEU FAVOR, prestando atenção às aulas:
Sabe-se, de um lado, que a escola e o professor têm o papel de oferecer as condições e ferramentas necessárias para proporcionar o melhor aprendizado possível aos estudantes.
De outro, no entanto, não há dúvida de que a instituição não tem o poder de forçar o aluno a fazer uso desses recursos. Logo, a responsabilidade de aproveitar ao máximo o que a escola e seus educadores oferecem — envolvendo-se nas aulas, participando das atividades propostas e estudando também em casa — é outra que recai sobre o aluno.

11- ORGANIZE UMA ROTINA DIÁRIA  DE ESTUDOS
Estudar um pouco a cada dia permite que o cérebro organize as informações para que sejam facilmente acessadas quando necessário.
 Estudar toda a matéria no dia anterior da prova pode até gerar algum aprendizado, mas não há tempo hábil para a organização do conteúdo. Isso causa a sensação de branco, já que ele sabe que estudou, mas não consegue encontrar a resposta na hora da prova.
Organize uma rotina de estudos de forma que a cada dia  estude cada  matéria dada durante as aulas. Desta forma, quando chegar o dia da prova, bastará uma revisão, pois o conhecimento já estará assimilado e organizado de maneira que possa ser acessado quando for necessário. ESSE HÁBITO PODE SER ADQUIRIDO COM UM POUCO DE ESFORÇO.

12- ESTABELEÇA UM LOCAL DE ESTUDOS EM CASA : Estabeleça um local de estudos na sua casa, onde você possa se sentar e estudar. Um local bem iluminado, confortável e calmo é o ideal.

13- CONHEÇA SEU ESTILO DE ESTUDO

Não fique tentando se encaixar em um estilo que te enjoa e cansa . Encontre a melhor maneira para estudar . O modo convencional, ele pode não funcionar para você.



14- PLANEJE O DIA SEGUINTE

Assim que terminar de estudar , procure arrumar os materiais que vai usar no dia seguinte, como organizar a mochila com os cadernos e livros das respectivas disciplinas, guardar os trabalhos ,etc .



DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM , ESSA É UMA OUTRA HISTÓRIA...
Em toda sala de aula, há estudantes que aprendem com mais facilidade e outros que têm dificuldade para acompanhar as lições. Ninguém está a salvo de tirar notas baixas vez ou outra.
As dificuldades no aprendizado podem decorrer de falhas no método de ensino e no ambiente escolar. Também podem pesar fatores relacionados à vida familiar e a condições psicológicas do aluno.
É mais comum se deparar com problemas do sistema educacional. Por exemplo, há casos de alunos  que não sabiam ler e escrever direito porque nunca ninguém tinha sentado com eles e ensinado. Apenas isso. Não tinham nenhum transtorno. Foi só dar atenção, usar o método adequado, e eles aprenderam.” NOS TRANSTORNOS OU DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM, há problemas em áreas específicas do cérebro. “Há uma característica de origem genética, neurobiológica.

MAS O QUE FAZER QUANDO OS PROBLEMAS SÃO PERSISTENTES? Há quem fique anos sem conseguir se adaptar ao ritmo das turmas ou mesmo aprender o básico – ler e escrever. Pais e professores são os primeiros a perceber sinais de que algo não vai bem. Porém, nem sempre conseguem identificar as causas do problema.
As dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado.

Um aluno  que não lida bem com a leitura e com a escrita, que não se vale disso como uma ferramenta eficaz, não tem como entender história, geografia, matemática e todo o conteúdo escolar.

A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Porém, antes de lançar qualquer possibilidade de diagnóstico, é preciso que o aluno passe uma avaliação especializada com profissionais da área de saúde.
A velocidade e facilidade com que os problemas de aprendizagem serão resolvidos dependerão do caso, da competência do psicopedagogo, do apoio que esse aluno recebe das pessoas que estão ao seu redor.

SAIBA MAIS SOBRE PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM 

:http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/noticia/2012/08/como-detectar-transtornos-de-aprendizagem.html
http://appprova.com.br/2016/08/09/dificuldade-de-aprendizagem/
VISITE ESTE SITE :http://www.santaajudatecnicasdeestudo.com.br/home

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO