Pular para o conteúdo principal

DINÂMICA PARA ALUNOS NO FINAL DE ANO : Pessoas Especiais... UM GRANDE TESOURO - MENSAGEM PESSOAS ESPECIAIS/ As pessoas especiais fazem diferença em nossa história. Será que você já parou para admirar pessoas que trouxeram brilho para sua vida?


Pessoas Especiais...

UM GRANDE TESOURO



   

  Um dia uma professora pediu para seus alunos listarem os nomes dos amigos de classe em um papel, deixando um espaço na frente para escrever alguma coisa.  Então ela mandou eles pensarem na coisa mais bonita que eles podiam dizer sobre cada um dos colegas da classe e escrever ali neste espaço.

     Isso tomou todo o tempo restante da aula até que todos acabassem a tarefa. Ao terminar foi uma alegria para todos descobrir o que os colegas pensavam sobre eles.   "Verdade?" ela ouvia.  "Eu nunca soube que significava alguma coisa para alguém!" outro dizia...   "Eu não sabia que os outros gostavam tanto de mim..."   Foram muitos os comentários. Cada um levou esse papel para casa. Muitos saíram sorridentes pois não imaginavam serem tão queridos.

     Mas, o tempo passou e naquele ano ninguém mencionou esses papéis na aula novamente. A professora nunca soube se eles discutiram sobre isso entre eles ou com os pais, mas isso não importava.  O exercício atingiu seu objetivo. Os alunos ficaram felizes com eles mesmos e com os outros.

     Os anos se passaram  e cada um seguiu o seu destino.

     Quis o destino que um dos alunos perdesse sua vida em um acidente. A morte foi anunciada e todos os amigos e a professora foram ao funeral daquele aluno que era tão especial.   Seus amigos encheram a igreja e um por um, daqueles que o amavam deram seu Adeus... A professora foi a última a abençoá-lo.  Mas enquanto ela estava lá, um dos amigos de André chegou até a professora e disse : "Você era a professora de matemática do André?" ele perguntou. Ela mexeu com a cabeça em gesto afirmativo, "Era."     "O André falava muito sobre você."

     Logo após o funeral enquanto todos ainda estavam tristes por aquele amigo que não poderiam ver de novo, a professora foi chamada pelos Pais de André :  " Nós queremos lhe mostrar uma coisa", o pai disse, tirando a carteira do bolso :   "Encontraram isso nas  coisas  do André , nós achamos que você deveria reconhecer."

     Abrindo a carteira, ele cuidadosamente retirou um  pedaço de papel, que obviamente tinha sido lido e relido  muitas vezes.    A professora soube imediatamente que aquele papel era a lista feita há muitos anos atrás em uma de suas aulas, com todas as coisas boas que os colegas de André tinham escrito sobre ele.

     "Muito obrigado por fazer isso" disse a mãe do André.  "Como você pode ver, o guardou como um tesouro.

     "Todos os colegas do André ,  começaram a reunir-se em volta e Gustavo sorrindo timidamente falou,

     "Eu também guardo minha lista. Ela está na porta do meu guarda roupa.".  A esposa do Antônio falou que a lista deles estava no album de casamento."  
    "Eu tenho o meu também", falou Aline.        "Está no meu diário".   Então Mariana, outra colega, pegou sua agenda na bolsa e mostrou, gasta e velha, sua lista para o grupo. "Eu a carrego comigo o tempo todo", disse ela e continuou ... "Acho que todos nós guardamos nossas listas."

     Foi quando a professora finalmente sentou e chorou. Chorou por André  e por todos os seus amigos que não o veriam nunca mais e por ver que um pequeno gesto há muitos anos atrás fez uma diferença enorme na vida daqueles alunos.


    PARA REFLETIR:





As pessoas especiais  fazem diferença em nossa história. 
Será que você  já  parou  para admirar pessoas que trouxeram brilho para sua vida? Pessoas que o  fizeram ter esperança, que lhe deram apoio, alegria por compartilharem  algo e lhe deram um bom exemplo de vida, lhe oferecendo o coração.
 Pessoas pelas quais você pode olhar para trás e se  sentir profundamente agraciado por ela ter existido em sua vida ...

   

APROVEITANDO ESSE TEXTO, PODE SER FEITO UMA DINÂMICA LEGAL COM OS ALUNOS – PARA APRENDEREM A OLHAR O LADO POSITIVO DO COLEGA:

DINÂMICA : O QUE DE BOM VOCÊ TEM?!


1-  FORME UM CÍRCULO COM AS CARTEIRAS.

2- PEÇA AOS ALUNOS QUE PEGUEM UMA FOLHA DO CADERNO COLOQUE SEU NOME NA PARTE SUPERIOR . ( SALTE 2 LINHAS)

3- O PRÓXIMO PASSO É QUE COLOQUE O NOME DO  COLEGA QUE ESTÁ SENTADO À SUA DIRETA E A SEGUIR ESCREVA UMA QUALIDADE OU CARACTERÍSTICA POSITIVA DESSE COLEGA E AGUARDE.

