Pular para o conteúdo principal

PROJETO MEIO AMBIENTE – TEMA : SUSTENTABILIDADE / GEO-PESQUISA : GARRAFAS PET: DA PRODUÇÃO AO DESCARTE / A GRANDE VILÃ DOS POLUENTES DO PLANETA : A GARRAFA PET / 1ª PARTE : ITENS A SEREM PESQUISADOS/ 2ª PARTE: ARTESANATO COM PET / 3ª PARTE : CONCLUSÃO E SENSIBILIZAÇÃO / 4ª PARTE : EXPOSIÇÃO DE RECICLAGEM DE GARRAFAS PET ( ARTESANATO) / 5ª PARTE : DIA DA COLETA DAS GARRAFAS PET / 6ª PARTE : DOAÇÃO DA COLETA PARA CATADORES




VISITE TAMBÉM ESTE SITE DA PROFESSORA MARIZETE CAJAÍBA
#SANTAAJUDAESTUDAR

PROJETO MEIO AMBIENTE – TEMA : SUSTENTABILIDA

  ASSUNTOGARRAFAS PET : DA PRODUÇÃO AO DESCARTE

-ELABORADO PELA PROFESSORA : MARIZETE CAJAIBA       

      EI PESSOAL, ATUALMENTE O PLANETA ESTÁ VIVENDO UM COLAPSO, POR NÃO SABERMOS USUFRUIR DOS BENS QUE ELE NOS OFERECE. UM DOS MALES DO SÉCULO É O USO DOS DESCARTÁVEIS. SÃO TONELADAS DE LIXO QUE FICARÃO NO PLANETA POR SÉCULOS.          A PRODUÇÃO DE LIXO VEM AUMENTANDO ASSUSTADORAMENTE EM TODO O PLANETA. VISANDO UMA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA ATUAL E PARA QUE HAJA CONDIÇÕES AMBIENTAIS FAVORÁVEIS À VIDA DAS FUTURAS GERAÇÕES, FAZ-SE NECESSÁRIO O DESENVOLVIMENTO DE UMA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL.
      DE TODO LIXO QUE PRODUZIMOS CERCA 20% É PLÁSTICO, QUASE TUDO VAI PARAR NOS ATERROS E ESSE É UM GRANDE PROBLEMA PARA O MEIO AMBIENTE. ALGUNS ESPECIALISTAS DIZEM QUE O PLÁSTICO NÃO SE DECOMPÕE OU QUE PODE LEVAR CERCA DE 400 ANOS PARA QUE A NATUREZA CONSIGA ELIMINAR TODO MATERIAL. POR ISSO A IMPORTÂNCIA DE DAR UMA DESTINAÇÃO CORRETA A GARRAFA PET PODE CONTRIBUIR PARA A PRESERVAÇÃO O MEIO AMBIENTE .
VAMOS PESQUISAR SOBRE ALGO MUITO IMPORTANTE, NA VERDADE UMA GRANDE VILÃ DOS POLUENTES DO PLANETA : A GARRAFA PET .
___________________________________________________________________________________
GEO-PESQUISA -  ASSUNTO   “ GARRAFAS PET : DA PRODUÇÃO AO DESCARTE" – 
 EM GRUPO DE ATÉ ___________ ALUNOS ( OU INDIVIDUAL)    VALOR : _______________PONTOS
 – DATA PARA ENTREGAR:   _____ DE _____________________ 

1ª PARTE : ITENS A SEREM PESQUISADOS:

1)         Informações gerais sobre a garrafa pet :  significado a sigla PET/ TIPOS DE EMBALAGENS PET /  quando começou a ser utilizada,TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO  etc
2)         IMPACTOS AMBIENTAIS DAS EMBALAGENS PET
3)         Importância  da reciclagem  da PET para o meio ambiente / Benefícios Sociais/ Benefícios Econômicos
4)          processo de  reciclagem da garrafas PET : a reciclagem primária, reciclagem secundária, reciclagem terciária
5)         NOVOS PRODUTOS” INDUSTRIALIZADOS” GERADOS A PARTIR DA RECICLAGEM DAS  GARRAFAS PET / ILUSTAR
6)         Alternativas para reduzir os impactos socioambientais do descarte de garrafas PET.I (LUSTRAR)

2ª PARTE:     ARTESANATO COM PET  -: A GEOPESQUISA DEVERÁ CONTER O PASSO A PASSO ILUSTRADO  DE PRODUTOS GERADOS A  PARTIR DO ARTESANATO  COM A GARRAFA PET  -   ( pesquise na internet)

3ª PARTE : CONCLUSÃO E SENSIBILIZAÇÃO
DISCUTA COM O  GRUPO E RESPONDA :
VOCÊS JÁ CONHECIAM O TEMA ? VOCÊS TINHAM CONSCIÊNCIA DOS PROBLEMAS CAUSADOS PELAS garrafas de  PLÁSTICOS ?  O QUE VOCÊS ACHARAM DAS INFORMAÇÕES ? QUAL DEVERÁ SER A ATITUDE DE VOCÊS A PARTIR DESTA GEO-PESQUISA?
 - CRIEM FRASES  SOBRE  O DESTINO CORRETO  PARA  AS GARRAFAS PET.

4ª PARTE  : EXPOSIÇÃO DE  RECICLAGEM DE GARRAFAS PET ( ARTESANATO)

Os alunos trarão todo material pronto  PARA A EXPOSIÇÃO NA ESCOLA NA DATA PREVISTA .
OBS: TODOS OS ARTESANATOS DEVERÃO VIR ACOMPANHADOS DE UM MANUAL COM O PASSO A PASSO (SE POSSÍVEL PARA FICAR EXPOSTO PRÓXIMO AO ARTESANATO). 
CADA GRUPO DEVERÁ TRAZER O MÁXIMO POSSÍVEL DE ARTESANATO.

5ª PARTE : DIA DA COLETA DAS GARRAFAS PET

CADA ALUNO DO GRUPO DEVERÁ TRAZER NO MÍNIMO 20 GARRAFAS PET DE 2 LITROS., QUE DEVERÁ SER COLOCADA EM SACO DE LIXO.
OBS: ESSA COLETA PODERÁ SER EFETUADA POR PROFESSORES DE OUTROS CONTEÚDOS E PODERÁ VALORIZAR A DOAÇÃO DO ALUNO COM PONTO EM ATITUDINAL OU PONTO BÔNUS POR CONTEÚDO  PARA CADA 20 GARRAFAS DOADAS.

6ª PARTE : DOAÇÃO DA COLETA PARA CATADORES 

A ESCOLA DISPONIBIZARÁ A COLETA PARA CATADORES DE PRODUTOS RECICLÁVEIS, OS QUAIS VIRÃO ATÉ A ESCOLA COM SEUS CARRINHOS DE COLETA .
___________________________________________________________________________________
DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA: COMO ELABORAR

-PODE SER DIGITADA  OU MANUSCRITA
-FAÇA A GEO-PESQUISA NA ORDEM DETERMINADA
-ILUSTRAÇÃO É IMPORTANTE
-O GRUPO DIVIDIRÁ AS TAREFAS (CADA INTEGRANTE DO GRUPO FICARÁ ENCARREGADO DE UMA OU MAIS TAREFAS)
-O aluno que prejudicar o grupo, deixando de trazer o material necessário, terá pontos desconsiderados individualmente.
-Todos o os integrantes do grupo devem zelar pelo bom desempenho do trabalho.
-A GEO-PESQUISA SERÁ  DESCONSIDERADA ,  CASO  SEJA COMPROVADA A CÓPIA PARCIAL OU TOTAL DE TRABALHOS DE OUTROS GRUPOS .
-OBS :  NÃO HAVERÁ NECESSIDADE DE  ENCONTROS FORA DE CASA  PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO
- MOBILIZE O MÁXIMO DE PESSOAS DA SUA FAMÍLIA E COMUNIDADE PARA ARRECADAR AS GARRAFAS PET.
-MOSTRE A GEO-PESQUISA  OU FALE COM OS FAMILIARES E AMIGOS SOBRE OS PROBLEMAS GERADOS AO MEIO AMBIENTE PELO DESCARTE INCORRETO DA GARRAFA PET.
( verificação do andamento do trabalho, troca de informações sobre os assuntos pesquisados poderão ser feitos na sala de aula, ou por telefone , e-mail , MSN , facebook ou WhatsApp / sempre com consentimento ou conhecimento dos pais).
- Em caso de dúvida peça orientação ao seu ( sua)   professor (a)
- GEO-PESQUISA DEVERÁ SEGUIR OS CRITÉRIOS SUGERIDOS

