PROJETO MEIO AMBIENTE – TEMA : SUSTENTABILIDADE / GEO-PESQUISA : GARRAFAS PET: DA PRODUÇÃO AO DESCARTE / A GRANDE VILÃ DOS POLUENTES DO PLANETA : A GARRAFA PET / 1ª PARTE : ITENS A SEREM PESQUISADOS/ 2ª PARTE: ARTESANATO COM PET / 3ª PARTE : CONCLUSÃO E SENSIBILIZAÇÃO / 4ª PARTE : EXPOSIÇÃO DE RECICLAGEM DE GARRAFAS PET ( ARTESANATO) / 5ª PARTE : DIA DA COLETA DAS GARRAFAS PET / 6ª PARTE : DOAÇÃO DA COLETA PARA CATADORES
VISITE TAMBÉM ESTE SITE DA PROFESSORA MARIZETE CAJAÍBA
#SANTAAJUDAESTUDAR
PROJETO MEIO AMBIENTE – TEMA : SUSTENTABILIDA
ASSUNTO : GARRAFAS PET : DA PRODUÇÃO AO DESCARTE
-ELABORADO PELA PROFESSORA :
MARIZETE CAJAIBA
EI PESSOAL, ATUALMENTE O PLANETA ESTÁ
VIVENDO UM COLAPSO, POR NÃO SABERMOS USUFRUIR DOS BENS QUE ELE NOS OFERECE.
UM DOS MALES DO SÉCULO É O USO DOS DESCARTÁVEIS. SÃO TONELADAS DE LIXO QUE
FICARÃO NO PLANETA POR SÉCULOS.
A PRODUÇÃO DE LIXO VEM AUMENTANDO ASSUSTADORAMENTE EM TODO O PLANETA. VISANDO
UMA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA ATUAL E PARA QUE HAJA CONDIÇÕES AMBIENTAIS
FAVORÁVEIS À VIDA DAS FUTURAS GERAÇÕES, FAZ-SE NECESSÁRIO O DESENVOLVIMENTO DE
UMA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL.
DE
TODO LIXO QUE PRODUZIMOS CERCA 20% É PLÁSTICO, QUASE TUDO
VAI PARAR NOS ATERROS E ESSE É UM GRANDE PROBLEMA PARA O MEIO AMBIENTE. ALGUNS
ESPECIALISTAS DIZEM QUE O PLÁSTICO NÃO SE DECOMPÕE OU QUE PODE LEVAR CERCA DE
400 ANOS PARA QUE A NATUREZA CONSIGA ELIMINAR TODO MATERIAL. POR ISSO A
IMPORTÂNCIA DE DAR UMA DESTINAÇÃO CORRETA A GARRAFA PET PODE CONTRIBUIR PARA A
PRESERVAÇÃO O MEIO AMBIENTE .
VAMOS PESQUISAR SOBRE ALGO MUITO IMPORTANTE, NA
VERDADE UMA GRANDE VILÃ DOS POLUENTES DO PLANETA : A GARRAFA PET
.
___________________________________________________________________________________
GEO-PESQUISA - ASSUNTO
“ GARRAFAS PET : DA PRODUÇÃO AO DESCARTE" –
EM GRUPO DE ATÉ ___________ ALUNOS ( OU INDIVIDUAL) / VALOR : _______________PONTOS
– DATA PARA ENTREGAR: _____ DE _____________________
1ª PARTE : ITENS A SEREM PESQUISADOS:
1)
Informações gerais sobre
a garrafa pet : significado a sigla PET/
TIPOS DE EMBALAGENS PET / quando começou
a ser utilizada,TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO etc
2)
IMPACTOS AMBIENTAIS DAS
EMBALAGENS PET
3)
Importância da reciclagem da PET para o meio ambiente / Benefícios
Sociais/ Benefícios Econômicos
4)
processo de
reciclagem da garrafas PET : a reciclagem primária,
reciclagem secundária, reciclagem terciária
5)
NOVOS PRODUTOS” INDUSTRIALIZADOS” GERADOS A PARTIR DA RECICLAGEM DAS
GARRAFAS PET / ILUSTAR
6)
Alternativas para reduzir os impactos
socioambientais do descarte de garrafas PET.I (LUSTRAR)
2ª
PARTE: ARTESANATO
COM PET -: A GEOPESQUISA DEVERÁ CONTER O PASSO A PASSO
ILUSTRADO DE PRODUTOS GERADOS A PARTIR DO
ARTESANATO COM A GARRAFA PET - ( pesquise na internet)
3ª PARTE : CONCLUSÃO E SENSIBILIZAÇÃO
DISCUTA COM O GRUPO E RESPONDA :
VOCÊS JÁ CONHECIAM O
TEMA ? VOCÊS TINHAM CONSCIÊNCIA DOS PROBLEMAS CAUSADOS PELAS garrafas de PLÁSTICOS ? O QUE VOCÊS ACHARAM DAS
INFORMAÇÕES ? QUAL DEVERÁ SER A ATITUDE DE VOCÊS A PARTIR DESTA GEO-PESQUISA?