4- AO COMANDO DA PROFESSORA PASSE A FOLHA PARA O PRÓXIMO COLEGA DA DIREITA  E ASSIM POR DIANTE ( É NECESSÁRIO QUE TODOS OBEDEÇAM AO COMANDO PARA NÃO ACUMULAR FOLHAS NA CARTEIRA) 

ATENÇÃO : A LISTA TERMINA QUANDO VOCÊ RECEBER A SUA LISTA DE VOLTA, CHEIA DE SUAS QUALIDADES E COISAS POSITIVAS A SEU RESPEITO.

 5-  GUARDE ESTA LISTA COMO UM GRANDE TESOURO, TODAS AS VEZES QUE SENTIR A AUTO-ESTIMA BAIXANDO... OLHE A SUA LISTA ...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUGESTÃO PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA / REGIONALIZAÇÃO PELO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO / GABARITO / - FONTE: TEXTOS DO LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

VISITE TAMBÉM ESTE SITE DA PROFESSORA MARIZETE CAJAÍBA http://www.santaajudatecnicasdeestudo.com.br/home #SANTAAJUDAESTUDAR
QUESTÕES : UNIDADE 1 - Tema 2 – REGIONALIZAÇÃO PELO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO

GABARITO:  RESPOSTAS CORRETAS EM VERMELHO
QUESTÕES ELABORADAS POR MARIZETE CAJAIBA - FONTE: TEXTOS DO LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

1)  UMA CARACTERÍSTICA  QUE DIFERENCIA MUITO OS PAÍSES DESENVOLVIDOS DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS  É A CONCENTRAÇÃO DE RENDA. QUANTO A ESSA CARACTERÍSTICA, ASSINALE A AFIRMATIVAS FALSA :  (   A ) Os países subdesenvolvidos são marcados pela grande concentração de renda e a enorme desigualdade social, onde a maioria da população é constituída por pessoas de baixa renda. (   B  ) Nos países subdesenvolvidos, devido à grande concentração de renda ,  a maioria da população é constituída ( formada) por pessoas com uma renda elevada , desta forma , nesses países , os ricos formam uma maioria que detém  a maior parte da riqueza. (   C  ) Há uma pequena parcela da…

SUGESTÕES PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA COM GABARITO : UNIDADE 1 - TEMA 1 : O MUNDO DIVIDIDO : PAÍSES CAPITALISTAS E SOCIALISTAS - GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

 UNIDADE 1 -TEMA 1 : O MUNDO DIVIDIDO : PAÍSES CAPITALISTAS E SOCIALISTAS
(  GABARITO EM VERMELHO NO FINAL DA PROVA )
1)Desde o seu surgimento , o capitalismo passou por diferentes fases de aperfeiçoamento, assim,  considerando o seu processo de desenvolvimento, o capitalismo foi classificado em três fases :  capitalismo comercial , capitalismo industrial  , capitalismo financeiro.Desta forma , nas frases abaixo há características de cada fase do capitalismo , vocês deverão completá-las de acordo com cada fase do sistema capitalista :   ( 1,0)
CAPITALISMO COMERCIALCAPITALISMO INDUSTRIALCAPITALISMO FINANCEIRO
 _________________________________Nessa fase a acumulação  de capital e as crescentes exigências do consumidor levaram os donos das oficinas manufatureiras a introduzir inovações na forma de produzir mercadorias, foi caracterizada pela intensa utilização de máquinas movidas à vapor. _________________________________ Nessa fase ocorreu um grande aumento da produção de mercadoria, o que…

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA - QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA COM GABARITO - TEMAS : GLOBALIZAÇÃO , TRANSNACIONAIS E OS FINANCIADORES DA ECONOMIA MUNDIAL / UNIDADE 2 - TEMAS 1, 2,E 3 - FONTE : GEOGRAFIA - PROJETO ARARIBÁ - 8º ANO - EDITORA MODERNA

GEO-AVALIAÇÃO -   valor :10,0 obteve : ______Aluno(a): ____________________________________________________8º ano : ____nº: ____                                  (escreva o nome com letra legível e o número de acordo com o diário)Data: ______/_______/______ ATENÇÃO: -questões para completar ou assinalar, se forem rasuradas serão anuladas; -escreva com letra legível, pois caso esteja incompreensível a resposta será desconsiderada; -procedimento inadequado ( conversas, brincadeiras, comentários inadequados, etc ) durante a geo-avaliação implicará em recolhimento ou anulação  da mesma.

Questõesunidade II – TEMA   1  :    A ECONOMIA MUNDIAL ATUAL

1) “ Vivemos num período de globalização. Assim há uma certa transferência   ou  transplante de estilos de   comportamento social ou cultural e uma grande familiaridade com  “o diferente”  quando milhões de pessoas  em todo o globo   compartilham os mesmos hábitos  e  costumes mesmo sem se dar conta disso.” A seguir , observe os aspectos que compõem o p…