ONDE PESQUISAR : EM SITES DE BUSCA  COMO:
http://www.revistameioambiente.com.br/2007/11/15/brasil-descarta-53-de-garrafas-pet-na-natureza/
http://www.abipet.org.br/index.html /     http://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem
http://hypescience.com/reciclagem-garrafas-pet/    http://www.marcelosilva.com.br/
http://www.aguanajarra.com.br/nossa-causa
http://sustenpet.blogspot.com.br/2012/07/a-importancia-da-reciclagem-da-garrafa.html



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUGESTÃO PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA / REGIONALIZAÇÃO PELO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO / GABARITO / - FONTE: TEXTOS DO LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

VISITE TAMBÉM ESTE SITE DA PROFESSORA MARIZETE CAJAÍBA http://www.santaajudatecnicasdeestudo.com.br/home #SANTAAJUDAESTUDAR
QUESTÕES : UNIDADE 1 - Tema 2 – REGIONALIZAÇÃO PELO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO

GABARITO:  RESPOSTAS CORRETAS EM VERMELHO
QUESTÕES ELABORADAS POR MARIZETE CAJAIBA - FONTE: TEXTOS DO LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

1)  UMA CARACTERÍSTICA  QUE DIFERENCIA MUITO OS PAÍSES DESENVOLVIDOS DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS  É A CONCENTRAÇÃO DE RENDA. QUANTO A ESSA CARACTERÍSTICA, ASSINALE A AFIRMATIVAS FALSA :  (   A ) Os países subdesenvolvidos são marcados pela grande concentração de renda e a enorme desigualdade social, onde a maioria da população é constituída por pessoas de baixa renda. (   B  ) Nos países subdesenvolvidos, devido à grande concentração de renda ,  a maioria da população é constituída ( formada) por pessoas com uma renda elevada , desta forma , nesses países , os ricos formam uma maioria que detém  a maior parte da riqueza. (   C  ) Há uma pequena parcela da…

SUGESTÕES PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA COM GABARITO : UNIDADE 1 - TEMA 1 : O MUNDO DIVIDIDO : PAÍSES CAPITALISTAS E SOCIALISTAS - GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

 UNIDADE 1 -TEMA 1 : O MUNDO DIVIDIDO : PAÍSES CAPITALISTAS E SOCIALISTAS
(  GABARITO EM VERMELHO NO FINAL DA PROVA )
1)Desde o seu surgimento , o capitalismo passou por diferentes fases de aperfeiçoamento, assim,  considerando o seu processo de desenvolvimento, o capitalismo foi classificado em três fases :  capitalismo comercial , capitalismo industrial  , capitalismo financeiro.Desta forma , nas frases abaixo há características de cada fase do capitalismo , vocês deverão completá-las de acordo com cada fase do sistema capitalista :   ( 1,0)
CAPITALISMO COMERCIALCAPITALISMO INDUSTRIALCAPITALISMO FINANCEIRO
 _________________________________Nessa fase a acumulação  de capital e as crescentes exigências do consumidor levaram os donos das oficinas manufatureiras a introduzir inovações na forma de produzir mercadorias, foi caracterizada pela intensa utilização de máquinas movidas à vapor. _________________________________ Nessa fase ocorreu um grande aumento da produção de mercadoria, o que…

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA - QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA COM GABARITO - TEMAS : GLOBALIZAÇÃO , TRANSNACIONAIS E OS FINANCIADORES DA ECONOMIA MUNDIAL / UNIDADE 2 - TEMAS 1, 2,E 3 - FONTE : GEOGRAFIA - PROJETO ARARIBÁ - 8º ANO - EDITORA MODERNA

GEO-AVALIAÇÃO -   valor :10,0 obteve : ______Aluno(a): ____________________________________________________8º ano : ____nº: ____                                  (escreva o nome com letra legível e o número de acordo com o diário)Data: ______/_______/______ ATENÇÃO: -questões para completar ou assinalar, se forem rasuradas serão anuladas; -escreva com letra legível, pois caso esteja incompreensível a resposta será desconsiderada; -procedimento inadequado ( conversas, brincadeiras, comentários inadequados, etc ) durante a geo-avaliação implicará em recolhimento ou anulação  da mesma.

Questõesunidade II – TEMA   1  :    A ECONOMIA MUNDIAL ATUAL

1) “ Vivemos num período de globalização. Assim há uma certa transferência   ou  transplante de estilos de   comportamento social ou cultural e uma grande familiaridade com  “o diferente”  quando milhões de pessoas  em todo o globo   compartilham os mesmos hábitos  e  costumes mesmo sem se dar conta disso.” A seguir , observe os aspectos que compõem o p…