- CRIEM FRASES SOBRE O
DESTINO CORRETO PARA AS GARRAFAS PET.
4ª PARTE : EXPOSIÇÃO
DE RECICLAGEM DE GARRAFAS PET (
ARTESANATO)
Os alunos
trarão todo material pronto PARA A
EXPOSIÇÃO NA ESCOLA NA DATA PREVISTA .
OBS: TODOS OS ARTESANATOS DEVERÃO VIR ACOMPANHADOS DE UM MANUAL COM O PASSO A PASSO (SE POSSÍVEL PARA FICAR EXPOSTO PRÓXIMO AO ARTESANATO).
CADA GRUPO DEVERÁ TRAZER O MÁXIMO POSSÍVEL DE ARTESANATO.
5ª PARTE : DIA DA COLETA DAS GARRAFAS PET
CADA ALUNO DO GRUPO DEVERÁ TRAZER NO MÍNIMO 20 GARRAFAS PET DE 2 LITROS., QUE DEVERÁ SER COLOCADA EM SACO DE LIXO.
OBS: ESSA COLETA PODERÁ SER EFETUADA POR PROFESSORES DE OUTROS CONTEÚDOS E PODERÁ VALORIZAR A DOAÇÃO DO ALUNO COM PONTO EM ATITUDINAL OU PONTO BÔNUS POR CONTEÚDO PARA CADA 20 GARRAFAS DOADAS.
6ª PARTE : DOAÇÃO DA COLETA PARA CATADORES
A ESCOLA DISPONIBIZARÁ A COLETA PARA CATADORES DE PRODUTOS RECICLÁVEIS, OS QUAIS VIRÃO ATÉ A ESCOLA COM SEUS CARRINHOS DE COLETA .
___________________________________________________________________________________
DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA: COMO ELABORAR
-PODE
SER DIGITADA OU MANUSCRITA
-FAÇA A
GEO-PESQUISA NA ORDEM DETERMINADA
-ILUSTRAÇÃO É
IMPORTANTE
-O GRUPO DIVIDIRÁ
AS TAREFAS (CADA INTEGRANTE DO GRUPO FICARÁ ENCARREGADO DE UMA OU MAIS TAREFAS)
-O aluno que prejudicar
o grupo, deixando de trazer o material necessário, terá pontos desconsiderados
individualmente.
-Todos o os
integrantes do grupo devem zelar pelo bom desempenho do trabalho.
-A
GEO-PESQUISA SERÁ DESCONSIDERADA , CASO
SEJA COMPROVADA A CÓPIA PARCIAL OU TOTAL DE TRABALHOS DE OUTROS GRUPOS .
-OBS : NÃO HAVERÁ NECESSIDADE DE ENCONTROS FORA DE CASA PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO
- MOBILIZE O MÁXIMO DE PESSOAS DA SUA FAMÍLIA E COMUNIDADE PARA ARRECADAR AS GARRAFAS PET.
-MOSTRE A GEO-PESQUISA OU FALE COM OS FAMILIARES E AMIGOS SOBRE OS PROBLEMAS GERADOS AO MEIO AMBIENTE PELO DESCARTE INCORRETO DA GARRAFA PET.
( verificação do andamento do
trabalho, troca de informações sobre os assuntos pesquisados poderão ser
feitos na sala de aula, ou por telefone , e-mail , MSN , facebook ou WhatsApp / sempre com
consentimento ou conhecimento dos pais).
- Em caso de dúvida peça
orientação ao seu ( sua) professor (a)
- GEO-PESQUISA
DEVERÁ SEGUIR OS CRITÉRIOS
SUGERIDOS
ONDE PESQUISAR : EM SITES DE BUSCA COMO:
http://www.revistameioambiente.com.br/2007/11/15/brasil-descarta-53-de-garrafas-pet-na-natureza/
http://www.abipet.org.br/index.html /
http://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem
http://hypescience.com/reciclagem-garrafas-pet/ http://www.marcelosilva.com.br/
http://www.aguanajarra.com.br/nossa-causa
http://sustenpet.blogspot.com.br/2012/07/a-importancia-da-reciclagem-da-garrafa.html
Comentários
Postar um comentário